Que tipo de arquivo existe para madeira e como usá-lo?
O arquivo é uma das ferramentas mais antigas usadas para processar peças e peças de trabalho. Sua popularidade ainda é alta nos dias de hoje. Isso ocorre porque a ferramenta é simples e confiável. No entanto, para trabalhar, você precisa escolher o conjunto mais eficaz que lhe permitirá lidar rapidamente com a tarefa em mãos.
O que é isso?
Uma lima para madeira é uma lâmina de trabalho (barra) de aço, em cuja superfície é feito um entalhe. Esta ferramenta é altamente eficaz em uma variedade de superfícies, incluindo madeira e metal. E também muitos usuários gostam por seu preço baixo.
As limas para metal e madeira são diferentes, o que pode ser visto pelo entalhe. Afinal, pode ser diferente em profundidade e perfil. Como resultado, uma ferramenta adequada é selecionada para cada aplicação específica.
Além do bloco, a lima possui uma alça, que é feita de madeira ou plástico. Normalmente, as duas partes da ferramenta são conectadas com um anel de fixação. É pela alça que o arquivo fica preso durante o trabalho. Algumas variantes do dispositivo podem ter duas mãos e se assemelhar a um avião em sua aparência.
Compromisso
Os arquivos são projetados para remover uma fina camada de madeira. Como resultado, a superfície da peça de trabalho torna-se plana e assume a forma desejada. Um moedor pode realizar tarefas semelhantes. Porém, é muito difícil trabalhar com ele quando é necessário realizar trabalhos delicados ou os detalhes são muito pequenos.
Visualizações
Atualmente, existe uma grande variedade de arquivos no mercado. Muitos dos tipos são versáteis e podem ser igualmente adequados para trabalhar madeira e metal. Dependendo da aparência da peça de trabalho, as ferramentas são divididas em tipos e cada uma tem seu próprio nome.
Corte único
Arquivos únicos têm linhas unilaterais na superfície. Eles geralmente são usados ao trabalhar com tipos de metais macios, madeira e plástico. Você pode usar ferramentas com a mesma eficácia para afiar serras projetadas para madeira.
Corte cruzado duplo
Um entalhe duplo ou cruzado parece uma linha desenhada em duas direções. Como resultado, é formada uma forma que se parece com um losango. Esse entalhe também é conhecido como corte transversal. É altamente eficiente, pois permite que o trabalho seja feito em alta velocidade. Com essa ferramenta, você pode não apenas remover a camada de metal, mas também transformar os cavacos em pó. Na maioria das vezes, um dispositivo de duplo entalhe é usado quando é necessário processar metal duro, por exemplo, aço, ferro fundido ou bronze.
Deve-se observar que as linhas principais do arquivo formam um ângulo de 75-80 graus. Já o entalhe adicional é aplicado em um ângulo de 55 graus.
Corte de arco
Ranhuras de arco de fresagem são necessárias nos casos em que é necessário apresentar boa qualidade e alta velocidade. As limas com este tipo de entalhe são escolhidas para trabalhar madeira e metais não ferrosos.
Rasps
Uma lima chamada grosa tem dentes grandes. Esta espécie apresenta alta produtividade. No entanto, deve-se ter em mente que a qualidade do trabalho pode não ser inteiramente desejável, uma vez que o dispositivo é bastante rudimentar. Ele é projetado para madeira, pedra e plásticos. Eles não funcionam com metais.
Arquivos carimbados
Um corte de ponto carimbado parece uma pequena rebarba na teia. Essas peças de corte são ótimas para cortar materiais macios como couro, madeira ou borracha.
Arquivos de agulha
Os arquivos de agulha são arquivos pequenos com um entalhe fino. Eles são recomendados para uso quando é necessário processar locais de difícil acesso em peças ou superfícies. Dispositivos deste tipo podem ser comuns para metal ou madeira, bem como revestidos de diamante para superfícies duras (cerâmica, pedra, vidro). As agulhas são frequentemente necessárias para joalheiros e artistas para criar gravuras.
Acessórios para ferramentas elétricas
Obviamente, as limas manuais são de baixo custo, mas, ao trabalhar com elas, é necessário fazer muito esforço físico. Você pode simplificar seu trabalho de lixar usando uma ferramenta elétrica. Hoje, muitos fabricantes possuem modelos de arquivos automatizados. Eles, como os manuais, são divididos em vários tipos.
-
Modelos de rede alto desempenho e operam a partir de uma rede convencional de 220 V. Freqüentemente também são chamados de retificadora ou cinta, uma vez que há uma estreita cinta abrasiva na parte de trabalho. A principal desvantagem de tal dispositivo é que ele é um protótipo de um arquivo simples.
-
Ferramentas sem fio não precisa de energia de uma tomada. Na verdade, o motor funciona com bateria. O corpo de trabalho do dispositivo, neste caso, é um bocal de fita.
-
Arquivos pneumáticos quando trabalham, usam a energia do ar comprimido. A principal vantagem desse tipo de ferramenta é seu custo acessível. O ar comprimido permite que você trabalhe em boa velocidade. No entanto, o aparelho deve ser conectado com uma mangueira de alta pressão ao compressor.
Vale esclarecer que com algumas habilidades, uma furadeira pode ser usada como um arquivo. Para isso, basta pegar bicos (cortadores) especiais para isso.
Tipos pela forma da seção da peça de trabalho
Os arquivos também diferem no formato da área de trabalho. Isso permite que você escolha a ferramenta ideal para processar uma determinada superfície (peça).
-
Os cortadores planos são ideais se você precisa trabalhar em uma superfície plana.
-
Ferramentas triangulares ou triangulares são usadas para ranhurar, ranhurar e orifícios internos.
-
Uma lima quadrada é boa para usar quando houver necessidade de aumentar o orifício. Também é adequado para o desenho de ângulos retos dentro de cavidades.
-
A versão redonda é melhor utilizada quando é necessário realizar trabalhos de afiação das correntes. Dispositivos deste tipo também são muito eficazes para o desenho de orifícios e superfícies com concavidades.
-
A ferramenta semicircular é versátil. Afinal, permite fazer arredondamentos e trabalhar superfícies planas.
-
A aparência retangular é adequada para uma variedade de superfícies, incluindo aquelas com formato.
Fabricantes
Um grande número de modelos de arquivos de fabricantes renomados são apresentados no mercado moderno, entre os quais estão japoneses, russos, poloneses, chineses e outros. As marcas mais populares são Husqvarna, Makita, Intertool, Master, Mega, Metabo, Bosch, Matrix, Stayer, Stihl, Vira, Topex, Metallist, Zubr, Sibrtech.
Os arquivos de madeira têm um corte mais grosso. O aço duro é mais frequentemente usado para sua fabricação. E também a alça é importante para eles, que deve ser ergonômica. Os especialistas recomendam não escolher ferramentas individuais, mas conjuntos imediatamente prontos de 3 arquivos ou mais.
Para iniciantes, você pode optar pelo conjunto de raspagem NEO. O conjunto contém modelos de limas redondas, planas e semicirculares. Isso torna possível lidar com um grande número de operações.
Para a fabricação de lâminas de ferramentas, o fabricante utiliza ligas de aço de alta dureza. Quanto às alças, são confeccionadas em confortável material antiderrapante.
O conjunto de ferramentas para carpintaria da empresa polaco-chinesa TOPEX também inclui formatos de arquivo ideais. Os aparelhos são especialmente projetados para trabalhar com blanks de madeira. Devido aos 20 centímetros de comprimento e às alças confortáveis, as limas certamente terão ampla aplicação.
As ferramentas das principais ferramentas atraem compradores principalmente por seu custo acessível. Todos os três arquivos com formas tradicionais de barra são feitos de aço carbono. Isso permite que sejam usados para trabalhar com qualquer tipo de madeira. Entre as desvantagens dos dispositivos deste fabricante, os usuários notam cabos inconvenientes.
Como trabalhar com um arquivo?
Para processar adequadamente o plano da árvore, você precisará aprender a usar um arquivo corretamente. E também o cumprimento de algumas regras evitará lesões e prolongará a vida útil do instrumento.
-
O produto processado precisa de limpeza preliminar de poeira e aparas. Para fazer isso, você pode usar escovas de cerdas macias. Isso é necessário para avaliar melhor como a superfície deve ser lixada.
-
Os espaços em branco de madeira devem ser fixados em um torno para obter o ângulo correto. Alta qualidade pode ser alcançada se um ângulo de 90 graus for mantido entre a lima e o braço dobrado.
-
Ao arquivar, é necessário aplicar certos esforços com a mão direita e esquerda durante o trabalho. Assim, a madeira não será danificada durante o torneamento.
-
A superfície deve ser processada diagonalmente ao grão da madeira. Isso se deve à estrutura macroscópica da árvore.
-
Você deve pegar a lima na mão direita e sempre pela alça. A mão esquerda deve estar na borda da superfície de trabalho. A ferramenta é usada para movimentos alternativos. Ao mesmo tempo, afastando-se de você e em sua direção.
-
Para obter a melhor qualidade, é necessário varrer as aparas de vez em quando com uma escova.
-
Você pode finalmente deixar o produto com uma aparência perfeita usando uma lixa.
-
No final do trabalho, limpe as ferramentas.
O comentário foi enviado com sucesso.