Meios de limpeza de móveis estofados: características, regras de seleção e uso
Móveis estofados ficam sujos durante a operação e, não importa o quão cuidadoso e cuidadoso você os trata, isso não pode ser evitado. Para manter os móveis limpos, é importante cuidar bem deles e limpá-los imediatamente de vários contaminantes. A autolimpeza de produtos moles deve ser realizada com produtos especiais. Para devolver rapidamente o mobiliário à perfeição exterior, é necessário escolher o método de limpeza e a composição detergente adequados.
Recomendações gerais
O cuidado sistemático de móveis estofados garante sua aparência apresentável.
No entanto, sem conhecer alguns dos meandros da limpeza e remoção de manchas, você pode estragar os objetos.
Por exemplo, a escolha errada de meios muitas vezes leva à destruição de fibras, devido à qual o estofamento se deteriora e se torna inutilizável. Existem algumas dicas a serem observadas ao cuidar de móveis estofados.
- Na hora de escolher uma ferramenta, é necessário levar em consideração o material do estofamento - devido a uma composição selecionada incorretamente, há grandes riscos de estragar irrevogavelmente o estofamento do móvel.
- Ao limpar os produtos, não se deve combinar métodos tradicionais com diversos agentes químicos - neste caso, há grande risco de manchar a superfície dos objetos.
- As tampas removíveis devem ser lavadas na máquina nas condições indicadas pelo fabricante na etiqueta.
- Na limpeza úmida, é recomendável remover a umidade remanescente com uma toalha ou pano macio. Caso contrário, os riscos de crescimento rápido do fungo são grandes.
- Em caso de sujeira pesada, a limpeza é feita de cima para baixo (costas, apoios de braços, assento e fundo do móvel).
- Para ter certeza de que o estofamento que você está usando é seguro, aplique um pouco em uma área invisível (por exemplo, a parte de trás de um móvel voltada para uma parede). Se o material não mudou de cor, a composição pode ser usada com segurança para sair.
- Para limpar a sujeira seca de móveis estofados, não use facas e outros objetos pontiagudos.
Muitos produtos foram criados para limpar o pó e a sujeira de móveis macios. Considere os métodos mais eficazes e os compostos quimicamente ativos.
Visualizações
Poeira e sujeira acumuladas na superfície de móveis estofados criam um ambiente ideal para a formação e multiplicação rápida de microorganismos patogênicos que causam várias doenças. É por isso a limpeza a seco e a úmido dos produtos é realizada não apenas para preservar sua estética, mas também para proteger a saúde.
Folclórica
Quanto mais cedo você começar a lutar contra a mancha, maiores serão as chances de se livrar dela com sucesso. Se a sujeira for "plantada" e não houver uma composição especializada em mãos, é recomendável recorrer aos métodos tradicionais de limpeza. Com suas próprias mãos, você pode preparar várias soluções de limpeza eficazes usando as ferramentas disponíveis.
- Refrigerante, pó e vinagre. Para preparar a composição, tome 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e qualquer sabão em pó, despeje um terço de um copo de vinagre. A solução resultante é vertida com água quente até um volume de 0,5 litros, após o que é bem misturada e o líquido é vertido para um borrifador. A composição é pulverizada nas áreas problemáticas e a superfície é limpa com movimentos suaves usando uma esponja macia. Este método é adequado para a manutenção de móveis de cores claras.
- Peróxido de hidrogênio. Para preparar a solução, tome 1 litro de água e 20 gotas de peróxido. Para fazer espuma, é recomendável adicionar uma colher de sopa de qualquer detergente em gel. A composição acabada é aplicada na superfície do móvel com um borrifador ou esponja. O produto é lavado. Produtos de peróxido de hidrogênio não devem ser usados para cuidar de estofados de cor escura.
- Ácido acético (9%) e detergente. A substância corrói as gorduras perfeitamente, dissolve rapidamente a sujeira velha. Para preparar a solução, tome 1 litro de água, 250 ml de ácido acético e uma colher de sopa de detergente. O líquido resultante é completamente misturado e aplicado à superfície contaminada usando um borrifador. Em vez de ácido acético, você pode usar suco de limão na proporção de 240 ml por litro de água. Neste caso, será possível não só tirar a sujidade, mas também dar aos móveis um agradável aroma cítrico.
- Amônia e vinagre de mesa (9%). Para preparar a solução, acrescenta-se 50 ml de vinagre e amônia a um litro de água morna, tudo bem misturado. Para limpar móveis estofados, a composição é aplicada em áreas contaminadas, esfregada com esponja e lavada.
- Sabão em pó. A solução de sabão é eficaz para remover manchas recentes de gordura e outros tipos de manchas. Para limpar móveis, umedeça um pano em um líquido e limpe a superfície com ele. Após a remoção da mancha, os móveis são enxugados com uma toalha limpa e úmida.
Um gerador de vapor é adequado para limpar a sujeira de móveis estofados em casa. Com sua ajuda, você não só pode se livrar da poeira e sujeira, mas também dos ácaros do linho que causam doenças de pele.
Químico
Os meios para lavar e limpar a seco de móveis estofados, contendo componentes quimicamente ativos, estão disponíveis em várias formas. Eles são projetados para remover vestígios de sucos, frutas vermelhas, alimentos gordurosos, vinho, sangue, batom, canetas hidrográficas. Essas composições combatem eficazmente vários contaminantes e conferem aos móveis um aroma agradável, proporcionando uma sensação de limpeza e frescura.
- Pós. Para remover manchas persistentes, os fabricantes oferecem pós concentrados para pré-diluição com água. Dissolvem-se em líquidos de acordo com as recomendações da embalagem. As ferramentas eficazes e comprovadas pertencentes a este grupo são EnzAl, Attack Multi-Action.
- Géis. Esses produtos geralmente incluem ingredientes clareadores. Eles são capazes de lidar com vestígios de café, chá, sucos. O produto mais popular é o removedor de manchas para carpetes e estofados Vanish.
- Sprays. É uma forma muito conveniente de limpeza e detergente. Sprays são substâncias prontas para uso. Eles não precisam ser pré-misturados com água. Para limpar a sujeira de um sofá ou cadeira, agite a composição e aplique nas áreas contaminadas. Os melhores produtos pertencentes ao grupo de sprays são Grass Universal Cleaner, PRO-BRITE LENOT, Shtihonit. Esses compostos limpam, lavam, desinfetam perfeitamente e lidam com odores desagradáveis.
- Espuma. Este grupo inclui formulações profissionais e domésticas que formam uma espuma espessa que combate a maioria dos tipos de poluição. As espumas podem penetrar profundamente no estofamento, dissolver a graxa, remover manchas difíceis e restaurar o brilho do estofamento. As melhores espumas para a limpeza de móveis estofados são Nordland, Tuba (composição não umectante).
Os lápis para remover manchas também são muito populares. Eles são compactos e fáceis de usar.
Eles lidam bem com a pequena sujeira na forma de traços de lápis, batom, canetas hidrográficas. Os adesivos de remoção de manchas mais populares são Meine Liebe (universal), Udalix, o lápis mágico para móveis estofados.
Mecânico
Vários eletrodomésticos foram criados para combater a sujeira e a poeira em móveis estofados. Um dos dispositivos mais comuns e baratos é um aspirador de pó convencional.Com sua ajuda, você pode remover rapidamente pequenos detritos da superfície dos móveis e em locais de difícil acesso, além de se livrar dos pelos de animais de estimação. Para refrescar a superfície após o uso do aspirador, você pode “caminhar” sobre os móveis com um pano úmido embebido em água com sabão.
Para uma limpeza mais profunda da poeira dos móveis, você pode colocar uma folha úmida sobre o produto e, em seguida, retirar a superfície com um cracker de carpete. Em seguida, o tecido deve ser removido e a poeira restante deve ser removida com um aspirador de pó.
Um dispositivo mais eficiente é um aspirador de pó de lavagem. Ele pode ser usado para limpeza a seco e limpeza úmida. Alguns modelos de aspiradores de pó laváveis estão equipados com escovas batedoras especiais.
Eles são equipados com rolos de escova giratórios que golpeiam.
Devido aos movimentos para a frente, a poeira é efetivamente removida e a pilha é penteada.
Como remover manchas sem deixar estrias?
Para remover rapidamente a sujeira, você deve saber qual produto é adequado para diferentes tipos de manchas.
- Traços gordurosos. Para remover o estofamento de uma mancha de gordura, polvilhe sal ou amido sobre ele e, em seguida, seque levemente com um pano úmido. Nesse caso, você não deve pressionar muito - a gordura pode ser absorvida em camadas mais profundas. Qualquer detergente ou sabão em pó deve ser aplicado na mancha gordurosa, depois esfregue levemente com um pano úmido e lave.
- Manchas de vinho fresco podem ser facilmente removidas com vodka. Se o estofamento for de cores claras, pode-se usar suco de limão e água oxigenada diluídos em água. Se a mancha estiver seca, algumas gotas de glicerina são aplicadas por 10-15 minutos, após os quais compostos contendo álcool, uma solução de suco de limão ou glicerina são usados.
- Chá ou café. As manchas dessas bebidas podem ser removidas com uma solução de sabão concentrada ou mingau de refrigerante.
- Marcas de sangue irá desaparecer se você esfregá-los com água e sabão e, em seguida, lavar a área problemática com água fria.
- Frutas e bagas as impurezas são removidas com uma solução de refrigerante e vinagre, amônia.
- Tinta e marcas de tinta removido com acetona ou álcool.
Todos esses contaminantes podem ser removidos com alvejantes ou removedores de manchas especializados.
Para que, após a limpeza, não haja riscos nos móveis, o produto deve ser aspirado para remover a poeira e pequenos detritos antes da remoção da sujeira.
Após a remoção das manchas pelos métodos descritos acima, é necessário remover cuidadosamente os restos das composições de limpeza ou detergente e, em seguida, secar a superfície.
Regras para escolher um produto dependendo do tecido
Ao limpar os móveis, considere o tipo de produto utilizado e o tipo de estofamento. Se você escolher a composição errada, você pode estragar o produto permanentemente.
- Veludo. Para estofamento de veludo, é melhor usar o método de nocaute sob um pano úmido. Para remover a sujeira, recomenda-se o uso de água com sabão e detergentes "suaves" sem álcool, amônia, cloro e outros componentes "agressivos". O estofamento não deve ser esfregado com esponja dura, é preciso trabalhar com cuidado para não danificar o pêlo. Para limpar os produtos de camurça e nobuck, são usados os mesmos meios e métodos de limpeza que para o veludo.
- Para o cuidado de itens de móveis feitos de chenille, veludo e rebanho uma solução de sabão neutro é usada. Para se livrar da gordura, você pode recorrer ao uso de um gerador de vapor. Uma solução de amônia é usada para limpar os apoios de braços estofados com estofamento flocado. Para isso, é estritamente proibido o uso de compostos à base de álcool - eles ajudam a dissolver o adesivo. O estofamento aveludado é limpo apenas na direção da pilha.
- Jacquard e Tapeçaria não se recomenda a limpeza a húmido, caso contrário o estofo pode "encolher", o que provocará uma perda de estética do mobiliário. Espumas especiais são usadas para limpeza. Eles devem ser aplicados pontualmente nas manchas.
- Para o cuidado do couro natural e artificial solução de sabão, composições contendo álcool. É permitido processar superfícies com um gerador de vapor. É proibido o uso de produtos com formulações de acetona, terebintina e pó com abrasivos. Para proteger a superfície do couro de vários contaminantes, os produtos devem ser tratados com lubrificantes esteáricos.
- Dependendo do tipo de estofamento, uma regra importante deve ser seguida - manchas não devem ser esfregadas caoticamente, espalhando-os na superfície dos móveis e aumentando a área de contaminação. Você precisa agir com a maior precisão, os movimentos devem ser direcionados das bordas do ponto ao centro.
Visão geral da revisão
Móveis estofados ocupam o centro das atenções em quase todos os interiores. É dada mais preferência a esses produtos, pois são convenientes e confortáveis. Cada proprietário encontrou diferentes tipos de manchas na superfície dos móveis. Com frequência, eles limpam sofás e poltronas em famílias com animais de estimação.
Vários meios são usados para remover manchas. De particular valor são as composições especializadas em loja para o cuidado de tapetes e móveis estofados.
Um dos melhores remédios para a remoção de manchas locais é o PRO-BRITE LENOT (Rússia). É um spray de limpeza para o cuidado de estofados têxteis. Muitos usuários observam a remoção de qualquer tipo de sujeira após a primeira aplicação. Ao usar um spray, você pode escolher um modo de operação jato ou dispersão fina, o que é muito conveniente.
Proprietários de móveis estofados elogiam Vanish - tira-nódoas para móveis estofados. Resiste bem a todos os tipos de sujidade, sendo adequado para estofos brancos. O produto não contém cloro, por isso é seguro para estofamento têxtil e para a saúde humana. Vanish tem um preço acessível, mas é eficaz.
Outros produtos comprovados incluem:
- IVICLEAN "PROTECT" - não danifica as fibras do tecido, remove rapidamente várias manchas, elimina ativamente os odores desagradáveis;
- Tuba (espuma para lavagem a seco da Alemanha) - o produto não hidrata o estofamento, é adequado tanto para materiais naturais como sintéticos;
- Pip (remédio belga) - a ferramenta é eficaz e fácil de usar.
Consumidores e remédios populares são elogiados se a luta é contra manchas recentes, e não velhas. As pessoas costumam usar água com sabão, vinagre, suco de limão e bicarbonato de sódio. Trata-se de meios improvisados de orçamento que podem não apenas remover a sujeira, mas também eliminar odores desagradáveis.
Veja abaixo um poderoso limpador de estofados.
O comentário foi enviado com sucesso.