Nós fazemos armadilhas para moscas e mosquitos com nossas próprias mãos

Nós fazemos armadilhas para moscas e mosquitos com nossas próprias mãos
  1. O que você precisa?
  2. Armadilhas simples
  3. Fazendo fita adesiva caseira
  4. Dicas de uso

O verão é a época mais esperada do ano, tudo bem nele, com exceção dos insetos nocivos que acordam nos primeiros dias de calor. Moscas e mosquitos começam a encher quintais e casas, incomodando os moradores com sua presença. O zumbido irritante é apenas um pequeno inconveniente em comparação com o fato de que os insetos voadores carregam doenças perigosas e sujeira em suas patas. O dano dessas criaturas irritantes pode ser mitigado usando as armadilhas caseiras discutidas neste artigo.

O que você precisa?

Para fazer uma armadilha com as próprias mãos, primeiro você precisa decidir qual será a isca, pois cada tipo de praga alada atrai alimentos diferentes. Vamos examinar mais de perto os tipos de alimentos e as espécies de moscas que eles atraem.

  • Resíduos vegetais. Esse tipo de alimento inclui açúcar, kvass, mel, cerveja, frutas estragadas e geleia. O cheiro de comida podre atrai uma variedade de insetos: moscas-das-frutas e moscas-das-frutas ou melada. É típico dos insetos frugívoros viverem em bandos nos pomares, habitando-os durante o período de maturação dos frutos. A drosófila é bem atraída por mel perfumado e açúcar.
  • Carne em decomposição e resíduos. O odor forte e desagradável da decomposição atrai moscas da carniça e moscas do esterco. Esses grandes insetos vêm em uma variedade de cores: cinza, azul e verde. Na maioria das vezes, eles são encontrados perto de açougues, em banheiros ao ar livre e edifícios de gado. Carne podre, esterco e peixe são iscas adequadas para califorídeos e sarcofagídeos.
  • Sangue humano ou de gado. As moscas sugadoras de sangue incluem as moscas do outono, moscas e mutucas. O período de maior atividade desses insetos é o último mês do verão, época em que as pragas aladas, junto com os mosquitos e mosquitos, incomodam muito as pessoas. Para as moscas sugadoras de sangue, uma isca incomum é necessária - deve exalar calor ou odor corporal.
  • Alguma comida. Os insetos onívoros incluem moscas sinantrópicas - eles podem viver em casas e apartamentos, independentemente da estação. Eles são conhecidos pelas pessoas como moscas domésticas ou moscas domésticas. Qualquer alimento humano pode ser incluído na dieta de insetos alados: peixes, carnes, laticínios, alimentos doces e amiláceos. Ao contrário das mutucas sugadoras de sangue, os insetos domésticos não podem picar uma pessoa, mas não hesitam em sentar na pele e lamber o suor ou beber o sangue de pequenas feridas. Uma armadilha para essas moscas pode conter uma variedade de iscas, o principal é que elas devem exalar um cheiro atraente.

Depois de decidir sobre a isca, você precisa estocar material para fazer uma armadilha em casa. O princípio de funcionamento das armadilhas caseiras é sempre o mesmo: os mosquitos voam facilmente para a armadilha, mas não conseguem sair. Para criar uma armadilha para mosquitos irritantes, você pode usar os utensílios domésticos mais comuns: copos, garrafas plásticas, latas e até mesmo fita adesiva comum.

A escolha do material para a armadilha depende de onde você vai colocá-la: no quarto, na cozinha ou em um gazebo ao ar livre.

O tipo de isca também vai depender da localização, pois ninguém vai gostar do cheiro de peixe podre em um apartamento.

Armadilhas simples

Armadilhas caseiras são uma ótima alternativa aos produtos químicos e fumigadores comprados, que costumam causar dores de cabeça ou alergias nas pessoas. Além do mais, é sempre bom fazer algo útil com as próprias mãos e depois observar como funciona de forma eficaz. A armadilha localizada na casa deve ser compacta e não muito desagradável para cheirar, e a isca externa pode ser maior e "perfumada" para que os mosquitos e as moscas chamem a atenção para ela.

Fazer uma armadilha para pragas que zumbem irritantes é muito simples, você só precisa seguir um princípio geral de trabalho - o desenho deve ser tal que as moscas penetrem facilmente na isca e não possam sair da armadilha. Vejamos algumas das maneiras mais simples de criar armadilhas.

De uma garrafa de plástico

No mundo de hoje, a natureza é atormentada pela poluição em escala global de resíduos plásticos, por isso muitas pessoas estão procurando maneiras de reutilizar recipientes feitos desse material. As garrafas tornam-se facilmente matéria-prima para as coisas mais inesperadas: vasos de interior, artesanato escolar e comedouros para pássaros. Alguns tipos de recipientes podem ser reciclados, mas outra maneira de dar uma segunda vida a um recipiente de refrigerante é fazer uma armadilha para insetos com ele.

Para fazer uma armadilha, você precisará preparar os componentes necessários:

  • garrafa de plástico - recipiente com armadilha;
  • tesoura ou faca - necessária para cortar a garrafa;
  • água, açúcar, fermento e mel são iscas para moscas e mosquitos.

Todos esses itens e produtos estão em todas as casas, não será difícil encontrá-los. Quando tudo estiver pronto, prossiga para fazer a armadilha, seguindo instruções simples.

  • Usando uma faca ou tesoura, corte a parte superior da garrafa, afastando-se do gargalo cerca de ¼ do tamanho total do recipiente.
  • Desaparafuse o plugue - não é necessário. Ele pode ser usado para alguma outra finalidade.
  • Colete uma pequena quantidade de água na parte inferior da futura armadilha.
  • Adicione 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de chá de mel ao líquido e despeje um saco de fermento nele.
  • Misture bem a isca até ficar homogêneo.
  • Agora pegue a parte superior do recipiente e insira-o na metade inferior com o pescoço para baixo - de modo que não alcance a isca aromática (1–2 cm).
  • Além disso, você pode embrulhar a armadilha em papel, deixando a parte superior aberta, então ela também se tornará atraente para os mosquitos.

A armadilha pronta é bastante eficaz - o pescoço largo permite que até indivíduos com asas grandes penetrem no conteúdo doce. No entanto, a pequena distância até a isca não permite que eles saiam - ficam entre as partes superior e inferior do recipiente ou se afogam em um líquido pegajoso. Para evitar que os insetos dentro da armadilha zumbam, você pode adicionar um inseticida à solução - então, as moscas-das-frutas, moscas ou moscas apanhadas morrerão rapidamente.

Uma armadilha de uma garrafa de plástico tem uma desvantagem - se gatos ou crianças a derrubarem, o conteúdo pegajoso se espalhará e manchará o ambiente. Para não limpar regularmente todo o apartamento com um pano, é recomendável colocar a armadilha em um local isolado.

Alternativamente, você pode usar uma isca alternativa na forma de alimentos estragados, como carne, peixe ou frutas.

De uma jarra de vidro

Este tipo de armadilha destina-se a moscas-das-frutas e moscas; grandes insetos raramente caem nessa armadilha. Para fazer uma armadilha desse tipo, você precisará de várias coisas:

  • uma jarra de vidro que servirá como recipiente para a isca;
  • um funil de plástico ou papel feito em casa que corresponda ao diâmetro do gargalo do recipiente de vidro;
  • fita adesiva ou fita isolante - necessária para fixar o funil com segurança;
  • isca sob a forma de restos de frutas ou vegetais podres.

Fazer uma armadilha é muito simples: coloque as frutas em uma jarra, insira um funil no gargalo para que a bica não toque na isca e prenda o produto com fita adesiva. Este design é muito conveniente - não precisa ser escondido dos animais. Se uma jarra de vidro for virada, seu conteúdo não se espalhará como uma solução pegajosa de água com açúcar e mel.Em termos de eficiência, uma jarra com delicadeza ainda é mais baixa do que uma armadilha de garrafa de plástico - muitos mosquitos pequenos penetram na fruta pelo funil, mas moscas e mutucas raramente prestam atenção na jarra. Durante o dia, uma simples isca não pode atrair mais do que 3-4 moscas.

De um recipiente de plástico

Essa opção é ótima para capturar moscas-das-frutas e pequenas moscas, porque a armadilha envolve a criação de pequenos buracos nos quais apenas indivíduos pequenos podem penetrar. Para fazer uma armadilha, você precisará de:

  • recipiente profundo ou copo de plástico;
  • filme plástico;
  • alguma geléia.

O método para fazer a armadilha é extremamente simples.

  • Coloque a geléia em um recipiente - uma colher de sopa será suficiente.
  • Cubra a parte superior com uma camada de filme plástico e fixe-a com firmeza vincando as bordas ao redor do recipiente. Devido à adesividade do filme, não é necessário prendê-lo adicionalmente com fita adesiva.
  • Use um fósforo para fazer de 4 a 5 pequenos orifícios no filme, através dos quais os mosquitos penetrarão na isca.

Fazendo fita adesiva caseira

Lojas de ferragens e supermercados vendem fitas adesivas contra mosca o ano todo, mas quando você não está em casa, sua cabeça fica cheia de outros problemas. Além disso, se as moscas decidirem acordar repentinamente em sua casa no meio do inverno, o velcro da loja pode estar vencido e seco. Para esses hóspedes alados indesejados, você pode fazer uma armadilha pegajosa com suas próprias mãos. Prepare todos os materiais necessários:

  • papel grosso que não fica molhado com a umidade;
  • breu e óleo de rícino - em combinação, eles são uma excelente cola;
  • pincel de cola;
  • gancho de arame ou fio grosso;
  • geleia de isca.

Depois de preparar todas as partes necessárias da armadilha, você pode começar a criar a fita - para isso, siga as instruções simples.

  • Para misturar óleo e breu, prepare um banho-maria.
  • Coloque 2 colheres de sopa de óleo de rícino e 1 colher de sopa de breu em um recipiente aquecido com vapor.
  • Adicione meia colher de chá de geléia perfumada à solução - o cheiro doce da fita irá atrair insetos.
  • Corte folhas grossas de papel em tiras de não mais do que 4-6 cm de largura.
  • De um lado, faça um pequeno orifício no lençol para fazer um crochê ou um laço de linha. Isso torna a armadilha fácil de pendurar. Você também pode usar um prendedor de roupa ou fichário.
  • Usando um pincel, aplique cuidadosamente o adesivo em ambos os lados de cada tira, deixando o ponto de fixação descoberto.
  • Pendure as fitas prontas perto dos locais onde as moscas e mosquitos se reúnem.

As fitas adesivas caseiras funcionam com a mesma eficiência dos produtos acabados nas prateleiras das lojas. A camada pegajosa no papel é bem forte, então tome cuidado ao escolher onde colocar a armadilha - o cabelo adere facilmente à solução de resina e óleo de rícino.

Para não cair na armadilha, você precisa pendurá-la o mais alto possível.

Às vezes, as pessoas são incrivelmente engenhosas ao tentar livrar sua casa de pragas desconfortáveis. Quando se torna insuportável suportar o zumbido, alguns artesãos fazem armadilhas para scotch. Fitas adesivas de plástico são coladas em lustres, cornijas e até no teto. Se os insetos pousarem em tal superfície, eles têm 100% de probabilidade de aderirem firmemente, mas o cheiro da cola não atrai sua atenção.

O método é uma medida extrema quando não há outra saída, porque a fita adesiva não consegue reter muitas moscas por muito tempo - ela se solta e cai. Na melhor das hipóteses, a fita adesiva vai acabar no chão e, na pior, na cabeça, grudando no cabelo. A fita adesiva fina não é nada adequada para criar uma armadilha: seu peso não é suficiente para que fique esticada e ela se torce em espirais, reduzindo as chances de pegar moscas.

Se você escolheu a fita adesiva como armadilha para pragas aladas, opte por tiras largas e apertadas. Não deixe os pedaços de fita adesiva muito longos (não mais que 10-15 cm), caso contrário a armadilha não suportará seu próprio peso e cairá. Além disso, não se esqueça das marcas pegajosas que permanecem da cola - coloque a armadilha em locais que sejam fáceis de limpar.

Dicas de uso

A eficácia das armadilhas para moscas aumentará se várias espécies diferentes forem usadas ao mesmo tempo. Quando há muitos insetos, é melhor fazer várias armadilhas de cada tipo e colocá-las em todos os cômodos ou distribuí-las pelo jardim. Você também pode pegar moscas, moscas-das-frutas e mosquitos à noite equipando as armadilhas com pequenas lanternas ou lâmpadas ultravioletas.

Se as pragas aladas conseguirem se alimentar de algo fora da armadilha, a isca não será do interesse delas, portanto, não deixe comida a céu aberto. Moscas e moscas só se interessarão por guloseimas difíceis de encontrar quando não tiverem outra escolha.

Como fazer uma armadilha para mosca com as próprias mãos, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário