Antenas FM para centros de música: tipos e métodos de criação com suas próprias mãos
A qualidade dos receptores de rádio baratos modernos, especialmente chineses, é tal que uma antena externa e um amplificador são indispensáveis. Este problema surge em aldeias e aldeias muito distantes das cidades, bem como nas viagens frequentes pela região.
O que é isso?
Uma antena de rádio FM é um dispositivo que melhora a recepção de transmissões de rádio... É usado quando o sinal da estação desejada é insuficiente para a recepção de rádio de alta qualidade.
Muitas vezes é usado na altura mais alta acima do ouvinte que pode ser alcançado.
Visualizações
Dependendo do tipo específico, a antena pode ser ativa ou passiva. O tipo de antena é determinado com base em seu padrão de radiação. Esta é uma área do espaço em que se concentra o máximo (antinodo) da radiação principal do sinal de rádio transmitido (ou recebido). Antenas afiadas são necessárias para que o sinal não se propague nas direções onde não é necessário. Aves e astronautas não precisam de transmissão FM terrestre, e a radiação omnidirecional levaria a um consumo excessivo de eletricidade durante a operação do transmissor de transmissão. Em vez de radiação de 15 quilowatts na faixa de FM (66 ... 108 megahertz), um quilowatt seria suficiente para uma população com a mesma área de cobertura (em um raio de até 100 km).
Ativo e passivo
Uma antena ativa ajuda a fortalecer o sinal. Às vezes, é equipado com um amplificador de rádio (ao longo do raio de cobertura da estação de rádio, também é chamado de extensão de rádio). As especificações da antena ativa indicam o valor de decibéis adicionado ao ganho do próprio receptor FM. Os agregados são passivos (0 dB) e ativos (1… 6 dB).
Os passivos incluem os do tipo pino, os ativos - designs aprimorados com um contrapeso de reforço.
- Loopback. Eles consistem em uma única parte - um vibrador de laço, a uma saída da qual a trança do cabo está conectada, à outra - seu condutor central.
- "Oito" ("borboletas"). Para melhorar a recepção, dois "oitos" são soldados, localizados em ângulos retos entre si.
- Vibrador simétrico - dois pinos multidirecionais. Uma variedade é a antena catraca: dois vibradores localizados mutuamente em ângulos retos.
- "Diretor" - são a melhor opção. Pinos de sinalização guiando em uma direção (“diretores”) - de 6 a 10 peças. Isso é seguido por um vibrador de loop. Em seguida, vem o refletor (refletor) - a malha ou o pino maior. Os diretores e o refletor são isolados um do outro e do vibrador. Todas as partes estão localizadas paralelas, mas perpendiculares à direção do sinal.
- Log-periódico - lembre o diretor. Os “diretores” são encurtados pela metade e têm direções opostas, formando um padrão de “tabuleiro de xadrez”.
- "Placa" ou disco - uma régua de dipolos ou um vibrador em loop ("borboleta") próximo ao disco, refletindo o sinal para ele.
Na prática, é escolhida uma opção extremamente eficaz e barata.
Disco
Antena de disco - opção de antena parabólica... Em vez de uma cabeça de recepção com um amplificador - "borboleta" ou pinos telescópicos (vibrador simétrico). Refletor de disco - um disco compacto antigo (contém um substrato de alumínio), qualquer malha de metal com células, cujo tamanho é dez vezes menor que o comprimento de onda na freqüência desejada.
haste
Antena de haste - qualquer haste em 25% do comprimento de onda.Para a banda FM, isso é cerca de 3 m (frequências 87,5 ... 108 MHz), o comprimento do pino é cerca de 75 cm.
Equipado com contrapesos em ângulo reto.
Quadro
"Oito", se for um, está localizado em uma base de reforço, por exemplo, uma placa de plástico ou pedaços de madeira impregnados e pintados. O condutor pode ser um perfil fino, placas cortadas, textolite de folha (vidro) "gravada" ou getinax. Este projeto é frequentemente usado em antenas automotivas altamente direcionais.
Arame
É quase qualquer construção em que fio de cobre ou alumínio sirva como condutor principal.... Os arranjos de antenas em fase que não são feitos de microfita ou linhas com fendas e pedaços de guia de onda, mas de pedaços de fio ou fio soldado em uma estrutura de rede, podem ser considerados fio. Mas esse design também é muito mais caro.
Eles não são mais usados na radiodifusão, mas no rádio amador analógico e digital, para necessidades militares e comunicações móveis civis.
Como escolher?
A antena acabada é selecionada a partir do sortimento fornecido por lojas online russas e chinesas. Esta é a única opção para quem não possui uma feira de rádios ou loja de rádios no centro regional ou na cidade mais próxima. É mais fácil para as pessoas que sabem algo mais sobre comunicações de rádio escolher uma antena barata, que fornecerá até mesmo a recepção de estações de rádio FM de centros regionais e vilarejos próximos a uma distância de até 100-150 km. Para superar o ruído (quando o sintonizador FM não tem supressão de ruído no centro de música), você precisará de um amplificador de antena adicional.
Como fazer isso sozinho?
Você vai precisar.
- Ferro de soldar, solda e breu, fluxo de solda. Em vez deste último, o cloreto de zinco era usado anteriormente - ele é preparado a partir de comprimidos contendo ácido clorídrico. Esses comprimidos são usados por pacientes de estômago. Como fonte de zinco - qualquer bateria alcalina (de sal) que esgotou seu recurso: seu "vidro" é feito de zinco.
- Fio de cobre - fio de enrolamento grosso. Alternativa - todos os tipos de fios trançados mais finos são trançados. Para maior resistência e confiabilidade, eles são soldados com solda para que o cobre não oxide e o condutor não "se solte".
- Base dielétrica... Pode ser qualquer placa, contraplacado, aglomerado, fibra, bem como getinax caseiro ou industrial (ou fibra de vidro), do qual foram retiradas as pistas impressas. Você também pode usar pedaços planos de plástico de aparelhos elétricos velhos e obsoletos.
- Fechos... Parafusos, parafusos, parafusos auto-roscantes, arruelas de pressão, porcas. Estoque com a quantidade certa. Talvez os "conjuntos" de plástico também sejam úteis.
- Cabo coaxial (com uma impedância característica de 50 ou 75 ohms), plugue (para o soquete da antena do seu dispositivo receptor).
- As ferramentas de chaveiro mais simples. Podem ser chaves de fenda planas e encaracoladas, alicates, alicates, serras para metal e madeira, possivelmente uma chave inglesa ajustável e um martelo. Uma trituradora e uma furadeira também irão acelerar o processo de fabricação da antena.
- Verniz ou tinta impermeável. Os condutores e o local onde o cabo é conectado a eles devem ser pintados. Isso os protegerá da corrosão causada por gotas de água.
Se você não é um especialista em rádio, faça um desenho pronto. Um exemplo é uma antena de quadro. Para elaborá-lo, faça o seguinte.
- Guiado pelas dimensões do desenho, dobre um elemento de trabalho - uma "borboleta" de um fio de cobre.
- Coloque-o sobre uma base dielétrica robusta, amarrando-o a uma placa de madeira ou plástico com a ajuda de "monitores". Uma opção mais "avançada" são os suportes verticais ao longo das bordas e no centro da figura oito em uma montagem de parafuso. O mesmo aconteceu na década de 1990 com as pessoas "caseiras" que fabricavam antenas para receber canais de TV UHF.
- Solde o cabo... O núcleo central é conectado a um lado da antena, a trança ao outro. Deve haver um vão de até 1 cm entre as partes da figura 8. A antena dipolo é conectada ao cabo da mesma forma.
- Cor toda a estrutura.
- Depois que a tinta secar prenda a estrutura a um poste ou tubo. Amarre o cabo em vários pontos do poste.
- Conecte o plugue à outra extremidade do cabo e eleve a antena mais alto. Aponte para a cidade de transmissão. Se a distância for muito grande, não há sinal direto - eles encontram um sinal refletido, por exemplo, de uma montanha ou do prédio mais alto perto de você.
A verificação da antena é realizada pela qualidade de recepção da estação de rádio desejada. Os transmissores de rádio hoje estão localizados em cidades arbitrárias e centros regionais - muitas emissoras de rádio privadas apareceram, ganhando dinheiro com publicidade. As estações de rádio não estão localizadas no lugar da torre de TV da cidade (na colina do “centro de televisão”), mas em um mastro baixo com cerca de 30 m de altura. Nem todo mundo quer alugar a “altura estratégica” de uma cidade ou região, transmitindo do telhado de um prédio de 9 ... 25 andares por meio de um transmissor FM W de baixa potência.
Deve haver o mínimo de ruído possível no fundo de uma transmissão de rádio. O rádio deve estar em estéreo. É impossível receber uma transmissão estéreo quando o sinal é fraco - há um ruído perceptível em seu fundo. Gire a antena até obter a melhor qualidade. Se a estação estiver muito longe, mas o ruído permanecer - conecte o amplificador de rádio ao cabo de ruptura, próximo à antena.
Um cabo universal ajudará aqui, no qual, além do "coaxial", um par de fios adicionais é escondido sob a capa protetora externa. A linha de alimentação é isolada do condutor central pela trança do cabo de rádio principal. Se não houver tal cabo, o amplificador é alimentado por fios para o receptor de rádio próximo, separadamente.
Os amplificadores requerem uma voltagem constante de vários volts (não mais do que 12, como os amplificadores de rádio de carro) e uma intensidade de corrente de várias dezenas de miliamperes.
Você pode descobrir como fazer uma antena FM com suas próprias mãos em 15 minutos abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.