Tudo sobre armadilhas para moscas e mosquitos
Moscas e mosquitos não são apenas irritantes com seu zumbido e redemoinhos constantes, mas também são portadores de doenças perigosas. Combatê-los pode ser muito rápido e eficaz se você escolher as armadilhas certas desde o início.
Danos causados por moscas e mosquitos
Em habitats humanos, moscas e mosquitos freqüentemente se acumulam. Seu principal dano reside na capacidade de transportar bactérias causadoras de doenças e ovos de helmintos dentro do corpo, principalmente nos intestinos. Como resultado, os agentes causadores da febre tifóide, cólera, tuberculose e outras doenças sobem em pratos, móveis e até alimentos.
As pragas domésticas são especialmente prejudiciais aos alimentos, não apenas contaminando-os, mas também pondo ovos. Frutas, vegetais e carnes sem supervisão costumam formar larvas.
Variedades de armadilhas
Todas as armadilhas existentes para mosquitos e moscas podem ser classificadas de acordo com o princípio de ação.
Fita adesiva
Armadilhas de cola são as mais famosas e talvez as mais comuns. A popularidade desse tipo se deve à facilidade de uso e ao baixo custo. Você pode escolher entre "casinhas" de cola e fitas de velcro simples que se prendem a qualquer superfície. As fitas adesivas penduradas ainda são consideradas as mais eficazes para pragas voadoras. Ao colocá-los em casa na cozinha ao lado de frutas ou vegetais, será possível coletar todas as moscas-das-frutas - pequenas moscas-das-frutas, também chamadas de moscas-do-vinho.
Lâmpada de luz
Uma lâmpada de luz anti-mosquito bastante eficaz funciona de maneira semelhante a uma lâmpada ultravioleta. Sua vantagem significativa é que é adequado para uso na rua. Uma lâmpada LED convencional está alojada dentro de uma caixa de plástico que é protegida de respingos de água. Aqui, atrás de uma grade de plástico, um par de grades de metal é montado, para o qual é fornecida uma voltagem de cerca de 2.000 volts. O dispositivo pode funcionar apenas como fumigador ou como fumigador e ao mesmo tempo um dispositivo de iluminação. Os insetos que voam para dentro da estrutura morrem com a descarga de corrente. Vale a pena esclarecer que quando a luz principal está desligada, os mosquitos voam na escuridão completa em direção a um fraco brilho violeta.
A única desvantagem de tal dispositivo é a necessidade de limpá-lo soprando-o com um compressor.
Armadilha de isca
Uma armadilha de isca comprada é inicialmente envenenada com inseticidas. O inseto, atraído pelo cheiro adocicado, começa a sentir o gosto da comida, o que provoca, de imediato, envenenamento e posterior morte. Apesar de esses dispositivos serem usados com mais frequência para controlar baratas e formigas, eles também podem ser usados, por exemplo, para remover pequenos mosquitos de frutas.
australiano
O apanhador de moscas australiano é comumente usado ao ar livre. Por exemplo, pode ser colocado no campo perto de árvores frutíferas para se livrar das moscas cereja. A essência da armadilha é que, ao entrar em uma estrutura seca de pranchas e telas, os insetos morrem de desidratação. Parece uma pequena mesa de cabeceira de madeira. O cubo deve ser transparente à luz do sol, de forma que as paredes e a tampa sejam feitas de malha fina. O fundo da armadilha é feito em forma de pirâmide que se eleva dentro da estrutura.
Uma isca fedorenta está localizada logo abaixo da armadilha, e as pragas, depois de prová-la, são forçadas a usar apenas um pequeno orifício no topo da pirâmide para escapar. Assim, eles se encontram dentro do cubo. Para a fabricação de modelos, geralmente são utilizadas madeiras de alta qualidade e telas de aço inoxidável. A eficácia da armadilha australiana é muito alta - em 7 dias de uso constante, será possível coletar cerca de mil insetos.
Lâmpadas ultravioleta
As lâmpadas ultravioleta modernas matam a maioria dos insetos voadores, incluindo mosquitos e moscas, mosquitos, mariposas e semelhantes. As lâmpadas podem ser instaladas não apenas em instalações residenciais, mas também em fábricas, armazéns e fazendas. As pragas, ao contrário dos humanos, percebem o brilho ultravioleta da armadilha como luz comum e, portanto, voam direto para uma emboscada. O corpo da estrutura, onde se encontra a lâmpada, é dotado de uma fina malha energizada em seu interior.
Acontece que a mosca, atraída pelo brilho, voa até a lâmpada, morre com um choque elétrico e cai diretamente na bandeja removível. É importante esclarecer que essas lâmpadas ultravioleta são absolutamente seguras para humanos. A rede é protegida pelo corpo de maneira confiável e é impossível enfiar nem mesmo um dedo no local onde os mosquitos voam. O ar não é ozonizado e as membranas mucosas não ficam irritadas.
Feromônio
A ação das armadilhas de feromônios, como o nome sugere, é baseada em feromônios - substâncias biologicamente ativas secretadas por insetos para atrair indivíduos de sua própria espécie. Essas substâncias são sintetizadas por especialistas em laboratórios e utilizadas para impregnar uma superfície adesiva colocada em uma casa de papelão. As pragas, atraídas pelo cheiro, voam para a estrutura e aderem a ela. Essas armadilhas não são tóxicas e são absolutamente seguras para o meio ambiente.
Ultrassônico
Os repelentes ultrassônicos não matam os insetos, mas os forçam a sair da sala. A formação de ultrassom de certa frequência leva ao aparecimento de grave desconforto para moscas e mosquitos, por causa dos quais voam. Este dispositivo é adequado para uso em vários tipos de locais. Este dispositivo é fácil de usar e absolutamente seguro para pessoas e animais de estimação. Também não afeta o funcionamento de outros aparelhos elétricos.
No entanto, os resultados do uso do repelente aparecem apenas após uma semana de operação contínua. O dispositivo opera a partir de uma tomada padrão de 220 volts. Sua área de atuação é de aproximadamente 30-40 metros quadrados.
Visão geral dos fabricantes
Hoje em dia, há um grande número de armadilhas para mosca e mosquitos de qualidade no mercado. Os produtos da marca alemã Aeroxon se distinguem por sua alta qualidade. Por exemplo, um conjunto de quatro rolos de fita adesiva com uma base adesiva, cujo preço não excede 100 rublos, é um produto eficaz, mas ecologicamente correto. As fitas adesivas da marca Help são muito valorizadas. Esses elementos são projetados para serem fixados em janelas, portanto, são discretos. Além disso, as pragas os encontram quase imediatamente.
Claro, os produtos Raptor estão entre as melhores armadilhas de fabricação russa. Alternativamente, na cabana de verão, faz sentido colocar um pote especial, dentro do qual fica a isca. Atraídos pelo cheiro doce, os insetos voam para dentro, mas não conseguem mais sair. Você pode lutar contra vários tipos de insetos com a ajuda da unidade doméstica "SKAT 23". Dentro da estrutura existem lâmpadas especiais, até as quais os insetos morrem com a descarga da corrente.
A Fly Trap da marca Swssinno parece muito incomum. O conteúdo do saco com a isca é colocado em um frasco especial transparente e meio copo de água morna é atestado. A isca começa a liberar substâncias que atraem a maioria das moscas, que, uma vez dentro, não conseguem escapar.O papa-moscas pode ser deixado no chão ou suspenso em uma árvore. Da mesma forma, o pacote de armadilhas Bad TED funciona.
Como fazer isso sozinho?
As armadilhas mais simples para moscas e mosquitos podem ser feitas com as próprias mãos em casa. Na verdade, todos esses produtos podem ser divididos em três grupos. Os primeiros são uma espécie de espaço fechado no qual você deve primeiro colocar uma isca comestível. Uma vez lá dentro, o inseto não morre, mas perde a oportunidade de sair. O segundo tipo é "completo" isca venenosa, tendo comido qual a mosca morre. Finalmente, o terceiro tipo combina pega-moscas pegajosas... Presa em uma substância pegajosa, a praga simplesmente morre de fome.
É muito fácil fazer uma armadilha para mosca com uma garrafa de plástico comum com uma isca de cheiro atraente dentro. O recipiente é cortado ao meio para que a metade superior, quando virada de cabeça para baixo, seja um funil. As partes individuais são fixadas umas às outras com um grampeador ou fita adesiva. No fundo da garrafa está um “gostoso” para a praga. A proporção da altura da parte inferior para a parte superior deve ser de 2 para 1.
O funil não deve atingir a isca, para que o inseto tenha um incentivo para rastejar pelo gargalo estreito e se encontrar dentro do recipiente. Moscas e mosquitos definitivamente vão reagir a xarope de açúcar, mel, Coca-Cola ou geléia. Eles também podem gostar de cerveja e vinho, ou o líquido fermentado obtido pela adição de uma pequena quantidade de fermento seco ao enchimento doce. Ao adicionar pimenta preta moída ou um inseticida em grânulos ao líquido doce, será possível garantir a morte rápida da praga. É melhor colocar essa isca de plástico em um local que interesse o inseto: no parapeito da janela, mesa da cozinha, próximo à lata de lixo ou vaso sanitário.
Uma jarra de vidro comum também pode ser uma boa armadilha. Seu fundo é coberto com pedaços de frutas maduras doces como maçãs, bananas e damascos. Idealmente, eles já devem estar ligeiramente apodrecendo e fermentando. Também é adequado sumo na quantidade correspondente a um terço do volume do frasco. Em vez de uma tampa, utiliza-se um funil invertido, que deve ser fechado de forma a não deixar lacunas.
Para isso, a junção da lata com o funil é processada com fita isolante ou fita isolante. Na ausência de um funil, você pode fazer um cone de papel, cujo diâmetro do orifício menor não excederá 5 a 8 milímetros. É ainda mais fácil criar uma armadilha de caixa de plástico caseira. Depois de encher o recipiente com uma isca atraente para a praga, ele deverá ser apertado com filme plástico, no qual serão feitos 2-3 orifícios de tamanho médio.
Pessoas práticas também poderão criar fitas adesivas por conta própria. Para criá-lo, você precisará de 2 partes de colofônia derretida em um fogão ou banho-maria, parte de óleo de mamona ou óleo de linhaça, bem como uma pequena quantidade de mel ou xarope de açúcar. O adesivo resultante é aplicado em tiras de 5 a 8 centímetros de largura, cortadas de papel artesanal, oleado ou pergaminho. As principais vantagens de tais produtos caseiros são o baixo custo, o respeito ao meio ambiente e o preço acessível. A sua construção não apresenta dificuldades e as moscas com mosquitos caem mesmo na isca. No entanto, as armadilhas caseiras não dão um resultado 100%.
Vale ressaltar que alguns DIYers preferem usar bolsas de água como repelentes de pragas. Um saco plástico inteiro é preenchido com água limpa, na qual moedas novas e brilhantes são jogadas. A estrutura acabada deve ser pendurada perto de uma varanda ou janela. Mas, a julgar pelas inúmeras análises, tal remédio não será particularmente eficaz.
Para obter informações sobre como fazer uma armadilha para mosquitos com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.