Estofamento de móveis estofados: a escolha do estofamento e instruções passo a passo
Móveis estofados são parte integrante do espaço de vida e trabalho, o que permite relaxar e se recuperar com conforto. Com o uso regular e prolongado, este móvel pode perder o seu aspecto e tornar-se irrelevante em termos de soluções estilísticas. Durante a operação, o material do estofamento é o que mais sofre, mas a estrutura mantém sua integridade por mais tempo. Para prolongar a vida útil e transformar um produto macio, os especialistas recomendam o uso do método de constrição. Esta tecnologia ajudará não só a eliminar defeitos, mas também a adaptar o produto ao estilo geral da divisão.
Escolha de tecido
Equipamentos modernos e nanotecnologia inovadora permitiram aos fabricantes produzir uma ampla gama de tecidos para a restauração de móveis. Os especialistas dividem todos os tecidos em duas categorias:
- cobertura - tecido grosso de algodão, que é utilizado para recobrir a estrutura e os blocos de molas, fazem o interior da capa;
- estofamento - um material especial que desempenha não apenas funções práticas, mas também estéticas.
Uma lista dos tecidos para estofados mais populares.
- Jacquard - o material têxtil mais popular para estofamento, que consiste em fibras naturais e químicas. Vantagens - estrutura densa, retenção de forma a longo prazo, presença de um padrão de relevo tecido, ampla faixa de preços, facilidade de manutenção.
- Scotchguard - Jacquard de padrão grande antivandálico tratado com compostos especiais à prova de umidade que protegem contra umidade, sujeira, queima e danos mecânicos.
- Thermojacquard - um novo tipo de material, que é o jacquard sem pintura com um padrão impresso. Uma característica distintiva é a penetração profunda da tinta na estrutura da fibra usando o método de impressão térmica, que garante a preservação a longo prazo da integridade e do brilho do padrão.
- Tapeçaria - uma das variedades de jacquard, que é feito de fios grossos de algodão e uma pequena quantidade de fibras sintéticas. Uma característica distintiva é a tecelagem densa, a presença de padrões pictóricos complexos, a preservação a longo prazo da forma, uma tendência a desbotamento. O estofamento com ornamentos brilhantes é mais adequado para pequenos móveis estofados.
- Esteira - um material que tem uma trama quadriculada de fios e parece serapilheira. Material de produção - linho, algodão, seda, lã, acrílico e poliéster. Uma característica distintiva é o aumento da resistência, ampla gama de cores, textura interessante, facilidade de manutenção.
- Chenille - material durável e denso, que consiste em algodão e fibras sintéticas. A principal característica do material é uma técnica especial de tecelagem, que permite torcer os fios antes de tecê-los. Uma característica distintiva é a presença de um pequeno cochilo, preço baixo.
- Velours - um material que apresenta uma estrutura felpuda e uma tecelagem complexa. A qualidade e as propriedades do material são influenciadas pela densidade de aprisionamento das fibras. Vantagens - estrutura flexível, segurança ambiental. A desvantagem é um alto índice de desgaste, dificuldade de limpeza.
- Rebanho - uma das modificações do veludo, que consiste em algodão e poliéster e tem estrutura felpuda. Tecnologia de fabricação - aplicação de pelo de náilon em uma base adesiva de tecido usando um campo eletrostático.Vantagens - resistência, resistência à água, facilidade de limpeza, resistência à poluição, propriedades antivandalismo.
- Velveteen - material com estrutura felpuda e nervurada. A distância entre as cicatrizes pode ser média ou grande. Material de produção - algodão, elastano, poliéster. A desvantagem é a contaminação rápida, dificuldade de limpeza, curto período de operação, rápida perda de aparência, baixo nível de resistência ao desgaste.
- Camurça falsa - tecido de poliéster e algodão revestido com uma solução especial de teflon. Vantagens - semelhança externa com couro genuíno, força, durabilidade, resistência ao desgaste, resistência a danos mecânicos e desbotamento. A desvantagem é a impossibilidade de limpeza úmida.
- Pele artificial - um material que se parece com a pele de um animal, que consiste em uma base e uma pilha. O material para fazer o pelo é náilon, viscose, lã. Vantagens - faixa de preço acessível, ampla gama de cores, segurança ambiental, facilidade de manutenção. Desvantagens - curto período de operação, poluição rápida.
- Couro - material de luxo caro. A matéria-prima inicial é a pele de porco, cabra, cavalo. Existem dois tipos de processamento - anilina e semianilina. O primeiro método permite obter belos estofados com uma estrutura delicada e frágil, usando o segundo método, é produzido um material forte, durável e resistente ao desgaste com indicadores estéticos mais modestos. Ambos os materiais são duráveis e atraentes.
- Couro artificial - um material especial no qual um filme com o esquema de cores exigido é aplicado. Vantagens - retenção da forma a longo prazo, propriedades repelentes à água, resistência à poluição. Os representantes mais brilhantes são arpatek, microfibra.
Na maioria dos casos, ao puxar móveis estofados, surge a questão de substituir não só o estofamento, mas também o enchimento.
Os especialistas recomendam prestar atenção aos seguintes tipos de enchimentos e suas características:
- espuma de borracha - disponibilidade, preço baixo, alto índice de desgaste, baixa qualidade, período operacional não superior a 5 anos;
- látex - ergonomia, alto nível de elasticidade, distribuição uniforme de carga, alta faixa de preço;
- poliuretano - segurança ambiental, máxima retenção de forma, preço acessível;
- sintepon - versatilidade, a capacidade de criar novas formas e relevos;
- hollowfiber - alto nível de resistência ao desgaste, máxima retenção de forma, higiene, segurança ambiental;
- lã de coco - durabilidade, sem necessidade de conexão com o bloco de molas.
Para escolher o tipo certo de material para estofamento, é necessário levar em consideração a intensidade de uso do mobiliário, a presença de animais domésticos, a presença de alergias aos materiais utilizados.
O que você precisa?
Antes de prosseguir com a transformação independente de móveis estofados, é necessário preparar ferramentas especiais.
Para desmontagem e montagem:
- grampeador de móveis;
- faca;
- conjunto de chave de fenda;
- alicate;
- martelo;
- alicate de bico redondo;
- um conjunto de chaves;
- roleta;
- grampos;
- Cola de PVC.
Para cortar e costurar a capa:
- tesouras afiadas;
- giz de cera;
- tópicos;
- papel para padrões;
- máquina de costura.
Você também deve tomar cuidado ao comprar botões e pregos decorativos.
Instruções passo a passo
A renderização de móveis é um processo complexo e meticuloso que deve ser confiado a profissionais. Tendo um conjunto básico de conhecimentos teóricos e práticos, você pode mudar qualitativamente a pele com as próprias mãos em casa. A restauração e substituição do estofamento antigo de um infantil e de um sofá reto não causará dificuldades, mas é preciso trabalhar muito para transformar os móveis de canto.
Desmontagem
A primeira etapa na transformação de móveis estofados é remover os travesseiros macios e os apoios de braços, desmontar a estrutura e retirar o estofamento antigo. No processo de desmontagem, deve-se remover com cuidado todos os fixadores (parafusos, pregos, grampos, porcas), procurando não danificar a integridade do estofamento.
O material antigo pode ser usado como padrão. Não devemos esquecer a integridade da moldura, que deverá servir por um longo período de tempo.
Ferramentas especiais de serralheiro ajudam na remoção de fechos. Se não for possível remover a peça, os especialistas recomendam simplesmente martelá-la em uma moldura de madeira.
Removendo estofamento gasto
O estofamento gasto não é apenas um resíduo que precisa ser descartado, mas também um padrão valioso e altamente preciso que pode ser usado para criar novos estofados. Levando em consideração esta característica, o trabalho deve ser executado com precisão e exatidão.
Sob a camada de estofamento superior, pode haver coberturas auxiliares e estofamentoque deve ser removido somente se sua condição for avaliada como insatisfatória.
Fixação de novo material
Antes de anexar o material selecionado, você precisa calcular sua quantidade. Este procedimento pode ser realizado de forma independente ou usando um programa de computador especial, no qual as seguintes medidas devem ser inseridas:
- o tamanho dos apoios de braço;
- altura e largura do encosto e do assento;
- tamanho das licenças e estoques.
Para obter o número necessário de elementos de estofamento, coloque os padrões em um pedaço de material medido e circule-os cuidadosamente com um lápis.
Para garantir a junção e junção mais corretas dos elementos, os especialistas recomendam não se esquecer das folgas nas bordas, cujo tamanho ideal é de 50 mm.
O corte dos espaços em branco deve ser executado com uma tesoura afiada especial estritamente ao longo das linhas traçadas, o que os especialistas não recomendam ir além.
Se necessário, você pode costurar partes da capa, ao mesmo tempo em que adiciona novas dobras e ranhuras ao produto, o que ajudará a tornar o design mais volumoso e interessante.
conjunto
A adaptação é a etapa final, caracterizada por maior complexidade e importância. É do profissionalismo da montagem que depende o aspecto estético do produto e o resultado final geral. Se o corpo do produto for de madeira, então para estender seu período de operação, é aconselhável cobrir o material com um verniz especial de proteção.
Antes de iniciar a fixação do estofamento, deve-se posicioná-lo com o máximo de cuidado possível nos locais planejados, evitando dobras e áreas amassadas. A fixação do estofamento é realizada com grampeador de construção e grampos especiais.
O material a ser fixado deve estar em uma posição esticada. As áreas soltas de tecido não são apenas inestéticas, mas também mais suscetíveis ao desgaste e a danos mecânicos.
Não se deve esquecer de fazer uma revisão obrigatória do preenchimento antes de iniciar a montagem da estrutura. Na maioria dos casos, este material não necessita de uma substituição parcial, mas sim completa. Se na fase final da transformação forem encontradas áreas soltas ou danificadas, elas devem ser coladas ou desmontadas.
Recomendações
Para que o processo de transformação de móveis estofados seja rápido e fácil, é necessário não só estudar com cuidado a tecnologia de execução do trabalho, mas também atentar para as recomendações e segredos de artesãos experientes.
Os marceneiros profissionais recomendam não só seguir rigorosamente a sequência dos trabalhos, mas também fotografar todas as ações realizadas. As fotografias coloridas se tornarão um auxílio visual no trabalho e ajudarão a evitar erros e não aderência à sequência de montagem.
Para transformar os móveis, os especialistas recomendam o uso apenas de tecidos especiais para estofamento de alta qualidade, durabilidade, longa vida útil e facilidade de manutenção.
É necessário adquirir experiência de reparo em tecidos baratos com uma textura simples, a correção de erros e deficiências que não provocarão somente dificuldades profissionais, mas também custos financeiros.
O material de estofamento selecionado não deve apenas ter uma bela aparência, mas também estar harmoniosamente combinado com a solução estilística geral da sala, e também necessariamente corresponder às condições e intensidade de uso.
O estofamento de móveis é um método simples e acessível para estender a vida útil de móveis estofados. Este método de restauração não requer grandes investimentos financeiros, e o resultado obtido pode surpreender agradavelmente os proprietários. Para um trabalho independente, você precisa estudar cuidadosamente a tecnologia e consultar especialistas.
Sobre o transporte de móveis estofados com as próprias mãos, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.