Extratores de parafusos quebrados
Quando a cabeça quebra no fixador do parafuso, apenas extratores para desparafusar os parafusos quebrados podem salvar a situação. Este tipo de dispositivo é uma espécie de broca que pode ajudar na extração de hardware intratável. As especificidades de escolha de uma ferramenta e como usar os kits para remover parafusos com bordas despojadas valem a pena falar mais detalhadamente.
Peculiaridades
Uma ferramenta popular usada por construtores e reparadores, o extrator de parafusos quebrados é uma ferramenta usada para remover fixadores com bordas descascadas ou outros problemas de extração. Funciona com sucesso nos casos mais difíceis. A construção especial de uma broca e seção de cauda oferece conveniência ao remover parafusos e parafusos quebrados.
No entanto, o escopo desta ferramenta é um pouco mais amplo do que comumente se acredita. Por exemplo, ele é bom em trabalhar não apenas com ferragens de aço. As opções de alumínio, endurecido e até mesmo polímero também se prestam bem a esse efeito. É importante apenas levar em consideração algumas das sutilezas de trabalhar com eles.... Por exemplo, parafusos endurecidos são sempre pré-aquecidos por têmpera. Isso facilita a perfuração.
Com a ajuda de extratores, os seguintes tipos de trabalho são executados.
- Desaparafusar parafusos presos e quebrados do bloco do motor do carro... Se, ao desmontar uma peça, um hardware de baixa qualidade não lhe permite lidar com a tarefa, vale a pena recorrer ao uso de uma ferramenta especial.
- Removendo detritos do hub... Em alguns modelos de carro, são os parafusos e porcas que são usados para prender as rodas. Ao apertar, a tampa quebra não tão raramente. Usando o extrator em tempo, você pode evitar a substituição de todo o cubo.
- Removendo fixadores sem tampas da cabeça do cilindro, tampa da válvula. Se você tem uma garagem e está pronto para fazer seu próprio conserto, os extratores serão muito úteis.
- Hardware de desparafusamento com uma cabeça arrancada de um monólito de concreto... Se algo deu errado durante o trabalho, ocorreu uma deformação, os fixadores se desfizeram, você terá que desparafusá-los do furo manualmente.
- Removendo parafusos descartáveis (antivandalismo). Eles são bem conhecidos dos motoristas, pois são colocados na parte de fixação da fechadura da ignição. Se esta unidade for substituída, simplesmente não será possível desmontá-la de qualquer outra forma.
Para realizar a extração - para remover o hardware preso do fixador roscado, é necessário um certo trabalho preparatório. É necessário fazer um furo no corpo do parafuso correspondente ao diâmetro da parte do parafuso da ferramenta auxiliar. O elemento de trabalho do extrator é inserido nele e fixado em seu interior. A remoção é realizada com um botão ou chave hexagonal.
Extratores são usados nos casos em que é impossível obter o parafuso de outras maneiras. Por exemplo, se o chapéu da ferragem for completamente arrancado, apenas a parte do grampo permanece. Em outras situações, mesmo que a linha seja arrancada, você pode usar um torno manual ou prender o fragmento com outra ferramenta.
Visão geral da espécie
Dependendo do tipo de peça de mão, os extratores de parafusos quebrados são projetados para diferentes tipos de trabalho. Externo - o elemento da cauda é mais frequentemente na forma de um hexágono ou cilindro... Para hardware danificado de diferentes tipos, você precisa selecionar suas próprias opções de ferramentas.
Em forma de cunha
Produtos deste tipo têm a forma de um cone facetado na área da superfície de trabalho. Em uma ferragem quebrada ou rasgada, ele é instalado com preparação preliminar do furo, simplesmente cravando-o na espessura do metal. Quando o nível de engate desejado é alcançado, o desrosqueamento é realizado com uma chave inglesa. Ao trabalhar com extratores em forma de cunha, é muito importante centralizar corretamente o furo que está sendo formado, caso contrário, há um grande risco de simplesmente quebrar a ferramenta. Ainda não será possível desparafusar o parafuso danificado quando o eixo de rotação é deslocado.
haste
Um tipo de ferramenta bastante fácil de usar. Seu design inclui uma haste, martelando e retirando o parafuso preso. Esses extratores se prestam bem à rotação com uma chave depois de travar no hardware. O problema surge mais tarde: pode ser difícil remover uma ferramenta de um produto de metal após o trabalho. Com extratores de haste, a seção de trabalho é visivelmente mais curta. As arestas retas aqui são complementadas por fendas perpendiculares. Externamente, a ferramenta se parece com um macho, com o qual o rosqueamento é realizado em porcas e buchas de metal.
A ferramenta de haste é aparafusada estritamente no sentido anti-horário.
Espiral helicoidal
A solução mais eficaz que permite desparafusar facilmente quase qualquer parafuso, independentemente da complexidade de sua quebra. Esses extratores têm uma ponta cônica com uma rosca direita ou esquerda pré-aplicada. Sua característica distintiva é o aparafusamento, e não o encaixe no parafuso durante a instalação da junta. Ao trabalhar com a ferramenta, não é usada uma chave inglesa, mas uma manivela. Isso deve ser levado em consideração: na compra de kits, geralmente vem incluído no kit. Caso contrário, você deve adquirir um dispositivo adicional separadamente.
Os extratores de parafuso em espiral são interessantes porque são adequados para extrair parafusos e pinos com rosca direita e esquerda. Além disso, no próprio instrumento, é aplicado em uma imagem espelhada. Ou seja, há um fio esquerdo em seu lado direito. Ao trabalhar com tal ferramenta, é necessário muito esforço físico.
Como escolher?
Ao escolher um extrator para desaparafusar os parafusos, é muito importante saber exatamente com que freqüência o trabalho é feito. É melhor para o DIYer comprar ferramentas separadas, levando em consideração o diâmetro do parafuso mais comumente usado. Para profissionais que frequentemente enfrentam problemas semelhantes, um conjunto para a fabricação de hardware quebrado é adequado. Entre as vantagens de tal kit pode-se destacar.
- Disponibilidade de extratores de diferentes diâmetros ou tipos... Você pode escolher a opção mais conveniente agora e não perder tempo.
- Disponibilidade de componentes adicionais... Isso inclui chaves e chaves inglesas, brocas para formar orifícios, buchas para centralizar e instalar chaves.
- Estojo de armazenamento conveniente... Os extratores não serão perdidos, você pode usá-los se necessário. Durante o armazenamento, o conjunto ocupa pouco espaço, é fácil de transportar.
Independentemente de ser escolhido um conjunto ou um extrator separado para uso, é importante que seja forte e durável, capaz de suportar cargas significativas e tensões mecânicas. A escolha de ferramentas de aço temperado ou cromado será ideal.
Tipo de gorjeta
Ao escolher o tipo de projeto do extrator, você precisa se lembrar que o mais conveniente de usar são as ferramentas espirais... Os pivotais são ligeiramente inferiores a eles. Cunha - o mais barato, mas difícil de usar, difícil de desmontar o elemento desaparafusado da ponta. Se você fizer algo errado, existe um alto risco de a ferramenta simplesmente quebrar.Um extrator de cunha é inútil quando o acesso à superfície de trabalho é limitado ou cargas de choque não podem ser aplicadas à superfície.
Se o parafuso quebrado estiver em uma área onde é impossível furar, você deve usar um extrator de haste. Eles podem ser montados diretamente no mandril de uma broca ou chave de fenda graças ao formato hexagonal da ponta da cauda. Neste caso, em vez de furar, o próprio extrator é aparafusado na ferragem danificada. Depois de fixá-lo no metal, você pode aplicar uma rotação reversa e removê-lo junto com o parafuso.
Local de compra e outros pontos
Decidido o tipo de produto, vale a pena escolher o local certo para adquiri-lo. Por exemplo, é melhor procurar kits em grandes hipermercados de construção. Itens únicos também são encontrados em pequenas lojas. Mas além disso, você terá que comprar uma chave inglesa e buchas, enquanto no conjunto provavelmente já estarão inclusos no custo total. Você não deve escolher um extrator em um site chinês: aqui, ligas moles e quebradiças são freqüentemente usadas para fazer ferramentas, o risco de quebra do produto durante a operação é muito alto.
Como usar corretamente?
Usar um extrator para desparafusar um parafuso preso não é tão difícil. Basta seguir uma determinada ordem de trabalho. Para marcar a superfície de metal em um parafuso danificado, você precisa preparar um punção central e um martelo. É importante observar rigorosamente a centralização do produto, para estar atento ao seu correto posicionamento. Depois de colocar a marca, pode-se prosseguir com a perfuração, o diâmetro do futuro furo deve corresponder ao tamanho da peça de trabalho do extrator.
Se você tiver um conjunto de ferramentas, será mais fácil de manusear. Caso contrário, você pode simplesmente usar uma bucha para centralizar a broca. É necessário trabalhar com cuidado, sem aprofundamento significativo da broca. Em seguida, você pode instalar o extrator batendo mais fundo com um martelo e um martelo. Dependendo do design do produto, uma chave ou uma chave especial ajudará a aparafusar a ferramenta mais profundamente.
Assim que a parada for alcançada, você pode prosseguir para a próxima etapa - desparafusando o parafuso quebrado ou grampo de cabelo preso. Para isso, a ferramenta é girada na direção do eixo. É importante observar o alinhamento especificado, se estiver deslocado, o extrator pode quebrar. Depois que o parafuso é retirado, ele é removido com cuidado, tomando cuidado para não danificar a ferramenta. No extrator de parafuso, a maneira mais fácil é torcer o parafuso com um alicate ou uma chave inglesa. Esta é uma técnica básica e universal, mas pode não funcionar se a peça de hardware estiver localizada fora da caixa, caso em que você deve agir individualmente.
O próprio extrator também deve ser preparado para o trabalho. Antes de iniciá-lo, é necessário alinhar as ranhuras do macho e as guias da ferramenta, movimentar até chegar ao batente. Depois disso, a manga é deslocada para a superfície da peça. Uma chave inglesa ajustável ou botão é anexado à cauda do extrator. Após a finalização da extração da ferragem da ponta, é necessário retirar seu fragmento - para isso, use uma morsa e um botão girando a ferramenta no sentido horário.
As dificuldades mais comuns devem ser consideradas com mais detalhes.
- Parafuso quebrado abaixo do plano... Com tal disposição do hardware danificado, uma luva correspondente ao diâmetro do orifício é instalada em um recesso acima dela na superfície da peça ou produto. Em seguida, a furação é realizada até a profundidade desejada, se necessário, pode-se começar com um diâmetro menor e aumentá-lo gradativamente. Em seguida, você pode inserir ou aparafusar o extrator.
- O fragmento está acima do plano da peça. A sequência de trabalho será a mesma - primeiro, uma luva adequada é instalada e, em seguida, a punção ou perfuração é realizada. O extrator é colocado apenas no orifício preparado no corpo do parafuso, com profundidade suficiente.
- Fratura no avião... O trabalho é realizado em 2 etapas.Primeiro, a parte superior do hardware quebrado é removida e, em seguida, todas as ações são repetidas para o elemento que permanece dentro do furo. Não há necessidade de pressa. A marcação precisa, a perfuração preliminar e a escolha certa do extrator para o trabalho ajudarão a remover o parafuso dividido corretamente.
Existem vários truques úteis para ajudá-lo a recuperar um parafuso quebrado com mais rapidez e eficiência. Isso inclui o aquecimento de um parafuso ou pino em um orifício. Sob a influência da expansão térmica do metal, as coisas irão mais rápido. Se a rosca do parafuso for arrancada, um hexágono comum pode resolver o problema - uma chave de boca colocada na parte do hardware que se projeta acima da superfície. É útil aplicar lubrificante na superfície do parafuso antes de usar o extrator. Um parafuso enferrujado preso na junta pode ser tratado com acetona ou outro solvente para facilitar o afastamento das paredes da rosca. Se isso não ajudar, o hardware permanece imóvel, você pode derrubá-lo levemente e, em seguida, derrubá-lo com um martelo. Você precisa aplicar força em vários pontos - pelo menos 4 lugares.
Ao trabalhar com a ferramenta é importante selecioná-lo corretamente. Por exemplo, extratores em forma de cunha não podem ser usados em materiais de maior fragilidade. Mesmo uma peça de aço pode deformar sob o impacto. As opções de hastes são universais, mas raramente estão à venda. Ao trabalhar com extratores de parafuso em espiral, é imprescindível fazer um furo prévio, se isso não for possível, vale a pena escolher um tipo diferente de ferramenta desde o início para remover os parafusos danificados.
Para obter informações sobre como usar os extratores de maneira adequada para desapertar parafusos quebrados, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.