Descrição do oídio em abobrinha e métodos de seu tratamento

Contente
  1. Descrição
  2. Razões para o aparecimento
  3. Como lutar?
  4. Medidas de prevenção

Oídio - uma doença comum que ocorre em plantas. É difícil tratá-lo, principalmente em estágios avançados. Como essa doença se manifesta na abobrinha e como lidar com ela, falaremos neste artigo.

Descrição

Oídio - Essa é uma das doenças, cuja causa é sempre um fungo viral. Desenvolve-se no solo e posteriormente segue para as folhas das plantações.

O principal sintoma do oídio na abobrinha aparece nas folhas. Neles se formam manchas esbranquiçadas, que parecem farinha e, a princípio, não são um bom presságio. No entanto, se você não começar a tratar a doença o mais rápido possível, posteriormente será mais difícil combatê-la. Ele se espalhará não apenas para o caule da safra afetada, mas também para outras abobrinhas que estão localizadas nas proximidades.

Essas listras brancas tornam-se acastanhadas em pouco tempo. Isso acontece em alguns dias. Esse fenômeno demonstra o agravamento do estado da planta e o desenvolvimento ativo da doença, que acarreta não só a morte de todas as plantações de abóbora junto com os frutos, mas também problemas com outras plantas cultivadas. As folhas da abóbora e seus cílios gradualmente começam a murchar, o que acontece devido ao fato de a flor esbranquiçada não permitir que o sol e seus raios penetrem nas folhas. Isso causa uma deficiência das substâncias necessárias para a planta e, como resultado, a morte das folhas.

Posteriormente, esta doença pode ser facilmente transferida pela água ou pelo vento, afetando assim o resto das plantas do jardim.

Razões para o aparecimento

Existem muitos fatores que podem causar o aparecimento de oídio. O primeiro deles são as condições meteorológicas. O calor e a chuva são condições favoráveis ​​ao desenvolvimento do oídio. É nessas condições que ocorre a reprodução ativa e o desenvolvimento de um fungo nocivo. As flutuações de temperatura também podem contribuir para o surgimento do vírus.

A influência no surgimento de uma doença prejudicial pode ser resíduos de plantas que não foram colhidos após a colheita do ano passado. Esse fato também deve ser levado em consideração, uma vez que os esporos dos fungos são bastante capazes de permanecer nesses resíduos.

A infecção também pode ocorrer em solo infectado. Isso pode acontecer se as plantações do ano passado adoecerem com oídio. Mesmo se você fosse capaz de se livrar dele, curar suas plantas e queimar restos de plantas, os esporos do fungo viral poderiam muito bem permanecer no solo. Lá, eles suportam calmamente o frio do inverno e, quando vêm as boas condições, começam a se multiplicar ativamente e a infectar novamente as plantas.

A causa da doença das plantas com oídio pode ser deficiência ou, inversamente, excesso de fertilizantes... Por exemplo, se uma grande quantidade de fertilizante com um teor de nitrogênio foi aplicada ao solo, isso afetará adversamente o plantio. Se houver deficiência de suplementos de potássio, isso também pode impulsionar o desenvolvimento de um fungo patogênico.

Além disso, a causa da doença pode ser erros cometidos na aração e cultivo da terra, colheita irregular de ervas daninhas, brotos muito próximos uns dos outros e a falta de tratamento para as plantas necessárias para a doença.

Como lutar?

Produtos químicos

Muitos residentes de verão não gostam de usar esses métodos. Os produtos químicos são altamente tóxicos, por isso podem prejudicar o meio ambiente e a própria pessoa. No entanto, a alta eficiência desses recursos tem se confirmado, principalmente se forem aplicados em tempo hábil.

Antes de usar produtos de oídio, é necessário remover todas as partes afetadas das plantações. Se todo o arbusto estiver infectado, é melhor se livrar dele completamente.

Depois disso, você pode iniciar o processamento com produtos químicos. Os mais populares em nosso tempo para a eliminação do oídio são considerados meios como Fitosporin, Fundazol, Topaz, Tsineb. Você também pode recorrer ao uso de produtos químicos à base de enxofre ou cobre, como sulfato de cobre, líquido Bordeaux e enxofre coloidal.

É necessário preparar uma mistura de preparações e pulverizar as plantas com ela, seguindo estritamente as instruções para não se machucar ou as plantas doentes. Observe que não é recomendável comer as plantas que foram submetidas a processamento químico.

Se necessário, você pode processá-lo várias vezes em intervalos de uma ou duas semanas, mas isso depende apenas das condições da planta. As abobrinhas podem ser consumidas pelo menos uma semana após o último processamento.

Observe que se você tratar plantas com a mesma droga com muita frequência, o fungo pode desenvolver resistência, ou seja, dependência, devido à qual a eficácia do agente será posteriormente reduzida a zero. Portanto, o tratamento deve ser realizado com diferentes preparações.

Remédios populares

Ferramentas desse tipo são usadas por jardineiros com a mesma freqüência. São eficazes, mas recomenda-se usá-los somente se o dano às plantas não ultrapassar 10%. Caso contrário, você terá que recorrer a produtos químicos.

Soluções desse tipo são fáceis de fazer. É possível prepará-los com as próprias mãos em casa. Abaixo estão as receitas mais eficazes.

  • Soda... Na luta contra as doenças, um componente como o refrigerante é o que mais ajuda. Para preparar uma solução a partir dele, são necessários 25 gramas de refrigerante e 5 gramas de sabonete líquido. Tudo isso deve ser diluído em 5 litros de água, após o que é necessário realizar dois tratamentos das camadas superiores do solo com um intervalo de 10 dias com a solução resultante.
  • Cinza... Outra solução popular que é usada no combate a pragas de plantas e várias doenças. Para prepará-lo, é necessário um litro de água e um copo de cinzas. Tudo isso deve ser infundido por cerca de 2 dias, após os quais 4 gramas de sabão diluído em uma pequena quantidade de água devem ser adicionados à solução. Depois disso, você pode começar a pulverizar as plantas. Isso deve ser feito em intervalos de 7 dias. Para casos normais, 2 tratamentos serão suficientes, mas se a situação for muito negligenciada, então seu número poderá aumentar.
  • Permanganato de potássio... Esta solução também é altamente eficaz se suas plantas adoecerem com oídio. Você precisará dissolver 5 gramas do produto em 10 litros de água, após o que poderá regar a planta com o produto. A pulverização com permanganato de potássio ajuda a interromper a reprodução e a propagação do fungo.
  • Iodo... O iodo é outro componente de solução comprovado. Para prepará-lo, você precisa de um mililitro de iodo, um litro de soro de leite ou leite desnatado e 9 litros de água. A tudo isso, é permitido adicionar uma colher de sopa de sabonete líquido, o que aumentará a eficácia da solução. Depois disso, você pode realizar o processamento das plantas. Isso deve ser feito em intervalos de 2 semanas, alcançando a eliminação completa do oídio. Observe que um efeito colateral desse tratamento pode ser um conjunto ativo de massa verde pela planta e frutificação abundante.
  • Soro de leite... Separadamente, este componente, sendo diluído em água, também é altamente eficaz. Para a solução, você precisa dissolver o soro de leite em água fria em uma proporção de 1 a 10, após o qual você pode borrifar suas plantas com ele.
  • Verbasco... Este remédio também é muito eficaz no combate às doenças virais da abóbora e de outras plantas cultivadas. Para a solução, você precisa de 1/3 de um balde de verbasco, o espaço restante deve ser totalmente preenchido com água fria. Toda essa mistura deve ser infundida por cerca de 3 dias, enquanto deve ser mexida periodicamente. Após 3 dias, a mistura deve ser filtrada com um pano grosso e, em seguida, diluída com água limpa na proporção de 1 para 10. Depois disso, as plantas podem ser processadas, mas observe que devem ser pulverizadas à noite após o pôr do sol. que a abobrinha não pegue queimaduras de sol ...

Além disso, ainda existem muitos remédios populares eficazes na luta contra o oídio. Isso inclui soluções à base de kefir, mostarda, bem como infusão de alho ou cebola.

Medidas de prevenção

As medidas preventivas também são de grande importância, pois ajudam a fortalecer a planta e a protegê-la de várias doenças.

Assim, após a colheita final, é necessário retirar todas as copas e ervas daninhas. É aconselhável queimar no fogo as plantas que adoeceram antes, pois podem se tornar portadoras de infecções para novos plantios.

Antes do início da geada, a terra onde as plantações cresceram deve ser bem escavada. Se houvesse esporos de fungos no solo, então eles acabariam na superfície do solo, por isso morreriam posteriormente.

Recomenda-se seguir a regra de rotação de cultura. Envolve o plantio de plantas em canteiros diferentes. É permitido repetir o local de pouso somente após 4-5 anos.

O cuidado adequado da planta desempenha um papel importante na prevenção. A cultura deve ser capinada com freqüência, fornecida com a quantidade necessária de umidade e nutrientes. No entanto, você não deve se deixar levar pelos fertilizantes, pois isso pode ser prejudicial.

Inspecione a folhagem e os chicotes da abóbora regularmente, especialmente durante os períodos de calor. Isso permitirá detectar a doença nos estágios iniciais e salvar a planta.

Além disso, certifique-se de que as pragas não ataquem sua planta. Eles podem não apenas prejudicar sua planta, mas também infectá-la com doenças, sendo seu portador.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário