Tudo sobre a Apple Mint
A hortelã-maçã pertence à categoria das plantas perenes herbáceas. Este não é o único nome para a planta, existem muitos outros sinônimos: egípcio, pastelaria, de folhas redondas ou bálsamo selvagem. É adicionado em confeitaria, chás, bebidas alcoólicas e não alcoólicas. A cultura pode ser cultivada em sua própria horta. Applemint não é particularmente exigente para cuidar, mas se feito incorretamente, a planta pode ficar doente.
Descrição
A menta da maçã é considerada um híbrido de menta com folhas longas e perfumadas. Em latim, o nome é escrito e pronunciado Mentha rotundifolia. Considere as principais características da planta:
- a altura do caule varia de 30 a 40 cm, o que remete a cultura à categoria de plantas de baixo crescimento;
- caules são eretos, têm uma parte caducifólia abundante;
- as folhas são grandes o suficiente, têm um sabor e aroma agradáveis de menta-maçã e uma superfície rugosa;
- o período de floração é observado em maio;
- as inflorescências são pequenas;
- os frutos pequenos contêm sementes, de aparência semelhante a nozes;
- as folhas têm um sabor ligeiramente amargo e, se você amassá-las nas mãos, sentirá um aroma de maçã e menta nos dedos.
Na natureza, a hortelã-maçã é encontrada na África (principalmente no Egito), na Ásia Menor e em alguns países europeus. Na Rússia, é cultivado com sucesso em parcelas pessoais. Alguns cultivam hortelã em vasos como planta de casa.
É ótimo para decorar canteiros de flores, bem como cultivar separadamente.
Aterrissagem
Para cultivar a hortelã-maçã, é necessário ter algum conhecimento nesta área. Portanto, a etapa de preparação da semente é especialmente importante. Você pode comprar um kit de cultivo pronto ou colher sementes de uma safra anterior. A coleta das sementes é realizada no final do verão, devendo ser armazenadas em sacola de tecido natural em local escuro e fresco (preferencialmente na geladeira). Ficar em temperatura baixa inicia o processo de estratificação, melhora a germinação das sementes. Antes da semeadura, recomenda-se embeber as sementes em uma solução fraca de permanganato de potássio por várias horas. Depois disso, recomenda-se secá-los em papel toalha ou papel higiênico.
A próxima etapa é escolher um local. Aqui, a hortelã não é particularmente seletiva, por isso pode crescer tanto em áreas sombreadas quanto ensolaradas. Você pode selecionar um canteiro de flores separado para ele, colocá-lo ao lado de outras culturas ornamentais, crescer sob as árvores e arbustos altos.
Os fatores mais importantes ao escolher um local são os seguintes:
- solo fértil;
- área com fertilizantes aplicados: por metro quadrado são colocados 80 g de sal de potássio e 400 g de cinza de madeira;
- sem ervas daninhas.
Você pode plantar hortelã-maçã diretamente em campo aberto ou por meio de mudas. Os especialistas recomendam aderir à primeira opção, uma vez que as mudas criam raízes de forma bastante lenta em um novo local após o transplante. A semeadura é melhor em maio, quando o tempo está bom e quente. Claro, depende muito da região, mas em qualquer caso, o solo deve ser aquecido até +10 graus Celsius.
O processo de plantio é simples, consiste em várias etapas.
- Preparação da área selecionada: limpeza, escavação.
- O próximo passo é fazer ranhuras de no máximo 3 cm de profundidade. A distância entre elas deve ser de cerca de 20 cm.
- Sementes na proporção de 1: 1 são misturadas com areia seca do rio. A mistura é derramada nas ranhuras.
- De cima tudo deve ser aspergido com um pouco de terra e bem regado com água morna.
Se estiver frio lá fora, você pode cobrir as plantações com papel alumínio. Você também precisa regar e afrouxar um pouco até que apareçam os primeiros brotos.
Cuidado
Para que a hortelã-maçã se sinta bem, ela precisa de cuidados integrais. A primeira coisa a fazer é regar regularmente. Deve ser moderado, melhor orientado para o grau de umidade do solo. Afrouxar e aplicar cobertura morta no solo será útil. É melhor fazer isso 3 dias após a rega, para que a umidade não evapore muito rapidamente.
Os fertilizantes devem ser aplicados imediatamente após a rega. Em casa, isso pode ser feito com preparações contendo nitrogênio. As opções de fertilizantes mais comuns são lama e uréia. Você pode alimentá-lo três vezes por ano. A primeira alimentação é realizada no início da primavera, depois em junho, e a última no final do verão.
Na primavera, é recomendável aparar hortelã, e você também precisa se livrar dos brotos doentes e secos em tempo hábil.
Doenças e pragas
A hortelã-maçã é suscetível a doenças fúngicas. A doença mais comum é a ferrugem. O primeiro sintoma será o aparecimento de manchas vermelhas nas folhas. Inicialmente, essas almofadas aparecem na parte interna das folhas. Se você tocá-los com os dedos, uma mistura pulverulenta de cor vermelha aparecerá - são os próprios esporos dos fungos.
A segunda doença fúngica mais popular é o oídio. O principal sintoma também aparece nas folhas. Nesse caso, tudo se parece com um revestimento pulverulento branco que se parece com farinha. Em ambos os casos, as folhas de hortelã afetadas não devem ser comidas.
Os mais eficazes são os fungicidas. Eles ajudam a interromper rapidamente a progressão da doença. Como prevenção aos ataques de fungos, recomenda-se a pulverização. Cavalinha, manganês, bicarbonato de sódio e sabão em pó são bons na prevenção de doenças.
A hortelã da maçã é freqüentemente atacada por pragas. Na maioria das vezes, a planta é atacada pelo besouro da folha da hortelã. Aparece principalmente em agosto, começa a comer folhas ativamente. Os inseticidas são recomendados como antídoto.
Além disso, a planta é atacada por pulgões. Ela invade em bandos inteiros, é colocada nos troncos e nas folhas dos brotos. Alimenta-se da seiva da planta. Para afastar os pulgões pelo menos por um tempo, é recomendável borrifar a planta com uma solução de sabão em pó. Não é difícil prepará-lo: em um balde de 10 litros de água, é necessário adicionar 300 g de sabão em pó, previamente ralado em um ralador grosso. Você pode lutar contra pulgões naturalmente. Por exemplo, pegar joaninhas e plantá-las na hortelã. Eles se alimentam de pulgões, então as pragas logo desaparecerão.
Uma das pragas mais cruéis e difíceis de remover é o ácaro-aranha. Alimenta-se da seiva das folhas. Este último começa a ficar amarelo rapidamente e vai caindo gradualmente antes do previsto. Você pode proteger a planta com acaricidas. Como as preparações contêm elementos químicos, é estritamente proibido o uso de folhas processadas em alimentos. Soluções mais seguras incluem tintura de alho.
Outra praga, a mosca-branca, adora se alimentar do suco das folhas de hortelã. Você também pode combatê-la com a ajuda de inseticidas: são drogas como Iskra, Akarin, Confidor.
Se bem cuidada, a hortelã crescerá sem problemas. A melhor época para coletar para armazenamento é durante a floração ativa. As folhas coletadas podem ser secas ou congeladas para o inverno.
O comentário foi enviado com sucesso.