Qual a aparência da hortelã-pimenta e como cultivá-la?
A hortelã é famosa por seu sabor e aroma. Esta planta é utilizada no preparo de diversos pratos, coquetéis refrescantes, como aromatizante de balas e gomas de mascar, bem como para fins medicinais. A hortelã pode ser cultivada em seu próprio quintal. Não requer nenhum cuidado especial. A hortelã-pimenta é considerada a mais comum.
Descrição
A hortelã-pimenta (às vezes chamada de hortelã-pimenta inglesa ou fria) é uma erva perene que pertence à família Clay. A planta ganhou seu famoso aroma devido à presença de óleos essenciais especiais nas folhas e no caule.
Exteriormente, parece muito atraente. Descrição botânica da planta:
-
caules atingem uma altura de 100 cm;
-
as folhas são redondas ou ovais, de cor verde escura;
-
as folhas e o caule são cobertos com penugem macia;
-
flores em pequenas inflorescências;
-
tem um sistema de raiz desenvolvido.
A planta medicinal não pode ser encontrada na natureza, pois é um híbrido criado na Inglaterra. Cultivado e cultivado em diferentes países.
Como distinguir da hortelã normal?
A própria hortelã-pimenta é uma das variedades de hortelã comum. Difere do simples apenas porque a pimenta tem um aroma mais vivo e até agressivo.
Por design, não há praticamente nenhuma diferença entre as duas variedades de hortelã. Ambos são usados ativamente para fins culinários e médicos.
Visualizações
A ciência conhece 25 tipos de hortelã-pimenta. Os mais populares são os seguintes.
- Sadovaya... A planta atinge uma altura de 90-100 cm. O principal óleo essencial aqui é a carvona. Não tem efeito de resfriamento excessivo. Este tipo de hortelã é frequentemente adicionado ao chá e outras bebidas e também é usado como um agente aromatizante para pasta de dente.
- Encaracolado... Esta variedade é resistente ao gelo. Também não possui um aroma particularmente brilhante. É muito utilizado para fins cosméticos e para a preparação de banhos relaxantes.
- Maçã hortelã - frequentemente usado para adicionar aos pratos. A planta distingue-se pelas folhas redondas e aveludadas de cor verde escura.
- Perfumado - planta perene, de comprimento variando de 40 a 100 cm, de caule reto com folhas ovais de cor verde claro.
- Folha longa de hortelã É outra erva perene que chega a atingir 150 cm de comprimento e as folhas têm um agradável aroma a mentol. Eles são freqüentemente usados para adicionar ao chá, outras bebidas e refeições.
Apesar de algumas diferenças, o cuidado com as diferentes variedades de hortelã deve ser o mesmo.
Aterrissagem
Você pode cultivar hortelã a partir de sementes não apenas em campo aberto, mas também no parapeito da janela do apartamento. A primeira coisa a fazer é preparar uma mistura de solo adequada. Para obter a composição ideal, é necessário misturar em partes iguais o solo retirado da horta, turfa e húmus (pode ser substituído por areia). O suporte deve ser bem calcinado no forno.
As sementes podem ser compradas na loja ou coletadas por você mesmo, se já houver plantações de hortelã no local. Semeie em solo úmido. Para isso, é necessário fazer sulcos rasos, distribuir as sementes de maneira uniforme pelo perímetro, polvilhar com um pouco de terra e água. A umectação deve ser feita com borrifador, pois ao regar com regador ou mamadeira, as sementes serão lavadas.
Após o plantio, recomenda-se cobrir os recipientes com polietileno e, em seguida, colocá-los em local bem iluminado. A opção ideal é um peitoril da janela na parte sul do apartamento.
Pode ser plantado diretamente em canteiros de jardim... Isso deve ser feito em maio, quando o tempo está relativamente quente. A hortelã cria raízes bem em um novo lugar se ela foi originalmente cultivada em mudas. Além disso, as sementes semeadas em terreno aberto também apresentam boa germinação. O local também deve ser preparado com antecedência: cave bem, aplique fertilizantes. Semeie as sementes e cubra com papel alumínio. Depois de germinados, o polietileno pode ser removido.
Cuidado
Cultivar hortelã no jardim ou em casa não será difícil. Assim que as mudas aparecerem (devem passar cerca de 10-15 dias a partir do momento do plantio), é necessário cuidar delas com atenção e em tempo hábil.
A temperatura mais favorável para o cultivo está entre 20 e 25 graus Celsius. Com pouca luz, é melhor escolher um local mais fresco, onde as leituras do termômetro não ultrapassem +17.
Deve-se prestar atenção especial à rega. Em nenhum caso o solo deve secar, porque isso pode fazer com que a planta morra muito rapidamente..
Você deve se concentrar na condição externa do solo. Se estiver seco, é necessária uma rega urgente com moderação.
No inverno, quando o aquecimento está ligado, é necessário usar umidificadores de ar ou borrifar as próprias plantas com um borrifador. Se a cultura for cultivada ao ar livre, a rega oportuna também é necessária. Além disso, é recomendado periodicamente afrouxe suavemente o solo, evitando violação do sistema de raiz.
Reprodução
A hortelã é propagada por semente ou pela divisão do arbusto. O primeiro método é simples e direto: aqui você precisa agir da mesma maneira que para um ajuste padrão. Você precisa coletar ou comprar sementes prontas e plantar uma das opções selecionadas.
A hortelã cresce rapidamente, por isso não será difícil propagá-la. Você precisa agir com cuidado de acordo com o seguinte esquema:
-
desenterrar cuidadosamente o arbusto, tomando cuidado para não danificar o sistema radicular;
-
brotos jovens separados;
-
cavar buracos e plantá-los a uma curta distância uns dos outros.
Após essas ações, as plantações precisam ser bem regadas.
Doenças e pragas
Se você cultivar hortelã-pimenta em casa, a planta pode ser suscetível apenas a certas doenças.
Em campo aberto, além das enfermidades, há também os insetos-praga. Para preservar a colheita, você precisa lutar com os dois.
Aqui estão as doenças mais comuns que afetam a hortelã-pimenta.
- Oídio. Esta doença aparece com mais frequência na segunda metade do verão. O principal sintoma é a flor branca nas folhas e caules. Para se livrar da doença, recomenda-se borrifar a planta com enxofre coloidal (solução com concentração de 1%).
- Antracnose, cujo principal sintoma são manchas marrons nas folhas. O tratamento com a mistura de Bordéus a 1% ajudará a interromper o desenvolvimento. Você precisa pulverizar 3-5 vezes.
- Septoria, ou manchas. Sintomas: manchas marrons, manchas pretas, aspecto inadequado de todo o arbusto. O tratamento é necessário em um estágio inicial. Uma solução de mistura de bordeaux ajudará.
Além de todas as doenças acima, às vezes um processo desfavorável é observado, que é denominado crescimento excessivo... Ao mesmo tempo, é visível um declínio no desenvolvimento do sistema radicular, a própria planta muda de cor para uma menos atraente.
Assim que esse processo começar, ele deve ser interrompido o mais cedo possível. Para fazer isso, os indivíduos doentes devem ser desenterrados e queimados. Os brotos saudáveis devem ser colocados em uma área diferente.
Além das doenças, as pragas às vezes atacam a hortelã-pimenta. Eles se alimentam da polpa ou da seiva da planta, causando danos significativos a ela. Na maioria das vezes, há vários de seus representantes.
- Pulga de hortelã - um pequeno besouro amarelo que faz pequenos orifícios nas folhas. A hortelã se torna aparentemente não particularmente atraente, mas você pode comê-la.
- Pulgão É uma praga comum que ataca muitas plantas, sem passar por cima da hortelã. A melhor maneira de combater os pulgões é plantar joaninhas na planta. Pulgões são alimento para eles, por isso logo deixarão os arbustos de hortelã.
- Mariposa do prado – um inseto bastante perigoso que é capaz de atacar arbustos de hortelã em bandos inteiros e destruí-los quase até a fundação.
Não será difícil cultivar hortelã-pimenta em casa ou no seu jardim, pois esta planta é realmente despretensiosa de cuidar. Jardineiros experientes recomendam o cultivo de hortelã em canteiros separados, longe de vegetais e plantas ornamentais. Ele cresce muito rapidamente, por isso pode prejudicar seus vizinhos. As próprias flores e vegetais podem sofrer de deficiências nutricionais.
O comentário foi enviado com sucesso.