Como se livrar de ratos e camundongos em um galinheiro?

Contente
  1. As causas dos roedores no galinheiro
  2. Métodos de controle
  3. Medidas de prevenção

Ratos e camundongos em um galinheiro são um grande perigo para todos os seus habitantes "legais". Os roedores vão caçar um pássaro, eles não vão se arrepender de pisos e paredes, roendo buracos neles. É ainda mais perigoso que os roedores, como portadores conhecidos da infecção, possam infectar um pássaro com ela, e isso - uma pessoa.

As causas dos roedores no galinheiro

No inverno, o galinheiro torna-se um objeto desejável para os ratos, e isso é compreensível. O roedor está procurando onde se alimentar e há bastante comida no galinheiro. Os donos alimentam as aves e os ratos e camundongos não se importam em comer da mesma forma. Mas eles também caçam ovos de galinha e até atacam galinhas jovens.

Outras razões pelas quais os ratos ou camundongos estão no galinheiro incluem:

  • se o galinheiro for pelo menos parcialmente esquecido, os proprietários correm mais risco;
  • o cheiro específico que emana deste local também é atraente para os roedores - eles o associam a ovos frescos e pássaros jovens;
  • se o aviário tiver portas de acesso para galinhas, os ratos não deixarão de usá-las.

É possível perceber que a praga entra no galinheiro por uma série de sinais. Um odor perceptível de amônia será sentido no ar da casa. É ainda mais fácil entender a invasão de roedores pela presença de fezes de rato no chão. Se uma pequena galinha estrangulada for encontrada, também é provável que seja um ataque de roedor. Os ratos podem roubar ovos - este também é um sinal alarmante para os humanos. E também vale a pena inspecionar regularmente as paredes e o chão do galinheiro em busca de novos buracos. Bem, a pior coisa, como a penetração da praga no galinheiro pode acabar - a morte de pássaros.

Um grande risco para os proprietários respeitáveis ​​de uma casa e anexos é a vizinhança com pessoas que mantêm seu quintal em condições inadequadas. Onde há condições anti-higiênicas, há ratos. E em busca de uma vida mais bem alimentada, migrarão para territórios vizinhos.

Após a primeira visita ao galinheiro ou galpão, a praga pode determinar a quantidade de alimento e quais são os riscos ao visitar este local. Os ratos se espalham muito rapidamente, um indivíduo pode dar até 40 ratos bebês por ano. Além disso, a astuta praga não constrói uma casa para si, mas faz 2 ou até 3 delas, todas com reservas de forragem, para que os descendentes sobrevivam em caso de ameaça.

Métodos de controle

É imprescindível livrar-se dos roedores, pois além de uma ameaça à vida de uma ave, também é uma ameaça ao homem. Os ratos transmitem raiva e toxoplasmose, disseminam piolhos, pulgas e sarna, tularemia e várias outras infecções perigosas.

Portanto, também é importante entender que mesmo um rato destruído não pode ser manuseado: se houver um pequeno arranhão na pele, uma infecção do corpo da praga pode entrar no corpo humano, o que é muito perigoso.

Meios especiais

Remédios para envenenar roedores estão constantemente à venda. Mas você não pode dizer que eles ajudam a se livrar dos ratos para sempre. E muitos dos produtos químicos propostos não são seguros para as aves. Ou seja, qualquer veneno criado para remover um roedor pode custar a vida do pássaro. A substância venenosa começa a agir imediatamente, espalha-se pelas patas pelo galinheiro. E se for decidido destruir os roedores com produtos químicos, a ave terá que ser protegida, transferida para outro lugar - do contrário não tem como.

O remédio mais popular provavelmente é chamado de "Rato". Mas existem soluções suficientes, iscas, substâncias venenosas que funcionam de acordo com o mesmo princípio tóxico. Todos os venenos capazes de exterminar um rato são perigosos para animais de sangue quente.Os venenos de rato são divididos em 3 categorias: os de contato provocam queimaduras no trato respiratório da praga, os intestinais se disfarçam de isca e envenenam o rato e os fumigantes levam à morte de um roedor, penetrando em seu trato respiratório.

Métodos tradicionais

As pragas têm atacado os aviários há séculos. Naturalmente, as pessoas dessa época inventaram mais de uma maneira de combater um roedor. Alguns se revelaram ineficazes, outros não foram preservados de forma irracional na história.

Entre os métodos populares de proteção contra pragas, há muitos bastante eficazes.

  • Farinha e alabastro. Esses componentes são colocados em pequenos pedaços nos cantos do galinheiro. Um rato que tenha comido tal guloseima terá imediatamente um ataque de estômago e morrerá. Às vezes, usa-se cal em vez de alabastro e açúcar granulado comum em vez de farinha.
  • Cinza. Se você espalhar no chão do galinheiro, será estressante para o roedor. Eles não suportam quando as cinzas grudam em suas patas. Mas, é claro, esse método vale a pena pedir no galinheiro.
  • Pondo fogo em um novelo de lã. Se você fizer isso e colocar a meada perto da toca do rato, as pragas terão medo do cheiro e entrarão em pânico. E se eles entrarem em pânico, eles vão fugir.
  • Plantas odoríferas. Um remédio eficaz, porque os roedores enlouquecem com esses cheiros. Em particular, tansy, absinto, até camomila e hortelã têm um efeito negativo sobre eles. Nem camundongos nem ratos permanecerão em um espaço onde esses cheiros reinem.

Claro, os roedores terão muito menos probabilidade se for simplesmente impossível para eles estarem fisicamente no galinheiro. Todos os buracos, bueiros, rachaduras e buracos no edifício devem ser removidos: cobertos com entulho e vidros quebrados. Aliás, se for possível tirar os frangos do galinheiro por um tempo, para protegê-los, cacos de vidro podem ser espalhados dentro do prédio. Uma praga que entrou na casa do pássaro se machucará no vidro e não irá mais para um lugar perigoso.

Em seguida, o vidro deve ser removido com cuidado para que o pássaro não sofra.

Ultrassom

Uma máquina de ultra-som é uma boa maneira de eliminar viagens de ratos ao galinheiro. Mas o método ainda é ambíguo, tendo prós e contras.

Quais são as vantagens do extermínio ultrassônico:

  • o ultrassom irrita a sensibilidade e o sistema nervoso do parasita;
  • em um rato, o ultrassom causa pânico;
  • o equipamento é projetado de tal forma que você pode alterar as configurações nele, o que contribui para a ausência de vícios em ratos;
  • ratos e toupeiras também não perturbarão o galinheiro onde a instalação ultrassônica está localizada;
  • baixo custo.

Das desvantagens, é justo destacar o fato de que o ultrassom não pode ser usado em uma sala onde vivem coelhos. E também a escolha do equipamento é baseada na determinação do raio de sua ação. Acontece que o galinheiro é grande e você terá que usar não um aparelho de ultrassom, mas dois. Finalmente, se o dispositivo for muito simples, pode não haver configurações especiais. Os ratos são criaturas com alta adaptação a condições negativas. Se o modo de ultrassom não mudar, há o risco de os ratos se acostumarem. Isso significa que só será possível expulsá-los de uma forma diferente.

Importante! Não vale a pena tapar os furos durante a operação do equipamento ultrassônico. Roedores perturbados (literalmente) pela incapacidade de se esconder em um buraco podem até atacar uma pessoa.

Armadilhas

Existem muitas armadilhas no mercado para você não perder a cabeça em como construir uma com suas próprias mãos.

  • Armadilhas para ratos. Esta é uma gaiola com uma porta batendo, uma isca é colocada dentro da gaiola. A praga toca a isca e a gaiola se fecha. Mas o próprio animal permanece vivo por algum tempo, o que significa que pode agarrar ou mesmo se libertar.
  • Armadilha. Esta é uma plataforma de madeira, uma mola e um suporte. Também funciona com isca. A primavera é acionada, o fim da praga.
  • Dispositivos adesivos. Você precisa de papelão, cola poderosa e isca. Sobre um papelão grosso, a cola é aplicada com uma camada espessa. E a substância da cola é significativamente polvilhada com isca esmagada. O rato corre para comer e permanece preso.
  • Armadilhas elétricas. Esta é uma caixa com uma isca dentro. Um roedor que penetrou no interior é atingido por uma corrente elétrica e morre imediatamente. A armadilha é extremamente eficaz, mas não é usada em galinheiros com galinhas pequenas.

Apesar da competição de outras medidas de controle, as armadilhas são eficazes e muito procuradas. Você pode pegar ratos rapidamente e, assim, desencorajar seus seguidores a sair do galinheiro.

Envolvimento de serviços especiais

Se nenhum dos métodos descritos acima se mostrar eficaz, ou sua implementação por algum motivo for impossível, é hora de entrar em contato com os especialistas. Os profissionais vão para as instalações com um arsenal de ferramentas que vão atingir os ratos, mas não colocarão em risco a vida dos moradores do galinheiro. To não há necessidade de mover os frangos durante o serviço especial. Esse processamento tem apenas uma desvantagem - o serviço é pago.

Medidas de prevenção

Uma forma eficaz de prevenir ataques de pragas é colocar perus ou gansos na casa principal. Essas aves são capazes de se defender de pragas, têm um sono sensível e reagem ao menor ruído. Além disso, seu cacarejo é o melhor repelente de ratos. Mas esse caminho preventivo não é adequado para todos: poucas pessoas, para matar roedores, ousam ter um pássaro grande, se apenas os objetivos encontrarem uma agradável coincidência.

Pense em como lidar com a aparência de ratos e camundongos no galinheiro.

  1. Organização competente das instalações e limpeza das mesmas. Ninguém requer esterilidade médica, mas é imperativo limpar regularmente os excrementos e os comedouros, para não permitir a postura dos ovos.
  2. Mesmo durante a construção do galinheiro, é preciso controlar sua estanqueidade. Se o vidro quebrado não puder ser usado na mistura de construção, você pode usar espuma de poliuretano. Os roedores não vão gostar desse sabor e não vão querer ir para um lugar assim.
  3. É bom se o galinheiro for construído sobre uma base monolítica. Se o piso do edifício for de barro, a camada superior de solo deve ser removida, uma malha de metal deve ser colocada, argila expandida e terra devem ser despejados de cima. A malha deve estar acima da fundação. Isso impedirá que os ratos cavem o galinheiro.
  4. Todas as rachaduras no prédio devem ser calafetadas. Isso também deve ser feito em relação à fundação e às paredes do galinheiro. Se as paredes são de pedra, é muito difícil para os ratos entrarem na casa.
  5. O controle da alimentação das aves é uma medida importante. Se for em excesso, a sala torna-se um refúgio invejável para roedores. A ração é servida o suficiente, e não sobredimensionada. É melhor derramar com mais freqüência, mas menos.

O perigo dos ratos no aviário não é exagerado.

As pragas são muito espertas: até mandam um indivíduo experimentar a isca e monitoram o estado dela nos dias seguintes. Se ela morrer, você não precisa colocar novas iscas - os ratos não entrarão nelas. Para envenená-los, você deve agir em conjunto e, quanto mais cedo, melhor. Ratos e camundongos são perigosos pela disseminação da infecção, pelo fato de comerem ovos, estrangular e despedaçar galinhas e outros. Você não pode deixá-los sem chance de invadir a casa.

Se a casa for construída com materiais duráveis, o piso não é de barro, as paredes são de pedra (embora finas), os riscos de agressão de roedores são mínimos. Portanto, será mais eficaz aprender sobre a luta contra este último na fase de construção.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário