Qual é a aparência de uma mosca da cenoura e como se livrar dela?
Embora a mosca da cenoura não seja uma praga teimosa e obsessiva que se apega a suas plantações de cenoura com todo o seu poder, ela pode reduzir significativamente a produção, arruinando a maioria das cenouras plantadas por seu trabalho. Devem ser criadas condições de existência insuportáveis para esses insetos nocivos - e você pode dizer adeus a ela por muito tempo.
descrição geral
As moscas da cenoura são irritantes, vorazes e, infelizmente, insetos comuns que causam muitos problemas para os jardineiros. Eles são pequenos (4,5-5 mm), bem distinguíveis na superfície de plantas guarda-chuva em desenvolvimento e se parecem com moscas típicas. Externamente, trata-se de uma mosca com corpo escuro, brilhante e ligeiramente pubescente. Sua cabeça é amarelo-avermelhada, combinando com a cor da cenoura. Quanto aos membros e tentáculos, eles são de tons amarelos brilhantes. As asas são alongadas, transparentes, curvas sob o abdômen; em um exame mais atento, a veia é visivelmente acastanhada com amarelecimento.
As moscas maduras no estágio de imago não roem raízes e não ferem as copas, contentando-se com o néctar das plantas com flores. As fêmeas visitam as plantações de cenoura para botar ovos, as larvas dos insetos são o principal inimigo da produção. Conhecendo o ciclo de vida dessa mosca maliciosa, pode-se imaginar claramente os mecanismos para causar danos e tomar medidas oportunas para eliminá-los ou minimizá-los. Como muitos insetos dípteros, a vida de uma mosca inclui vários períodos de desenvolvimento - esses são os estágios de um ovo, larva, pupa e imago.
As moscas da primeira geração nascem na primavera, depois que o solo aquece até + 10-15 ° С. Seus primeiros ataques aéreos coincidem com o florescimento de macieiras e lilases, enquanto os brotos de cenoura permanecem fora de seus ataques até que comece o rápido desenvolvimento das raízes. É este período que favorece a alimentação e o crescimento das larvas. Durante sua vida, uma fêmea pode produzir aproximadamente 120 moscas. A oviposição começa no final de maio e dura cerca de 20 dias. Para isso, a fêmea precisa de condições especiais - o solo dos canteiros deve ser úmido. Freqüentemente, as moscas colocam seus ovos em áreas com nabos e aipo, mas elas simplesmente adoram o aroma de cenouras maduras.
Os ovos são colocados na área do colo da raiz da planta selecionada. Em média, cerca de 10 ovos são postos por arbusto. Alguns morrem sob os raios do sol, outros são bicados por pássaros ou comidos por insetos predadores. No entanto, os ovos restantes são suficientes para causar danos significativos à cultura. Ao atingir uma temperatura de + 20-22 ° C e um grau suficiente de umidade, as larvas aparecem dos ovos em 4-7 dias.
Na fase larval, as moscas se assemelham a um verme totalmente amarelado e pálido de até 5 mm de tamanho. A parte anterior das larvas é um pouco estreitada e a parte posterior ligeiramente arredondada; a cabeça e as pernas estão ausentes. Um olhar atento do jardineiro encontrará por trás da larva dois processos escuros, que são espiráculos. Depois de nascer, o animal rói os frutos, alimentando-se intensamente de polpa de cenoura por 20-25 dias. Depois disso, o inseto sai da cenoura e rasteja para o solo, onde ocorre o processo de pupação. Pupas de moscas vivem em pseudococos segmentados acastanhados. Aproximadamente na segunda década de julho, as pupas se transformam em adultos, penetrando pelos casulos, voam para a luz, marcando o surgimento de uma nova onda de moscas.
Os adultos imediatamente começam a se multiplicar novamente - o ciclo recomeça. No entanto, os ovos deixados no solo durante o verão não conseguem completar um ciclo de desenvolvimento completo. Isso é dificultado pela época da colheita. Portanto, um certo número de larvas permanece nos frutos colhidos para o inverno, enquanto outras conseguem passar da fase de pupação, permanecendo no solo. No primeiro caso, as raízes comidas de dentro não ficam armazenadas por muito tempo e logo apodrecem. As moscas podem pousar nas camas no início da primavera ou na segunda metade do verão. Voam de forma fraca e não inteligente, sem ultrapassar distâncias significativas, o que significa que o seu aparecimento no seu site pode ser devido a medidas tomadas contra eles nas zonas vizinhas.
Entre os motivos do aparecimento de moscas no seu jardim, indicamos os seguintes:
- irrigação excessiva do solo;
- espessamento das colheitas, falta de iluminação;
- violação das regras de rotação de culturas;
- erros no uso de produtos químicos, insetos venenosos e nocivos e inofensivos;
- cultivar cenouras sem açúcar (as moscas as adoram mais).
Até o aparecimento de uma mosca pode levar à formação de uma grande colônia desses insetos nocivos no jardim. Mas este não é um desastre irreparável. O principal é entender que sua safra potencial foi atacada por moscas da cenoura, e não por outras pragas.
Sinais de derrota
Jardineiros experientes, além das medidas típicas de cuidado com as plantações, estabelecem como regra a realização de inspeções regulares sobre o estado das plantações de cenoura. Isso permite a detecção precoce de sinais de possíveis moscas-praga. Entre esses sinais:
- as pontas e a parte externa das cenouras, onde se instalam as larvas, adquirem matizes roxos claros;
- os arbustos afetados se desenvolvem muito mais lentamente do que os saudáveis;
- se a raiz for arrancada, então, nos espécimes afetados, são perceptíveis tocas e sulcos de cor escura, semelhantes às passagens de um verme, que também adora cenouras;
- as áreas afetadas de tubérculos começam a apodrecer, como feridas desprotegidas da penetração de microrganismos do solo;
- amarelecimento e ressecamento das copas;
- rachaduras em frutas, seus rachaduras e apodrecimento;
- cheiro nojento e gosto amargo de vegetais de raiz;
- a feia configuração segmentada das cenouras é uma espécie de reação defensiva aos ataques de pragas que comem as larvas.
Qualquer um desses sintomas pode indicar que apareceu uma mosca, sem falar que ela está voando sobre as plantas. Se uma condição semelhante se espalhar por toda a cordilheira, as plantas devem ser eliminadas imediatamente e queimadas até que as perdas atinjam proporções significativas. Os sintomas iniciais, quando a mosca sai voando e começa a botar ovos, podem ser detectados nas raízes das plantas. É nesses locais que as larvas se desenvolvem, logo começam a comer plantas e, portanto, devemos agir imediatamente.
Também é possível identificar problemas com a mosca da cenoura na fase em que as larvas já estão nas raízes (a planta deixará de se desenvolver normalmente), pois as folhas começam a amarelar, adquirindo um aspecto anormal. As raízes começam a morrer aos poucos, não é mais possível salvá-las, mas o que sobrou da colheita ainda é possível salvar.
Que preparações devem ser usadas para tratar cenouras?
Os principais métodos de destruição das moscas são reduzidos à implementação de tecnologia agrícola competente. É melhor prevenir ataques de moscas-da-cenoura do que implementar medidas para combater suas grandes populações. Nas fazendas comerciais, essa oposição é realizada de acordo com as regras de rotação de culturas. Nos jardins, inseticidas (produtos químicos), métodos mecânicos, bem como receitas populares testadas pelo tempo, que foram usadas com sucesso por gerações anteriores de jardineiros, são freqüentemente usados.
Químico
É importante perceber que o uso de inseticidas é uma das medidas radicais, uma vez que a esmagadora maioria dessas substâncias são criadas a partir de compostos de arsênio e fósforo, que ajudam a remover não só os insetos nocivos, mas também afetam negativamente o necessário organismos.
Vamos observar uma série de drogas populares que realmente ajudam a se livrar das moscas e salvar as plantas:
- "Arrivo" - um agente de emulsão para ação intestinal usado para tratamento de aerossol de uma cultura;
- "Inta-Vir" - meios na forma de comprimidos ou pós de agentes nervosos, é dissolvido em água para o tratamento preventivo e cura de arbustos doentes, excelente ajuda a envenenar pragas;
- "Decis" - agente granular do tipo de ação intestinal;
- "Aktara" - uma substância nova e eficaz produzida sob a forma de comprimidos, suspensões e pós;
- "Confidor" - uma substância confiável de ação estável, feita com base em compostos de nicotina, é usada para irrigação;
- "Corado" - uma substância sistêmica para proteção de longo prazo contra besouros do Colorado, pulgões, cebola e moscas da cenoura (1 ml por balde de água).
Antes de comprar essas e outras formulações semelhantes, o material de orientação deve ser lido com atenção para compreender claramente as especificações de cada ingrediente. Lembre-se de que sua saúde está em jogo. Como resultado, recomendamos o uso de inseticidas como agentes profiláticos a fim de eliminar as pragas no início da estação de crescimento em plantas jovens. Se as cenouras forem atacadas pela segunda geração de moscas, é mais seguro usar métodos mais suaves e medidas preventivas.
Após a realização de procedimentos com tais substâncias, os vegetais podem ser usados na alimentação após 21 dias, até que as composições se desintegrem em componentes que não sejam prejudiciais à saúde. Use produtos químicos se todos os outros métodos de eliminação de insetos prejudiciais não forem totalmente produtivos.
Biológico
Os produtos biológicos são mais suaves do que os produtos químicos.
- Fitoverm ajuda com bastante sucesso a lutar contra a visão frontal. Está sendo preparada uma solução para borrifar folhagem e solo: 10 ml do produto por 5 litros de água.
- Outro método é a introdução de nemátodos da mosca da cenoura (Steinernemaspp) no solo perto das cenouras.
Métodos populares de luta
Muitas vezes, os agentes que ajudam a espantar as moscas da cenoura crescem nos canteiros no verão, podem ser comprados em farmácias ou em uma rede de varejo regular e são baratos:
- você pode borrifar cenouras com infusões de absinto, tomates, mil-folhas, alho ou cebola;
- durante o aparecimento de larvas de moscas, derrame solução de sal a 2,5% perto das plantas do jardim;
- pode-se polvilhar o solo próximo às cenouras com uma mistura de cinza, pimenta triturada e pó de tabaco e, em seguida, soltar 23 cm de solo com ela;
- em abril-maio, a bardana é cavada com a raiz, picada e embebida por 7 dias, então a mistura deve ser diluída em água, um pedaço de hozmyl deve ser dissolvido nela, a solução deve ser borrifada nos arbustos.
O método de pulverização é usado somente em condições secas estáveis. Recomendamos tratar os arbustos jovens e os espaços entre as fileiras com produtos naturais de cheiro forte: pó de tabaco, composição de mostarda, composições combinadas de pimenta moída mista.
Amônia
Este é um dos métodos usados pelos jardineiros para processar cenouras no combate às moscas. Eles não colocam ovos em canteiros de cenoura com mau cheiro. Para a solução são utilizados amoníaco e água (na proporção de 50 ml de álcool por 10 litros de líquido), os sulcos são regados na primavera, antes da semeadura, e os jovens também são borrifados abundantemente, enriquecendo o solo ao mesmo. tempo com nitrogênio.
Cinza
O processamento de arbustos de cultura é realizado tanto com cinzas e pó de tabaco pelo método de pulverização e em soluções. Para isso, dois copos de cinzas são dissolvidos em 10 litros de água, os corredores são tratados a cada 14 dias. Outra receita - 100 g de cinza são dissolvidos em 100 ml de água, 50 g de cinza de madeira são adicionados.A mistura deve ser usada para processar o solo entre as linhas. Consumo - cerca de 8 g de mistura por 1 m2. O processamento deve ser feito 2 a 3 vezes por temporada, com uma pausa de até 10 dias.
Mostarda
Tradicionalmente, a mostarda é usada durante o período em que a mosca põe ovos de forma intensiva no solo. Nesse momento, as plantas são irrigadas com uma solução em pó de mostarda. 50 g de pó são adicionados a 10 litros de água. Mas você pode plantar cenouras borrifando-as apenas com pó de mostarda.
Artemísia
As infusões de absinto também são populares entre os jardineiros. Os verdes da grama são colocados em um recipiente, despejado com água fervente e, em seguida, a mistura é mantida a uma temperatura de 18-20 graus até que esfrie. Em seguida, a mistura é filtrada e depois dividida em 3 partes. Para a obtenção do produto, dilui-se 1 parte da mistura em 6-7 litros de água (de preferência sedimentada).
Cebola e tinturas de alho
É fácil preparar uma tintura de alho - 200 g de pasta de alho por 2 litros de água fervente. A mistura especificada deve ser insistida por um dia, então a solução deve ser filtrada e a água é adicionada a 10 litros. Esta composição é usada para pulverizar arbustos de cenoura ou irrigando cumes na taxa de 1 litro por 10 m2. Mais receitas de infusões de alho ou cebola - 6 dentes de alho ou 1 kg de cebola (as moscas não toleram seu cheiro) pique finamente e despeje 1 litro de água fervente. É necessário insistir por um dia, depois acrescente 20 g de sabonete líquido, acrescente água (1: 2).
O processamento é realizado a cada 7 dias, pela manhã ou à noite.
Tops de tomate
As copas dos tomates (cerca de 3 kg de restos de plantas) são finamente cortadas, colocadas em uma panela, água fervida é despejada e mantida por 2 a 3 dias. Depois disso, 20 g de hozmyl ralado são adicionados à composição. Esta solução deve ser regada com arbustos de cenoura. Uma decocção de tomate - 10 litros de água sedimentada (de preferência da chuva) são usados para 4 kg de folhas de tomate. Os topos são fervidos por cerca de 30 minutos, depois o caldo deve ser filtrado e defendido por três horas. Para o produto, serão necessários 3 litros de caldo e 10 litros de água decantada, onde será necessário adicionar 30-40 g de sabonete líquido.
Freqüentemente, para assustar as moscas nos corredores, eles simplesmente colocam as pontas dos tomates ou das folhas de absinto. Esses métodos funcionam se você experimentá-los em combinação com outros, uma vez a cada 30 dias.
Se as regras simples da tecnologia agrícola são violadas, é simplesmente inadequado usar agentes químicos e métodos populares para lidar com a visão frontal.
Medidas de prevenção
Um perigoso equívoco para iniciantes é simplesmente plantar sementes de cenoura resistentes à mosca da cenoura e, em seguida, terminar todas as atividades relacionadas à proteção contra esses insetos nocivos.
No entanto, as cenouras requerem fundamentalmente condições de crescimento estáveis, bem como a adesão a práticas agrícolas bem conhecidas que ajudam a proteger a cultura de ataques de moscas:
- não é necessário plantar raízes em locais escuros, é necessário selecionar áreas abertas, ligeiramente elevadas;
- o cumprimento das regras de rotação de culturas é obrigatório (as cenouras desenvolvem-se produtivamente após o plantio de cebola, alho, batata, tomate);
- é extremamente útil alternar colheitas na horta - plantar cenouras com rodelas de cebola, aumentando a distância entre as linhas;
- é útil plantar arbustos de calêndula e calêndula ao longo das bordas dos canteiros, essas plantas são capazes de proteger, proteger a cenoura com seu forte aroma de ataques de moscas;
- não molhar demais o solo nos canteiros, o excesso de umidade contribui para a postura dos ovos pelas moscas;
- com o desbaste oportuno das plantações e a retirada das ervas daninhas, abre-se o acesso aos raios solares, capazes de proteger as plantações, sendo fatais para os ovos da mosca da cenoura.
As moscas da cenoura não atacam em hordas (como os gafanhotos), então os jardineiros muitas vezes não prestam a devida atenção às plantas danificadas pelas moscas, mas em vão. No próximo ano, muitas moscas aparecerão do solo. É por esta razão que no outono o solo não deve ser escavado, mas revolvido para que as pupas invernadas permaneçam em camadas que congelarão no inverno. Dos procedimentos adicionais de manutenção preventiva, indicamos o seguinte:
- é aconselhável processar sementes de cenoura antes do plantio: "Phytocid", "Trichdermin", "Azotofit";
- é útil cercar os canteiros com uma barreira (pelo menos 0,6 m) - as fêmeas das moscas da cenoura voam baixo sobre o solo antes de serem postas, e tal barreira relativamente baixa se tornará um verdadeiro obstáculo para elas;
- você não deve plantar cenouras em terras baixas, onde a umidade se acumula - as moscas se reproduzem nesses locais;
- não se deve plantar safras guarda-chuva muito próximas umas das outras, pois o não espessamento das safras contribui para uma melhor ventilação das plantas;
- a irrigação da cultura não deve ser frequente e abundante;
- entre os arbustos de cenoura, você pode colocar garrafas de plástico com furos, onde pode colocar pedaços de naftaleno - seu cheiro forte espanta moscas;
- não fertilize o solo onde as cenouras são plantadas com esterco fresco.
Dicas úteis
Livrar uma cultura de moscas é uma atividade que requer atenção e paciência. Portanto, uma série de conselhos práticos de jardineiros experientes serão úteis aqui:
- é útil cobrir os corredores dos canteiros com migalhas de turfa - as moscas não toleram o solo que cheira a turfa;
- é útil processar o caroço da cenoura antes de semear com água morna (+ 40 ° C), embebendo-o por 2 horas e depois secando-o;
- após o desbaste, os resíduos vegetais são removidos dos canteiros para que os odores em excesso não atraiam as moscas (as cristas são desenterradas);
- durante a postura e durante a pupação das larvas, as plantas não devem ser regadas de cima.
Variedades resistentes
Estritamente falando, não existem variedades que não sejam adequadas para serem consumidas por insetos, então vamos nos concentrar em algumas alternativas. Como os insetos gostam do ácido clorogênico das pontas das cenouras, eles voam com esse cheiro. Nas variedades abaixo, o nível de ácido clorogênico é baixo.
- "Cardeal" - variedade tardia com alta concentração de caroteno, pode ser armazenada por muito tempo. Recomendado para sucos, comida para bebês, enlatados, congelamento.
- Além disso, as variedades resistentes aos ataques das moscas da cenoura são: Perfeição, Calgary F1, vitamina 5.
O comentário foi enviado com sucesso.