Plectranthus e seu cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

Plectrantus é uma hortelã medicinal. A planta é muito usada tanto na medicina quanto na culinária, e dá para cultivar em casa. O segundo nome da cultura é hortelã de interior. E, além de sua utilidade incondicional, a hortelã se distingue por seu cuidado despretensioso, de modo que mesmo quem não pode ser dito em "mão verde" pode cultivá-la em casa.

Descrição

A pátria de plectrantus são os trópicos, algures perto do Limpopo esta planta apareceu. Agora está crescendo ativamente na Índia, Japão, Malásia e Austrália. Na Escandinávia, onde também é encontrada plectranthus, é chamada de hera sueca.

Pontos interessantes da descrição do quarto mint:

  • cresce rapidamente e se multiplica facilmente;

  • suas folhas são muito mais decorativas do que flores;

  • parece ótimo no jardim de inverno;

  • refere-se a plantas ampelous;

  • as folhas podem ser opacas e brilhantes;

  • caules crescem em altura até um máximo de 45 cm;

  • há muitas folhas nos brotos, na maioria das vezes esmeralda;

  • nervuras com padrão característico nas folhas, o que torna a cultura decorativa;

  • flores em miniatura - azuis, lilases ou brancas, coletadas em guarda-chuvas ou espigas;

  • É melhor cortar os botões, porque a planta parece desleixada com as flores e perde a força.

Com camomila e sálvia no armário de remédios populares, a popularidade da hortelã de interior ainda não foi comparada. Mas isso não é um indicador de suas capacidades médicas: para resfriados e gripes, o chá com esta hortelã ajuda a tornar a tosse produtiva e a livrar-se de um forte resfriado. O mesmo chá possui um leve efeito sedativo, é bom tomá-lo antes de dormir. E também uma bebida será útil para problemas do trato gastrointestinal, também ajuda a se livrar das náuseas. Retira o excesso de líquidos do corpo, chega a ser bebido com pedras na bexiga e nos rins. Folhas frescas são aplicadas em úlceras no corpo e nos locais das picadas.

Mas, ao mesmo tempo, uma alergia a flor de cerdas (outro nome da planta) não está excluída, é preciso ter cuidado.

Por outro lado, a hortelã é excelente como uma escolha para uma planta doméstica com um "caráter" despretensioso e expressiva decoratividade.

Tipos e variedades

Existem várias variedades de hortelã para ambientes, e as diferenças podem ser significativas.

  • Coleus (Koleodes). A flor mais procurada é provavelmente esta. E também difere do plectrantus médio em altura, é até capaz de crescer até um metro. O arbusto consiste em rebentos retos de quatro faces, no tronco, quase na raiz, a penugem é perceptível. As folhas da planta são grandes e felpudas. Das variedades de Coleus Plectrantus, vale destacar o "Marginatus".

  • Arbusto... Esta espécie é freqüentemente chamada de árvore molar. Tem um aroma brilhante e pode facilmente assustar as mariposas (é frequentemente usado para isso). O caule tem folhas felpudas, ovais e largas. Quando não há floração, o cheiro das folhas se intensifica, mas durante a floração, a planta aromática tem um cheiro mais agradável, mais suave.
  • Ertendahl... Esta espécie tem um caule rastejante que pode ser muito longo. As folhas são menores que as de suas contrapartes, de formato arredondado, com ápice rombudo. Esta espécie floresce com flores lilases desbotadas; Uwongo é muito popular entre as variedades.
  • Sulista... Provavelmente a visão mais caprichosa. Ele é hera sueca. Seus caules são curvados para baixo e sobre eles folhas com pecíolos oblongos. Seu aroma é fraco.
  • Sentiu... Capaz de crescer é simplesmente irreal, uma planta adulta terá um caule lignificado. As folhas são redondas e carnudas. Todo o arbusto está coberto de vilosidades, por isso parece fofo. Flores com flores roxas.
  • Ernst... Outro nome é caudex. Relativamente baixo, cresce até meio metro de altura. Floresce em branco ou roxo-azulado.
  • Lavanda mona... Refere-se a híbridos. Seus brotos são marrom-acastanhados, a folhagem é ovóide, com dentículos nas bordas. Na frente, a folha será verde escura e brilhante, por dentro - fofa, com um tom de roxo.
  • Ciliado... Também se aplica a espécies rasteiras. Os brotos têm penugem roxa. Os cabelos são mais rígidos aqui. A pilha do lado errado está presente apenas perto da borda.
  • Dubolistny... Esta planta é caracterizada por brotos carnudos, folhas verdes escuras, bem como uma borda serrilhada sobre eles. Na forma, as folhas, de fato, lembram placas de folhas de carvalho, mas com uma penugem prateada. E já terá um aroma acentuado de coníferas, e não de menta.

Uma planta de quase todas as espécies se sente bem durante todo o ano, ela pode passar o inverno em uma varanda envidraçada e também tem boa imunidade.

Aterrissagem

Primeiro você precisa decidir em qual vaso é melhor plantar esta hortelã. Deve ser proporcional em comprimento e largura, porque o sistema radicular do plectrantus é poderoso. Mas o que o solo será não é tão importante para a hortelã despretensiosa. No entanto, ela gostará mais do substrato poroso e ácido. Você pode fazer seu próprio solo, pode comprá-lo na loja.

O solo preparado consiste em:

  • turfa;

  • território;

  • terra;

  • areia grossa;

  • húmus decíduo.

As proporções são as seguintes: para 2 porções de turfa, pegue 1 porção de húmus e turfa e, em seguida, adicione metade da areia e da terra cada. Deve haver drenagem na panela - pode ser cascalho, argila expandida e lascas de tijolo. A propósito, os rebentos jovens requerem um transplante anual, e assim sucessivamente, até a casa da moeda atingir os 4 anos. E o próximo transplante acontecerá em mais 4 anos.

A planta vai gostar tanto no apartamento quanto no jardim. Sim, pode-se plantar ao ar livre, em estufas e estufas, o cultivo de hortelã é bem real. E na primavera, quando o calor diminui, ele pode ser enviado simplesmente para o campo aberto.

Mas a reprodução pode ser por divisão ou por estacas (muito raramente "ligam-se" às ​​sementes). Mas mais será dito sobre isso.

Cuidado

Depois que a planta foi comprada e levada para casa, deve ser transplantada para um recipiente espaçoso. Naquele em que costuma ser vendido, definitivamente não há espaço para a hortelã. E então tudo é simples - rega suficiente, luz brilhante e alimentação conforme necessário.

Poda

Às vezes, o plectrantus precisa ser beliscado. E isso geralmente acontece devido ao crescimento ativo. Esta é a única maneira de cultivar um arbusto fofo e perfumado no peitoril da janela em casa.

Os caules velhos são necessariamente cortados, o que contribui para o rejuvenescimento da cultura. Portanto, o caule terá novos caules. E o rejuvenescimento geralmente é realizado no final do inverno ou nos primeiros dias da primavera.

Rega

As folhas de hortelã são geralmente terry, pubescent. Portanto, a água do pulverizador para pulverizar a planta definitivamente não é adequada. Se o líquido entrar em contato com as folhas ou o caule, manchas marrons podem aparecer neles em breve. A rega é realizada exclusivamente na zona do sistema radicular. E deve ser abundante. A forte secagem do solo deve ser excluída, para não permitir a formação de uma crosta terrestre. No inverno, a rega é reduzida.

Como cobertura, fertilizantes complexos para plantas de interior são adequados. E mais frequentemente do que uma vez a cada 2 semanas, não é necessário alimentar o plectrantus. E o inverno, como um período dormente, não deve ser combinado com o enfeite superior.

Transferir

Como já foi dito, é realizado a cada 4 anos... Algumas fontes indicam que uma vez a cada 3 anos, mas com mais frequência, definitivamente não é necessário. E este procedimento é realizado estritamente pelo método de transbordo, porque a separação do sistema radicular deve ser excluída - para cultivo posterior, tal supervisão é crítica.

Quanto, por exemplo, à temperatura e à iluminação, um clima temperado é bom para um plectrantus. O principal é que a flor não cresce durante o choque térmico, as gotas podem enfraquecer gravemente a hortelã. Ela também aguenta forte um calor forte, assim como um forte resfriado, no entanto. Se a temperatura ambiente cair abaixo de 10 graus, a hortelã começa a sofrer. Em termos de iluminação, ela é boa em luz natural brilhante. Se não houver sol suficiente para a hortelã, o arbusto começará a esticar excessivamente. E quando as folhas ficam amarelas e caem, a flor precisa de mais sol.

A planta, aliás, pode ser voltada para a fonte de luz em diferentes direções, senão o arbusto vai crescer unilateral, ou seja, assimétrico, feio.

Reprodução

O corte é o método de criação mais popular para plectrantus. As estacas podem ser enraizadas em solo úmido e em um recipiente com água. E após o enraizamento, podem ser transplantados para recipientes com o solo correto, certifique-se de regar em abundância. É provável que os desembarques exijam miniestufas, para as quais você pode usar garrafas de plástico comuns. E o mais importante, o recipiente deve deixar a luz passar. De vez em quando, as mudas devem ser ventiladas.

Deve-se notar que a propagação de hortelã dentro de casa é fácil, as mudas criam raízes muito rapidamente... Após cerca de 2 semanas, ou até antes, o broto se tornará um arbusto e poderá crescer por conta própria. As previsões para tais manipulações são favoráveis.

Doenças e pragas

A doença mais comum de plectranthus é o míldio. E acontece com a hortelã, se os donos se esquecerem que precisam cuidar dela, ou ela cresce em condições de baixas temperaturas e alta umidade. Para se livrar da doença, é necessário transplantar a planta para um novo solo desinfetado, onde os indicadores de condutividade da umidade serão maiores. Quanto às pragas, nesse sentido, a hortelã é mais frequentemente atacada por pulgões, cochonilhas e cochonilhas. Os inseticidas funcionam bem contra todos.

Uma planta fica dolorida se suas folhas ficam amarelas e murcham. Isso acontece com mais frequência se a hortelã congelar. Se os brotos ficarem excepcionalmente macios, como resultado disso, eles caem, isso significa que a flor tem pouca umidade, a terra no vaso está seca, o regime de irrigação é ajustado. E se manchas marrons forem encontradas nas folhas, então, ao contrário, o solo está encharcado.

Plectrantus, como você pode ouvir muitas vezes entre as pessoas, planta amiga do lar... Afasta doenças e atrai sorte financeira: é por isso que alguns proprietários tentam plantar arbustos em quartos diferentes. E às vezes esta hortelã é plantada no mesmo espaço com o limoeiro, porque gosto muito da combinação destes aromas.

As perspectivas são interessantes, que o cultivo seja bem sucedido!

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário