Propriedades e aplicações da cobertura morta da casca
Mulching - trata-se da cobertura do solo ao redor da planta com uma camada protetora especial para protegê-la dos efeitos do frio, do vento e do sol, para evitar o aparecimento de pragas e ervas daninhas, bem como para evitar que o solo seque e se acumule com nutrientes. Adubo também desempenha uma função estética, tornando-se um importante elemento decorativo em parcelas de jardim.
No papel de "abrigo no solo", use diferentes - como orgânicoe inorgânico materiais. Neste artigo, vamos falar sobre cobertura morta com um dos "produtos" naturais - casca de árvore. Possui altas qualidades protetoras e decorativas, por isso goza do merecido amor dos jardineiros. Você aprenderá sobre suas propriedades úteis, as características dos diferentes tipos de árvores, bem como como você pode colher e usar independentemente esse tipo de cobertura morta usando vários equipamentos.
Para que serve?
A casca é uma matéria-prima de origem natural que combina absoluta compatibilidade ambiental, beleza e funcionalidade.... O solo sob a casca permanece úmido por muito tempo e protegido da penetração de agentes infecciosos, pragas, insetos e bactérias patogênicas.
A cobertura morta serve como um abrigo confiável da geada, resiste com sucesso ao calor e ao sol, satura o solo com nutrientes que são importantes para a vida das plantas.
A cobertura morta de madeira é especialmente popular como um elemento de projeto de jardim.... Com ela, o enredo pessoal ficará muito mais atraente. Uma agradável cor castanha vai bem com espaços verdes e canteiros de flores, realçando o seu esplendor. Esta cobertura pode ser usada para decorar canteiros de flores, enquadrar árvores e arbustos, polvilhar canteiros de frutas silvestres e vegetais, e também como decoração para caminhos de jardim e parques infantis. E se quiser mais brilho, pode até mudar a cor da casca com tinturas naturais.
Benefício e dano
A casca das árvores possui uma ampla gama de propriedades úteis.
- Devido à sua textura densa, a casca do mulch é capaz de reter a umidade no solo por um longo tempo, portanto a quantidade de rega é reduzida. Também atua como um filtro natural para a água, bloqueando a entrada de elementos nocivos no solo.
- Com excelente isolamento térmico, mantém a temperatura constante no solo. Durante o dia, protege a planta da luz solar e do superaquecimento e, à noite, evita que as raízes esfriem demais.
- Uma espessa camada de casca que bloqueia a luz solar inibe o crescimento de ervas daninhas e protege a terra ao redor da planta das sementes de ervas daninhas que podem ser trazidas pelo vento.
- Os fitoncidas (chamados antibióticos naturais) que fazem parte da casca inibem o crescimento de bactérias, microorganismos nocivos e infecções fúngicas, previnem o desenvolvimento de podridão cinzenta e outras doenças. Uma camada de cobertura vegetal lenhosa protege a planta de insetos e várias pragas, incluindo os nematóides do solo, dos quais é muito difícil se livrar.
- Atrai minhocas para o solo, que aumentam a fertilidade do solo. Eles fornecem oxigênio às raízes, saturam o solo com oligoelementos úteis e reduzem sua acidez.
- Mantém o solo solto por muito tempo. Isso permite aumentar o intervalo entre a remoção de ervas daninhas, o que também pode afetar negativamente as plantas com raízes altas.
- Contribui para a preservação e melhoria da fertilidade do solo. A cobertura morta da casca não permite que elementos úteis que já estão contidos no solo saiam dele junto com o vento e a precipitação. E no processo de decomposição, os resíduos de madeira param no húmus, saturando a terra com nutrientes adicionais.
- A casca é resistente ao vento e não se espalha como os tipos mais leves de cobertura morta.
- Elevada decoratividade, pela qual é ativamente utilizado em paisagismo para criar composições diversas.
- Outra vantagem indiscutível da casca do mulch é que ela se decompõe lentamente, o que significa que vai durar muito tempo (pedaços grandes não apodrecem por até 6 anos), ao contrário, por exemplo, da serragem, que terá que ser trocada anualmente. No entanto, isso não elimina a necessidade de preencher a camada superior à medida que a atual se decompõe e, na véspera do inverno, a cobertura da casca é engrossada para proteção confiável contra geadas.
As poucas desvantagens da casca de cobertura morta incluem o seguinte.
- É usado principalmente para plantas perenes que atingiram a idade de 3 anos. É melhor cobrir as safras anuais e jovens com outras matérias-primas, por exemplo, serragem, palha ou aparas.
- A casca (em maior medida, isso se aplica às coníferas) retira nitrogênio do solo, que é necessário para a vida das plantas. Devido à falta deste oligoelemento, a folhagem começa a amarelar e o crescimento dos rebentos abranda.
Que tipo de casca é usada?
Para cobertura morta, você pode usar a casca de qualquer árvore. Para algumas culturas, a cobertura morta feita da casca de árvores decíduas (carvalho, bétula, álamo tremedor) é mais adequada. Considere as características individuais das raças principais.
Deve-se ter em mente que as coníferas (pinheiros, lariços, abetos) possuem uma elevada acidez, por isso são utilizadas apenas para plantas que necessitam de acidificação.
Pinho
A casca do pinheiro é o tipo mais popular e acessível de cobertura morta de madeira... É ela quem mais pode ser encontrada em jardins e hortas. Ele protege perfeitamente a planta de várias precipitações, geadas, sol escaldante e outros fenômenos naturais adversos, enquanto não bloqueia o acesso de oxigênio às raízes. A casca do pinheiro absorve perfeitamente a água e a compartilha com as culturas protegidas.
Com forte antibacteriano e antioxidante propriedades, ele serve como um escudo confiável contra pragas, patógenos e infecções fúngicas (muito eficaz contra mofo). A casca do pinheiro também bloqueia a entrada de elementos radioativos nocivos no solo. A cobertura de pinho adora hortênsias, peônias, orquídeas, rododendros, mas para as rosas também será uma excelente opção de proteção.
Palha feita de casca de pinheiro não só proteger a planta e enriquecer o solo à sua volta com nutrientes, mas também para deliciar os olhos do proprietário e dos hóspedes do lote de jardim com um aspecto espectacular e um agradável aroma a coníferas. A casca do larício também possui muitas qualidades valiosas.
Larício
Esta árvore é muito robusta e resistente à maioria das pragas, insetos, roedores e doenças fúngicas. As mudanças de temperatura não são terríveis para ela, então a casca desta árvore não permitirá que as plantas congelem ou, ao contrário, superaquecem. Ele retém muito bem a água, o que vai manter a umidade no solo por muito tempo e reduzir a frequência das regas. Reduz significativamente o crescimento de ervas daninhas. Uma vez que contém vários óleos, ele se decompõe mais lentamente do que o pinho e sua vida útil é mais longa. Possui uma bela cor saturada, por isso será um excelente cenário para os “habitantes” da sua horta ou horta.
Árvores frutiferas
Essa casca também é adequada para cobertura morta. Se macieiras ou pereiras crescerem em seu terreno, depois de podá-las, simplesmente remova a camada externa dos galhos remotos (apenas não doentes e secos) e use-a como cobertura morta. No entanto, a casca das árvores frutíferas não pode ser colocada sob coníferas (elas reagem mal a ela), e pragas e fungos também são freqüentemente encontrados nela.
Outros tipos
Latido Carvalho, contendo muitos elementos importantes, tem sido ativamente usado na medicina há muito tempo. Mas ela é capaz de beneficiar não apenas os humanos, mas também as plantas. Os taninos incluídos na sua composição espantam pragas e insetos, combatem eficazmente as infecções fúngicas e outros patógenos. É aconselhável usá-lo para culturas hortícolas caprichosas.
Latido bétula possui altas qualidades de proteção, excelente permeabilidade ao ar, bem como uma aparência atraente. A casca de bétula, com sua bela cor natural, é uma excelente moldura para as culturas hortícolas.
Tamanhos de cobertura morta
Em termos de tamanho, a cobertura morta da casca pode ser atribuída a uma das 3 frações:
- grande (mais de 15 cm);
- médio (de 7 a 15 cm);
- pequeno (até 7 cm).
Grande é usado principalmente como um elemento de design de paisagem: é usado para decorar grandes caminhos de jardim, caminhos entre plantações e áreas decorativas. Mas também é um excelente material de cobertura para canteiros de flores no inverno, protegendo o solo do congelamento. Quanto maior a fração, mais longa será sua vida útil. Para pedaços pequenos, é de 1-2 temporadas, o tamanho médio da casca do mulch não pode ser alterado por 3-4 anos, e grandes fragmentos "vivem" até os 6 anos de idade.
As variedades médias e pequenas têm aplicações mais "práticas": são borrifadas nas frutas e vegetais.
Preparação de matérias-primas
Você pode obter cobertura morta de casca pronta, mas não é barato. Será muito mais lucrativo conseguir e fazer isso. por conta própria, especialmente porque não é tão difícil de fazer. É verdade que você precisa despender algum tempo e esforço.
A produção de cobertura morta de casca inclui as seguintes etapas.
- Extração de material. Vamos para a floresta buscar a casca. Escolhendo árvores derrubadas, mas não dilapidadas. A idade ideal é 6 meses. Os jovens não devem ser tocados - descascar a casca pode levar à morte. Árvores muito velhas também não são adequadas - elas não contêm mais substâncias úteis, mas geralmente são "o lar" de fungos e microorganismos prejudiciais que podem infectar colheitas com cobertura morta. A casca deve descascar facilmente, sem esforço, e não se desfazer em pedaços. Você pode fazer isso com as mãos, mas é muito mais conveniente usar uma machadinha ou uma faca.
- Material de classificação... Nós inspecionamos cuidadosamente as matérias-primas recebidas. Removemos áreas com mofo, flor e outras secreções "suspeitas", e não deve haver larvas e ovos na futura cobertura morta.
- Secando a casca... O procedimento leva cerca de 10 dias. A casca pode ser seca tanto no interior como no exterior, cobrindo-a com um toldo. Porém, a área de secagem deve ser afastada da horta para evitar possível contaminação das lavouras ali localizadas.
- Fragmentação... Esta é uma das etapas principais. Dividir a casca em pequenos pedaços não é necessário apenas para fins estéticos. Microorganismos nocivos se acumulam sob grandes camadas. Você pode moer a matéria-prima manualmente, mas o processo demorará muito e as peças serão desiguais e grandes. A melhor maneira de fazer isso é com uma tesoura, tesoura de poda, aparas de madeira ou alicate. O triturador irá lidar com a tarefa de forma rápida e eficiente.
- Esterilização... Existem várias maneiras de desinfetar a cobertura morta. O mais fácil é ferver em água por 10-15 minutos. A segunda opção é colocar a casca no forno e mantê-la por 20 minutos a uma temperatura de 80-100 graus. O tratamento com permanganato de potássio também ajudará a livrar a cobertura morta de microorganismos prejudiciais.
- Armazenar... Para evitar insetos, larvas de insetos e outras pragas, coloque cobertura morta pronta em pequenos sacos de pano. Neles, o material pode ser armazenado com segurança até o momento em que você decidir utilizá-lo.
Recursos do aplicativo
A cobertura morta do solo é realizada na primavera ou no outono... Às vezes, isso também é feito no inverno (novembro-dezembro) para proteger o solo do congelamento. Na primavera, a cobertura morta é colocada em Poderia, quando o solo já estava bem aquecido, secou e começaram a aparecer as primeiras ervas daninhas. A primavera é a melhor época para a primeira cobertura morta. No outono, a casca é depositada em setembro, após o final do verão, quando as substâncias úteis ainda estão armazenadas no solo.
Como realizar o procedimento de cobertura morta?
- Em primeiro lugar, é necessário limpar a terra de ervas daninhas e folhas caídas.
- Se o solo estiver seco, então ele está umedecido, você pode afrouxá-lo um pouco mais.
- Os fertilizantes orgânicos são aplicados no solo (excrementos de pássaros, húmus, composto, esterco de vaca ou cavalo). A profundidade ideal de plantio é de 18-20 cm, de forma que os nutrientes vão diretamente para as raízes, e através delas fornecem alimento para toda a planta. Consumo por 1 m2 - de 5 a 8 kg.
- Também vale a pena adicionar compostos minerais, incluindo nitrogênio, potássio e fósforo.
- A cobertura morta da casca é espalhada no solo preparado. A espessura da camada é de 2 a 8 cm e depende da estrutura do solo. Quanto mais denso e duro for o solo, mais fina deve ser a camada protetora. Assim, para solo argiloso, 2-3 cm são suficientes, e a substância arenosa solta é coberta com cobertura morta mais abundantemente (até 8 cm).
Para não prejudicar as plantas e obter o máximo efeito da cobertura morta com casca, as seguintes regras devem ser observadas.
- Não coloque a casca recém-colhida, pois contém substâncias que podem bloquear o crescimento das safras. Portanto, certifique-se de secar o material de madeira antes de usar.
- Deve-se deixar um espaço entre a planta e a camada de cobertura morta: para arbustos é de 45 cm, e deve haver uma distância de 80 cm das árvores à casca. A não observância desta regra pode levar ao apodrecimento do sistema radicular.
- As ervas daninhas que aparecerão após o assentamento da cobertura morta devem ser removidas com muito cuidado para não violar a integridade da camada protetora disposta. A rega também é feita sem mover a cobertura morta.
- Não faça a cobertura morta da primavera antes de maio. O solo ao redor da planta não terá tempo de aquecer o suficiente, o que retardará o crescimento das novas safras.
- Cubra as plantas expostas ao sol com uma camada mais espessa de cobertura morta para protegê-las do superaquecimento.
Com a ajuda da cobertura morta, você não só irá beneficiar o seu jardim ou horta, mas também torná-la excepcionalmente eficaz!
O vídeo a seguir fornece mais informações sobre as propriedades do mulch e como usá-lo corretamente.
O comentário foi enviado com sucesso.