Nandina: descrição, plantio e cuidado

Contente
  1. Descrição
  2. Cuidado
  3. Transplante e reprodução

Existem muitas plantas ornamentais. Mas nem todos são igualmente conhecidos pelos jardineiros domésticos. A casa de Nandina, por exemplo, goza de popularidade indevidamente baixa.

Descrição

Esta cultura é considerada um dos arbustos mais graciosos e atraentes a serem cultivados no jardim. As propriedades atrativas da espécie estão associadas à sua folhagem e copa. A planta parece especialmente impressionante em climas frios. Um arbusto perene cuja folhagem parece esculpida, e a própria planta é pintada em tons multicoloridos.

Nandina está legitimamente listada na lista de culturas de interior de elite. Não é à toa que muitos epítetos coloridos são dirigidos a ela. E nas descrições do oriente soa tradicionalmente como "bambu sagrado". No entanto, você não deve levar este nome a sério: nem biologicamente, nem na aparência, nandina não tem nada a ver com o verdadeiro bambu. Acredita-se que tal definição esteja associada às suas características:

  • rápido desenvolvimento de raízes;
  • a finura dos caules;
  • geometria específica da folhagem.

Em condições naturais, a nandina não pode ser encontrada fora da China e do Japão. Todo o gênero Barberry inclui uma única espécie. Mas, graças ao sucesso dos criadores, você pode comprar material de plantio de uma grande variedade de variedades. As diferenças entre eles se manifestam na cor da folha, na natureza da floração e na forma de bagas, e até mesmo os arbustos mais comuns têm uma aparência incrível. A altura mais alta da nandina é de 4 a 5 m. Mas em uma sala raramente chega a 1 m. Os brotos são relativamente finos e não se ramificam. A coroa é elegante. A casca é castanha clara.

Cuidado

Com a devida diligência, a nandina pode ser cultivada no jardim. Porém, vale a pena desistir de cultivar em campo aberto: você terá que usar apenas cubas adequadas com solo. Não é necessário cortar a planta, exceto no formato do bonsai.

Importante: o mau humor da planta não diminui, mesmo que tentem arranjá-la neste estilo. Mas, neste caso, eles apenas descobrem os brotos abaixo e se livram do crescimento excessivo.

Agricultores experientes tentam comprar imediatamente uma planta que tenha um determinado formato. Ao mesmo tempo, também é importante remover sistematicamente a folhagem ressecada: às vezes a nandina não consegue se livrar dela sozinha. Para sua informação: todas as partes do arbusto são venenosas e você só pode trabalhar com luvas. Essa cultura requer um cuidado extremamente gentil. Se você não tem experiência profissional significativa, é melhor não correr riscos e não iniciar uma fábrica. A principal atenção deve ser dada a:

  • manter a umidade ideal;
  • a intensidade de iluminação necessária;
  • a temperatura desejada: deve permanecer no mesmo nível, mesmo na estação quente.

Iluminação

Em maio, a planta é colocada em sombra parcial. Deve ser mantido lá até o início das geadas de outono. No verão, a temperatura deve ser mantida em torno de 20 °. As plantações de interior são colocadas o mais cuidadosamente possível. A iluminação é crítica para eles: se o seu nível enfraquecer, a planta pode adoecer.

Lembre-se de que nem toda luz solar é igualmente benéfica. Apenas os raios confortáveis ​​que caem no peitoril da janela pela manhã e à noite são perfeitos.

Recomenda-se colocar nandina home em janelas orientadas para o leste ou oeste.

E você também pode usar:

  • vitrine de janelas;
  • corredores iluminados;
  • varandas envidraçadas (sujeitas a aquecimento normal);
  • jardins de inverno com condições estritas.

Se não for possível fornecer luz natural adequada, recorra à iluminação artificial. O aparecimento de manchas nas folhas está frequentemente associado à exposição excessiva à luz. A falta de luz se expressa no alongamento dos brotos e no desenvolvimento ativo de ramos enfraquecidos.

Temperatura

Quando chega a estação fria, a nandina deve ser transferida para salas relativamente frescas. O melhor ar para ela está entre 7 e 13 °. Uma queda de temperatura abaixo de 7 °, se ocorrer por pouco tempo, não fará mal. Se a planta perder folhas, é preciso colocá-la em um local mais fresco e cuidar de umidificar o ar. As correntes de ar, mesmo que a temperatura geralmente seja mantida no nível correto, podem ser fatais.

Importante: você ainda tem que ventilar, porque o ar fresco é muito importante para a nandina.

Rega

É altamente recomendável inspecionar a planta com mais frequência e verificar em que condições ela se desenvolve. Os produtores experientes também verificam o substrato nandino ao mesmo tempo. Quanto à rega, não existem dificuldades particulares: a rega é necessária apenas quando a superfície do substrato seca. Mas, mesmo no verão, você não deve se deixar levar pela rega.

Importante: o solo também não deve secar completamente. E também é preciso controlar a qualidade da água.

O líquido sedimentado com baixa dureza é ótimo. Sua temperatura deve ser ligeiramente superior à temperatura ambiente. A acidificação da água é bastante aceitável. No inverno, é fundamental cuidar da umidificação do ar.

Em vez de aparelhos especiais caros, paletes cheios de:

  • musgo;
  • pedras decorativas;
  • argila expandida.

É necessário evitar com cuidado o menor contato do fundo do vaso ou da planta com a água. A estagnação da água no umidificador também é categoricamente inaceitável. Na primavera e no verão, o umidificador não é mais suficiente e, portanto, é necessária uma pulverização regular. Eles são realizados estritamente por meio de nebulizadores finamente dispersos.

Top curativo

Após o plantio, a nandina é fertilizada do início da primavera ao início do outono. O intervalo entre os curativos é de 14 dias. No outono e inverno, eles são guiados pelas recomendações dos criadores. É aconselhável usar formulações universais complexas. O principal é que não têm efeito a longo prazo.

Transplante e reprodução

A mudança dos vasos só é necessária depois de os encher com raízes. Se o transplante não for realizado em algum ano, a superfície do substrato é renovada. A mistura de terra deve ser leve. Pode crescer nandina em solo com acidez de 4-6,5 pH. Ao transplantar para um novo recipiente, as raízes não podem ser expostas.

A reprodução é melhor feita por brotos de raiz. As sementes são plantadas imediatamente após a colheita da fruta. Eles são colocados 1-1,5 cm no solo. Somente solo leve e solto é adequado. Os desembarques são mantidos sob vidro atingir uma temperatura de 23-25 ​​°. Isso requer uma luz forte.

Importante: não é necessário esperar um rápido desenvolvimento das mudas.

No próximo vídeo, você encontrará informações ainda mais úteis sobre este maravilhoso arbusto.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário