E se um morcego voasse para dentro de um apartamento?
E se um morcego voasse para dentro de um apartamento? Por que eles voam à noite e como pegá-los para expulsá-los sem ferir os animais ou você mesmo? Vamos descobrir como você pode encontrar um animal voador durante o dia, como entender quando um rato invade o local onde se escondeu.
Por que os morcegos voam para dentro de casa?
Normalmente, um morcego pode viver não apenas em cavernas, como muitas vezes se pensa. Também é encontrado em florestas, incluindo vastas clareiras. Portanto, a situação "um morcego entrou voando no apartamento" é mais comum do que se possa imaginar. Mesmo os zoólogos ainda não podem responder o que exatamente atrai representantes da ordem dos morcegos nas habitações humanas. No entanto, observações diretas mostram que isso acontece com mais frequência de julho a dezembro do que na primeira metade do ano.
Foi estabelecido que as criaturas aladas não procuram deliberadamente entrar em qualquer casa. Eles se encontram lá principalmente por acidente e, para eles, tais situações não podem ser menos estressantes do que para as pessoas que notaram o "monstro".
Aparentemente, essas invasões estão associadas à migração sazonal, com a busca de qualquer lugar onde você possa se esconder do mau tempo e outros perigos. Também é provável que o animal esteja simplesmente perdido ou tenha perdido o rumo e não possa retornar ao seu lugar habitual. Finalmente, às vezes seus abrigos são perdidos devido a incêndios florestais, outros incidentes, apenas a atividade humana.
As casas, principalmente as de vários andares, podem ser confundidas pela criatura alada com algum tipo de rocha. Naturalmente, busca neles um refúgio para si mesmo. É verdade, temporário, porque não pode haver alimento natural para um morcego em uma casa. Portanto, não faz sentido buscar motivos específicos para a "invasão". Deixe os teóricos fazerem isso; para os próprios inquilinos, é mais importante lidar com o problema que surgiu.
Como descobrir onde ela se escondeu?
Como já mencionado, os morcegos em habitação humana procuram encontrar um refúgio geralmente improvisado por um tempo. E, claro, portanto, você precisa começar a resolver o problema inspecionando os lugares onde um hóspede indesejado pode estar escondido. Importante: isso deve ser feito durante o dia. À noite, e mesmo que haja luzes artificiais em todos os lugares, o animal alado geralmente dorme. Ela se refugia onde as lâmpadas elétricas geralmente não "alcançam" e você não precisa realmente contar com a ajuda delas. Tentar atrair os morcegos de qualquer maneira é inútil; tais métodos simplesmente não existem.
Você só terá que, passo a passo, inspecionar metodicamente todos os locais adequados para seu abrigo. Freqüentemente acontece:
-
todos os tipos de caixas, sacos, baldes e outros recipientes;
-
cortinas (especialmente nas costas);
-
cantos cegos, recantos;
-
despensas;
-
caves, sótãos;
-
móveis de gabinete (é especialmente conveniente para um morcego se agarrar a produtos feitos de placas fibrosas e materiais semelhantes);
-
plantas de interior (quanto maiores, quanto mais ramos, melhor);
-
agasalhos;
-
vários itens de interior.
Você deve perceber imediatamente o fato de que, nos primeiros 10-15 minutos, não funcionará encontrar um "viajante". Eles são surpreendentemente engenhosos para encontrar lugares para se esconder e, às vezes, as pesquisas demoram muito. O morcego freqüentemente tenta ficar em uma superfície escura, porque é mais perceptível em locais claros. Essa técnica é biologicamente determinada pelo desejo de passar despercebida aos inimigos naturais.
Às vezes você precisa mover móveis e eletrodomésticos de grande porte, mas não há outra maneira.
Como pegar um animal?
O que você precisa?
Esta questão não é de forma alguma ociosa. O risco para as próprias pessoas, embora insignificante, está presente. Não há nenhum medo particular da raiva, porque, de fato, uma porcentagem insignificante de morcegos está infectada com ela. É verdade que suas mordidas ainda não são as coisas mais agradáveis, mas na maioria dos casos o perigo mais sério é é uma infecção zoonótica. Em geral, as próprias mordidas estão associadas principalmente à autodefesa, ou seja, você não pode deixar o rato entender que algo o está ameaçando.
Também não há necessidade de temer a transmissão direta do notório coronavírus. Todos os especialistas já concordam que isso não é diretamente possível e que deve haver algum tipo de organismo intermediário entre uma pessoa e um morcego. Mas ainda existe o risco de ser atingido por várias dezenas de outras infecções. É útil antes de capturar um morcego, se possível, para retirar de casa aqueles que não estão envolvidos na busca, bem como animais de estimação. Uma criatura medrosa pode ser gravemente ferida se toda uma multidão começar a persegui-la, e até latidos ou miados serão ouvidos.
Depois que a localização do morcego é determinada, normalmente leva cerca de um quarto de hora para capturá-lo. Dado o risco de picadas e infecção, você precisa cuidar dos meios de proteção. São roupas que cobrem completamente ou o máximo possível a pele:
-
calças justas ou jeans;
-
camisas de mangas compridas (boas se puderem ser abotoadas);
-
botas ou botas;
-
leggings grossas feitas de couro ou outro material durável.
Em alguns casos, luvas ou mitenes não são fornecidas, embora, em teoria, sejam necessárias em qualquer casa. Em seguida, eles levam camisas torcidas e outras coisas semelhantes para proteger as palmas das mãos e os pulsos. Para sua informação, embora o morcego não tenha uma força de mordida impressionante, você não deve confiar em algodão ou outros tecidos finos.
Também é indesejável o uso de toalhas felpudas: muitas vezes as garras dos morcegos ficam emaranhadas nelas, o que não só complica o ato de se livrar delas, mas também pode ser percebido como um ataque.
Como pegar corretamente?
O mais importante é não tentar pegar o morcego logo que ele voe. Durante este período, o animal geralmente está em um estado de forte estresse. É aconselhável fechar imediatamente as portas para evitar movimentos caóticos nos quartos. Depois de algum tempo, o "turista" se cansa e se senta em algum lugar. Enquanto ela está voando, a armadilha é inútil e as tentativas de agarrá-la só aumentam o choque.
Baldes, bacias e outros objetos que podem ser usados para cobrir um morcego são geralmente usados como armadilhas. É aconselhável dar preferência aos recipientes de plástico - o metal vai chocalhar e assustar. Recipientes extensos são necessários porque, caso contrário, o animal pode se ferir. Coloque sob a borda superior:
-
Madeira compensada;
-
cartão;
-
log denso;
-
um pequeno tablet.
Em seguida, o balde ou bacia é virado. Na ausência de um recipiente adequado (se houver luvas resistentes), o animal é pego com a mão. Você pode se aproximar do morcego com passos cuidadosos, sem pressa. O corpo é fechado com as palmas das mãos. A cabeça deve permanecer aberta para não provocar agressões.
o que fazer a seguir?
É fácil livrar-se de um morcego que entrou voando em sua casa. Quando ela é pega, o recipiente é cuidadosamente retirado da casa. Perto de qualquer árvore grande, depois de remover a tampa, você precisa inclinar o balde ou a bacia. Eles são elevados a quase o nível de crescimento humano, porque os morcegos não estão acostumados a decolar do solo. E se tudo for feito corretamente, eles se moverão para uma árvore e então começarão a se mover em seu ambiente natural como de costume.
Às vezes, um animal que voou à noite pode ser expulso sem armadilhas especiais. A abordagem é esta:
-
apague a luz elétrica, apague as velas;
-
tranque bem as portas;
-
abra a porta da varanda, janelas;
-
puxe as cortinas para que o mamífero não fique preso nelas;
-
saia da sala e sente-se o mais silenciosamente possível;
-
geralmente em 30 minutos o morcego sairá de casa;
-
em uma situação mais difícil, ele voa em 1-2 horas.
Uma solução alternativa é usar uma caixa comum. A borda externa da caixa é coberta com um pano. O animal pode segurá-lo até que seja levado para um local seguro. A tampa é fechada e colada com fita adesiva para evitar a fuga. Deve haver um recipiente com água dentro da caixa; às vezes, em vez disso, o morcego é simplesmente alimentado com antecedência com uma seringa sem agulha.
Em tal recipiente, o animal é mantido até o início da estação quente. Deve ser mantido a uma temperatura de 3-5 graus. É melhor colocar a caixa não na geladeira, mas no porão, se possível. O animal deve ser incomodado tão raramente quanto possível. Ele precisará de energia vital para resistir até a primavera.
O morcego tem medo de fumaça. Você pode usar bombas de fumaça e fumantes usados pelos apicultores. O tratamento anti-fumaça ajuda a livrar-se de hóspedes indesejados, mesmo que eles escolham o sótão ou o porão.
Curiosamente, os morcegos têm medo de água. Os seus jactos e pulverizações habituais ajudam a afastar os animais mesmo dos locais onde decidem instalar-se.
Na varanda, sprays contra insetos, que bastam aplicar uma vez, ajudam a espantar os morcegos. Aparentemente, o naftaleno também funciona bem. Ele é colocado em uma bolsa e guardado em um canto seco.
Se o animal voou pelas fendas, elas devem ser cobertas com fibra de vidro. Redes mosquiteiras são penduradas nas janelas - geralmente essa proteção é suficiente para que os morcegos não apareçam mais no apartamento.
Importante: você não deve matar morcegos. Na maioria das regiões da Rússia, eles estão incluídos no Livro Vermelho. Além disso, esses animais são realmente úteis, diminuindo significativamente a população de insetos perigosos que prejudicam humanos e plantas.
Afastá-los de casa ajudará:
-
camomila de farmácia;
-
hortelã-pimenta;
-
tansy;
-
alecrim selvagem;
-
artemísia;
-
sons altos (rock pesado, sinos, cataventos, "carrilhão de vento");
-
luz brilhante.
Mas às vezes os métodos improvisados de captura e remoção não funcionam. Nesse caso, resta apenas chamar uma equipe profissional. Eles sabem exatamente como expulsar a fera e devolvê-la ao seu habitat normal em um curto espaço de tempo. Esses serviços são relativamente baratos. Os profissionais dispõem de produtos químicos especiais para melhorar a eficiência do trabalho.
O comentário foi enviado com sucesso.