Como se livrar das moscas?

Contente
  1. De onde eles vêm?
  2. Por que eles são perigosos?
  3. Métodos tradicionais
  4. Métodos mecânicos
  5. Produtos químicos
  6. Medidas preventivas

As moscas são portadoras de doenças perigosas e, em princípio, causam muitos transtornos, por isso o combate às mesmas deve ser feito de forma rápida e eficiente. Não menos atenção deve ser dada à implementação de medidas preventivas.

De onde eles vêm?

Na verdade, as moscas aparecem em uma casa particular por vários motivos. Com a chegada do calor da primavera e o aquecimento do ar acima de 10-12 graus, aqueles indivíduos que se refugiaram na sala antes do inverno acordam e saem voando em busca de alimento. Como nem sempre conseguem sair de casa devido às peculiaridades da visão, muitos permanecem em um espaço fechado e começam a se multiplicar. As moscas para botar ovos são especialmente atraídas por alimentos e latas de lixo, de modo que sua presença no apartamento só contribui para a reprodução de pragas.

Também deve ser mencionado que eles gostam não menos de excrementos de animais, então se a limpeza raramente é feita em um galinheiro ou galpão com porcos, então você não deve se surpreender com os problemas que surgem.

Muitas vezes, as pragas voadoras entram na sala de estar com comida estragada.... Por exemplo, tal situação pode surgir se o jardineiro não separou a colheita, e os podres entraram na casa junto com os frutos bons. Sempre há muitos insetos observados em condições nada higiênicas - a presença de lixões de crescimento incontrolável e montes de composto perto da casa certamente levará a ataques de "inimigos" voadores. O mesmo pode ser dito para as caixas e caixotes do lixo para gatos não vazios. Na varanda ou no mirante, as moscas podem começar devido à comida deixada regularmente, na garagem - devido à alta umidade, e sob a copa - devido ao abandono de frutas podres.

Por que eles são perigosos?

Para muitas pessoas, uma mosca é apenas uma fonte de desconforto constante causado por zumbidos e oscilações constantes no espaço. No entanto, um perigo muito maior reside no fato de que as vilosidades em suas patas são capazes de transportar vários tipos de bactérias e micróbios. A falta de medidas oportunas leva ao aparecimento de conjuntivite, diarreia, disenteria no espaço doméstico, bem como doenças perigosas como cólera, antraz, tuberculose e febre tifóide.

Vale esclarecer desde já que diferentes moscas são responsáveis ​​por diferentes doenças: por exemplo, aquelas que entram em contato com os dejetos disseminam infecções intestinais, e os sugadores de sangue provocam infecção por antraz ou tularemia.

Freqüentemente, a atividade dos insetos leva ao fato de os ovos dos vermes entrarem no corpo humano. Se as larvas se encontrarem em um ferimento coberto por uma membrana mucosa, elas serão capazes de destruir tecidos. Os representantes internos ou domésticos mais comuns do mundo dos insetos cinzentos com listras pretas longitudinais picam dolorosamente uma pessoa, secretando saliva com um segredo especial. Os hematófagos, dos quais os mais conhecidos são mutucas, também se alimentam de sangue e transmitem infecções encontradas nas fezes de mamíferos.

A mosca da carne é especialmente perigosa, cujas larvas parasitam a pele de animais e até de humanos, causando doenças como a miíase. Pedaços de comida que contenham ovos ou vermes, que vão para o estômago, podem provocar distúrbios alimentares.

Os insetos causam danos tangíveis em animais de estimação e até em plantas. - assim, as larvas da mosca-do-lírio comem pistilos e estames das flores correspondentes.As larvas das moscas das flores, penetrando no solo, prejudicam significativamente o estado do sistema radicular.

Métodos tradicionais

A maioria dos métodos populares não pode ser chamada de matadores de moscas, mas eles rápida e efetivamente os afugentam dos espaços residenciais. Como alternativa, uma mistura de 3 colheres de sopa de leite, 0,5 colher de chá de formalina e 5 colheres de chá de refrigerante, colocada perto das aberturas das janelas, recebe boas críticas. Auxilia na luta e papel embebido em leite com pimenta-do-reino.

Vodka

Até a vodka repele as pragas de forma surpreendente. O líquido, que pode ser uma alternativa ao álcool, é simplesmente pulverizado pela sala. Vale ressaltar que uma pequena quantidade de querosene ou terebintina também ajudará no enfrentamento do problema. Esses compostos são adicionados à água usada para a limpeza úmida do apartamento.

Óleos essenciais

Como os insetos com um perfume delicado têm medo de odores pungentes, uma variedade de óleos essenciais é freqüentemente usada para expulsá-los. Uma grande vantagem é que a pessoa pode nem cheirar o produto com uma concentração baixa, mas a praga vai identificá-lo e sair da sala. Além disso, você pode fazer uma mistura com um cheiro agradável e, assim, dar à sua casa um aroma natural adicional. Repelentes eficazes incluem óleos essenciais de frutas cítricas, eucalipto, lavanda e vários tipos de hortelã. Será mais conveniente usar uma lâmpada de aroma, cujo efeito se estende a toda a sala, incluindo locais de difícil acesso.

Além disso, substâncias oleosas são usadas para revestir aberturas de janelas e portas em uma casa particular.

Cravo

Por si só, o cravo tem um cheiro rico, portanto, bastará apenas espalhar os botões em tigelas e colocá-los nos locais mais atacados... O limão aumentará seu efeito. Neste caso, cerca de 10 cravos são colocados na metade dos cítricos, e o sabor efetivo é deixado na mesa.

Basicamente, um grande número de plantas combate com sucesso essas pragas comuns. O suco de cebola é adequado para processar janelas e portas, e as folhas de louro em qualquer condição são colocadas ao redor do apartamento. A hortelã e o manjericão, juntamente com a lavanda, são adequados para a criação de sachês - ao mesmo tempo espantam as moscas e enchem o apartamento de aromas únicos. Pendurar pequenos cachos de tanásia em volta dos quartos também dá bons resultados.

Métodos mecânicos

A destruição das moscas é realizada de várias maneiras mecânicas.

Fumigadores

Os fumigadores são absolutamente seguros para pessoas e animais de estimação, mas são muito eficazes. Sua vantagem significativa é a capacidade de trabalhar sem o aparecimento de odores. Dispositivos adquiridos em lojas especializadas são fornecidos com placas ou fluido especial. Quando um inseto aparece em um apartamento, o aparelho é conectado à rede, um cartucho substituível embebido em fumigantes se aquece e começa a evaporar substâncias tóxicas para uma mosca.

Armadilhas

Armadilhas de pragas são muito populares entre os proprietários, pois não apenas permitem que você reúna todos os indivíduos em um local, mas também os remova facilmente do cômodo.... A essência das estruturas é que elas consistem em uma guloseima, para a qual os insetos se aglomeram, e uma espécie de dispositivo que não permite que eles se libertem. É comum lidar com o problema com a ajuda de três tipos de dispositivos: latas ou garrafas, stickies e choques elétricos, e todos eles são facilmente criados de forma independente.

O primeiro é o mais fácil de fazer: no fundo do recipiente, é colocada uma "guloseima" que pode atrair um inseto, e o diâmetro do gargalo diminui. Assim, propõe-se colocar no frasco um funil de papel com o cone voltado para baixo, ou a garrafa de plástico é recoberta por um gargalo invertido.

Você também pode apertar o gargalo do recipiente com vários orifícios de filme plástico. Dentre as iscas, as criaturas voadoras na maioria das vezes "mordem" xarope de açúcar com vinagre, geléia, uma mistura de água com mel, açúcar e fermento ou comida estragada. Também é comum criar fitas de velcro por conta própria: um pedaço de papel denso e não encharcado é cortado em tiras, untado com uma substância pegajosa e fixado em locais onde os "inimigos" estão espalhados. É proposto cobrir a superfície da peça de trabalho com xarope de açúcar espesso, fita dupla-face ou uma combinação de algumas colheres de sopa de óleo de rícino e 1 colher de sopa de colofônia líquida.

Se não houver nenhum lugar para pendurar a fita na sala, então é melhor aplicar a substância pegajosa na parte externa do vidro, dentro do qual a lanterna está instalada.

Finalmente, A armadilha de eletrochoque é popular. Por seu design independente, uma lâmpada economizadora de energia é rebobinada com fio de alumínio conectado a uma fonte de eletricidade. Os insetos, atraídos pela luz, são expostos à corrente elétrica e morrem.

Produtos químicos

Em alguns casos, é simplesmente impossível matar as moscas sem o uso de produtos químicos. É permitido usar tanto inseticidas que matam insetos quanto repelentes que os repelem. Aerossóis são frequentemente usados ​​em uma casa de madeira: Dichlorvos neo, Raptor, Karbofos, Varan e outros. Para maior eficiência spray é aplicado duas vezes (com um intervalo de duas semanas).

Cápsulas e pós que precisam ser diluídos com água lidam com sucesso com o processamento de grandes salas. Por exemplo, estamos falando sobre "Agite", afetando o sistema nervoso de criaturas e causando sua morte em 5 a 10 minutos. Também é possível envenenar as moscas com a ajuda da preparação Flybyte: os grânulos amarelados podem simplesmente desintegrar-se nas áreas mais problemáticas ou, diluídos em água, podem ser usados ​​para pulverização.

Uma vasta gama é apresentada pela marca profissional "Mukhoyar" oferecendo, além de aerossóis e fitas adesivas, bombas inseticidas e gel. Um veneno chamado "Minap 22", que é um líquido esbranquiçado e inodoro, capaz de eliminar o problema em quase um dia. Vale ressaltar que, em repouso na natureza, costuma-se espantar criaturas voadoras com a ajuda de damas especiais, paus e pulseiras, além de cobrir a pele com repelentes na forma de sprays ou pomadas. Para afastar as pragas das vacas é mais eficazmente obtido pela pulverização em seus habitats Flybyte e Agitue pendurar fitas adesivas no teto.

Medidas preventivas

Apesar de ser possível livrar-se das moscas em casa, a prevenção oportuna ainda é a melhor proteção contra essas pragas. A casa deve ser mantida sempre limpa, com especial atenção à cozinha. É importante evitar o acúmulo de migalhas e restos de comida na mesa ou no chão, pilhas de pratos sujos com restos de comida na pia e sacos de lixo cheios demais. Também deve ser lembrado que alimentos estragados, assim como alta umidade, são muito populares entre os insetos voadores.

Em geral, qualquer resíduo alimentar deve ser enviado imediatamente para uma lixeira hermeticamente fechada, que é esvaziada regularmente. Costuma-se guardar os alimentos comidos pela metade em recipientes fechados ou simplesmente na geladeira.

Claro, é importante providenciar a limpeza periódica em casa: seca e úmida... Recomenda-se limpar pias secas imediatamente após interromper o abastecimento de água. Vale a pena plantar gerânios bem no peitoril da janela e usar as folhas do absinto e do tomate para formar um buquê assustador. Será útil proteger todas as entradas, bem como as aberturas de ventilação com uma rede mosquiteira. Como as moscas não toleram correntes de ar, a estação quente deve ser acompanhada por ventilação regular. Os insetos tendem a criar seus filhotes no solo das plantações de interiores, por isso será útil limpar ou até mesmo mudar a parte superior da mistura do solo.

Os proprietários de casas particulares e chalés de verão precisam monitorar com especial atenção a limpeza dos banheiros localizados em prédios separados. Para evitar a propagação de moscas, é necessário limpar bem os locais onde vivem os animais: um estábulo, um galinheiro ou um chiqueiro. Montes de composto ou aterros não devem ser planejados perto de casa, pois as moscas se movem muito rapidamente deles para a área de estar. Obviamente, os locais onde a água fica estagnada devem ser monitorados cuidadosamente. Um plus será plantar sob as janelas das plantas, cujo aroma afugenta os insetos: absinto, sabugueiro, gerânio ou cereja de pássaro. No que diz respeito às caves e sótãos, é necessário verificar periodicamente para garantir que os frutos aí armazenados não apodrecem.

Também é uma boa idéia inspecionar regularmente essas áreas durante o inverno para ver se há pessoas dormindo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário