Quando e como transplantar narcisos?
Estamos acostumados a chamar um narciso de flor, embora haja pouca justiça nessa afirmação.
O narciso é uma erva bulbosa que pertence à família da amarílis.
A planta tem um cheiro peculiar, popularmente conhecido como intoxicante. Ao mesmo tempo, um aroma levemente estranho não interfere na reputação da planta (a chamaremos de flor por hábito) refinada, graciosa e modesta. Mas esta elegância tem um preço: o narciso não é tão inofensivo ao partir... Se, por exemplo, você notar que há menos brotos de floração, a flor deve ser transplantada.
Metas
Se compararmos os narcisos com as mesmas tulipas, pode-se notar que, ao contrário de suas contrapartes bulbosas, eles não descansam. Portanto, não faz sentido desenterrá-los e armazená-los. Exceto no momento do transplante. Se a família das flores estiver superlotada, os bulbos competirão por alimento e umidade no solo. As folhas começam a se sobrepor, impedindo que toda a superfície receba luz ultravioleta cicatrizante. E essa proximidade simplesmente não deixa a força narcisista para a próxima temporada. Ele é brega recebendo menos energia.
Folhas sobrepostas são fáceis de ver, mas a competição no sistema radicular fica oculta aos olhos do produtor. Mas assim que você notar que as folhas começaram a diminuir de tamanho, isso é uma consequência direta do aperto nas raízes.
E, em geral, os especialistas acreditam que 5 anos é o período máximo para o cultivo de um narciso em um local.
Ainda assim, essas flores são muito prolíficas, elas crescem rapidamente, portanto, um transplante a cada 1-2 anos é ideal para essas plantas. Se você não estiver pronto para organizar um transplante com tanta frequência, o período extremo de deixar uma flor em um lugar é de 5 a 6 anos. Se não deixar seu território mais adiante, seu florescimento será anulado. O solo sob os narcisos tornou-se escasso ao longo dos anos e os nutrientes básicos são perdidos.
Resumindo, os objetivos do transplante podem ser listados da seguinte forma:
- plantio de plantas associado à rigidez devido a raízes crescidas demais;
- diluindo matas muito densas;
- a luta contra o crescimento excessivo, que está repleta de saídas de plantas fora do canteiro, uma violação da estética da floração;
- estimulação do próprio processo de floração, caso tenha se tornado escasso e perdido a estabilidade;
- reprodução de arbustos;
- prevenção de doenças florais.
Ao comprar uma planta de uma determinada variedade, pergunte imediatamente quanto tempo o narciso terá para ser transplantado.
Existem variedades que crescem com calma em um local por até 6 anos, mas também existem aquelas que, independentemente da prontidão externa, deveriam ser transplantadas uma vez a cada 2 anos.
Momento do transplante
Normalmente, eles planejam transplantar flores de um lugar para outro no outono ou no final do verão. Este é o melhor período, o momento mais adequado para garantir a qualidade da movimentação da planta. Os próprios bulbos começam a ser escavados no final de junho ou início de julho. Certifique-se de esperar até que as folhas da planta fiquem amarelas. Mas não espere que eles se deitem. A esta altura, os bulbos já se recuperaram após a floração.
O material extraído do solo é completamente seco, as partes doentes e danificadas dos narcisos são removidas. A floricultura deve separar os filhos dos ninhos, e os bulbos devem ser separados por variedade e tamanho.
Este é um momento importante do transplante, que exige atenção e tempo, mas você não pode perder. Do contrário, você não transplantará o material de melhor qualidade para um novo lugar - todo o trabalho vai para o ralo.
O transplante é sempre planejado, não é uma decisão complicada. Finalmente, a preparação simplesmente não pode ser caótica, porque o armazenamento do material de plantio requer espaço. E o solo para o plantio de outono no jardim também precisa ser preparado.
Um memorando para um produtor iniciante inclui vários pontos.
- Certifique-se de verificar sua agenda. Após a floração, a planta precisa de um período de recuperação de 6 semanas, durante o qual os narcisos acumulam energia. Eles não são transplantados imediatamente, é claro. Nessas semanas, um botão é colocado, ele florescerá no próximo ano. Mesmo o arbusto mais espesso precisa dessas 6 semanas de recuperação.
- Quando os narcisos já foram enriquecidos com energia, quando estão prontos para o transplante, isso se torna perceptível pelas folhas amareladas. Mas acontece que as folhas continuam verdes, embora tenha chegado a hora - nesse caso, siga o calendário, conte essas 6 semanas.
- Ao transplantar, tente separar as raízes da planta o mais cuidadosamente possível. Em raízes espessadas, existem tramas difíceis de separar, que são quase impossíveis de separar umas das outras sem trauma.
Finalmente, não procrastine com o transplante. Com o início do tempo frio, as chances de uma operação bem-sucedida diminuem drasticamente.
As plantas definitivamente não devem ser replantadas na primavera durante a floração.
Se você perturbar o narciso durante esta fase ativa, o bulbo corre o risco de morte. Em agosto, ocorre o lançamento das raízes - você pode planejar um transplante neste momento, mas não antes. Se você iniciar um transplante em julho, na época de clima frio os narcisos estarão em uma fase de desenvolvimento inadequada para este período. Mesmo que os invernos sejam amenos e quentes, não faça o transplante durante este período.
Instruções passo a passo
Não existem dificuldades particulares no processo de transplante em si. Mesmo se você tiver feito flores em um canteiro de flores durante o primeiro ano, provavelmente irá lidar com o procedimento padrão. Todo o processo pode ser dividido em 9 etapas.
- Finalmente, decida em que período de tempo específico você pretende plantar narcisos. O período ideal, como já observado, é agosto - início de setembro.
- Tente desenterrar os bulbos o mais delicadamente possível. Perder o processo da raiz não é assustador para um narciso, ele não se torna menos fértil com isso, mas é melhor não deformar os tubérculos de forma alguma. Isso está repleto de desenvolvimento de doenças, bem como a formação de um processo de decomposição. Tudo isso pode levar à morte da planta. Para garantir o processo de escavação, cave a cebola em volta do perímetro e remova-a diretamente com o pedaço de terra. Esta pá não é muito conveniente de fazer, mas o forcado de jardim é bastante apropriado.
- Limpe manualmente os bulbos escavados do solo aderente e examine-os. É melhor fazer isso ao ar livre para ver uma imagem fiel do estado das lâmpadas à luz natural. Se você ver traços de doença neles, se alguma deformação for notável, se o bulbo for ferido por roedores ou insetos, destrua os espécimes.
- As lâmpadas que passaram na seleção devem ser delicadamente lavadas com água limpa e morna e, a seguir, embebidas por mais meia hora em uma solução fraca de manganês.
- Depois de processado o material de plantio, coloque os bulbos em recipientes limpos, coloque esses recipientes em local escuro e com boa ventilação. A temperatura ideal de armazenamento é de +17 graus Celsius.
- Quando os tubérculos estiverem secos, corra para plantá-los em um novo local. Os especialistas dizem que, para que os narcisos floresçam melhor, eles devem ser plantados em grupos assimétricos. Mas se você as cultivar para o corte, tente plantar as plantas em fileiras iguais.
- A profundidade média é de 12 cm. Mas se o solo for leve, aumente a profundidade de plantio para 16-17 cm. Se plantar crianças, a profundidade será de 10 cm.
- Faça os buracos onde os bulbos serão plantados com antecedência. Um pré-requisito será a distância entre os furos em 12 cm (mínimo - 10).Isso atende às condições para um plantio denso aceitável, o que permitirá que o sistema radicular se desenvolva normalmente, sem opressão. Mas se o seu objetivo é conseguir mais bebês, o espaçamento entre os poços aumenta para 15-20 cm.
- Os bulbos plantados nos buracos devem ser cobertos com terra de jardim por cima. Se o transplante ocorrer em clima seco já estabelecido, a primeira rega deve ser realizada no novo local.
Surge uma pergunta natural - onde exatamente é melhor transplantar narcisos?
Como essas flores são extremamente exigentes em termos de iluminação, tente transplantá-las em áreas abertas.
Nas proximidades, é desejável que não haja grandes edifícios, arbustos altos e árvores. Em suma, objetos que impeçam o acesso normal da luz solar à flor deveriam estar ausentes na zona de seu transplante. É bom se você alinhar e drenar o local de plantio com antecedência. Os narcisos gostam de crescer em solo úmido, mas o solo com textura de argila pode ser perigoso para a planta. O excesso de umidade se acumula nele, e é por isso que a flor pode apodrecer.
Cuidados de acompanhamento
Certifique-se de observar cuidadosamente como os narcisos transplantados se comportam em campo aberto. Lembre-se, essas são plantas perenes, porque a qualidade do transplante e sua segurança afetam como a planta se desenvolverá nos próximos anos.
Vamos listar os principais pontos de atendimento.
- Na primavera, salve a planta do abrigo de inverno a tempo. Se você demorar, as altas temperaturas podem embaçar tanto a flor que ela se torna fraca e inviável.
- Adicione misturas fertilizantes ao solo, mas não deixe que o estrume entre nele. No início da primavera, a planta é alimentada com nitrato de amônio e, em seguida, os narcisos podem ser alimentados com bastante potássio e fósforo. De vez em quando, é necessário adicionar fertilizantes minerais estritamente de acordo com as instruções.
- Regue a planta regularmente para manter o solo seco. Cada quadrado deve ocupar cerca de 2-3 baldes, este volume é suficiente para saturar os brotos das raízes. Lembre-se de soltar o solo após cada rega ou chuva.
- Pare gradualmente de regar no final do primeiro mês de verão ou início de julho. Nesse momento, as flores já começam a murchar, dão todos os nutrientes aos tubérculos.
- Não se esqueça da remoção regular de ervas daninhas, não apenas arranque a grama superficialmente, mas também remova as raízes das ervas daninhas.
Muitas variedades de narcisos requerem inverno.
Se você tem flores em seu local trazidas de outras regiões com um clima mais ameno, se você cultiva variedades turcas e táteis, se são narcisos com baixa resistência à geada, eles devem definitivamente providenciar um abrigo para o inverno. As flores transplantadas são geralmente cobertas com grama seca ou folhagem, o nível médio da camada é de 6-7 cm. Um filme plástico é esticado na parte superior, fixando as camadas isolantes.
Erros graves
É claro que nem todos os produtores conseguem evitar os erros associados ao cultivo de narcisos e, em particular, ao seu transplante. Vamos analisar os erros típicos.
- Para a fertilização, o florista usa massas de esterco. Mas os narcisos não toleram estrume no solo, assim como outros bulbosos não o toleram. Se houver contato direto do bulbo com o esterco, a planta corre o risco de morte.
- Aquecimento muito precoce após o transplante. Isso também pode causar a morte da planta ou sérios danos a ela, se o período de aquecimento cair após um longo degelo.
- O próprio fato da recusa de transplantes periódicos. Se você hesitar em um transplante, os narcisos rapidamente se tornarão escassos, perderão sua aparência fresca e exuberante e o tamanho de seus tubérculos diminuirá.
- Por outro lado, o transplante frequente também é prejudicial para o bulbo. Especialistas em jardinagem de narcisos jovens aconselham não perturbar os primeiros 3 anos após serem plantados em um novo local, até que tenham seus primeiros bebês.
Se o transplante não teve sucesso no verão ou no outono (por vários motivos), a escolha da primavera para esse fim é uma medida extrema.Se você fizer isso, imediatamente após a neve derreter. Não se pode atrasar esse processo, pois a formação das raízes levará cerca de um mês. E ainda, mesmo com o transplante mais competente na primavera, com fertilização oportuna, há uma grande probabilidade de que os narcisos não floresçam na próxima temporada.
De acordo com o exposto, pode-se apenas resumir brevemente as informações. Depois que os narcisos ficarem amarelos, quando começarem a secar, não segure as flores dessa forma. Se você hesitar em fazer o transplante, a qualidade das lâmpadas irá se deteriorar seriamente.
Mesmo que haja algum dano leve, se a planta já está afetada por doenças das flores, não vale a pena salvá-la. Livre-se dos resíduos, destrua-os e mantenha o material saudável.
Os cultivadores novatos muitas vezes decidem erroneamente se livrar da grama, acreditando que isso prejudicaria o crescimento e a floração dos narcisos. Não se deve cortar a grama, mesmo com os restos da planta, pois depois disso será difícil para os narcisos aceitar e armazenar a energia solar, para acumular nutrientes.
No próximo vídeo, você aprenderá sobre as regras para o plantio de narcisos no outono.
O comentário foi enviado com sucesso.