Restauração de móveis estofados: características e regras de trabalho
Mesmo os móveis estofados da mais alta qualidade, bonitos e confiáveis podem se desgastar com o passar dos anos. Nesse caso, você pode ir imediatamente comprar um novo produto ou consertar o antigo você mesmo. Muitas pessoas recorrem à segunda solução, porque economiza dinheiro, ao devolver os estofados à sua apresentação original. No artigo de hoje, veremos como restaurar adequadamente as estruturas de móveis e quais são as características de tais procedimentos.
Características da restauração
Móveis estofados com o passar dos anos ou por motivos externos podem perder sua aparência original, adquirir avarias e defeitos. Freqüentemente, os últimos são tão sérios que os usuários não têm escolha a não ser ir à loja para comprar um novo produto. No entanto, uma solução igualmente prática é restaurar de forma independente a estrutura do móvel.
Na maioria das situações, são os elementos externos de móveis estofados que devem ser restaurados. Esses problemas podem envolver não apenas materiais baratos e simples, mas também materiais caros e de alta qualidade. Com o tempo, o tecido do estofamento pode perder sua saturação de cor anterior, atritar em determinados lugares ou até rasgar. Se a espuma de borracha estiver presente como enchimento da estrutura do móvel, ela pode perder sua elasticidade, flacidez.
A restauração do tipo "faça você mesmo" de móveis estofados tem muitos aspectos positivos:
- o novo material custará muito menos do que comprar novos móveis estofados;
- desta forma, será possível preservar móveis antigos ou caros;
- pode reparar o produto de forma a que se adapte idealmente ao interior existente, cumpra todos os requisitos de gosto das famílias, porque a escolha da cor e da textura dos materiais permanecerá com eles;
- os proprietários poderão escolher de forma independente todos os materiais necessários que atendam aos requisitos de respeito ao meio ambiente, segurança, qualidade e custo;
- conhecendo as áreas fracas e vulneráveis de móveis estofados antigos, será mais fácil para as famílias restaurá-los e reforçá-los.
Não devemos esquecer que o desgaste de móveis estofados nem sempre acaba sendo exclusivamente externo. Com o tempo, os componentes da estrutura interna freqüentemente se deterioram ou se desgastam. Em certos locais, ocorre um rangido obsessivo, o mecanismo de dobramento ou retrátil para de funcionar corretamente e as molas podem quebrar. Se o móvel tiver base de madeira, pode rachar ou mesmo quebrar.
Antes de proceder com a restauração de tais produtos, é importante saber exatamente onde estão seus problemas e defeitos.
Preparação para o trabalho
Antes de proceder diretamente à reparação e restauração de móveis estofados, é necessário realizar todos os trabalhos preparatórios corretamente. Portanto, se você pretende devolver a beleza anterior ao estofamento de uma estrutura de mobiliário, é melhor recorrer a uma constrição. Você precisa decidir com antecedência que tipo de material deseja ver no produto - têxteis ou couro. Esses materiais são adequados para constrição.
- Couro. Este material é capaz de dar aos móveis um visual particularmente chique e atraente. Mas os especialistas não recomendam a compra de couro natural muito denso para restauração. É desejável que a espessura do material não seja superior a 3 mm - tal cobertura não será elástica o suficiente.
- Couro artificial. Um material atraente que se parece muito com o natural, mas custa menos do que isso. O couro sintético é durável, fácil de trabalhar - é maleável.
- Têxtil. Para atualizar o estofamento de móveis estofados, você pode escolher uma variedade de tecidos com diferentes estruturas e parâmetros externos.
Depois de escolher o material ideal e preferido, pode-se dar os primeiros passos na restauração de móveis. Muitas vezes, as pessoas têm que lidar com a restauração e renovação da moldura de móveis estofados. Antes de iniciar os procedimentos básicos, neste caso, é necessário remover com cuidado o revestimento antigo. Em seguida, você definitivamente precisará fazer o desbaste preparatório de todas as partes de madeira da base. Se for necessário substituir alguns elementos no móvel, é importante inspecionar com atenção o estado da moldura, todas as conexões existentes com antecedência, para que mais tarde durante a montagem você não encontre problemas.
Haverá que recorrer à inspeção e desmontagem da moldura caso seja necessária a manipulação do estofamento do produto. Ao realizar esses trabalhos, é importante lembrar em que sequência são realizados. Também ajudará a evitar muitos inconvenientes.
Se estivermos falando sobre a substituição de peças de móveis com molas, primeiro você precisará remover todas as partes restantes do estofamento da estrutura. A estrutura deve estar livre de pregos, grampos e outros fechos. O corpo está sempre polido, lavado, pintado.
O trabalho preparatório específico depende muito de qual parte da mobília estofada você precisa restaurar e atualizar. O principal é agir com cautela e devagar. A fase preparatória não deve ser negligenciada - é muito importante. Na fase de preparação, você precisa estocar todas as ferramentas necessárias. Aqui estão alguns deles que se revelaram necessários para a maior parte do trabalho de restauração:
- uma furadeira que vem com acessórios especiais;
- cinzéis (recomenda-se preparar várias peças - de 4 a 40 mm);
- um plano para as partes finais das estruturas de móveis;
- malho;
- braçadeiras;
- martelo;
- puxador de unhas;
- chaves de fenda plana e Phillips;
- serra de vaivém (manual e elétrico são adequados);
- nível, régua, quadrado;
- faca e serra para metal;
- alicates de vários tamanhos;
- grampeador para móveis com grampos de 2 a 30 mm;
- Arquivo;
- grosa;
- tesoura.
Etapas de trabalho
O procedimento para renovar móveis estofados danificados depende do que exatamente precisa ser colocado em ordem. Considere as etapas que compõem o trabalho de restauração no caso de atualização do estofamento e reparo do mecanismo.
- O primeiro passo é desmontar o material de estofamento antigo.
- Em seguida, é necessário verificar o estado do enchimento dos móveis. Muitas vezes, os usuários têm que recorrer à substituição, pois pode perder sua elasticidade original.
- O revestimento desmontado pode ser usado como um padrão para obter detalhes de revestimento novos que combinam perfeitamente.
- A próxima etapa é aninhar o novo material. É aconselhável fazer reservas impressionantes.
- Se necessário, o material de embalagem deve ser substituído.
- O revestimento deve ser aplicado nas áreas da estrutura, fixadas com grampeador. Os grampos devem ser expostos, mantendo uma distância de 2 cm.
- Ao trabalhar com estofados, certifique-se de que o material não se amasse, se enrole ou se desloque para o lado.
Se todo o trabalho for executado corretamente, sem se desviar das instruções, o próprio proprietário perceberá o resultado obtido após a restauração. Os estofados que acabam de ser arrastados ganharão um novo aspecto completamente diferente e mais estético. Freqüentemente, no projeto de móveis estofados, especialmente se forem antigos, o componente de mola falha. Ao mesmo tempo, o próprio quadro permanece em ordem e não precisa de modificações. Acontece que várias molas estão cobertas por rachaduras.
Em tal situação, você terá que recorrer à substituição dessas peças.No que diz respeito ao desgaste de todo o mecanismo, a substituição parcial das peças danificadas não será suficiente.
O processo de restauração, neste caso, pode ocorrer de 2 maneiras.
- Se a base da parte da estrutura for de compensado, madeira ou outro (sólido) e não precisar ser substituída, novos elementos nomeados são normalmente instalados nos pontos de fixação das molas desmontadas. Neste caso, tanto a distância quanto o número anterior de colchetes da estrutura devem ser preservados.
- Se a base for feita de lingas, os procedimentos de restauração começam com sua substituição. Primeiro você precisa pregar um lado da linha, puxá-lo para o lado oposto e, em seguida, prendê-lo com segurança. Nesta sequência, toda a linha deve ser instalada paralelamente entre si. Em seguida, a tecelagem é feita com outras lingas, que são perpendiculares à primeira.
É necessário prender as molas nas lingas costurando-as em 3 pontos, mantendo a mesma distância e usando uma corda muito forte. Em seguida, em torno do perímetro da parte do móvel do móvel, devem ser martelados 2 pregos no final de cada fileira de lingas. Um fio deve ser preso a esses pregos, que conecta as linhas superiores. Este processo consistirá nas seguintes etapas.
- O barbante deve ser dobrado ao meio. Na área onde a dobra está localizada, um laço é feito ao redor das unhas. É necessário apertar as pontas e inserir os fixadores até que parem.
- As duas pontas da corda, por sua vez, devem ser puxadas por todas as molas da fileira, preparando 2 nós em cada uma nas seções opostas do laço, que fica por cima. Mantenha a mesma distância entre os blocos do bloco.
- Seguindo o mesmo padrão, aperte o resto das molas. Os fios devem ser colocados em 2 direções e também na diagonal. Como resultado, cada elemento será mantido unido por fios de 6 peças. Todas as peças devem ser apertadas com a maior firmeza possível nas 3 direções.
- Tendo formado a malha correta, você precisará colocar cuidadosamente uma camada densa de tecido no topo do bloco de mola.
O procedimento de restauração do mecanismo de mobiliário estofado pode ser considerado quase completo. Resta apenas arrastá-lo com o novo material selecionado, se necessário.
Como substituir as molas do sofá por etapas, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.