Características da lavagem a seco de móveis: uma revisão dos métodos e recomendações de especialistas

Contente
  1. Visualizações
  2. Tipos de limpeza e ferramentas necessárias
  3. Levamos em consideração as características do tecido
  4. Que sujeira pode ser limpa em casa?
  5. Ferramentas e etapas necessárias do trabalho em casa
  6. Casos difíceis
  7. Precauções e segurança

Cada proprietário deseja que os móveis estofados de seu apartamento tenham uma aparência bonita e digna, e também que sirvam por muitos anos. Mas para isso você terá que fazer um grande esforço, pois independente do tipo de estofamento, tais móveis precisarão de uma limpeza regular e adequada. Falaremos a seguir sobre quais recursos serão necessários para isso e como organizar o próprio processo.

Visualizações

Qualquer tipo de móvel, seja um sofá, uma poltrona ou um pufe, mais cedo ou mais tarde se suja. Podem ser uma grande variedade de tipos de sujeira, sendo as mais comuns manchas de comida, bebida, creme e urina. A situação é especialmente agravada em apartamentos com crianças pequenas e animais de estimação, que podem deixar qualquer tipo de manchas. Nestes casos, o proprietário tem a opção de optar: recorrer aos serviços de uma empresa móvel que fará a limpeza profissional, ou recorrer à limpeza dos móveis por conta própria, em casa.

Profissional

A lavagem a seco de móveis no local é a melhor escolha para quem não sabe ou não sabe como limpar a sujeira de maneira adequada.

Vamos considerar as vantagens de tal solução:

  • a empresa de limpeza poderá limpar com eficácia e rapidez qualquer tipo de sujidade;
  • após a limpeza, a mobília parecerá quase nova, até as manchas mais difíceis serão removidas;
  • além da limpeza, os especialistas são capazes de remover odores desagradáveis, além de desinfetar móveis, livrando os moradores de microrganismos patogênicos.

    No entanto, existem algumas desvantagens para as empresas de visita domiciliar que precisam ser identificadas:

    • se a limpeza for necessária com urgência (por exemplo, os convidados virão à noite), você pode não ter tempo para negociar com os especialistas;
    • você terá que pagar pelos serviços de lavagem a seco. O custo dependerá das qualificações do mestre, equipamentos e agentes de limpeza utilizados.

    Em casa

    Limpar em casa significa remover você mesmo as manchas. As vantagens desta solução:

    • você pode começar a limpar a qualquer hora conveniente para você, sem necessidade de esperar;
    • existe a oportunidade de escolher um bom produto de limpeza que não prejudique a sua saúde e do qual terá a certeza absoluta;
    • não há necessidade de gastar dinheiro com serviços de empresas de limpeza ou firmas profissionais.

    Entre os contras:

    • você terá que descobrir com antecedência que tipo de produto é necessário para limpar o estofamento, caso contrário, você pode facilmente estragá-lo;
    • nem todas as manchas podem realmente ser removidas por conta própria;
    • você terá que gastar muito tempo limpando, e o resultado do seu trabalho nem sempre será satisfatório, especialmente se você não tiver feito isso antes.

    Tipos de limpeza e ferramentas necessárias

    Qualquer limpeza de móveis estofados começa com a compra do equipamento necessário. Pode ser diário e profissional. O primeiro tipo é encontrado em quase todas as casas: incluem um balde comum, panos macios, um aspirador de pó, escovas, detergentes, geradores de vapor.

    Equipamentos profissionais são menos comuns no dia a dia, pois são utilizados principalmente por empresas de limpeza. No entanto, iremos nos alongar sobre esse assunto com um pouco mais de detalhes.

    As soluções profissionais incluem:

    • aspiradores de pó de lavagem dimensional;
    • secadores de cabelo especiais para secar estofos;
    • pequenas escovas elétricas para remover a sujeira até mesmo dos locais mais difíceis;
    • extrator - um aspirador especial que limpa a superfície com espuma.

    Todos esses produtos são muito caros, se você raramente os usa no dia a dia, a aquisição não terá retorno. E não é recomendável usá-los com frequência, pois junto com uma limpeza excelente e rápida, o estofamento de móveis estofados rapidamente se desgasta e se torna mais fino.

    Agora que tudo está mais ou menos claro com as ferramentas necessárias, vamos considerar quais tipos de limpeza estão disponíveis para os proprietários hoje.

    Seco

    Lavar o sofá a seco é uma boa opção para a limpeza regular e para a sujeira menor.

    • A solução mais simples é simplesmente aspirar o sofá. Isso ajudará a se livrar da poeira, cabelo e partículas de pelos de animais. Algumas pessoas também usam um batedor de tapete, mas isso nem sempre se justifica. Se o material do estofamento for delicado, pode ser facilmente danificado dessa forma.
    • A segunda opção de lavagem a seco é o uso de um pó especial, também frequentemente usado espuma. Com a ajuda de uma escova, o produto é distribuído uniformemente sobre o estofamento, aguardando o tempo necessário (está indicado nas instruções). Depois disso, só falta andar sobre os móveis com aspirador de pó.

    Molhado

    A limpeza úmida deve ser escolhida se a mobília estiver muito suja e você simplesmente não puder fazer isso com um aspirador de pó. Você também precisará de escovas, produtos de limpeza, trapos ou esponjas.

    Vamos ver como fazer esse tipo de limpeza.

    1. O sofá é aspirado (a exceção é veludo e móveis estofados em veludo).
    2. Depois de molhar a esponja, as manchas e a sujeira são bem esfregadas.
    3. O detergente é aplicado (é melhor usar uma escova dura para isso).
    4. Após o remédio ter funcionado, remova-o com uma esponja.
    5. A ação final é secar o sofá com um aspirador de pó ou uma máquina especial.

      Você pode ver a técnica de limpeza do sofá em casa no vídeo a seguir.

      Além disso, você sempre pode usar uma máquina de limpeza a vapor.

      1. O estofamento é aspirado e tratado com uma máquina de limpeza a vapor.
      2. Despeje o detergente selecionado e distribua sobre o estofamento.
      3. Aguarde o tempo especificado e remova o detergente com uma esponja.
      4. Limpo a vácuo e seco.

      Remover as capas de um sofá ou cadeira tornará seu trabalho ainda mais fácil. Esses produtos não precisam ser secos artificialmente: no verão podem secar perfeitamente na varanda e no inverno em um apartamento aquecido. Mas eles não devem ser expostos à luz solar direta.

      Levamos em consideração as características do tecido

      Ao limpar móveis estofados, deve-se sempre levar em consideração o tipo de tecido. Caso contrário, você pode arruinar o material permanentemente. Vale a pena dar uma olhada mais de perto no que os especialistas dizem sobre os diferentes tipos de tecidos.

      Velours

      O veludo é um tecido macio, bonito e incrivelmente agradável ao toque. No entanto, ele rapidamente coleta poeira e sujeira. A aspiração de veludo não é recomendada, pois isso pode causar vincos nas vilosidades e consequente afinamento do material, podendo surgir manchas calvas.

      A lavagem a seco desse tecido envolve o uso de um pó ou espuma suave, que é aplicado no sofá de veludo com uma esponja macia e removido com um guardanapo limpo. Para limpeza úmida, use sabonete líquido, sabonete para bebês e água.

      Rebanho

      O mobiliário estofado Flock já foi apreciado por centenas de donos de animais de estimação, porque este material resiste perfeitamente a vestígios e pistas de garras afiadas. Porém, o bando absorve a sujeira de tal forma que ela quase gruda nas vilosidades, dificultando a remoção das manchas.

      Esses sofás podem ser retirados e aspirados, não haverá nenhum dano para eles, também é recomendado o uso de uma escova dura úmida, que irá coletar de forma eficaz a poeira e os cabelos. A limpeza úmida envolve o uso de uma solução de sabão, que é então enxaguada e o sofá é seco com guardanapos secos ou microfibra.Não use acetona, gasolina, produtos que contenham cloro e manchas.

      Tapeçaria

      A tapeçaria é um material forte e muito durável, mas pode se desgastar com o tempo e absorver muitos odores. Além disso, esse estofamento, com o uso constante, brilha e fica gorduroso, o que parece desagradável. O melhor aqui é, claro, pedir uma limpeza profissional. Mas se não houver essa possibilidade, Considere algumas diretrizes:

      • limpar os móveis regularmente com um aspirador de pó ou escova seca;
      • não use produtos à base de álcalis;
      • para limpeza úmida, aplique apenas espuma no estofamento, não o líquido com sabão.

      Além disso, a tapeçaria em sua estrutura possui fios que podem ser tingidos com corantes de qualidade não muito alta, fazendo com que o padrão "flutue" durante o processo de limpeza a úmido. Para evitar tal infortúnio, escolha o local mais discreto e esfregue-o bem com um pano úmido de cor clara. Se aparecerem manchas coloridas, é melhor consultar um profissional sobre a limpeza e a seleção dos produtos.

      Alcantara

      Tecido macio, sofisticado e caro que lembra camurça - tem tudo a ver com Alcantara. Os sofás feitos deste material têm um aspecto luxuoso e complementam eficazmente o interior da casa. Além disso, o material tem uma impregnação especial, de modo que as manchas aparecem com menos frequência do que em outros tecidos. Mesmo assim, ninguém desistiu de cuidar de Alcântara.

      Se falamos de limpeza a seco, bastará usar um aspirador convencional de bico macio. Você pode dissolver um pouco de sal na água, molhar a gaze e embrulhar a escova - esse truque tornará a limpeza ainda mais eficaz. Limpe o estofamento estritamente em uma direção.

      Você também pode usar apenas trapos úmidos e macios, que também precisam ser movidos em uma direção. As tampas removíveis são lavadas em água com sabão, mas à mão. Em nenhum caso, alvejante e cloro devem ser usados ​​para a limpeza. Após a lavagem, as tampas não são torcidas, mas são secas sem exposição ao sol.

      Veludo

      Este é um material bastante caprichoso, no qual quaisquer manchas e sujeira são perfeitamente visíveis. Externamente, o veludo é muito parecido com o veludo, a única diferença é que suas vilosidades são mais curtas e são constituídas por fibras naturais. Para limpar esse estofamento em casa, você precisa levar em consideração várias regras:

      • você não pode usar tira-manchas: ao tentar remover uma mancha separada, um contorno aparecerá ao redor dela, que ficará pior do que a própria mancha;
      • se a contaminação for forte, você pode tentar removê-los com uma solução fraca de vinagre;
      • a lavagem a seco é realizada com escova de dureza média, seguindo estritamente no sentido das vilosidades;
      • o veludo pode ser limpo de forma eficaz com um limpador a vapor.

      Couro

      Móveis de couro parecem chiques, modernos e elegantes. Mas a aparência depende totalmente de você. Para remover poeira, pelos, cabelos, você pode usar um pano úmido macio. Além disso, se houver pequenas manchas ou marcas de gordura, uma solução de sabão ajudará. Não é proibido usar um aspirador de vez em quando. Manchas de canetas, canetas hidrográficas, bebidas e vernizes podem ser removidas bem com álcool.

      Importante: antes de iniciar a limpeza úmida, teste esfregando uma área imperceptível com um pano úmido. O fato é que existem tipos de pele para os quais o contato com a água é contra-indicado.

      Se você ignorar esta pergunta, o estofamento vai escurecer e se deteriorar, e nada pode ser feito a respeito. Caso o seu sofá "tenha reagido" desta forma, é melhor não experimentar e chamar especialistas.

      Que sujeira pode ser limpa em casa?

      Felizmente, é seguro dizer que hoje mesmo em casa, é perfeitamente possível remover quase todas as manchas. Isso inclui os seguintes tipos de contaminação:

      • comida: manchas de leite, manteiga, molho, queijo e outros alimentos;
      • não contendo gordura: sucos, vinho, cerveja, água, bagas e frutas, refrigerantes e outras bebidas;
      • proteicos: carne, sangue, peixe, ovos;
      • manchas de produtos de cuidado: cremes, mousses, máscaras e outros cosméticos semelhantes.

      Porém, vale lembrar que ao tentar tirar uma mancha, antes de mais nada, é preciso focar no tipo de estofamento. Por exemplo, manchas de perfume, que também têm um odor forte, não podem ser removidas de alguns tipos de estofamento por conta própria, o mesmo se aplica a manchas de urina.

      Aqui estão algumas dicas adicionais:

      • para móveis, não se pode usar tira-manchas sólidos na forma de lápis e tabletes, apenas líquidos;
      • sempre teste em uma área imperceptível antes de usar um agente de limpeza;
      • não use água quente para limpar manchas de carne, peixe ou sangue;
      • Manchas de graxa podem ser perigosas: você mesmo pode remover manchas recentes, mas com as antigas é melhor entrar em contato com uma empresa de limpeza.

      Ferramentas e etapas necessárias do trabalho em casa

      A limpeza do estofamento de móveis estofados deve seguir um determinado algoritmo, então será possível conseguir uma limpeza de alta qualidade.

      Removendo poeira

      Esta é a etapa de limpeza inicial e mais fácil. Os sofás de superfície dura podem ser simplesmente aspirados, mas os tecidos mais macios limpam de maneira um pouco diferente:

      1. Pegue um pedaço grande de pano e umedeça-o com água.
      2. Cubra os móveis com ele e passe um batedor de carpete por cima.
      3. Remova o tecido.

      Dependendo da sujeira, o tecido pode ser trocado várias vezes, até o descarte completo do pó. Este método é bom porque a poeira não vai voar para o ar, pousando nos objetos ao redor e em seus pulmões.

      Livrando-se da sujeira sólida

      Se houver sujeira sólida na superfície do sofá, ela ficará muito mais macia após a limpeza inicial. Você pode raspar a sujeira amolecida com uma faca (a parte de trás da lâmina), mas isso deve ser feito com muito cuidado e somente com estofamento duro. Deve-se notar que a contaminação não pode ser eliminada imediatamente. Não desanime, para acelerar o processo, pode-se usar água com sabão e uma escova, ou misturar o peróxido com amônia.

      Importante: para tecidos felpudos e moles, apenas uma solução de sabão e posterior secagem com guardanapos são adequados.

      Limpeza geral

      Passadas as duas primeiras etapas, pode-se proceder a uma limpeza mais séria da superfície. Consiste em aplicar um agente de limpeza, aguardar o seu efeito e, em seguida, limpá-lo. Os seguintes tipos de fundos podem ser aplicados.

      • Espuma. Conveniente, amado por muitos meios. Ele remove bem a sujeira, aplica rapidamente, pode ser facilmente removido com um aspirador de pó. Normalmente produzido na forma de latas de aerossol, é pouco consumido economicamente.
      • Pós e líquidos. Existem várias opções que você pode usar aqui. O primeiro é um meio especialmente desenhado para móveis, o que, claro, é melhor. O segundo é o sabão em pó comum ou detergente para louça. Não se esqueça que depois disso os móveis devem ser bem lavados com um pano úmido, caso contrário, haverá vestígios do pó.
      • Removedor de mancha. Este é um bom remédio para se livrar de manchas recentes e teimosas. Mas se a mancha for difícil de remover, nem todo produto é capaz de lidar com ela.

        Alternativamente, você pode tentar fazer sem química. Para fazer isso, vamos preparar a seguinte composição:

        • Dissolva sete colheres de sopa de vinagre em 500 g de água morna.
        • Adicione algumas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e uma pequena quantidade de detergente.

        O produto resultante limpa bem as manchas, mas novamente lembre-se de que você precisa primeiro realizar o teste em uma área imperceptível da mobília.

        Nós removemos manchas

        Antes de começar a remover a mancha, você deve se lembrar claramente de onde ela veio.

        • Manchas simples de sujeira fácil de limpar com água e sabão, o mesmo vale para o chá.
        • Manchas de café também pode ser lavado com sabão, mas se a contaminação estiver enraizada, um método diferente é usado. Uma parte da amônia se dissolve em 7 partes de água e um pouco de lascas de sabão são adicionadas. Esta solução limpa bem o café.
        • Para tirar manchas de sucos e limonadas, em um copo de água você precisa mexer uma colher de vinagre.
        • Manchas de gordura, vinho e frutas vermelhas fácil de remover com bicarbonato de sódio. Para fazer isso, 1 parte de refrigerante é mexida em 3 partes de água e, após a secagem da mistura, a mobília é aspirada.
        • Se foi notado manchas de cera então, eles podem ser removidos com um ferro. Coloque guardanapos ou papel sobre a terra e passe-os a ferro.
        • Manchas de sangue enxágue com água extremamente fria.

        Se você não se lembra exatamente de onde veio a mancha, recomendamos que use uma das seguintes receitas.

        • Ácido limão. Adicione uma colher de chá de sal e a mesma quantidade de ácido e detergente líquido a meio litro de água. A mistura é mantida durante 5 minutos.
        • Aspirina. Bata alguns comprimidos com um pilão e adicione um pouco de água. Para conseguir o efeito, meia hora é suficiente.
        • Amônia. Tomamos shampoo regular, despeje uma colher de chá de amônia. Demora 20 minutos para a mistura funcionar.
        • Removedor de manchas ou sabão removedor de manchas. Se não houver oportunidade ou tempo para preparar a mistura, pode-se sempre usar produtos químicos, o principal é ter cuidado.

        Recomendações após a limpeza

        A etapa final da limpeza de móveis é o seu secagem. A melhor opção é secar à mão. Primeiro, o sofá é bem enxugado com guardanapos secos e, em seguida, pode ser secado com um secador de cabelo. Tanto um modelo profissional quanto um regular servirão. No entanto, o secador de cabelo precisará ser desligado de vez em quando para esfriar, pois levará algum tempo para secar. O regime não deve ser o mais poderoso.

        Quando o sofá está seco, é aspirado. É assim que lidam com o rebanho, o couro, a tapeçaria e outros materiais densos. Os tecidos delicados não podem ser aspirados, devem ser escovados ao longo do pêlo com uma escova macia para devolver um aspecto atraente. Nunca escove em um círculo.

        Casos difíceis

        Os casos difíceis incluem, em primeiro lugar, as manchas "raras", que são raras na vida quotidiana. São, por exemplo, vestígios de gasolina, produtos químicos agressivos, alcatrão e outras substâncias semelhantes. Independentemente do tipo de tecido, essas manchas não podem ser removidas sozinho, é mais aconselhável entrar em contato com um especialista. O mesmo conselho pode ser dado àqueles que possuem móveis luxuosos e caros. Se você não sabe exatamente de que tipo de mancha é ou se tem medo de danificar o estofamento, é melhor procurar um profissional. De qualquer forma, será mais barato do que comprar um sofá novo.

        É muito difícil deduzir e manchas de urina, especialmente urina de felina. O fato é que substâncias especiais estão presentes na urina do gato e, mesmo quando seca, a mobília exala um cheiro tão forte que será impossível estar na sala. Aqui você pode tentar este algoritmo de ações.

        1. Se o gato acabou de fazer uma poça, seque bem com guardanapos, cubra-o com grânulos da caixa de areia do gato (não esfregue com panos úmidos, você só vai espalhar a urina em uma grande área).
        2. Quando a mancha secar, aplique uma solução de três partes de água e uma parte de vinagre.
        3. Quando o vinagre estiver completamente seco, cubra a mancha com bicarbonato de sódio. Importante: o vinagre deve secar completamente, caso contrário a reação com o refrigerante anulará seus esforços.
        4. Aplique peróxido de hidrogênio assim que adicionar bicarbonato de sódio. Para fazer isso, pegue um borrifador, despeje um frasco de peróxido ali, adicione meia colher de chá de detergente para louças, além de 100 g de água. Colocamos tudo isso no refrigerante, que deve espumar imediatamente.
        5. Deixamos o refrigerante e o peróxido por três horas e depois removemos.

        Com a urina do bebê, tudo é muito mais fácil e o cheiro dela é muito menor. Misture uma parte da água com a mesma quantidade de suco de limão e aplique na mancha. Você também pode polvilhar a superfície com bicarbonato de sódio e aspirar.

        Precauções e segurança

        Ao remover qualquer sujeira, é importante observar precauções de segurança. Vamos dar uma olhada em algumas regras principais.

        • Sempre use luvas de borracha para ajudar a evitar a irritação da pele. Além disso, recomenda-se o uso de máscara para que substâncias nocivas não entrem na mucosa do nariz e da boca.
        • Mantenha crianças e animais de estimação afastados ao limpar os móveis e abra as janelas durante a limpeza.
        • Lembre-se de que os sofás não podem ser limpos com água muito quente, compostos não diluídos ou substâncias agressivas. Qualquer produto é aplicado na esponja, não nos móveis em si. O estofamento de cores claras deve ser limpo com panos brancos para evitar manchas.

        Você aprenderá sobre os recursos da lavagem a seco profissional assistindo ao vídeo a seguir.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário