Como se livrar das formigas nos morangos?
As formigas são alguns dos insetos mais industriosos que existem, mas podem fazer mais do que apenas se beneficiar. Muitos jardineiros enfrentam repetidamente o problema da formação de pulgões nos morangos, e isso é facilitado pelas formigas que também comem os frutos. Oferecemos-lhe informações úteis sobre como reconhecer a derrota das bagas, como lidar com o problema e proteger a sua própria colheita usando diferentes métodos. Existem várias medidas preventivas que podem ser tomadas para cultivar morangos saudáveis e saborosos.
Descrição
As formigas fazem seus movimentos em solo fértil, então as plantações de morango não são apenas um refúgio para elas, mas um lugar de alimentação. Sob os arbustos desta baga, eles podem se esconder de animais domésticos e pássaros. No entanto, o principal problema é que os insetos causam danos ao espalhar pulgões. Devem ser notados mais alguns fatores negativos aos quais conduzem os formigueiros localizados nas raízes dos arbustos. Em primeiro lugar, devido aos insetos, a acidez do solo aumenta, e os morangos não gostam desse tipo de solo, preferindo solo neutro. As formigas adoram se banquetear com frutos maduros, mas também comem flores.
Se um formigueiro se estabelecer próximo, ele destruirá as plantas e elas secarão rapidamente. Os pulgões começam a se espalhar rapidamente de um arbusto para outro e prejudicam, tirando o suco da cultura. Os pulgões costumam se espalhar de dentro para fora, portanto, uma inspeção completa é importante. Está longe de ser possível ver o habitat das formigas de imediato, especialmente se ainda não for suficientemente perceptível.
Mas se você viu pequenos montes, pode ter certeza que os insetos já escolheram este lugar. Os chamados poços aparecem no solo, e isso pode ser visto durante o afrouxamento.
Muitas pessoas se perguntam quando começa a infestação de formigas? Tanto insetos pretos quanto vermelhos podem se instalar no jardim, cujos ninhos são um complexo sistema de câmaras conectadas por passagens. No inverno, as formigas se escondem nas profundezas do solo, mas assim que o sol aquece o solo, elas se ativam e rastejam para fora.
O mal que as formigas podem infligir aos morangos é a reprodução dos pulgões, que produzem suco que alimenta os insetos. Na maioria das vezes, suas hordas são atacadas por brotos jovens, cheios de força, assim como folhas de morango.
Métodos humanos de luta
Não é necessário matar os parasitas, existe uma opção mais suave para se livrar deles, especialmente se a família dos insetos ainda não conseguiu se multiplicar para um tamanho enorme. Deve ser lembrado que as formigas também são benéficas, mas não em todos os lugares. Se você puder, é melhor mover o ninho e deixá-lo longe do seu terreno. Esse procedimento é realizado no final da primavera, pois nessa época os formigueiros ainda não estão equipados com insetos.
É importante usar luvas de borracha para evitar picadas. Cave o ninho completamente, capturando as larvas e os ovos, é melhor ir mais fundo. Você pode transferir o ninho em uma tigela grande ou tigela. Quanto ao buraco resultante, cubra-o com cinzas. Os especialistas recomendam cavar ninhos antes das 10h ou mais perto do pôr do sol, quando os parasitas estão se escondendo lá dentro.
Cubra as bordas da tigela com o óleo vegetal com que você cozinhou, para que os insetos não saiam durante o transporte.
Se esse método for inaceitável para você, ou se você tiver fobia de formigas, poderá assustá-las - isso também funciona. Espalhe salsinha, hortelã-pimenta ou absinto entre os canteiros de frutas silvestres, alguns usam mostarda em pó. O cheiro forte e específico rapidamente expulsará as formigas de sua área. Você pode molhar almofadas de algodão com óleos essenciais ou usar amônia comum - os insetos são muito sensíveis a esses aromas e você não os verá novamente.
A prova da eficácia desse método é que quase nunca há formigas nas plantações de mostarda, então jardineiros experientes costumam plantar essa planta entre arbustos de morango. Essa prevenção será eficaz e você ficará satisfeito com o resultado obtido, pois a cultura está protegida e em breve começará a dar frutos.
Se as formigas já conseguiram fazer mal, use ervas medicinais, cujo cheiro vai assustá-las. Se a parcela for grande, será útil semear algumas dessas plantas, além disso, elas não precisam de cuidados especiais. Logo você notará que os insetos pararam completamente de aparecer na superfície, isso indica que eles deixaram um lugar incômodo para eles. Outra opção humanitária para o controle de pragas é o uso de serragem embebida em óleo de erva-doce. Se você tem aparas de madeira, thuja, abetos ou abetos, que têm um cheiro forte, são as melhores opções, misture-os com óleo de erva-doce e espalhe-os no terreno.
Os pássaros são inimigos de todos os insetos, mas também podem danificar suas plantações. Portanto, a ajuda dos pássaros deve ser usada apenas no início da primavera, quando eles estão com muita fome. Para isso, é necessário um milheto grande, que deve ser espalhado nas canteiras, é percebido pelas formigas como seus próprios ovos, e elas começarão a arrastá-los para a cova para "salvar".
Nesse momento, os pássaros atacarão os insetos, bicando os grãos com eles. Assim, se você tiver formigas, pode removê-las com a ajuda de pássaros.
Como processar?
E se você tiver formigas em seu jardim e os métodos anteriores não funcionarem? Esta é uma questão urgente para todo agrônomo que encontrou pragas pelo menos uma vez. Existem várias opções que podem ser usadas dependendo da gravidade do problema.
Produtos químicos
Apesar de este método ser bastante agressivo, em algumas situações você não pode prescindir dele. Produtos como "Muratsid" são muito populares (em algumas lojas pode ser chamado de "Tamanduá"). O principal componente da isca é o diazinon, que deve ser despejado diretamente no ninho. Interesse-se pelo produto de gel Great Warrior. A isca é colocada ao longo dos caminhos em tampas de plástico.
Uma mistura de "Zubr" e "Thunder-2" deve ser preparada com as proporções corretas e, em seguida, tratada com suas plantas. Se você acabou de plantar mudas de morango, pode tratá-lo com "Metaldeído", que também é usado após a frutificação. Alguns jardineiros aplicam nitrato de amônio no formigueiro e regam tudo com água.
Qualquer que seja o produto químico que você usa, é importante lembrar que ele representa um perigo para a saúde humana, portanto, proteja suas mãos e rosto com meios especiais, após o que você pode começar a tratar o local e as plantas. Dessa forma, é fácil tirar as formigas do jardim para sempre.
Remédios populares
Freqüentemente, os métodos populares são muito procurados, porque também ajudam a destruir as pragas. Você pode usar alcatrão ou sabão em pó para proteger os morangos de pulgões e insetos escamados. E também para o meio improvisado é o sal de mesa comum, que é o suficiente para derramar no formigueiro - e os parasitas logo sairão do ninho. Estranhamente, mas excrementos de pássaros podem facilmente lidar com uma praga, então se você tiver galinhas ou gansos em sua fazenda, você pode usar os dejetos com segurança. Se uma colônia de formigas se formou no local, é muito difícil combatê-la, mas com o uso de todas as recomendações úteis, você pode obter um efeito positivo.
Muitos jardineiros costumam usar amônia, que pode ser pulverizada nas plantas, ao mesmo tempo, não haverá supersaturação com um oligoelemento. Para preparar a mistura, pegue 40 ml de álcool a 10% e despeje em um balde com água.
Use a substância resultante para irrigar a terra e as folhas, essa manipulação deve ser feita com o início da primavera.
Quando o período de floração tiver passado, você precisará de 3 colheres de sopa. eu. amônia e um balde de água. Em primeiro lugar, basta regar o solo e, em seguida, pulverizar cada arbusto de morango com uma solução. Após a colheita, é necessário repetir o procedimento, será necessária a mesma quantidade de água e uma lata de amônia. Essa droga comum é usada por quase todos os jardineiros, uma vez que a amônia permite a floração ativa dos morangos, é um agente profilático contra vários insetos e também elimina a necessidade de se alimentar com outras substâncias. Além disso, é seguro para a cultura.
Se você estiver cultivando frutas em uma estufa, uma abordagem diferente pode ajudar. Para isso, é necessária a formalina, que deve ser diluída em água na proporção de 1:10, após o que todas as fissuras e locais onde os caminhos das formigas podem ser processados.
Pulverizar suavemente para que a solução não atinja as folhas, este tratamento garante a eliminação dos parasitas. Se você tem fermento vivo ou seco e mel em casa, misture esses dois ingredientes, acrescente a sêmola e espalhe pelos caminhos.
O bicarbonato de sódio puro pode ajudar a controlar as pragas. Misture com sal, adicione à água fervente e despeje no formigueiro pela manhã.
Esta é uma maneira desumana, mas ajudará a se livrar dos insetos para sempre.
Profilaxia
Para não ter que enfrentar o problema de uma infestação de formigas, é melhor tomar precauções com antecedência, pois é muito difícil expulsar completamente os insetos do jardim. Estude algumas recomendações, aplique-as e você poderá evitar a morte da safra de morango no local. Se você planta alho, cebola ou hortelã-pimenta ao lado da plantação, pode esquecer os insetos. Claro, é importante remover as ervas daninhas, mas isso se aplica tanto às frutas silvestres quanto a outros tipos de safras.
A partir da estação quente, recomenda-se tratar as camas com tintura de alho, que tem um aroma específico. Para fazer isso, você precisará de um balde de água, ácido bórico, uma cabeça de alho esmagada e um pouco de extrato de agulhas. Deixe a mistura por uma semana, após a qual pode ser usada.
Prepare o absinto ou o milefólio com antecedência, graças a eles as formigas nem vão tentar atacar o jardim. Freqüentemente, os insetos vivem perto de árvores frutíferas, então o local de plantio do morango deve ser longe do jardim. Verifique de vez em quando se há pragas, porque em um estágio inicial é muito mais fácil lidar com elas.
Com medidas tão simples, mas necessárias, você evitará que as formigas se reproduzam na sua área e garantirá bons rendimentos. A presença de pulgões ou cochonilhas indica que chegou a hora de lutar com urgência contra os parasitas. Boa sorte!
Como se livrar das formigas nos morangos, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.