Quais são os identificadores de arquivo?
O identificador de arquivo é um componente importante que afeta a usabilidade da ferramenta e sua funcionalidade. Os modelos de madeira e plástico para o arquivo são considerados tradicionais, mas também existem opções emborrachadas, além de confeccionadas em outros materiais. Será útil para todo artesão iniciante aprender como você pode fazer e ajustar uma alça para uma lima de um cano, uma velha chave de fenda com suas próprias mãos.
Materiais de manufatura
O identificador para um arquivo ou para um arquivo deve atender a certos parâmetros. Para isso, força e dureza, resistência à abrasão mecânica e tensões são importantes. Todas essas qualidades são plenamente possuídas por produtos feitos de diversos materiais.
- Feito de madeira. Este é o material de rocha dura mais comumente usado. O cabo de madeira é durável e pode ser modificado para se adequar aos parâmetros especificados. Normalmente a bétula é a principal matéria-prima, mas podem ser usados bordo, nogueira, espinheiro, tília ou freixo.
- Fabricado em plástico. A alça de plástico é vulnerável à operação em temperaturas atmosféricas baixas e altas. É moldado com uma superfície nervurada que melhora o contato da palma com a base de resina. Alças de plástico são típicas para arquivos leves.
- Fabricado em materiais compósitos. A opção mais utilizada é aquela em que a base de plástico é combinada com uma superfície emborrachada que melhora a aderência e reduz o deslizamento da ferramenta na palma da mão. É ideal para arquivos pequenos e médios, bem como arquivos grandes com uma superfície de trabalho plana. A alça composta proporciona um manuseio confortável em todas as condições operacionais.
Ao fazer você mesmo o manuseio do arquivo, materiais mais exóticos também são usados. Por exemplo, pedaços de tubos de metal, blocos de chumbo, resíduos de papel compactados.
Ao escolher soluções não padronizadas, vale a pena considerar sua força e funcionalidade. Nem todas as canetas de artesanato são confortáveis e duráveis.
Tipos e tamanhos
Existem vários tipos de identificadores de arquivo. Na maioria das vezes, eles são feitos na forma de cilindros simples, com uma extremidade arredondada de um lado e um mandril de pinça do outro. Para limas finas e leves do tipo de afiação, são usados cabos em forma de pêra mais ergonômicos, afilando para a parte de trabalho da ferramenta. As opções planas são usadas com instrumentos de nariz pontiagudo e nariz pontiagudo do mesmo formato.
Os parâmetros dimensionais padrão do cabo são selecionados individualmente, levando em consideração a largura da palma da mão do mestre. É importante que o comprimento deste elemento seja de pelo menos 1/4 da lâmina de trabalho. Caso contrário, será simplesmente inconveniente segurar o instrumento. Os comprimentos típicos variam de 80 a 160 mm, com opções de 200 mm em combinação com uma lima particularmente grande.
Pelo método de inserção, eles são isolados opções de identificador de arquivo com pinça ou anel e uma peça, na qual a base da ferramenta é fundida durante a produção. A segunda opção é típica para produtos plásticos e compostos.
Além disso, opções universais de liberação rápida estão disponíveis com um tipo de haste cônica. Eles se adaptam facilmente ao tamanho que você deseja.
Como fazer isso sozinho?
Canetas de arquivo caseiras muitas vezes não requerem a criação nem mesmo de um desenho primitivo.O trabalho leva um mínimo de tempo, você pode usar qualquer material disponível como base. Por exemplo, existem cabos caseiros que os artesãos conseguiam fazer com um cachimbo ou uma garrafa de plástico. Algumas opções que merecem atenção especial devem ser consideradas com mais detalhes.
De uma velha chave de fenda
Essas opções podem ser encontradas na maioria das vezes em conjuntos, onde inserções em miniatura com diferentes larguras e tipos de ferrão são colocadas em um cabo maior. Com o tempo, as bordas da base são apagadas, a capacidade de contato do acessório se deteriora, mas pode servir para anexar outras ferramentas.
Para se adaptar a uma nova base, basta preencher a cavidade do cabo com cola hot melt, aquecendo a haste da lima com um secador de cabelo de construção.
Depois disso, resta combinar as peças, aguardar que o Hot-melt agarre. Se necessário, ele pode ser adicionado diretamente enquanto o arquivo está sendo inserido.
De uma garrafa de plástico e um cabo de esfregão
Para fazer uma alça de arquivo simples com materiais de sucata, você precisa pegar um pedaço de corte de 80-160 mm de comprimento, garrafas plásticas com gargalo estreito, carpintaria ou cola universal. A ordem de trabalho inclui vários pontos.
- Fazendo um anel. O gargalo da garrafa é fixado com um torno, serrado no topo com uma serra. O elemento resultante atuará como um anel de crimpagem.
- Preparação de corte. É cortado em um comprimento predeterminado, experimentado no ferrolho. Parte da madeira é retirada da superfície - para um ajuste mais apertado da parte de plástico, depois é afiada com esmeril para adquirir uma forma levemente cônica.
- Ajustando o ferrolho à alça. É feito com cola. É importante que o anel fique firme o suficiente, mesmo sem clipes adicionais.
- Instalando o identificador no arquivo. Um furo é feito na face final do elemento auxiliar para o diâmetro da haste da ferramenta. Um pouco de cola pode ser colocada na frente do bico. Depois disso, a alça se acomodará facilmente no arquivo.
Esta é uma solução simples para a maioria dos tipos de arquivos, desde arquivos em miniatura até modelos de tamanho grande.
Fora do cano
Quando não há nenhum bloco de madeira ou outro material mais familiar à mão, você pode até usar um pedaço de tubo de plástico. É melhor usar opções de polipropileno. O segmento é fixado horizontalmente na cama. Por um lado, insira uma haste no orifício, por outro - despeje plástico derretido ou cola quente derretida.
Uma vez que a composição tenha endurecido, um orifício pode ser feito na alça para pendurar o armazenamento.
Como plantar corretamente?
Colocar o arquivo na alça corretamente é uma tarefa difícil para um iniciante. É importante certificar-se de que todas as etapas desse processo passam por todas as regras.
- Preparação do furo. Está queimado ou perfurado na base do cabo. Para evitar rachaduras no material, um anel de metal é colocado preliminarmente sobre ele. A profundidade do furo deve corresponder ao comprimento da haste.
- Pré-instalação. Nesta fase, os elementos são ajustados uns aos outros. A haste é colocada no orifício preparado.
- Bocal. Você precisa pegar a lima pela parte útil com a mão direita e, a seguir, bater levemente na extremidade externa da alça da bancada. E você também pode apoiar a ferramenta com a borda de trabalho em uma superfície rígida. Em seguida, um martelo é aplicado no cabo, completando o processo de inserção.
É importante lembrar que acessórios de arquivo e acessórios raramente são reutilizáveis. Os artesãos experientes preferem fazer o seu próprio cabo para cada ferramenta, pois na mudança da base torna-se impossível garantir um ajuste suficientemente apertado.
Você pode aprender mais sobre o processo no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.