De onde vêm as moscas no país e como se livrar delas?
Se há algo que inveja uma mosca, é sua visão única, que permite ao inseto enxergar em diferentes direções. É por isso que é tão difícil pegá-la, golpeá-la ou pegá-la de surpresa. Mas as moscas são consideradas um dos insetos mais chatos, que não custam nada para estragar o sono, o descanso e organizar uma invasão inteira em uma casa de campo.
Motivo do aparecimento de um grande número de moscas no país
Antigamente, na antiguidade, dizia-se que o aparecimento de moscas na casa prometia riqueza. Hoje, ninguém vai concordar com tal superstição: o aparecimento de moscas promete ansiedade constante na casa, que nada tem a ver com riqueza. As moscas chegam a qualquer casa com aquecimento. Mas alguém quase não os nota, e alguém que eles realmente dominaram.
Quando a temperatura do ar sobe para +10, as moscas começam a acordar. Eles hibernam nas casas, amontoados em rachaduras e outros lugares de difícil acesso. Quando esquenta, eles saem de seus "desfiladeiros" em busca de alimento. E embora as moscas tenham aquela visão única de malha, elas não podem ver os obstáculos transparentes - portanto, não veem o vidro da janela. Portanto, as moscas estão correndo pela casa, incapazes de voar para fora. E na casa, os insetos começam a se multiplicar.
Além disso, eles preferem botar ovos até na comida, é conveniente para eles fazerem isso nos excrementos de animais de estimação, em lixeiras, etc. Em condições adequadas, a uma temperatura ascendente, são muitos e parece que esta invasão não pode ser controlada.
Deixar comida aberta significa criar moscas, então você precisa se livrar desse hábito.
Por que as moscas são prejudiciais:
- picam dolorosamente - não tanto no verão quanto no outono (muitas vezes a pessoa nem mesmo entende que era uma mosca);
- em patas em miniatura, os insetos transmitem infecções - desde lixo, fezes e todos os tipos de esgoto até disenteria e o agente causador da tuberculose;
- no corpo de uma mosca doméstica - até 6 milhões de bactérias;
- também nas patas, uma mosca pode transferir ovos de vermes parasitas (lombrigas e oxiúros também).
Obviamente, definitivamente não vale a pena dar as boas-vindas ao aparecimento de moscas na casa, é preciso lutar com elas. E isso pode ser feito de diferentes maneiras.
Como se livrar da casa?
Existem muitos métodos populares que são bastante eficazes e simples de executar, mas você também pode escolher meios químicos comprovados. O principal é fazer funcionar.
Produtos químicos
Os aerossóis são populares e sempre são usados duas vezes. Um intervalo de duas semanas é feito entre as aplicações. Entre as amostras de aerossol mais famosas estão Raptor e Dichlorvos Neo. Claro, esses não são produtos inofensivos, mas compostos tóxicos. O ideal é que, depois de usá-lo, saia de casa e, se possível, faça uma visita de um dia.
Existem também outros produtos químicos.
- Pós e grânulos são uma alternativa aos aerossóis. O pó seco é diluído com água de acordo com as instruções, e a sala é tratada com esta mistura. Temos que levar grandes volumes de trens.
- Fitas de velcro. Inofensivo e simples, eficaz para uma sala pequena.
- Fumigador. Também um remédio familiar, o principal é não se esquecer de trocar os pratos a tempo. Não afeta a saúde humana e animal doméstico. Uma placa especial do fumigador aquece e libera vacortina, tóxica para as moscas - paralisa o aparelho respiratório dos insetos.
Além dessas ferramentas, também existem repelentes ultrassônicos eficazes. Eles geram ondas de ultrassom com a frequência necessária, que afetam negativamente os insetos. Quando as moscas ouvem essas vibrações, elas tentam voar para longe.
Como envenenar, cabe a cada um decidir. Em casa, poucas pessoas desejam usar agentes tóxicos, mesmo que sejam relativamente inofensivos para os humanos. Portanto, o processamento com compostos mais macios e o uso de receitas que dão o resultado sem "química" são possíveis.
Métodos tradicionais
Moscas picantes são um tabu. Eles não os toleram, preferem ficar longe desses lugares. Seu olfato é sutil e bem desenvolvido e, portanto, certamente haverá uma reação.
Portanto, a sala pode ser tratada de diferentes maneiras.
- Óleos essenciais com odor pungente. Frutas cítricas, cravo, lavanda, eucalipto, hortelã-pimenta são ideais para isso. É óptimo se houver uma lâmpada de aromas em casa, com a sua ajuda os aromas vão "caminhar" pela divisão, espantando os insectos. O cheiro penetra até em cantos inacessíveis, o que muitos outros produtos (químicos, por exemplo) não conseguem. É conveniente lubrificar as esquadrias de janelas e portas com óleos essenciais. Basta colocar algumas gotas em um algodão e passá-lo sobre a superfície. O principal é tirar um perfume que não cause hostilidade por parte dos proprietários.
- Cravo puro. Esta fragrância não é a preferida por todos na casa, mas também há fãs do seu "som". O cravo é conhecido por se revelar em muitos pratos. O cheiro dela é forte, então basta colocar o cravo em um pequeno recipiente (xícara) e deixá-lo sobre a mesa.
- Cravinho com limão. Dois em um: o limão só aumenta o efeito do primeiro componente. Alguns botões de cravo ficam presos na metade do limão e este sabor natural combate as moscas.
- Lavanda. Lavanda crescendo em vasos realmente espanta as moscas. É também um dos mais belos remédios para os insetos irritantes.
- Cebola. Claro, esta receita não é para todos - muitas vezes assusta as pessoas. Mas se possível, você pode untar as mesmas molduras e aberturas com cebolas, as moscas vão voar muito rapidamente.
- Folha de louro. As folhas secas de lavrushka precisam ser espalhadas em vários lugares da sala. O mesmo cheiro não é tolerado por mosquitos e roedores, então, talvez, a folha de louro ajude a combater vários tipos de parasitas ao mesmo tempo.
Hortelã, absinto, tansy e manjericão também não são tolerados pelas moscas e, portanto, podem ser usados no combate a elas. E os tomates também são muito eficazes: se você espalhar os topos desta planta pela casa, o número de moscas diminuirá visivelmente. Dizem que o gerânio também ajuda a afastar as moscas de casa.
Se essas medidas parecerem insuficientes, você pode construir armadilhas caseiras. Por exemplo, uma armadilha para jarras: um funil de papel em forma de cone é inserido em um recipiente de vidro, a isca é colocada no fundo - pode ser vinagre de maçã. Isso é tudo, as moscas vão voar para a isca e morrer. A segunda opção é com uma garrafa de plástico: a tampa é cortada, virada e colocada de volta com o pescoço para baixo. Uma película aderente é puxada sobre o gargalo da lata, vários orifícios são feitos e a isca fica dentro.
Uma mosca que entra não tem chance.
Quais são as melhores iscas:
- xarope de açúcar + vinagre, o inseto voará "por doce", e o vinagre irá matá-lo imediatamente ou causar envenenamento grave, a mosca inevitavelmente morrerá;
- água com açúcar, fermento e mel;
- qualquer comida estragada (especialmente carne);
- geléia.
A propósito, você também pode fazer armadilhas de velcro. Você precisa de papel grosso que não se molhe e de uma substância pegajosa. Como último, você pode usar xarope de açúcar (apenas espesso o suficiente), 2 colheres de sopa de óleo de rícino com 1 colher de sopa de colofônia líquida. Se você não quiser pendurar a fita, por exemplo, devido à sua baixa estética, você pode fazer o seguinte: pegar um copo, espalhar por fora com um composto pegajoso adequado, colocar uma lanterna dentro como isca.
Métodos de luta no local
As moscas que precipitam as plantas são chamadas de meninas das flores: íris, beterraba, cereja, cebola - essas pragas têm nomes bastante românticos. Eles se parecem quase com moscas comuns, só que têm um corpo mais gracioso. Esse inseto pode ser reconhecido por um corpo cinza escuro com manchas amareladas. As larvas da florista que saem do ovo comem a planta e ela apodrece.
Um inseticida ajuda a remover essas moscas do jardim, este será o método mais eficaz. Você pode se salvar da adversidade com a ajuda das drogas "Aktara", "Aktelik", "Decis" e seus análogos. Para salvar a planta, você precisa agir o mais cedo possível, antes que a praga mate a flor ou outra cultura. Para evitar o aparecimento de moscas, é necessário polvilhar os canteiros com cinzas de madeira. E as larvas que hibernam no solo serão destruídas pela solução salina.
Você também pode plantar no jardim plantas que repelem moscas: sabugueiro, manjericão, alecrim, freixo da montanha, hortelã, lavanda, zimbro, tansy, woodruff perfumado. As copas dos tomates e no local serão negativas para moscas, se espalhadas pelo perímetro reduzirá a agressão dos insetos. A propósito, flores modestas como malmequeres fazem um excelente trabalho.
Eles não só voam, mas também toda uma lista de outros que não são particularmente úteis no jardim, os insetos também são expulsos com sucesso.
As armadilhas para garrafas de plástico também são uma forma de combater as moscas nas casas de veraneio. Pendurando-as em árvores, você pode salvar lindas flores e outras plantas dos danos causados por larvas de insetos. O principal é derramar o líquido de atração na instalação caseira. Até mesmo a massa de frutas de maçãs ou frutos maduros demais serve. Alguém joga Coca-Cola na armadilha e garante que as moscas voem para dentro do aparelho caseiro em "cardumes".
Essa armadilha também pode ser pendurada no gazebo, para que durante o descanso do dia as moscas não cheguem lá. Mas cachos de ervas aromáticas no alto das paredes do gazebo, sob o teto, não serão supérfluos. E à noite em tal lugar será especialmente agradável beber o chá. Pendurar ervas é mais fácil do que borrifar com algo "químico" ou usar um aerossol, e é inofensivo.
Medidas de prevenção
Para não pensar mais tarde em como assustar esta "empresa alada", você não deve inicialmente atraí-los para dentro de casa. É a mesma coisa com a rua.
Considere as condições de voo ideais que você não deve criar.
- Comida deixada na mesa, chá derramado ou compota, um pote aberto de geleia. Os alimentos devem ser escondidos para que as moscas não voem sobre eles e para que não tenham tempo de deixar qualquer infecção provocada nas patas sobre os alimentos.
- O lixo abandonado se amontoa no quintal com restos de comida. Essa má gestão ajuda as moscas a ocupar o local e prejudicar a colheita futura.
- Topos por limpar, montes de folhas no local, gramado coberto de mato. Todas essas condições também contribuem para o aparecimento de um enxame de moscas sobre as flores e outras culturas. Um local limpo e bem cuidado está longe de ser tão interessante para essas pragas.
- Uma lagoa com água estagnada no local. Também gosto de moscas e mosquitos também. E quanto mais próximo do quintal, maiores os riscos para o plantio.
- Ameixas entupidas em banheiros e pias. Acontece que esses são alguns dos lugares favoritos para pragas. Suas larvas se instalam lá. Portanto, as ameixas devem ser mantidas limpas e secas.
- Falta de mosquiteiros. Não são um luxo, são a barreira de proteção mais simples que evita que os insetos estraguem a atmosfera da casa durante a estação quente.
- Espaços abertos na casa (várias fissuras e fendas que não são reparadas a tempo). Lá as moscas ficarão durante o inverno.
De onde vêm as moscas no país e como se livrar delas, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.