Cultivo de hortelã mentol

Contente
  1. Descrição
  2. Cuidado
  3. Coleta e armazenamento

A hortelã mentol é uma planta popular com alto teor de mentol e costuma ser encontrada em jardins. Os jardineiros apreciam essa cultura por suas propriedades especiais, assim como pelo cuidado despretensioso e pela forte imunidade.

Descrição

A hortelã mentol é uma variedade vegetal especial que pertence ao grupo das culturas perenes. A principal diferença entre a menta é o seu cheiro e sabor únicos, que não podem ser confundidos com quaisquer outros cheiros e sabores. Mint tem um cheiro muito rico. Essa propriedade se deve ao alto teor de óleos essenciais. Características principais da cultura:

  • sistema de raiz - parece ramificado;
  • o caule é reto com pequenas cavidades no interior, que se formam à medida que a hortelã cresce;
  • placas de folha - verde escuro, ovóide;
  • as inflorescências são pequenas, roxas;
  • altura da planta - até 1 metro em condições de crescimento favoráveis.

O acima são as características das espécies de hortelã de jardim. Em plantas selvagens, os indicadores são ligeiramente mais modestos. Por exemplo, a altura das hastes não ultrapassa 40 cm.

Mint é usado ativamente em muitas áreas. Entre os mais comuns:

  • cozinhando;
  • Medicina;
  • cosméticos.

Essa demanda por uma planta de sabor forte é explicada por suas propriedades úteis, bem como por um sabor e aroma agradáveis. A hortelã-pimenta pode ser encontrada em muitos alimentos, bebidas, medicamentos e até mesmo na perfumaria.

A hortelã é propagada principalmente por estacas. Para isso, utilizam-se brotos, nos quais se formaram 5 ou mais folhas. Eles são podados para que possam ser transplantados para um solo fértil.

Além disso, a propagação da hortelã é realizada por sementes. O plantio de sementes para mudas é realizado principalmente no início de abril. Por esta:

  • a semente é retirada sem tratamento, pois as sementes são muito pequenas;
  • colocado em recipientes de pequeno volume previamente preparados e cheios de uma mistura fértil;
  • regado em abundância, coberto com material transparente e colocado em local ensolarado.

Após 2 semanas, você pode começar a plantar a cultura em campo aberto. É melhor transplantar a hortelã, pois ela cresce em solos férteis, macios e soltos. Se necessário, antes do plantio, recomenda-se aplicar fertilizante no solo e desenterrá-lo. Então, as raízes da planta receberão os componentes dos nutrientes mais rapidamente e começarão o crescimento ativo.

O nível do lençol freático na área selecionada deve ser baixo. Caso contrário, você precisará cuidar do sistema de drenagem, caso contrário, a planta irá apodrecer rapidamente. Você mesmo pode fazer a drenagem com a ajuda das ferramentas disponíveis.

Cuidado

A hortelã mentol não é particularmente exigente para cuidar. Seguir recomendações simples ajudará a alcançar o crescimento ativo da planta, mesmo em condições de cultivo adversas. Vale a pena considerar mais detalhadamente os pontos principais.

Rega

Não abuse da rega. É preciso muita água para que a planta não morra com a seca. Você pode determinar a necessidade de irrigação pelo crescimento da cultura. Se as hastes estão se esforçando ativamente para cima, deve-se adicionar água ao solo.

Separadamente, os jardineiros são aconselhados a prestar atenção especial às mudas que requerem um pouco mais de água para um crescimento ativo. Caso contrário, eles não criarão raízes no jardim durante o transplante.

Regar com hortelã adulta 1-2 vezes por semana é o suficiente. É preferível dar preferência aos horários noturnos para não queimar as folhas da planta.

Afrouxamento

A hortelã cresce bem em solos soltos e arejados.Portanto, é recomendável cavar os canteiros após cada irrigação para saturá-los de oxigênio e acelerar o fluxo de nutrientes para as raízes.

O afrouxamento é melhor feito com uma ferramenta especial que você pode comprar em uma loja de jardinagem.

Capina

Um dos procedimentos importantes que requer a remoção oportuna de ervas daninhas. Uma grande quantidade de ervas daninhas interfere no desenvolvimento da hortelã e também leva à disseminação de doenças e pragas.

Se a hortelã ainda não crescer após a remoção de ervas daninhas, a parte superior do caule deve ser cortada. Isso será suficiente para que a planta comece a crescer ativamente.

Doenças e pragas

Apesar de a hortelã ter um forte sistema imunológico, costuma ser atacada por várias doenças.

  1. Ferrugem. A doença mais comum, acompanhada pela formação de manchas escuras e enferrujadas. Ignorar a doença levará à expansão das manchas e à morte da planta. Portanto, a hortelã infectada deve ser puxada e queimada para evitar que a ferrugem se espalhe para outras hastes.
  2. Oídio. Ele aparece nas folhas e caules da hortelã na forma de uma flor branca, que na aparência se assemelha a uma teia de aranha de pequena espessura. Uma solução especial de enxofre ajudará a salvar a hortelã, com a ajuda da qual os elementos da hortelã são pulverizados. As placas de folhas contaminadas devem ser removidas antes da descontaminação. No outono, recomenda-se escavar adicionalmente o canteiro do jardim a uma profundidade de 20 cm.
  3. Fusarium, peronosporose, antracose. Doenças fúngicas comuns que podem causar a morte de plantas. Você precisa lidar com eles com a ajuda de ferramentas especiais que são vendidas em lojas de jardinagem. Antes de usar drogas, você deve estudar cuidadosamente as instruções.

Além disso, as pragas geralmente se instalam na hortelã. Entre os mais comuns:

  • ácaro da hortelã;
  • pulga;
  • pulgão;
  • lagartas;
  • verme.

Para evitar o ataque de insetos, deve-se plantar os arbustos longe um do outro, bem como fazer a capina regular dos canteiros, retirando o mato. Além disso, os jardineiros são aconselhados a regar as folhas de hortelã com uma mangueira.

Você também deve cuidar da poda da hortelã. O procedimento ajudará a deixar a coroa mais exuberante e espessa. A poda é melhor feita no início da temporada e no outono, removendo brotos muito longos ou infestados.

Coleta e armazenamento

Você pode coletar as folhas de uma planta perfumada quando ela atinge uma altura de 20 cm. Os jardineiros desaconselham o corte total dos caules. Podem ser recolhidos em chapas separadas, cortando cuidadosamente as folhas. Para isso, é melhor usar ferramentas de jardim especiais. Você também pode colher as folhas de hortelã manualmente, mas a planta provavelmente se quebrará.

Muitos estão se perguntando qual é a melhor época para secar a hortelã. O procedimento é melhor realizado no início do outono. É importante esperar até que a planta comece a florescer. Recomenda-se cortar os botões no momento em que começam a florir.

Etapas de secagem das folhas:

  1. As folhas são cuidadosamente cortadas, bem lavadas e secas.
  2. Em seguida, as folhas secas são espalhadas em uma pequena camada usando um pano grosso ou toalhas de papel.
  3. Em seguida, as folhas são transferidas para um local seco, onde não há acesso à luz solar direta. Caso contrário, as folhas queimarão sob a influência do sol.

Seguindo essas recomendações, será possível obter a secagem perfeita das folhas de hortelã, que manterão suas propriedades e aroma únicos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário