Como pegar uma mosca?
Se as moscas aparecem em casa, elas não apenas começam a ficar entediadas rapidamente com o zumbido obsessivo, mas também muitas vezes estragam a comida, depositando larvas nelas. Felizmente, você pode pegar pragas voadoras com a ajuda de meios improvisados e apenas com as mãos nuas.
Dificuldade em pegar moscas
Uma das principais dificuldades na captura das moscas é que elas penetram invisivelmente pelas janelas e portas abertas e, se as primeiras podem ser protegidas com redes, nada pode ser feito com as últimas. É especialmente difícil lidar com pragas em uma casa particular, onde a porta da frente está sempre se abrindo e fechando. O fato de os insetos serem atraídos por muitas coisas também desempenha um papel significativo. As moscas voam para o calor, especialmente quando o tempo frio chega, elas são atraídas pela luz no escuro, assim como pelo cheiro - elas migram para a lata de lixo ou simplesmente para alimentos sujos. Tendo deixado um sanduíche inacabado ou sobras de sopa sobre a mesa, você também deve esperar visitas. Além disso, as moscas são surpreendentemente atraídas pela cor branca.
Embora esse inseto não seja muito rápido, é muito difícil para uma pessoa pegá-lo. Isso ocorre devido ao fato de que as moscas observam o mundo ao seu redor como se estivesse "em câmera lenta" e, portanto, reagem mais rapidamente às mudanças que ocorrem. Se as moscas não forem eliminadas em tempo hábil, elas colocam as larvas direto na casa.
Não devemos esquecer que as pragas são portadoras de larvas e bactérias parasitas. Os insetos estragam os têxteis-lar, o vidro e os espelhos.
Como pescar corretamente?
Embora você possa perseguir a mosca por horas, é muito mais eficaz usar a isca apropriada.
Pelas mãos
Se não houver nada adequado como armadilha por perto, mas mosquitos irritantes estiverem voando pela sala, você deve tentar pegá-los com as próprias mãos. Este método é lento, mas bastante eficaz. É preciso dobrar os dedos para que a palma forme uma xícara, o que acaba sendo uma armadilha. De antemão, faz sentido praticar: aperte rapidamente a palma da mão, dobrando os dedos até a base e deixando um pequeno espaço dentro para o inseto.
Assim que a praga estiver na superfície próxima, você precisará aproximá-la suavemente e agitar o "copo" com força alguns centímetros dela. A mosca, sentindo o movimento, voará para cima e acabará na mão, depois do que resta apenas para segurar a palma. Para não esmagar acidentalmente a criatura, é importante não apertar muito os dedos.
Será possível simplificar a captura usando uma caneca e um pedaço de papelão. Uma vez que a mosca esteja em qualquer superfície nivelada, idealmente horizontal, você precisa se aproximar dela lenta e calmamente. Suavemente e sem movimentos bruscos, você precisará cobrir o inseto com um copo. No próximo estágio, elevando o vidro ao mínimo, um papelão deve ser colocado sob ele para que a praga fique presa. Quando a caneca é virada de cabeça para baixo, a folha funciona como uma tampa.
A propósito, para desacelerar a mosca e forçá-la a se agachar na superfície, você pode borrifá-la com água pura de um borrifador. Gotículas de água nas asas do inseto irão torná-lo mais pesado. A velocidade de seu movimento diminuirá primeiro e, em seguida, geralmente cairá para zero. Você pode simplesmente pegar uma mosca "lenta" com um guardanapo ou consertá-la com uma caneca e papelão.
Com fita adesiva
Na cozinha, a maneira mais fácil de pegar um inseto é usando um velcro comprado.Na verdade, é uma fita de papel comum impregnada com um composto especial que atrai um inseto. A praga, ao se interessar pela isca, irá sentar-se na fita, mas devido à presença de uma superfície pegajosa, não poderá voar para longe.
Normalmente, essa armadilha é fixada no teto, mas também há placas para superfícies horizontais. Sua única desvantagem é a necessidade de substituição frequente.
Em princípio, esse sistema pode ser facilmente construído com as próprias mãos. Como base, um saco de papel artesanal, por exemplo, do McDonald's ou debaixo da roupa, ou folhas de pergaminho, é adequado. A base marrom é cortada em tiras finas de 4 a 5 centímetros de largura.
No topo de cada peça, será correto fazer um furo com um furador para passar uma corda e dar um laço. Em um pequeno recipiente esmaltado, uma composição doce-pegajosa é preparada a partir de 65 gramas de açúcar de cana ou de beterraba, bem como 125 mililitros de xarope de bordo. Depois de colocar a mistura no fogo, é necessário fervê-la até que os grânulos se dissolvam. A substância esfria, após o que todas as fitas são mergulhadas nela. Uma composição de impregnação alternativa envolve a combinação de um pequeno pedaço de colofónia, óleo de rícino, mel ou geleia e, em seguida, aquecido em banho-maria.
Os pedaços devem ficar de molho por 8 a 10 horas e depois pendurados na pia por um curto período de tempo para se livrar do excesso de líquido. As armadilhas acabadas são fixadas no teto.
Usando uma lâmpada atraente
As moscas tendem a voar em direção à luz, portanto, usar uma lâmpada atraente pode ajudar a resolver o problema. Para pegar um inseto, ele deve ser atraído para um espaço pequeno - um banheiro ou um corredor. Para agilizar o processo, é necessário desligar a luz em todo o apartamento, deixando a lâmpada funcionando apenas em um espaço limitado. Depois que a mosca é presa, ela pode ser capturada ou destruída com um jornal comum enrolado em um tubo.
Claro, lâmpadas especiais que funcionam como armadilhas ajudarão a resolver o problema. Esses dispositivos operam silenciosamente, carregando tanto a partir de baterias, quanto de baterias recarregáveis ou simplesmente da rede. Os insetos voam para a luz ultravioleta emitida por essa lâmpada, bem como para o calor e o cheiro do dióxido de carbono. Um pequeno ventilador puxa os insetos para a armadilha, onde eles ficam presos no suporte pegajoso.
Como fazer uma armadilha?
Em casa, os mosquitos podem ser facilmente apanhados construindo armadilhas caseiras. Por exemplo, pode ser construída a partir de um frasco de vidro com um volume de 0,5 a 1 litro, complementado com filme plástico. Uma boa alternativa para o recipiente é um grande vidro transparente. O recipiente é enchido com água de modo que permaneçam 5 a 6 centímetros até sua borda superior. A isca é uma mistura de açúcar, detergente para louça e vinagre de maçã, cuja concentração varia de 6% a 9%.
A substância doce é colocada em uma jarra e, depois que os cristais se dissolvem, é bem misturada. Um fragmento com lados iguais a 10 centímetros é cortado de um filme plástico. Uma peça transparente é usada para cobrir completamente a abertura do vaso. Para maior confiabilidade, o pescoço deve ser enrolado com fita adesiva ou preso com um elástico simples. Finalmente, vários orifícios de pequeno diâmetro são criados na superfície do filme com uma tesoura de unha ou um cabo simples. É por esses buracos que os insetos podem entrar. A estrutura acabada é colocada no parapeito de uma janela ou em qualquer outro local bem iluminado.
Outra armadilha para mosca de qualidade é obtida em uma garrafa de plástico de 1-2 litros. Desaparafusada a tampa, é necessário cortar da estrutura a parte superior do recipiente, os chamados ganchos. A maneira mais fácil de fazer isso é com uma tesoura ou uma faca. O resto do contêiner é visualmente dividido em três partes.O inferior é preenchido com açúcar, de preferência com açúcar de cana, e o segundo é preenchido com água corrente aquecida. Quando os grânulos se dissolvem, um corante azulado deve ser adicionado à mistura. Ficou provado que esta cor particular é mais atraente para este inseto voador.
Basicamente, outro corante também é adequado, mas não vermelho, amarelo ou laranja. Em contraste, esses três tons repelem as moscas. Aliás, na ausência de corante, pode-se simplesmente preparar uma mistura de açúcar granulado, detergente para louças e vinagre, combinados na proporção de 3: 1: 1. Quando a garrafa for preenchida com a mistura, sua parte cortada é virado e inserido dentro como um funil. O inseto será fácil de entrar, mas quase impossível de sair. A armadilha é deixada no peitoril da janela ou em locais onde as pragas se acumulam.
É muito fácil fazer armadilhas com pratos descartáveis de plástico ou artesanais. Seu fundo é coberto com uma calda espessa de açúcar, após o qual as placas são simplesmente instaladas nos parapeitos das janelas. As moscas que voam pousarão na superfície e, como resultado, grudarão nela.
Os pratos também podem ser untados com uma mistura de proteínas, batidos com açúcar granulado, mel ou compota. É considerado eficaz encher um recipiente de plástico com 100 ml de mel, 1 colher de sopa. eu. ácido bórico em pó e 50 ml de água fervente. A mistura é agitada até cobrir as paredes internas da garrafa, após o que o recipiente é deixado aberto pela janela.
Uma lata, sobras de comida enlatada ou ração para animais de estimação, também é adequada para o controle de pragas. Depois de limpar o recipiente do adesivo de papel, você deve enxaguar e secar. A parte superior do frasco é envolvida com fita adesiva ou fita isolante.
O material é firmemente pressionado contra a superfície e, após alguns minutos, ele se solta - isso permite que o recipiente fique pegajoso. A estrutura ou é simplesmente colocada no ponto “mais quente”, ou é completada com uma pequena lanterna colocada no interior e coberta com uma tampa para que a luz possa ser vista. A mosca interessada pousará na superfície do frasco e ficará colada.
Vale ressaltar que em vez de fita isolante, também é possível usar fita dupla-face, que não precisa ser destacada do recipiente. Você também pode deixar algumas gotas de mel ou geléia na superfície para atrair um inseto.
O comentário foi enviado com sucesso.