Como se livrar dos ratos?

Contente
  1. Descrição geral de pragas
  2. Como pegar um rato?
  3. Uso de química
  4. Como assustar?
  5. Medidas de prevenção

Não é segredo que o aparecimento de roedores em instalações residenciais e de serviços públicos, incluindo, por exemplo, garagens e estufas, se torna uma fonte de problemas bastante graves. Esses representantes do mundo animal são capazes de causar sérios danos no menor tempo possível. É por isso que é importante saber como se livrar de ratos de forma rápida e, o mais importante, de maneira eficaz. Existem várias maneiras principais de lidar com roedores domésticos, cada uma com suas próprias características.

Descrição geral de pragas

Os camundongos são pequenos mamíferos com corpo oblongo, focinho pontudo e grandes orelhas ovais. O tamanho desse animal pode variar de 5 a 20 cm, dependendo das características da espécie. Uma das principais características da família é a visão aguçada e a capacidade de distinguir entre tons de amarelo e vermelho. A temperatura corporal normal dos ratos varia de 37,5 a 39 graus. Os roedores desta família vivem até 4 anos.

Apesar de seu tamanho diminuto, os ratos podem causar grandes problemas e podem até ser perigosos para os humanos. Se esses roedores apareceram em um apartamento, casa particular ou em um terreno, então você deve esperar coisas e produtos estragados. A fiação, por exemplo, em carros não é exceção. Entre outras coisas, existe o risco de ataques a animais de estimação e até a pessoas. É importante lembrar que mordidas de rato são perigosas porque são portadoras de doenças graves, como:

  • tifóide;
  • salmonela;
  • Doença de Weil.

Você pode ser infectado, inclusive por meio da comida, que o roedor já comeu.

Um ponto igualmente importante é que os ratos deixam rastros por toda parte na forma de resíduos fisiológicos. Ao mesmo tempo, várias bactérias e vírus representam um perigo específico para pessoas com imunidade fraca. O aparecimento de representantes de campo da família nas parcelas ameaça sérios danos a muitas culturas.

Vale a pena listar os principais fatores que levam ao fato de companheiros de quarto não convidados se estabelecerem em casas e apartamentos.

  1. Temperatura confortável para ratos. Previsivelmente, os roedores tendem a encontrar um abrigo quente com o início do tempo frio. Como resultado, os ratos movem-se ativamente de porões frios e úmidos para apartamentos e casas.
  2. Ter a comida que os roedores mais gostam. Não se trata apenas de produtos prontamente disponíveis, ou seja, deixados sobre a mesa e capazes de atrair animais. É importante notar que eles penetram com bastante facilidade nos lugares mais recônditos na procura de comida. Em tais situações, eles superam quase todos os obstáculos.
  3. Violação de padrões sanitários. Os roedores podem ser causados ​​por migalhas e restos de comida, bem como por alimentos e outros resíduos raramente retirados. Além disso, os ratos muitas vezes acabam em locais onde há acúmulos de coisas. A presença de furos nos rodapés criará condições quase ideais para a colonização de pragas.

Como pegar um rato?

É muito difícil dizer de forma inequívoca qual será a maneira mais eficaz de lidar com os roedores. Hoje, há mais do que uma ampla gama de opções diferentes para ratoeiras. Você pode comprar aparelhos prontos ou fazer um sistema simples, mas ao mesmo tempo eficaz, com suas próprias mãos em casa. O principal é encontrar a melhor isca para os invasores.

Uma das opções populares hoje em dia é o uso de adesivos especiais. Eles são aplicados em papelão ou papel grosso e colocados em locais onde os ratos podem aparecer. Um animal, caindo em tal armadilha, é imobilizado.

Levando em consideração todas as nuances, este método de controle de roedores não é recomendado se houver crianças e / ou animais de estimação na casa ou apartamento.

Armadilhas especiais para ratos e armadilhas vivas

Independentemente das características de design e do princípio de operação, todas as ratoeiras são dispositivos para capturar roedores, um componente obrigatório do qual é uma isca. O rato, ao tentar apoderar-se dele, morre ou cai numa armadilha. Todas as opções existentes podem ser divididas em várias categorias.

  1. Ratoeiras clássicas. Este é um dispositivo que inclui uma mola em conjunto com um arco de ferro (suporte) e uma alavanca. Quando o animal tenta atingir a isca, o sistema é ativado e ocorre um golpe. Como resultado, o objeto da caça, via de regra, morre devido a ferimentos. Em alguns casos, as ratoeiras são equipadas com espinhos. A principal desvantagem de tais dispositivos são as operações espontâneas e ociosas bastante frequentes.
  2. Modelos de ratoeira Nora. Neste caso, trata-se de uma espécie de túnel com saída vertical, junto ao qual é colocada a isca. No caminho para ele, o animal encontra um fio, que deve roer. Como resultado, uma mola é acionada, seguida por um estrangulamento, apertando o corpo da vítima.
  3. Capacidades. Estruturalmente, esses dispositivos são um cilindro com uma ponte. É na borda deste último que a isca é colocada. Tendo alcançado o meio de tal plataforma, o animal, sob seu próprio peso, inclina-se e desliza para baixo.
  4. Armadilhas, isto é, estruturas que externamente se assemelham à boca de uma fera predadora com uma alavanca dentro. Quando exposta a ela, a armadilha bate imediatamente. Esses modelos diferem da maioria das outras opções de controle de roedores com mortalidade aumentada. É importante considerar que esse método pode ser potencialmente traumático para humanos.

Separadamente, vale a pena observar um método de exterminação de roedores como as ratoeiras elétricas. Essas armadilhas atuam na vítima que caiu nelas com uma descarga forte (de 8 a 12 mil volts). Esses dispositivos funcionam com uma fonte de alimentação doméstica e com baterias recarregáveis. Ao mesmo tempo, algumas amostras de tais equipamentos de controle de pragas têm funções adicionais, a saber:

  • um indicador indicando a presença de um mouse;
  • recipientes para roedores destruídos;
  • sistemas de controle e configurações para a operação de dispositivos.

Hoje à venda você pode encontrar uma gama bastante ampla de armadilhas eletrônicas, que diferem umas das outras em tamanho, funcionalidade e, claro, custo.

Além de todos os itens acima, é necessário prestar atenção à armadilha ativa "Cage". Este é um dispositivo que permite capturar ratos sem matá-los. Este desenho é feito de hastes de metal fixadas em uma base de madeira. Está equipado com uma porta que se abaixa automaticamente quando aciona uma alavanca (gancho). As principais vantagens do método de eliminação de roedores:

  • humanidade para com os animais;
  • máxima simplicidade e segurança de uso;
  • dimensões universais da estrutura;
  • a possibilidade de uso reutilizável;
  • maior resistência e confiabilidade;
  • custo acessível.

Armadilhas caseiras

Iscas e armadilhas de quase qualquer complexidade podem ser feitas de forma independente. Esta abordagem para o controle de roedores pode economizar significativamente os custos financeiros sem perder a eficácia dos meios usados ​​para proteger contra as pragas.

Por exemplo, você pode fazer ratoeiras humanas com garrafas de plástico comuns. A principal vantagem do método é que a matéria-prima pode ser encontrada em qualquer casa ou apartamento. E com um investimento mínimo de tempo, será possível construir um dispositivo eficaz que permite lutar contra ratos.

Existem dois tipos principais de armadilhas para garrafas.

  1. Armadilha vertical, que fica em porões, galpões e, se necessário, em casas de madeira, escolhidas por ratos. Mais perto do fundo da garrafa, uma guloseima é colocada, atraindo uma vítima em potencial, e o próprio recipiente é virado de cabeça para baixo. Tudo o que resta é colocar cuidadosamente uma moeda embaixo dela.
  2. Uma ratoeira colocada horizontalmente. Você precisará colocar uma pequena quantidade de óleo de girassol em uma garrafa (você pode usar recipientes de plástico e vidro). Depois disso, o recipiente é posicionado em ângulo com a horizontal para que o gargalo fique livre e acessível ao roedor. Assim que este último, sentindo cheiro de óleo, entrar, não poderá mais sair.

"O poço da armadilha" - um design comprovado que resiste eficazmente a pragas. Claro, não será possível retirá-los para sempre desta forma, mas é realmente possível reduzir significativamente o número de convidados indesejados. Essa armadilha é mais relevante para uma adega ou área próxima à casa. Será necessário fazer uma depressão no solo, no fundo da qual é colocada a palha, uma garrafa de plástico cortada é colocada no buraco. Você deve colocar a isca neste recipiente e, em seguida, cobri-lo com uma rede com células que permitem que o roedor entre.

"Pétalas afiadas" - Outro tipo comum de armadilha, para a fabricação da qual você precisará:

  1. cortar o gargalo e parcialmente a tampa da garrafa;
  2. faça vários cortes ao longo do recipiente resultante;
  3. coloque a isca dentro;
  4. dobre as pétalas no meio.

Em chalés de verão e hortas, você pode construir uma armadilha muito eficaz usando um balde ou lata. Você também precisará de um pedaço de papelão com o qual será feita a tampa. A água é despejada no recipiente e vários cortes são feitos no papelão do centro para as bordas. Uma isca é colocada no centro da tampa ou suspensa neste local. E também acima do jarro, você pode fixar uma placa estreita em forma de plataforma com uma guloseima na extremidade. Em ambos os casos, o rato ficará preso ao tentar agarrar a comida.

Outro tipo de armadilha pode ser feito de malha. Para isso, você precisará de:

  • arame;
  • malha com pequenas células;
  • alicate;
  • pinças;
  • 2 ímãs.

Para fazer o dispositivo, você precisará cortar 5 fragmentos idênticos da malha, usar um fio para fazer algo como uma caixa sem uma parede lateral. Em paralelo, uma porta é feita e ímãs são colocados em seu lugar. Um pedaço de arame é colocado de forma que uma extremidade dele fique dentro da armadilha. É nele que a isca será fixada. Quando o objeto da caça tenta pegá-lo, a porta se fecha e os ímãs não permitem que ela se abra.

Você pode projetar independentemente uma ratoeira a partir de um pedaço de cano com cerca de 0,5 m de comprimento, folha de metal e arame. Para esses fins, é mais conveniente usar os populares e amplamente difundidos tubos de plástico. Esse dispositivo é usado com sucesso principalmente para pesca de porão ou de rua. Os furos são feitos no tubo, portas peculiares feitas de galvanizado ou alumínio são instaladas ao longo das bordas. Essas escotilhas são inclinadas e protegidas com arame.

Um camundongo que rasteja para dentro de um buraco para pegar uma presa não será mais capaz de sair.

Além das opções já listadas, os estrangulamentos são populares. Para fazer essas armadilhas, você precisa:

  • bloco de madeira;
  • fio forte;
  • arame;
  • Primavera.

Um recesso é feito na barra na forma de um pequeno orifício para um roedor. Uma mola é instalada na parte superior e 2 furos são feitos. Um fio é passado por eles, que é então amarrado a uma mola. E também um laço feito de arame é preso a ela, a segunda extremidade do qual é colocada em um recesso feito anteriormente na barra. O roedor se encontra dentro do vison, atraído pela isca, e o fio impede que ele saia.O mouse tem a garantia de roer o obstáculo, depois do qual o sistema funcionará e a vítima ficará em um estrangulamento.

Na verdade, há mais do que uma ampla gama de opções possíveis para fazer ratoeiras caseiras. Em geral, seu número é limitado apenas pela imaginação dos autores.

Por exemplo, Um vaso de flores comum pode se tornar uma armadilha muito eficaz. Este recipiente é colocado de cabeça para baixo, e um suporte com uma isca fixada nele é colocado sob a costela. E também existem sistemas bastante complexos que permitem a captura massiva de roedores.

Uso de química

Em paralelo com os meios já listados ou como alternativa, vários venenos de rato são usados ​​ativamente. Por um lado, o envenenamento de roedores é desumano, mas, ao mesmo tempo, às vezes é a única forma de proteger o local e a casa. Agora, os fabricantes de produtos químicos apropriados, incluindo medicamentos com efeito mumificador, oferecem as seguintes opções:

  • pós;
  • líquidos;
  • biscoitos;
  • suspensão.

Na classificação dos agentes mais populares e, portanto, eficazes, os grânulos Euroguard ocupam uma posição de liderança. Eles são projetados para matar ninhadas inteiras de camundongos e outros roedores, incluindo ratos cinza e pretos.

Ao usar o granulado, é importante levar em consideração que o efeito ocorre em 5 a 7 dias e, portanto, não se deve contar com uma ação rápida.

Principais vantagens competitivas:

  1. fácil de usar;
  2. disponibilidade;
  3. baixo custo;
  4. maior eficiência.

A isca Rat Death é hoje merecidamente considerada uma das mais eficazes. De acordo com inúmeras análises, esse remédio funciona mesmo nos indivíduos mais resistentes. O resultado letal ocorre após um máximo de 7 dias e torna-se o resultado de asfixia. Aliás, por causa dessa ação, o roedor tenta sair do abrigo e na maioria das vezes morre fora do local.

Sachês de "morte de rato" pesando cerca de 13 g são dispostos em intervalos de 2 a 15 metros em substratos, que são melhor feitos de papelão. Recomenda-se usar as chamadas estações de isca. Isso manterá outros animais seguros, tornando o veneno disponível apenas para ratos. A necessidade de formar um substrato é considerada por alguns como uma desvantagem. Ao mesmo tempo, é compensado por vantagens óbvias como máxima eficiência e custo acessível.

"Rato" é outra droga que já provou sua eficácia no combate a camundongos e outras pragas relacionadas a roedores. O fabricante oferece na forma de briquetes e gel. Nesse caso, o kit é composto por dois elementos: um agente aromatizante e o próprio aditivo alimentar. O resultado letal ocorre dentro de 3 a 14 dias a partir do momento em que o veneno entra no corpo. Uma das opções de comercialização do produto são baldes de 5 quilos.

A principal vantagem do "Rato" pode ser chamada de possibilidade de seu uso eficaz em condições de alta umidade.

Outro líder indiscutível da maioria das classificações de popularidade atuais são os grânulos de "Casa Limpa". Esta ferramenta, de acordo com estatísticas e numerosas análises, tornou-se uma das mais comuns entre os residentes de verão modernos. As principais características operacionais do medicamento são a máxima facilidade de uso e atratividade para os roedores.

A única desvantagem menor é a necessidade de arranjar substratos caseiros. Um saco é suficiente para encher de 5 a 6 comedouros, enquanto o produto tem um preço acessível.

Ratron Pasten Power-Pads é um produto alemão para combater ratos e outros roedores. É amplamente e com bastante sucesso usado para limpar casas, chalés de verão, bem como armazenamento, utilidades e outras instalações. A base da fórmula é o brodifacum - uma substância que é fatal em 5-6 dias. Tendo em conta que se trata de uma isca pastosa, a sua utilização dispensa a presença de substratos.

Uma de suas principais vantagens é a capacidade de usá-lo em ambientes úmidos.

Como assustar?

Um dos métodos para resistir aos ataques dos animais descritos é a utilização de meios que os espantem. E, neste caso, estamos falando sobre métodos populares e técnicos modernos. O segundo inclui dispositivos que podem afetar negativamente os ratos. Isso se refere a escarificadores ultrassônicos, que agora têm uma demanda merecida. As ondas propagadas pelos dispositivos são percebidas pelos roedores e os obrigam a deixar os abrigos.

Remédios populares comprovados não serão ferramentas menos eficazes na luta. Em particular, o absinto e outras plantas com cheiro forte, assim como o vinagre, ajudam a espantar os ratos. Além disso, outros meios comprovaram sua eficácia.

  • Enchimentos de areia para gatos, cujo odor tem um efeito extremamente negativo em pequenos roedores. Os grânulos podem ser dispostos, em particular perto de lixeiras, colocados diretamente em tocas.
  • Mint, que é colocado nos cantos, bem como perto de visons e em armários com comida.
  • Cebola descascada e cortada em pequenos pedaços. Recomenda-se colocá-los nas imediações dos buracos do mouse.
  • Folha de louro mergulhada em amônia ou vinagre.

Outra planta eficaz - coentro ou coentro, que tem um cheiro forte, pode se tornar um obstáculo para os ratos a caminho de uma casa ou apartamento. Sementes e especiarias são colocadas nos cantos da sala e nos armários da cozinha.

Medidas de prevenção

O fato indiscutível é que é muito mais fácil e conveniente prevenir as invasões de roedores do que expulsá-los, capturá-los ou exterminá-los posteriormente. É importante levar em consideração que os ratos não têm medo de nada quando se trata de encontrar um habitat confortável e comida. Para se proteger desses animais, você deve seguir certas regras. Em primeiro lugar, é importante manter os quartos e edifícios limpos. Além disso, é altamente recomendado:

  • Todos os recipientes com produtos a granel, incluindo potes de vidro, devem ser bem fechados;
  • não deixe a porta da geladeira aberta por muito tempo, especialmente à noite, quando as pragas estão mais ativas;
  • as mesas, principalmente para a cozinha, devem ser mantidas sempre perfeitamente limpas;
  • após cozinhar e comer, remova todos os resíduos de alimentos, incluindo migalhas de pão;
  • elimine resíduos de alimentos e outros resíduos todos os dias.

Além de tudo isso, a fim de evitar o aparecimento de pessoas indesejadas na casa na forma de roedores de aparência bastante fofa, é necessário evitar o acúmulo de coisas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário