Como plantar narcisos?
Narcisos delicados pitorescos são habitantes frequentes de jardins e chalés de verão, eles adornam pátios privados e parques da cidade, gramados perto de edifícios administrativos, ruas centrais da cidade. Essa popularidade se deve à cultura decorativa e facilidade de manutenção. Porém, para se obter belas flores, é importante prestar atenção especial à fase de plantio.
Datas de desembarque
É permitido plantar bulbos em épocas diferentes do ano, mas em cada caso o procedimento tem características próprias. Portanto, a época mais adequada é o final do verão ou início do outono. Muitos residentes de verão começam a plantar em meados de agosto e durante as primeiras semanas de setembro - é nessa época que os brotos das raízes se desenvolvem mais ativamente.
Plantar cultura é possível na primavera, mas esta não é a melhor época. Se o residente de verão faltou ao período de outono e adiou o procedimento para a primavera, é importante endurecer o material de plantio por 2 a 3 semanas. Para isso, pode-se colocar os bulbos na prateleira inferior da geladeira, mas não exagere no endurecimento e não coloque o material de plantio no freezer, caso contrário, baixas temperaturas podem levar à morte das mudas.
Se a planta for plantada na primavera, o mês mais favorável para isso é meados de abril, pois nesse período a neve praticamente derreteu. É indesejável atrasar o plantio da primavera e adiar o procedimento para maio ou mesmo junho.caso contrário, o produtor receberá subseqüentemente plantas fracas sem floração durante as duas primeiras safras. Se os bulbos ou flores são levados para fora de casa em um vaso, então o plantio é feito na primavera - esta é a única maneira de salvar os espécimes, mas eles florescerão apenas no ano que vem.
Nas regiões sul, o plantio em outubro ou novembro também é permitido. Em áreas frias, quando plantadas durante esses meses, os bulbos não terão tempo para se adaptar ao clima e se enraizar no solo congelado. Alternativamente, com um plantio tão tardio, você pode isolar as mudas com um abrigo, que geralmente é removido apenas no início da primavera.
Geralmente ao escolher uma data de plantio, é muito importante levar em consideração as condições climáticas... Por exemplo, na faixa do meio, é recomendado determinar o tempo de plantio preferido pela temperatura do solo. Os narcisos criarão raízes bem se forem plantados em solo com indicadores de 8 a 10 graus acima de zero. Normalmente, esta é a época ideal - agosto-setembro. O mesmo período é favorável para a região de Moscou, mas às vezes as surpresas do tempo podem mudar as datas. Por exemplo, se o calor for anormal durante esses meses, você pode plantar flores algumas semanas depois.
A primeira de todas as plantações de bulbos é recomendada para moradores dos Urais e da Sibéria, já que as temperaturas são baixas no início de agosto. O tempo máximo de plantio nessas áreas é até 15-20 de agosto, e então em caso de clima quente.
Seleção de assento
Atenção especial deve ser dada ao local no estágio de pouso. Em geral, acredita-se que os narcisos não impõem requisitos rígidos sobre o desempenho da iluminação, no entanto, como mostra a prática, em sombra parcial eles se sentem mais confortáveis do que sob a luz direta do sol. Mas não é recomendável fechar completamente as flores do sol, portanto, canteiros de flores próximos a prédios, cercas, árvores, grandes plantações se tornarão um bom local. É verdade que, na hora de escolher um local, vale a pena considerar as características da variedade. Os narcisos têm algumas variedades que gostam de luz, que geralmente são cultivadas em espaços abertos sob os raios escaldantes do sol.Escolha um local bem protegido do vento e das correntes de ar.
Esta cultura não é muito caprichosa para o solo, mas em um solo excessivamente pobre, as plantas perdem sua vitalidade e param de florescer. Isso se deve a uma deficiência de nutrientes e elementos químicos. Terrenos arenosos não são muito adequados para uma planta, pois não retêm calor com o início da geada, o que significa que os bulbos podem congelar. A acidez e a estrutura do solo para esta cultura não são tão importantes.
O canteiro ideal para o plantio de narcisos deve ter um solo argiloso bem drenado - é aqui que a maioria das culturas bulbosas prefere crescer.
Instruções passo a passo
A tecnologia de plantio, na verdade, é padrão e até mesmo um residente de verão novato pode lidar com esse processo. O plantio em fases correto é o seguinte.
- Cave bem a área selecionada e remova o solo com cuidado. Se necessário, adicione um pouco de areia grossa ou uma mistura de fertilizante adequada ao solo.
- Faça buracos para plantar os bulbos. A profundidade é determinada pelo tamanho do tubérculo multiplicado por 3. As dimensões padrão de um material de plantio adulto são de 10-13 cm, ou seja, a profundidade da cova de plantio será de 30-40 cm. Porém, se as flores forem plantado em solo leve, então isso é feito mais fundo - os parâmetros de profundidade do buraco, neste caso, devem ser aumentados em mais 5 cm.
- Deve-se observar um intervalo de 15-20 cm entre as duas covas. Se forem variedades em miniatura, é permitida uma distância entre os tubérculos de 10 cm. Se a planta for plantada para receber bebês, o intervalo entre os bulbos deve ser de pelo menos 25 cm - então a cultura vai crescer bem e dar uma prole de qualidade.
- Coloque um pouco de areia no fundo - servirá como sistema de drenagem e também evitará o impacto excessivo dos curativos adicionados no bulbo.
- Coloque a cebola no buraco preparado de forma que as raízes apontem para baixo.
- Umedeça um pouco o canteiro de flores e cubra a área com uma mistura de areia e terra de jardim.
Para o plantio com sementes, o material de plantio deve ser coletado no verão ou no final do outono. A semeadura pode ser feita antes do inverno em campo aberto ou plantada em caixas e plantada em estufa. As sementes aprofundam 1-1,5 cm a uma distância de 10 cm uma da outra. Se a flor for cultivada em casa, então deve ser um lugar escuro e fresco.
Em 2-3 anos, o bulbo estará formado. Durante este período, é necessário regar moderadamente a plantação e alimentá-la algumas vezes na primavera.
Cuidados de acompanhamento
Além disso, o jardineiro terá que cuidar bem da planta. Com a abordagem certa, seu jardim ficará por muito tempo decorado com encantadoras flores perfumadas. É costume cuidar da cultura.
- A partir do final da primavera, é importante regar regularmente o jardim de flores, desde que exista a parte aérea. No final do período de floração, a umidade ajudará o bulbo a estocar nutrientes em abundância. Cada procedimento de rega deve ser concluído soltando o solo e removendo ervas daninhas. Uma exceção é uma cama com cobertura morta.
- A duração do período de floração depende muito dos indicadores de temperatura do ar e do solo. A cultura se desenvolve bem quando a temperatura do ar é de +15 graus e a temperatura da terra é de +10 graus.
- Se os narcisos forem cultivados no jardim da frente, eles precisam ser alimentados duas vezes na primavera. Durante o período de brotação, recomenda-se a fertilização com complexos minerais. Pode ser diluído em 1 colher de chá. superfosfato, sulfato de potássio e ureia em 10 litros de água e alimentar a planta com a solução resultante. Além disso, os jardineiros são aconselhados a alimentar a cultura com misturas especiais para plantas com flores que contenham nitrogênio, fósforo e potássio. Em tempo nublado no início da primavera, a fertilização seca é recomendada.
- Esses representantes da flora não são muito resistentes às doenças. Na maioria das vezes, são vítimas de fusarium e apodrecem.Das pragas, narcisos, hoverflies, cebola e ácaros de raiz, lesmas e nematóides gostam de se banquetear com narcisos mais do que outros. Para profilaxia, recomenda-se tratar os espécimes com agentes acaricidas inseticidas antes da formação dos botões. Após a floração, as flores devem ser pulverizadas com uma solução de sulfato de cobre ou HOM.
- Se houver declínio no desenvolvimento das flores e perda das propriedades de qualidade, então as plantas devem ser transplantadas. O transplante é realizado pelo método de propagação vegetativa, ou seja, por divisão do bulbo.
- Para que a planta não desperdice sua energia em vão, é preciso eliminar prontamente seus botões murchados - futuras caixas de sementes.
Erros graves
Se os brotos não brotam, os botões não se desenvolvem, a floração não difere em abundância e cor, ou está completamente ausente, então, muito provavelmente, o jardineiro cometeu algumas imprecisões ao crescer ou plantar.
Um erro comum de residentes de verão novatos é a negligência na escolha do material de plantio. Então, recomenda-se comprar lâmpadas no final de agosto ou início de setembro... Ao comprar mudas na primavera ou no final do outono, há uma chance de se tornar o proprietário de um material de plantio de baixa qualidade que não dará flores bonitas.
Ao escolher as lâmpadas, é importante examinar visualmente todas as amostras com cuidado. As cebolas saudáveis distinguem-se pela presença de escamas secas de cor castanha ou dourada, são densas ao tacto, têm fundo liso e seco sem defeitos, não devem apresentar manchas, amassados, sedimentos, bolor ou outras falhas na superfície. Uma escolha competente do material de plantio é a chave para uma floração exuberante e abundante.
É um erro os jardineiros comprarem as lâmpadas erradas. Não pegue tubérculos que já brotaram ou espécimes desenterrados com caules e flores. Se a lâmpada estiver cercada por lâmpadas pequenas, essa amostra também deve ser ignorada. Se apenas espécimes com danos mecânicos permanecerem como material de plantio, mergulhe-os em uma solução fraca de permanganato de potássio antes do plantio.
Para prevenção, é melhor pré-conservar todas as lâmpadas.
Outro erro é a ausência total de transplante. Mesmo aquelas variedades que não precisam deste procedimento requerem replantio a cada 4-5 anos. Essa manipulação melhora a qualidade do material de plantio, fortalece a imunidade das plantas e promove uma boa floração.
Alguns jardineiros cometem erros ao desenterrar as lâmpadas para armazenamento. É imprescindível esperar até que todas as folhas da cultura estejam completamente amareladas para só então desenterrar o espécime. O fato é que, no processo de secagem, as folhas redistribuem as reservas minerais acumuladas para o subsolo da planta. Portanto, depois de esperar o murchamento completo, o jardineiro receberá um bulbo promissor e saudável.
A violação das regras de armazenamento de lâmpadas também é um erro comum. Se você deixá-los sob a luz direta do sol por muito tempo, eles podem se queimar. Os tubérculos da cultura já apresentam fraca resistência à exposição à radiação ultravioleta e podem secar sob sua influência.
Os erros incluem pouso sem resfriamento preliminar. Se você não segurar o material de plantio por algum tempo em um local frio, os brotos ficarão fracos, instáveis a doenças, desenvolver-se-ão mal e não decorarão o jardim com flores abundantes.
Para informações sobre quando e como plantar narcisos corretamente, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.