Qual é a aparência de uma mosca do repolho e como lidar com isso?

Qual é a aparência de uma mosca do repolho e como lidar com isso?
  1. Tipos e descrição da praga
  2. Sinais de derrota
  3. Métodos de controle
  4. Medidas preventivas

A mosca do repolho é uma criatura aparentemente inofensiva, mas na verdade representa um grande perigo para o repolho e outras culturas crucíferas. O mal não é causado por um adulto, mas por suas larvas, que são muito vorazes. Para combater esta praga de jardim, daremos uma descrição detalhada da mosca do repolho e indicaremos as medidas de influência sobre ela.

Tipos e descrição da praga

A mosca do repolho pertence à família da mosca das flores. Seu principal alimento são os tecidos do sistema radicular e, consequentemente, as raízes. No entanto, as raízes comem mais do que as larvas desta praga. As moscas da couve (distinguem verão e primavera) parecem imperceptíveis, são bastante pequenas - 6-8 mm de comprimento. Imediatamente, você não consegue distingui-la da sua "irmã" de casa, de fato, a praga do repolho tem uma listra escura na barriga e 3 listras se destacam ao longo do peito.

Vamos dar uma olhada em cada tipo.

  1. A mosca do repolho da primavera é ligeiramente menor que a do verão (atinge um comprimento de 5-6 mm), os machos são de um tom cinza escuro, as fêmeas são ligeiramente mais claras. Eles acordam em massa no final de abril, a época de postura dos ovos (100 ou mais por vez, uma fêmea) é da segunda quinzena de maio até o dia 22, e no final do mês podem aparecer larvas. Levarão cerca de um mês para se tornarem moscas e antes disso comerão muito - devorando raízes, perfurando raízes e caules.
  2. A mosca do repolho amarelo-cinza atinge um comprimento de 8 mm. De acordo com o desenvolvimento geral, praticamente não há diferença entre esta espécie e o parente da primavera, apenas a mosca do verão acorda 4 semanas depois. Mas suas larvas podem desfrutar de muitas variedades médias e tardias de repolho.

Externamente, as larvas desta praga são semelhantes às lagartas do caule da maçã, apenas menores em tamanho, mas de forma alguma inferiores na gula.

Além do repolho, as pragas desta espécie adoram banquetear-se com rutabagas, rabanetes, nabos, rabanetes, mostarda e outras plantas crucíferas.

Sinais de derrota

As larvas da mosca do repolho infectam a base do tecido do sistema radicular das plantações e as próprias raízes. A planta afetada começa a murchar, murchar, como se lhe faltasse umidade. E mesmo que você regue o arbusto abundantemente, isso não corrigirá o estado das coisas.

Em caso de danos graves, não é possível salvar as plantas. Eles morrem porque a umidade e os nutrientes não podem passar da raiz devido a danos ao sistema vascular do caule.

O repolho, por exemplo, muda de cor e se torna azul-chumbo com essa lesão.

Métodos de controle

Em primeiro lugar, é necessário combater a mosca da couve com medidas preventivas e métodos agrotécnicos, mas se ela já apareceu, pode-se se livrar da praga por meio de tratamento especial de plantas com inseticidas ou remédios populares.

Entre as preparações químicas (é melhor usá-lo durante o período de cultivo), distinguem-se as seguintes substâncias.

  • "Diazinon" em grânulos. Eficaz durante a postura da mosca do repolho. O medicamento é aplicado pela raiz, é capaz de destruir em 100% a futura prole da praga. As taxas de aplicação da substância no solo estão indicadas nas instruções de embalagem.
  • "Hexocloro" para o tratamento de raízes de mudas. No dia do plantio, é necessário tratar o sistema radicular da couve com uma solução de argila, verbasco com adição de hexoclorano a esta mistura. A mistura resultante deve se parecer com creme de leite em densidade.
  • "Karbofos" para pulverização. Uma solução deste medicamento deve ser pulverizada nas plantações durante o verão em massa de pragas.Proceda de acordo com as instruções de preparação.
  • "Tiofos" por analogia com "Clorofos" envenena larvas de mosca do repolho.
  • "Actellik" para pulverização. Para pulverizar as plantas, é necessário preparar uma solução de 20 ml de Actellic, que se dilui em 10 litros de água. Essa solução pode ser usada para irrigar uma plantação de 100 metros quadrados.

Você também pode remover as larvas com drogas potentes como "Fagulha" e "Zemlin"... Neste último caso, deve-se ter em mente que este inseticida pertence às preparações intestinais de contato. Para envenenar as larvas, basta adicionar 5 gramas de "Zemlin" por 1 metro quadrado ao solo antes de plantar as plantas.

Você pode salvar colheitas de crucíferas de moscas do repolho com ácido bórico, amônia, vinagre e sal. Leia mais sobre os remédios populares contra essa praga.

Esses procedimentos também são recomendados, especialmente na fase de incubação das larvas dos ovos.

Afastar as pragas das plantações com remédios populares é uma longa tradição. Os produtores de vegetais acumularam receitas suficientes para a mosca do repolho. Vamos lembrar os mais populares.

  • Argamassa à base de alcatrão de bétula. 1 colher de sopa da substância deve ser diluída em um balde de água (10 l), misturada e polvilhada com cama de repolho. A mosca do repolho recua instantaneamente, porque não tolera o cheiro de alcatrão de bétula. Esse processamento não pode ser duplicado antes de após 9 dias.
  • Se o sistema radicular das mudas for tratado com uma solução de manganês antes do plantio, as larvas não tocarão nas raízes dessas plantas. A solução é tornada rosa claro para não queimar os filamentos da raiz.
  • As pragas também são defendidas com uma solução de amônia: diluir 1 ml de álcool em 1 litro de água e regar apenas os canteiros.
  • A cada 5 dias durante um mês, você pode polvilhar as plantas com cinza de madeira após o plantio - esta será uma boa proteção contra a invasão de pragas voadoras.
  • Jardineiros experientes várias vezes por temporada (a cada 3 semanas) borrifam o repolho (rabanetes e outras plantas crucíferas) com sulfato de cobre.
  • 1 colher de sopa de limão é diluída em 10 litros de água, misturando a composição, adicione o sabão de alcatrão ralado (1 colher de sopa. Colher). A cultura é tratada com a composição resultante.
  • Não gosta da mosca do repolho e do cheiro de tabaco e naftaleno. Basta borrifar naftaleno ou pó de tabaco nas camas, e você salvará as colheitas de crucíferas.

Assim que notar uma criatura como a mosca do repolho no seu jardim, não hesite, comece a lutar imediatamente, caso contrário corre o risco de ficar sem colheita. Use produtos químicos ou remédios populares, mas é melhor tomar cuidado com as medidas preventivas com antecedência.

Medidas preventivas

O sucesso no combate à mosca do repolho depende de alguns pontos aos quais os horticultores devem estar atentos. Então, saiba que assim que o lilás florescer - é um sinal de que a mosca do repolho está a acordar, não perca o seu voo.

Mudas de culturas crucíferas tornam-se ninhos para oviposição. As larvas aparecem rapidamente - dentro de 8 dias a partir do momento da postura. São pequenas criaturas esbranquiçadas, sem pernas (até 8 mm), semelhantes às lagartas da mariposa.

As larvas pousam com sucesso no solo e imediatamente se fixam tenazmente nos caules. Então, devorando a base do caule, eles correm para as raízes.

Portanto, as medidas preventivas são o principal fator no combate a essa praga, pois é muito mais difícil retirá-la do jardim do que impedir sua reprodução.

Para reduzir a população e prevenir a propagação da mosca do repolho, preste atenção às seguintes medidas preventivas.

  • Rotação de colheitas. Não plante a mesma safra na mesma área por dois anos consecutivos.
  • Limpando as camas. Remova os tocos após a colheita, pois as larvas podem ficar presos neles. Também se livre de outros detritos de plantas.
  • Cultivo profundo do solo. Graças a este evento, você também pode se livrar de pragas que permaneceram no solo.
  • Renovação do solo. Periodicamente, recomenda-se retirar até 5 centímetros de solo dos canteiros e preencher novo solo que não esteja infectado com pragas.
  • Você pode proteger suas plantações da mosca do repolho criando um obstáculo para a postura dos ovos. Pegue um pedaço de papel, corte um círculo para que a planta possa "entrar" nele. Assim os ovos não vão cair no chão, mas sim no papel, "fritar" ao sol e morrer.
  • Os copos de turfa são uma boa proteção. Cultive mudas neles. As plantas neles são menos vulneráveis ​​a pragas.

Plante safras com forte odor entre as crucíferas como medida preventiva. A mosca da couve não chegará perto se cheirar a alho, sálvia, cominho, aipo, coentro, calêndula, calêndula.

A mesma salsa pode afugentar a mosca da couve, por isso não perca a oportunidade de aproveitar a área do jardim e poupar a colheita.

Use algumas dicas simples e certamente verá o resultado.

Você pode encontrar mais informações sobre este assunto no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário