Como fazer um centro musical com as próprias mãos?

Contente
  1. Ferramentas e materiais
  2. Instruções passo a passo
  3. Dicas úteis

Apesar da presença nas lojas de milhares de modelos prontos de polos musicais, o consumidor não se contenta com quase nenhum dos propostos. Mas o centro musical é fácil de fazer com suas próprias mãos - mesmo usando estojos de uma tecnologia obsoleta.

Ferramentas e materiais

Para modelos montados "do zero", use:

  • conjunto de alto-falantes para um sistema estéreo;
  • leitor de mp3 pré-fabricado;
  • receptor de rádio pronto (é aconselhável escolher um modelo profissional);
  • fonte de alimentação do computador (ou caseira);
  • um pré-amplificador pronto com um equalizador (um dispositivo de qualquer equipamento musical, por exemplo: uma guitarra elétrica, um DJ sampler, um mixer, etc., serve);
  • peças de rádio para o amplificador - de acordo com o esquema selecionado;
  • radiadores de refrigeração ou ventiladores para o amplificador;
  • fio esmaltado para filtros de colunas de várias vias;
  • Fio de rede ShVVP (2 * 0,75 mm²);
  • cabo não combustível KSPV (KSSV, 4 * 0,5 ou 2 * 0,5);
  • Conectores de 3,5 jack para conectar alto-falantes.

Um alto-falante passivo - geralmente um subwoofer - é adequado como um gabinete acabado, que é fácil de desmontar e refazer, possivelmente substituindo as paredes superior, inferior e lateral por outras mais longas. Guiado pelo desenhono. Será difícil instalar um amplificador e uma fonte de alimentação em "satélites" (alto-falantes de alta frequência) - um radiador ou ventoinhas ocupam muito espaço. Se o centro for pequeno, use a carroceria e as estruturas de suporte do rádio do carro. Para um caso feito por você mesmo, você precisa de:

  • aglomerado, MDF ou placa de madeira natural (a última opção é mais preferível - ao contrário do MDF, onde frequentemente existem vazios);
  • cantos de móveis - permitem fazer a estrutura facilmente desmontável;
  • selante ou plasticina - elimina trincas, tornando a estrutura impermeável à pressão de ar produzida pelo alto-falante;
  • material de amortecimento para alto-falantes - elimina o efeito de ressonância;
  • cola epóxi ou "Moment-1";
  • impregnação anti-mofo, verniz impermeável e tintas decorativas;
  • parafusos auto-roscantes, parafusos e porcas, arruelas de tamanhos adequados;
  • colofônia, fluxo de solda e solda para ferro de solda.

    Em vez de tinta, você também pode usar um filme de decoração. Das ferramentas de que você precisará:

    • conjunto de instalador clássico (furadeira, retificadora e chave de fenda), inclui um conjunto de brocas e um disco de corte para madeira, um disco de retificação para metal e um conjunto de brocas;
    • conjunto de chaveiro (martelo, alicate, alicate de corte, chaves de fenda planas e figuradas, uma serra para madeira), você também pode precisar de hexágonos de tamanhos diferentes;
    • para facilitar e agilizar o corte, você precisará e quebra-cabeças;
    • ferro de solda - é aconselhável utilizar um dispositivo com potência não superior a 40 W, para a segurança dos trabalhos executados será necessário um suporte para o mesmo;
    • lixa - é necessário em locais onde não é possível aproximar com uma trituradora.

    Ideal se o artesão doméstico tiver um torno. Ele o ajudará a fazer perfeitamente quaisquer elementos rotativos.

    Instruções passo a passo

    Se não houver um caso concluído, comece criando os alto-falantes. É mais conveniente apresentar os dois casos ao mesmo tempo.

    1. Marque e vi o tabuleiro (conforme desenho da coluna) em suas futuras paredes.
    2. Faça furos nos cantos nos lugares certos... Se a placa for lisa, use uma lixa ou disco de lixa para alisar as áreas que serão coladas.
    3. Espalhe um pouco de cola epóxi e cole algumas placas de alto-falante umas nas outras ou conecte-os com cantos.
    4. Um alto-falante ativo requer um espaço separado para a fonte de alimentação e o amplificador... Se a alimentação for colocada na unidade central, não é necessário cortar a sétima parede de um dos alto-falantes. Nesse caso, faça um case para a unidade principal de acordo com um desenho separado - de preferência, quando sua altura e profundidade corresponderem às dimensões dos alto-falantes. Isso dará a todo o sistema estéreo uma aparência finalizada.
    5. Na unidade principal, use divisórias feitas da mesma (ou mais fina) madeira compensada para separar os compartimentos de fonte de alimentação, amplificador, rádio, mp3 player e equalizador. A caixa do rádio acabada passa pelo mesmo requinte. Monte todos os gabinetes (alto-falantes e corpo principal) - sem instalar as faces frontal e superior.

      Se você usa módulos eletrônicos prontos, tudo o que resta é colocá-los nos lugares certos.

      1. Para controles de volume, equalizador, porta USB de um mp3 player, botões de ajuste do módulo de rádio e saídas de amplificador estéreo (para alto-falantes) perfurar, serrar orifícios tecnológicos e ranhuras na parede frontal do corpo principal.
      2. Solda fio de montageme às entradas e saídas dos módulos eletrônicos, etiquete-as.
      3. Coloque cada uma das unidades eletrônicas em seu próprio compartimentoe. Para o módulo eletrônico do mp3 player e a placa de fonte de alimentação, você precisará de parafusos de montagem em rack. Como último recurso, eles serão substituídos por parafusos longos com porcas adicionais e arruelas de gravação que os prendem. É melhor esconder as cabeças de fixação do lado de fora (parte inferior, traseira) para que não arranhem as superfícies sobre as quais o próprio centro se encontra. É aconselhável não modificar o receptor - ele já tem uma saída estéreo, só falta alimentá-lo.
      4. Alinhe as ranhuras e orifícios tecnológicos com os botões dos reguladores, interruptores, etc.
      5. Conecte todos os dispositivos de acordo com o diagrama estrutural.

      Para construir seus alto-falantes, siga seu plano.

      1. Viu orifícios nas bordas frontais para os alto-falantes (ao longo de seu raio). Os alto-falantes devem caber neles livremente.
      2. Solde os fios aos terminais dos alto-falantes.
      3. Se a coluna tiver duas ou mais pistas - fazer filtros de separação... Para fazer isso, corte pedaços de cano plástico de acordo com o desenho - o comprimento desejado. Lixe as pontas com uma lixa. Recorte as paredes laterais da moldura da bobina e também remova os locais com os quais serão coladas. Espalhe um pouco de cola epóxi e cole as laterais das bobinas no corpo principal. Você pode substituir a cola epóxi por cola hot melt - ela endurece em poucos minutos. Depois que a cola endurecer, enrole o número necessário de voltas do fio de esmalte nessas bobinas. O diâmetro e a seção transversal do fio também são determinados pelo diagrama esquemático da coluna. Monte o crossover - as bobinas são conectadas aos capacitores em um circuito de filtro passa-baixa típico.
      4. Conecte os alto-falantes aos filtros montados... Conduza o cabo comum de cada alto-falante fazendo um orifício na lateral (na lateral da unidade principal) ou atrás dele. Para evitar que o cabo puxe acidentalmente junto com o movimento descuidado da conexão, dê um nó antes de passá-lo pelo orifício. Para alto-falantes com potência de mais de 10 W, um fio de parafuso esférico com seção transversal de 0,75 sq. milímetros.
      5. Conecte os alto-falantes no modo de teste para a unidade principal recém-montada do centro de música.

        Experimente a qualidade de som que todo o sistema emite. Depuração adicional pode ser necessária.

        1. Quando chiado, nível de volume insuficiente ou excessivo, reprodução incompleta de frequências baixas, médias e altas é detectada ajuste do equalizador, a depuração do amplificador será necessária... Verifique a qualidade da recepção de rádio da placa do receptor de rádio - você pode precisar de um amplificador de freqüência de rádio para lidar com a recepção incerta das estações de rádio. Verifique o funcionamento do mp3-player - ele deve reproduzir as faixas com clareza, os botões não devem ficar presos.
        2. Se a recepção de rádio não for clara - um amplificador de antena adicional é necessário. A maior demanda é por amplificadores de rádio para carros - eles consomem uma corrente de 12 V. O amplificador é colocado na lateral da entrada da antena.
        3. Depois de se certificar de que o centro de música montado funciona bem, Isole o fio soldado restante e as conexões de cabo.

        Feche e monte novamente as colunas e a unidade principal. O centro de música está pronto para funcionar.

        Dicas úteis

        Ao soldar componentes de rádio ativos (diodos, transistores, microcircuitos), não segure o ferro de solda em um ponto por muito tempo. Os componentes de rádio semicondutores recebem ruptura térmica quando superaquecidos. Além disso, o superaquecimento descasca a folha de cobre do substrato dielétrico (base de fibra de vidro ou getinax).

        Em um rádio de carro, um mp3 player é colocado em vez de um toca-fitas ou um drive de CD de áudio / MP3 / DVD - o espaço permite.

        Na ausência de um receptor padrão a solução ideal seria conexão externa de rádios da marca Tecsun ou Degen - fornecem recepção a uma distância de até 100 km das repetidoras FM. O som estéreo de alta qualidade nos fones de ouvido fala por si.

        No centro musical doméstico, uma prateleira separada no painel frontal com amortecedores é atribuída a um receptor, smartphone ou tablet. Isso o manterá intacto.

        Para obter informações sobre como fazer um centro musical com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário