O que são ceras para móveis e como usá-las?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Como usar?

Os móveis de madeira são usados ​​em uma variedade de estilos de interiores e são o tipo mais comum de móveis em geral. Recentemente, está crescendo a tendência para a restauração de objetos antigos em favor de prolongar a vida útil de coisas ainda de boa qualidade. Os móveis são restaurados e renovados por meios eficazes e acessíveis. Um deles, importante em certos estágios de restauração, é cera.

O que é isso?

A cera para móveis é um material de recuperação necessário em pequenas reparações, bem como no cuidado de peças em madeira natural, parquete, bem como laminado, cartão e aglomerado. Ele ajuda a remover lascas e rachaduras em folhas de portas e janelas, ele "cura" corrimãos de escadas e corrige defeitos em caixões antigos.

O principal elemento no qual a cera de móveis funciona é considerado cera de abelha natural, bem como pode conter resinas sintéticas especiais necessárias para aumentar a estabilidade da composição. Um pigmento colorido também pode estar presente na cera, o que lhe confere o tom ou tonalidade desejados. Não é incomum que a cera contenha óleos naturais, geralmente de linhaça ou mesmo azeite de oliva.

A cera de óleo protegerá a madeira da umidade de forma confiável e adicionará um brilho fosco à superfície coberta com ela.

A cera para móveis tem as seguintes funções:

  • disfarce de arranhões, lascas, rachaduras e outros defeitos semelhantes na madeira;
  • atualizar a superfície dos objetos adicionando brilho a eles e enfatizando a textura do material;
  • proteção dos móveis de influências agressivas externas com penetração profunda na estrutura do próprio material;
  • use para alterar ligeiramente a tonalidade de um objeto ou realçar, acentuar o tom natural;
  • propriedades antiestáticas - menos poeira se acumulará no objeto.

Cera ou produtos à base de cera proporcionam um cuidado delicado às superfícies de madeira. A cera não pode mudar radicalmente a cor da madeira, como faria a tinta. Mas ele não tem tais tarefas, é preciso renovar as superfícies gastas, para que a coisa se transforme e "rejuvenesça".

A vantagem básica da cera para móveis é sua facilidade de uso.... A cera dura também é resistente ao estresse mecânico, enquanto ceras macias e líquidas podem ser usadas imediatamente após a abertura da embalagem. Fácil e bastante rápido de aplicar, seca rapidamente, adiciona um agradável aroma natural ao produto processado.

Se a cera contiver um componente oleoso, o padrão amadeirado se tornará mais acentuado e expressivo.

Mais frequentemente, a cera é usada para móveis de gabinete, para a restauração de madeira velha. Formada em lascas e fissuras, em arranhões, a cera preenche os vazios, o que melhora as características de qualidade do material. E o brilho do produto acabado é o melhor elogio a uma coisa velha, o sinal mais óbvio de renovação e revitalização de uma velha árvore. Você também pode usar cera para restaurar revestimentos de pisos, vedando com eficácia vãos, rachaduras em pisos de madeira, laminados ou parquet.

Finalmente, você também pode reparar elementos decorativos com cera. Isso se aplica a molduras de madeira, caixões. vários recipientes decorativos. Mesmo para quem está longe de restaurar móveis, faz sentido manter um lápis de cera em casa. Especialmente em uma casa onde há crianças pequenas ou animais, qualquer arranhão pode ser rapidamente tratado com um lápis e a camada danificada pode ser reparada.

Visão geral da espécie

Existem vários tipos de cera para móveis que não são difíceis de encontrar no mercado.

Suave

Esta composição é mais semelhante em consistência à vaselina. É ele quem é melhor que os outros enfatiza a textura natural da madeira, ajuda a dar ao produto um brilho fosco agradável. No entanto, a cera macia não está envolvida apenas na restauração de móveis. É com este tipo de cera que se fricciona a superfície do pavimento, devolvendo-a ao seu aspecto anterior e fazendo-a brilhar de forma impecável.

A cera macia - tudo graças à sua consistência - consegue preencher até arranhões e rachaduras profundos, camuflando cavacos graves.

Características do uso de cera macia:

  • você precisa aplicar com uma espátula, e um disco de feltro é usado para remover o excesso;
  • para remover vazios grandes e profundos - ideal;
  • não é adequado para o beneficiamento de móveis, que posteriormente deverão ser expostos ao sol ou tratados com produtos químicos;
  • embalado em potes, tubos e baldes para venda.

Na verdade, este tipo de cera tem uma desvantagem - não pode ser usado para trabalho ao ar livre... Caso contrário, é quase perfeito. Uma grande vantagem é que esta opção é a mais fácil de encontrar à venda.

Sólido

Essa ferramenta para processar móveis está disponível na forma de cilindros e blocos, lápis de cera e até lápis de cera. Muitas vezes, um produto de restauração é vendido em um conjunto de tonalidades diferentes (uma das opções geralmente é incolor ou transparente). Alguns sólidos são usados ​​imediatamente sem pré-aquecimento. Outros precisam ser aquecidos primeiro para que funcionem.

Características da cera dura:

  • lascas de vedação e arranhões na folha da porta, janelas e vários itens de interior de madeira;
  • garante um alto grau de proteção contra influências de temperatura e lesões externas;
  • o produto nem sempre pode ser encontrado rapidamente na venda, às vezes não há tonalidades suficientes (por exemplo, você precisa de cera preta para o gabinete, e apenas azul escuro ou wengué na vitrine);
  • cera dura tem uma textura densa e resistência a fatores externos negativos e, portanto, é adequada para uso ao ar livre.

A cera dura deve ser derretida antes do uso, a maneira mais fácil de fazer isso é com banho-maria. A massa líquida é aplicada com uma espátula na área deformada pressionando a composição. Como alternativa, é usado um pano macio, que é delicadamente pressionado na direção das fibras da madeira. Assim, a composição permanece na superfície até que seque completamente. O excesso de cera deve ser removido, lixado e polido com um guardanapo de algodão. Se o dano profundo tiver que ser restaurado, uma abordagem não é limitada.

A propósito, você mesmo pode fazer cera. Você precisa de cera de abelha natural (exatamente dura), boa terebintina e um pouco de resina. Para 200 g de cera, são 50 g de breu e 100 g de terebintina de alta qualidade. Em uma tigela de esmalte, você precisa derreter a cera (é mais fácil fazer isso em banho-maria), a colofónia é misturada suavemente em pequenas doses e, depois que os ingredientes estão completamente dissolvidos, a terebintina é despejada na mistura.

Resfriando, o produto natural engrossa. E se você compará-lo com um produto de loja, é improvável que produza em qualidade.

Líquido

Se os arranhões na superfície da moldura ou, por exemplo, na bancada não forem muito profundos, a cera líquida é melhor para reparar. Faz um excelente trabalho com arranhões não muito profundos.

Características da composição líquida:

  • a própria fórmula deste produto inclui aditivos sintéticos que ajudam a manter a consistência do produto;
  • ao contrário de análogos duros e macios, a cera líquida é mais conveniente de aplicar porque está pronta para uso imediatamente;
  • se for necessário processar uma superfície complexa com um grande número de elementos decorativos, a cera líquida será mais conveniente, pois é aplicada com pincel;
  • este produto é vendido em uma rica paleta de cores;
  • a cera líquida elimina a formação de gotas, pois a composição seca, senão instantaneamente, então muito rapidamente.

Na aplicação, esse tipo é o mais simples possível. Primeiramente, a superfície da madeira é limpa do revestimento anterior (tinta, verniz) e, em seguida, é aplicada a primeira camada. Isso geralmente é feito com um pincel, mas se a superfície for grande, um rolo também pode ser usado. Depois de uma ou duas horas, uma segunda camada é aplicada. Resta lixar a superfície com um pano macio, o polimento a tornará brilhante ou fosca - quanto mais tempo durar o polimento, mais brilho será.

Outra cera que merece destaque é a opção de cor. Se uma composição regular for aplicada à superfície, ela não mudará a tonalidade da madeira, não a distorcerá. Mas um produto colorido afeta essas características.

Não haverá mudanças radicais, mas você pode alterar o tom da madeira desta forma.

Como usar?

E agora com mais detalhes sobre como restaurar coisas de madeira com a ajuda da cera, aplique o acabamento. Se as instruções estiverem anexadas à composição adquirida, é melhor familiarizar-se com ela - pode haver nuances indicadas pelo próprio fabricante. Se não houver algoritmo de uso no pacote configurável, você deve seguir as recomendações padrão.

O algoritmo do aplicativo é o seguinte.

  1. A superfície a ser processada deve ser preparada... Primeiro, deve ser despojado, limpo, lavado, se necessário.
  2. A velha camada de tinta e verniz também é removida da superfície, esse revestimento não servirá mais para nada, mas vai interferir na restauração.
  3. Se o trabalho for feito em escala global, é razoável usar um aparelho de fusão de cera, este é o nome de um dispositivo especial que derrete cera de móveis. Se o conserto não for particularmente em grande escala, você pode se limitar a um secador de cabelo, não necessariamente um de construção, e um doméstico é o suficiente.
  4. Se for cera dura, corte uma pequena parte do bloco. Para não se machucar, isso deve ser feito com uma faca dura. A composição deve ser aquecida até que sua consistência se torne plástica.
  5. Com uma espátula ou mesmo apenas um pano macio, a cera plástica é aplicada na superfície da madeira. É necessário preencher as seções deformadas da árvore com a composição. Em seguida, deve-se permitir que a composição esfrie. O excesso pode ser retirado com cuidado com a mesma faca afiada.
  6. Se houver necessidade de retificação de superfície, esta será a próxima etapa.
  7. Se você tiver que consertar pequena área de superfície, é mais fácil usar lápis de cera ou lápis. Não precisam de ser aquecidos, basta segurá-los algumas vezes sem pressionar o local que necessita de restauro. Sim, esse revestimento será menos durável, mas é adequado para reparos rápidos.
  8. Se for decidido trabalhar com cera mole, também se aplica com espátula., muito lenta e cuidadosamente nivelada, endurece e depois polida. Você pode esfregar a superfície até ficar brilhante com um pano macio.
  9. Um produto líquido, como mencionado acima, requer o uso de uma escova (às vezes um rolo). O pincel cobre perfeitamente a superfície com uma camada bastante fina, mas estável. É verdade que o procedimento terá de ser repetido pelo menos mais uma vez após a secagem da primeira camada.

Se acontecer de a cera pingar na superfície não destinada ao processamento, um cubo de gelo comum ajudará a removê-la. A mancha precisa ser congelada. A cera resfriada será facilmente removida com uma espátula ou raspador de plástico. E quando, por exemplo, um rastro de cera gordurosa permanece no estofamento de móveis, deve-se polvilhar com pó de talco, giz amassado ou amido comum. Esta composição é necessária para a absorção, deve ser coberta com papel, que é bem prensado e assim mantido no local por pelo menos algumas horas. E então eles limpam a superfície com um pincel.

Encerar é uma maneira comprovada de restaurar móveis de madeira. Ajuda a enfatizar a beleza da madeira, o padrão de madeira, evita que a umidade e a decomposição destruam a superfície de um material natural.

Além disso, as ceras são compostos ecológicos, muito mais seguros do que vernizes e tintas.

A cera é usada para renovar superfícies de cozinha, bancadas e grandes tábuas de corte. Para um peitoril de janela de madeira, a cera também será útil. O aparador de uma velha avó pode ser transformado em um maravilhoso elemento de higiene em sua casa, removendo a tampa velha e restaurando-a com cera. E o mais importante, uma pessoa que está longe de fazer reparos pode lidar com a depilação.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário