Centros de música: tipos, características e uma visão geral dos melhores modelos
Os centros musicais, apesar da crescente distribuição de computadores, tocadores e outros equipamentos de áudio, continuam a ser usados. Existem vários tipos desse tipo de equipamento, com características diferentes. Levar em consideração suas características e analisar os melhores modelos permitirá que você faça a escolha certa.
Peculiaridades
O tópico deve começar com uma definição do que é um centro de música. A fonte de alimentação para todos os componentes principais está totalmente integrada... Reúna os elementos-chave do gerenciamento do sistema. Uma vez que as partes componentes dos centros de áudio são compactas, não há necessidade de preparar conexões complexas entre eles. Todas as frequências são ajustadas centralmente - usando um equalizador.
Os modelos avançados são capazes de reproduzir arquivos de áudio gravados em discos DVD. Na verdade, o karaokê já está disponível em todos os lugares. Portanto, a fronteira entre o centro de música e o home theater está praticamente apagada. A qualidade do trabalho desse equipamento é do mais alto nível.
Existem modelos capazes de reproduzir até mídias tecnicamente desatualizadas (fitas cassete, discos de gramofone).
Dispositivo e princípio de operação
Um centro de música típico consiste em:
- amplificador de frequência (obrigatório);
- complexo acústico (por todos os meios);
- um receptor de rádio (ou VHF-FM, ou faixa de todas as ondas);
- um gravador que reproduz fitas cassete ou mesmo bobinas de filme;
- toca-discos de gramofone;
- leitor de discos a laser;
- Módulo USB que permite ouvir música de uma unidade flash;
- leitor de cartão de memória;
- Sistemas de acesso à Internet para reproduzir informações de áudio remotas;
- Conectores AUX para conexão com fontes de som externas.
Importante: o termo "centro musical" não tem caráter oficial... Em padrões estaduais e outros documentos sérios, outras designações para equipamentos combinados são usadas. Nem necessariamente todos os componentes listados acima podem ser combinados nele. Alguns deles, além dos dois primeiros, podem estar faltando. Profissionais apontam que o centro musical faz parte do denominado equipamento de áudio transicional.
Uma característica desta categoria é que já é mais potente que o rádio mais avançado, mas ainda não atinge o complexo acústico estacionário. O controlador central permite monitorar o funcionamento dos equipamentos periféricos. Teclas, outros elementos de controle e telas de exibição são conectados ao controlador por meio de circuitos elétricos. O painel frontal geralmente é equipado com um detector de infravermelho que permite emitir comandos do controle remoto. A fonte de alimentação pode fornecer:
- conexão à rede elétrica;
- bateria embutida;
- "Baterias" (a opção menos prática e de curta duração com um recurso muito limitado).
Visão geral da espécie
Alguns dos modelos de centros musicais são feitos com karaokê. Quando a automação reconhece a conexão com um conector de microfone especial, ela silencia a voz do artista. Portanto, os proprietários do dispositivo podem gravar livremente seu próprio trabalho. Os sistemas avançados de karaokê permitem que você trabalhe com o tom do som. Também pode estar disponível:
- execução simultânea por várias pessoas;
- competição em habilidade;
- inclusão de curto prazo da voz de um artista real;
- alterar a velocidade de reprodução do som.
Dispositivos portáteis de música com rádio são tão populares quanto produtos de karaokê.
E em termos de praticidade, eles ficam ainda melhores. A capacidade de ouvir um concerto ou as últimas notícias a qualquer momento, a previsão do tempo é muito útil. A diferença entre modelos específicos não está apenas na faixa do sinal recebido. Algumas versões são até capazes de gravar transmissões de rádio em um cartão de memória flash.
Microssistemas
Mas a gradação mais importante dos centros musicais é, naturalmente, o tamanho. Os microssistemas dificilmente podem se orgulhar de funcionalidade muito alta ou aumento de volume. Mas eles economizam radicalmente espaço na sala. A largura dos painéis normalmente não ultrapassa 0,175-0,185 m. O volume do som não é superior a 50 W, embora existam alguns modelos fracos que produzem apenas 5 W ou um pouco mais.
Geralmente, os toca-fitas não estão disponíveis. Nas cópias mais avançadas, você pode colocar 1 fita de gravação. Mas um CD pode ser reproduzido em quase qualquer microssistema. Os especialistas observam que mesmo esta classe (com e sem um toca-fitas) já está confiante à frente dos gravadores de fita de rádio tradicionais. Mas suas capacidades nem sempre são suficientes.
Minisistemas
Neste caso, a largura dos painéis frontais aumenta para 0,215-0,28 m... Você pode esperar obter 50-100 watts de som. Apenas alguns modelos ficam aquém desta barra. Freqüentemente, tentam compensar essa desvantagem com alguma função adicional. Um deck duplo de cassetes e um reprodutor de disco multi-óptico são comuns na mini classe. Um subwoofer é fornecido e o som surround pode ser cuidadosamente ajustado para uma variedade de parâmetros.
Midisystems
Raramente esses modelos têm um design monobloco, complexos de blocos complexos são usados com mais frequência... Seu som é muito avançado. Devido ao aumento do preço, complexidade técnica e tamanho significativo, tais equipamentos são adquiridos apenas por verdadeiros amantes da música ou músicos profissionais. A largura do painel frontal geralmente varia de 0,32 a 0,36 M. O rádio é sempre digital. Outros recursos especiais:
- volume de som até 200 W;
- equalizador com configurações de banda larga;
- equipamento frequente com um reprodutor de vinil;
- CD player para pelo menos 3 mídias;
- deck obrigatório de duas cassetes;
- alto-falantes de tamanho significativo (caso contrário, o volume do som não pode ser fornecido).
Para trocar informações sem fio, são usados centros de música com bluetooth.
Em alguns casos, o sistema de áudio recebe som (por exemplo, de um computador) e, em outros, ele o envia (por exemplo, para fones de ouvido sem fio). Mas o Bluetooth também pode ter outros usos, como controle remoto e upload de arquivos básicos para mídias separadas. É importante notar que alguns modelos até vêm sem alto-falantes. Os usuários podem então pegar os alto-falantes ou usar dispositivos de reprodução externos (via o mesmo Bluetooth ou cabo).
O centro de música montado na parede é menos comum do que as amostras no chão. A razão é bastante clara: a instalação na parede não é possível em todos os lugares e o próprio suporte deve ser muito forte e estável. Isso é especialmente verdadeiro para sistemas de classe média, que são bastante pesados. Na versão de parede, os centros musicais planos são mais frequentemente produzidos. Eles são os mais balanceados e carregam menos a superfície de apoio do que outros modelos.
Algumas versões são feitas especialmente para uso externo. Em termos de tamanho e funcionalidade, eles não têm diferenças especiais. Ao mesmo tempo, há outro recurso importante - quase todos esses centros funcionam com bateria. Ele permite que você toque música ou ouça rádio por muito tempo. Importante: para uso na estação fria, os sistemas de bateria são ainda piores do que os com fio - no frio, a bateria perde rapidamente a carga e os recursos.
Avaliação das melhores modelos
Despesas
Um centro de música completamente moderno certamente se enquadra nesta categoria. HYUNDAI H-MS100... O produto é pintado em uma atraente cor preta por padrão. Sua potência sonora é de apenas 12 watts.Mas para um sistema de áudio instalado em um apartamento comum na cidade, isso é o suficiente. Você pode reproduzir CD (RW), DVD (RW) com confiança.
Completo Suporte Dolby Digital... Suportado DivX Pro, XVID, MPEG 4. O centro pode receber ondas de rádio de alcance 87,5-108 MHz. Por padrão, o sintonizador está sintonizado em 20 estações de rádio diferentes. A reprodução de arquivos é possível conectando uma mídia USB.
Um fone de ouvido padrão é fornecido. Os usuários também podem usar o modo karaokê. A unidade principal e os alto-falantes são feitos de plástico de alta qualidade. Controle remoto incluído. Também existe uma saída de áudio do padrão RCA 2.0.
Um atraente centro musical japonês é um pouco mais caro PANASONIC SC-HC200EE-K. Como o modelo anterior, ele é pintado de preto. A potência total é aumentada - a potência do som chega a 20 watts. O sistema é compatível com os padrões CD-DA e MP3.
A presença de um equalizador também é fornecida.
Outros recursos importantes devem ser enfatizados:
- Suporte RDS no rádio;
- Suporte para Bluetooth;
- consumo total de corrente 14 W;
- peso líquido total 1,9 kg;
- dimensões 0,4x0,197x0,107 m.
Categoria de preço médio
Isso inclui, por exemplo, modelo antigo 98812. É feito em estilo retro. Apesar disso, o dispositivo funciona em um nível moderno decente. As dimensões são 0,5x0,34x0,21 m. É fornecida recepção de sinal na faixa AM / FM. O CD player pode reproduzir arquivos MP3 em qualquer taxa de bits. Outros parâmetros:
- peso líquido 10,2 kg;
- potência do alto-falante 30 W;
- caixa de madeira;
- pintura na cor faia maciça;
- deck de cassetes;
- gira-discos para discos, projetado para 33, 45 ou 78 rotações.
O grupo de preço médio também inclui LG XBOOM CJ44. A memória do sintonizador permite armazenar 50 estações de rádio diferentes. Este dispositivo relativamente novo está equipado com um display e permite que você se divirta usando o modo karaokê. O brilho da tela pode ser ajustado ao seu gosto. O sistema entra no modo de espera após um longo período de inatividade. Parâmetros técnicos principais:
- potência 480 W;
- reproduzir CDs e mídia USB;
- reprodução de arquivos MP3, WMA;
- 20 configurações do equalizador;
- faixa de transmissão de rádio de 87,5 a 108 MHz;
- Assistir;
- aplicativo de smartphone;
- a capacidade de programar a reprodução.
Atenção: independentemente da marca específica, em vez de um controle remoto universal, é aconselhável usar controles remotos especialmente projetados para um determinado dispositivo. Outro bom exemplo de um centro musical de médio porte é Pioneer X-HM51-K. A potência total de saída deste microssistema é de 100 watts. Um despertador é fornecido e você também pode usar o USB Flash.
O sistema pode reproduzir arquivos MP3 e CDs de áudio. Um sintonizador operando nas bandas AM e FM memoriza 45 estações de rádio. Você pode colocar no máximo 1 disco. A bandeja deslizante é usada para marcá-lo. Dimensões 0,24x0,527x0,325 M. O peso líquido deste centro musical é de 9 kg.
Número de canais de rádio Pioneer XW-SX50-B Preto é 0. Mas a potência dos alto-falantes é de até 120 watts. Você pode controlar o centro de música do iPod, Android, iPhone. Mas o método de controle padrão é usar o controle remoto.
As dimensões do dispositivo são 0,682x0,327x0,341 m, e seu peso é de 18 kg.
Caro
Antes de falar em aparelhos de som caros, é preciso apontar as diferenças entre os equipamentos Aulas Hi-End e Hi-Fi. A técnica Hi-End é um conceito de marketing convencional. Não existe um padrão rígido aqui. É só sobre para satisfazer os pedidos dos amantes da música, tanto quanto possível. Os fóruns na Internet são repletos de polêmicas sobre qual modelo é melhor e quais são os reais critérios de classificação dos aparelhos na categoria Hi-End.
No entanto, há apenas uma coisa em comum entre essa técnica - é muito caro... Neste caso, é feito estritamente de acordo com os gostos individuais. E o que admira um audiófilo pode deixar outro indiferente ou até enfurecido.Mas o que a indústria pode apresentar no segmento caro para músicos profissionais e conhecedores é o mais importante. E aqui os consumidores estão esperando antes de tudo equipamento da marca Sony.
Um bom exemplo é o V41D. Este modelo pode funcionar no modo de transmissão de dados Bluetooth. Os desenvolvedores certificaram-se de que a iluminação estava cuidadosamente sincronizada com o som. O streaming irá deliciar os entusiastas da tecnologia e aqueles que procuram obter o máximo de sua tecnologia. O dispositivo pode demonstrar iluminação de fundo "club" nas cores verde e azul. Duas saídas com microfones permitem que você cante no karaokê com amigos e o controle por gestos também está implementado.
A alternativa é o sistema de áudio de alta potência EXTRA BASS XB72. Os engenheiros da Sony cuidaram da possibilidade de instalação vertical e horizontal. Além dos efeitos de iluminação do alto-falante, o estroboscópio "club" agrada. A opção de conexão sem fio com dispositivos Party Chain externos é baseada na tecnologia Bluetooth. As configurações e músicas são controladas usando o aplicativo Sony Music Center.
Pode parecer que todos os aparelhos de som são pretos ou outras cores escuras. Mas, na verdade, não existem menos modelos brancos. Um exemplo notável disso é Denon CEOL N10 Branco. O dispositivo pode reproduzir estações de rádio FM e AM. A potência sonora de cada um dos dois alto-falantes é de 65 watts.
Os usuários podem ajustar o equilíbrio, bem como graves e agudos. O carregamento dos CDs é feito pela bandeja. O som é enviado para o subwoofer e para os fones de ouvido. O sistema pode lidar com arquivos Flac.
Ele foi executado de acordo com o princípio clássico de um bloco.
Como escolher?
Escolher um centro de música para sua casa não é menos importante do que escolher uma TV, geladeira ou fogão a gás. É por isso primeiro você precisa coletar a mesma quantidade de informações sobre todos os modelos nos quais está interessado. O formato do alto-falante 1.0 implica distribuição de som circular. Se houver vários dispositivos, você pode mesclá-los na rede usando a tecnologia de várias divisões. Mas o padrão 2.0 é um sistema clássico com um par de alto-falantes laterais.
O formato 2.1 significa adicionar um subwoofer de faixa dedicada. Esse acréscimo permitirá que você trabalhe melhor os graves e melhore a qualidade de sons altos naturais e tecnogênicos. Quando se trata de potência, é importante entender que apenas o indicador de máximo é indicado em todos os lugares, no qual a qualidade do som ainda não foi perdida. Na realidade, os parâmetros mais confortáveis e claros para a reprodução de música serão um pouco mais baixos. Os profissionais sabem há muito tempo que não existem "tabelas mágicas" (ou melhor, elas são adequadas apenas para orientação).
É muito importante pedir para ligar a central de música da loja. Deixe-os mostrar como ele lê diferentes mídias e formatos, é controlado pelo controle remoto e via Bluetooth. Claro, não deve haver defeitos mecânicos ou mesmo pintura descascada, portas e conectores soltos. Não há nenhum benefício real em ter uma mesa giratória em seu sistema. A menos que alguém goste especialmente dessa maneira antiquada de ouvir música.
Você precisará descobrir imediatamente onde ficará o centro de música na casa... Isso não apenas permitirá que você o escolha por design, mas também levará em consideração as restrições de tamanho. Quando se trata de dispositivos com karaokê, vale a pena esclarecer inicialmente qual é sua real funcionalidade, se existem determinadas opções. Também é útil distinguir entre microssistemas, minissistemas e midisistemas, para descobrir suas diferenças mais profundamente. Isso permitirá que você procure o produto ideal apenas entre centros de uma determinada classe. Existem mais algumas recomendações:
- interessar-se pela possibilidade de controle remoto por meio de um aplicativo móvel;
- leve em consideração os requisitos para parâmetros de energia;
- especificar o número de conectores e sua variedade;
- para especificar o número de cassetes e CDs processados;
- selecione a aparência ao seu gosto.
Para informações sobre como escolher um centro de música, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.