Tudo sobre hortelã e seu cultivo
A hortelã não é apenas uma planta bonita, mas também muito útil. Portanto, as pessoas ficam felizes em cultivá-lo no jardim ou no jardim e no parapeito da janela.
Descrição
A hortelã é uma erva perene. Ela pertence à família Lamiaceae. A planta cresce bem em regiões frias e quentes. É considerado bastante despretensioso. Portanto, mesmo os jardineiros novatos podem plantá-lo em seu site.
A hortelã tem um rizoma volumoso e ramificado. Ele cresce rapidamente. Portanto, a casa da moeda costuma capturar grandes territórios, deslocando seus vizinhos. O caule dessas plantas é oco, coberto com uma penugem curta na parte superior. Em altura, a hortelã cresce até 40-60 centímetros. As folhas da planta são alongadas. A parte da frente é mais escura e a parte de trás é mais clara.
A planta floresce durante todo o verão. Neste momento, a hortelã parece especialmente bonita. Suas inflorescências são compostas por pequenas flores lilases. Após o término da floração, os frutos aparecem nas plantas.
Visualizações
Existem várias variedades principais de hortelã na natureza. Cada um deles possui características próprias.
- Jardim. Essas plantas crescem até um metro de altura. Arbustos ramificados e grandes ficam lindos em qualquer lugar. Folhagem fermentada de hortelã de jardim é adequada para fazer coquetéis e chás sem álcool. As bebidas com essas matérias-primas são aromáticas e agradáveis ao paladar.
- Encaracolado. Esta planta tem boa resistência à geada. Portanto, muitas vezes é plantado em regiões frias. É muito fácil reconhecer essa hortelã: sua folhagem é encaracolada e muito brilhante. É usado ativamente na culinária e na medicina tradicional.
- Maçã. A maçã hortelã perene tem um tamanho pequeno de arbusto. A folhagem é aveludada e pouco perfumada. Pode ser utilizado para preparar bebidas e sobremesas, bem como pratos principais.
- Folhas compridas. Esta planta atinge um metro e meio de altura. A cor das lâminas das folhas é verde escuro. Seu cheiro é delicado e muito leve. Folhas de hortelã de folhas longas podem ser adicionadas à marinada ao conservar os vegetais.
- Campo. Este tipo de hortelã também é chamado de surdo ou selvagem. A planta é comum na natureza. A folhagem dessa hortelã não tem aroma forte. Na forma seca, é usado para cozinhar pratos e decocções.
- Limão. Esta hortelã é frequentemente cultivada em peitoris de janelas. Essa variedade de planta também é chamada de erva-cidreira. A hortelã tem folhas perfeitas e arredondadas. A superfície frontal é verde escura e a parte posterior é mais clara. O cheiro dessas folhas é de menta-limão.
- Perfumado. Esta variedade de hortelã pode crescer até 40-80 centímetros de altura. Ela tem placas de folhas enrugadas de cor verde escura. As bordas das folhas são claras. Todas as partes da planta são caracterizadas por um aroma leve e discreto.
- Pimenta. Este é o tipo mais comum de hortelã. É cultivada em escala industrial e é ativamente utilizada na preparação de diversos pratos, bem como na fabricação de cosméticos.
Vários tipos diferentes de hortelã podem ser cultivados na mesma área. Eles vão bem um com o outro.
Aterrissagem
Você pode plantar hortelã na primavera e no verão. As plantas em vasos podem ser encontradas na maioria das lojas de jardinagem. Vale a pena escolher espécimes saudáveis sem folhagem seca ou danificada.
Ao transplantar plantas em terreno aberto, os seguintes pontos devem ser considerados.
- Qualidade do solo. A hortelã cresce melhor em áreas com solo úmido e solto. Solo ácido e pantanoso não é adequado para o plantio de plantas verdes: os arbustos crescerão pequenos e fracos.
- Iluminação. Recomenda-se cultivar hortelã ao sol. É em áreas abertas que cresce mais rápido. Se você não encontrar um local adequado no país, as mudas podem ser colocadas na sombra. A hortelã cresce bem ao lado de macieiras, pereiras e outras árvores frutíferas.
- Vizinhança. A hortelã perene aromática funciona melhor com outras ervas. O principal é que as plantas já tiveram tempo de enraizar quando as mudas são plantadas. Caso contrário, ele expulsará seus vizinhos. Camas de hortelã também podem ser colocadas ao lado de repolho ou tomate.
Recomenda-se plantar as plantas em fileiras. A distância entre eles deve ser de 30 centímetros. Também vale a pena deixar espaços entre as plantas individuais. Mint cresce muito rapidamente. Portanto, o espaço livre logo será preenchido com vegetação.
Cerca de duas semanas depois de plantar as plantas em terreno aberto, o jardineiro pode beliscar suas copas. Neste caso, os arbustos ficarão curtos e densos.
Cuidado
Cultivar hortelã em sua propriedade é um processo bastante simples.
Rega
Apenas mudas jovens ou plantas que foram recentemente transplantadas para outro lugar precisam de rega regular. A hortelã adulta é regada apenas no calor.
Para a irrigação dos arbustos, vale a pena usar água morna e sedimentada. Recomenda-se regar as plantas à noite. Após essa medida agrotécnica, recomenda-se afrouxar o solo próximo às hastes. Neste caso, não se formará uma crosta densa no local. Também é importante remover todas as ervas daninhas no processo, porque elas tiram muitos nutrientes do solo.
Top curativo
A hortelã perfumada é fornecida apenas uma vez por temporada. Eles fazem isso na primavera. Neste momento, as cinzas de madeira geralmente estão embutidas no solo. Em vez disso, o solo próximo às hastes da planta pode ser coberto com uma camada de composto ou turfa. Esta cobertura protege as plantas das ervas daninhas. Além do mais, A hortelã-pimenta obterá seus nutrientes de produtos orgânicos com o tempo.
Os arbustos que não crescem no jardim, mas sim no peitoril da janela, também são recomendados para alimentação na primavera. Você precisa usar fertilizantes minerais complexos para essa finalidade. Vale a pena adicioná-los ao solo na forma líquida. A cobertura de hortelã ambiente geralmente é combinada com rega.
Reprodução
Existem três métodos principais de criação de hortelã.
Sementes
Este método é adequado para variedades não híbridas. As sementes podem ser plantadas tanto em campo aberto quanto em vasilhames. O segundo método é mais frequentemente usado por residentes de regiões frias. O processo de cultivo de mudas consiste nas seguintes etapas.
- Para começar, é preciso separar as sementes colhidas em casa. Eles devem ser saudáveis. Amostras com traços de mofo ou podridão devem ser descartadas.
- O material de plantio é colocado em um recipiente com um substrato. Polvilhe as sementes por cima com uma fina camada de solo.
- Em seguida, o solo é borrifado suavemente com água morna. Em seguida, os recipientes são cobertos com uma película transparente e encaminhados para um local aquecido e bem iluminado.
- Após o aparecimento das primeiras mudas, o abrigo deve ser retirado. Quando a hortelã cresce um pouco, pode ser transplantada para um lugar permanente na horta ou jardim.
As plantas são plantadas em terreno aberto em meados da primavera. Você pode cultivar hortelã saudável perfumada a partir de mudas em algumas semanas.
Estacas
Um método de criação mais popular para a hortelã são as estacas. Para o melhoramento de plantas, os arbustos devem ser cuidadosamente aparados com uma tesoura afiada. Cada uma das estacas deve ter cerca de 5 folhas.
Os brotos cortados são colocados em potes de água. Cada talo deve estar em um recipiente separado. Depois de uma semana, raízes curtas aparecerão na borda de cada broto. Nesta fase, as plantas podem ser enraizadas.
As estacas preparadas são plantadas a uma distância de 20-30 centímetros.Elas são cuidadas da mesma forma que as mudas jovens comuns.
Para a propagação da hortelã por estacas, você pode até usar brotos comprados no supermercado ou no mercado. O principal é que sejam frescos e saudáveis.
Ao dividir o arbusto
Mint se propaga dividindo o arbusto. Este método é adequado para plantas com mais de três anos. É preciso lidar com a divisão do mato na segunda metade da primavera.
A planta deve ser desenterrada, com cuidado para não danificar o rizoma. Em seguida, o arbusto deve ser dividido em várias partes. Arbustos separados precisam ser plantados. Normalmente, os delenki estão localizados em lados diferentes do local. Você precisa cuidar delas da mesma maneira que faz com as plantas adultas comuns.
Em geral, é muito fácil criar hortelã em seu site. A planta cria raízes muito rapidamente e facilmente captura novos territórios.
Doenças e pragas
A hortelã é uma daquelas plantas que não adoece com muita frequência. Mas se as condições para o cultivo dos arbustos não forem muito adequadas, os jardineiros podem enfrentar as seguintes doenças.
- Ferrugem. Esta é a doença mais perigosa que afeta a hortelã. Ela se desenvolve em condições de alta umidade e mudanças bruscas de temperatura. A folhagem das plantas afetadas por dentro é coberta com manchas ruivas volumosas. Com o tempo, os arbustos enfraquecem e morrem completamente. As plantas doentes devem ser desenterradas e destruídas. Depois disso, o local deve ser tratado com herbicidas.
- Oídio. Esta doença afeta arbustos verdes na segunda metade do verão. A folhagem das plantas doentes é coberta por uma flor esbranquiçada. Normalmente, o desenvolvimento desta doença é provocado pelo frio e alta umidade. Para o seu tratamento vale a pena usar "Vitaros" ou medicamentos semelhantes.
- Podridão seca. Esta doença fúngica se desenvolve em climas secos e quentes. A parte inferior do caule escurece. Ao mesmo tempo, a hortelã seca e pára de crescer. Aos primeiros sinais da doença, os arbustos devem ser tratados com uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Mancha marrom. Esta doença também é fúngica. As plantas infectadas ficam cobertas de manchas acastanhadas, que ainda aumentam de tamanho. Fungicidas comprovados são usados para combater manchas marrons.
- Mancha branca. Esta doença também é chamada de septicemia. Um sinal de seu desenvolvimento são manchas claras que podem ser vistas nas folhas inferiores da hortelã. Para combater manchas, uma droga chamada "Energia" é usada.
É necessário processar não apenas as plantas, mas também o solo ao seu redor.
Freqüentemente, a hortelã também é afetada por várias pragas.
- Pulga de hortelã. Esses pequenos insetos com uma cor de corpo amarela são muito difíceis de detectar. Eles roem buracos redondos perfeitos na folhagem. Eles são mais comumente encontrados na folhagem de hortelã na primavera.
- Aphid. Esta praga é perigosa para quase todas as plantas do jardim e do jardim. Os insetos sugam a seiva da folhagem. Isso leva a uma desaceleração no crescimento e desenvolvimento dos arbustos. Além disso, os pulgões são a propagação de muitas doenças virais. Portanto, tendo notado pequenos insetos na superfície das folhas, você deve se livrar deles imediatamente.
- Mariposa do prado. Um grupo de insetos pode destruir completamente o arbusto de hortelã. Essas pragas são ativadas no final do período de verão. É bastante difícil percebê-los. Portanto, é necessário prestar atenção ao estado geral das plantas. Se a folhagem estiver coberta de pequenos buracos e parecer letárgica, o arbusto foi afetado por pragas.
- Wireworm. Se os canteiros de hortelã estiverem próximos às batatas, os vermes podem atacar as verduras. Essas pragas roem as raízes das plantas. Isso leva à sua morte rápida. Você pode notar o verme enquanto afrouxa o solo.
Para evitar que todas essas pragas ataquem os arbustos de hortelã, os jardineiros precisam observar a rotação de culturas. No outono, o local deve ser limpo de restos de plantas e desenterrado. Se as pragas ainda cobiçam os arbustos de hortelã, você deve tentar se livrar deles usando métodos populares.Para o tratamento de plantas, geralmente é usada uma infusão de celidônia ou outras plantas aromáticas.
Se um remédio natural não funcionar, você deve usar um inseticida comprovado para borrifar a hortelã. Isso só deve ser feito se a folhagem das plantas verdes não for usada na culinária.
Em geral, se bem cuidada, a hortelã enfeita a área escolhida por muitos anos. Portanto, é bastante lucrativo cultivá-lo perto de casa.
O comentário foi enviado com sucesso.