Como é o oídio nas rosas e como tratá-lo?
O oídio, também chamado de "linho", "cinza", é uma doença fúngica que os jardineiros e os amantes de plantas de interior estão familiarizados em primeira mão. Nunca desaparece por si só - é necessário tomar medidas para eliminá-la, e quanto mais rápido melhor, pois a planta infectada seca e morre muito rapidamente.
Hoje vamos falar sobre a aparência do oídio nas rosas, de onde vem e como se livrar dele.
Descrição
O aparecimento do oídio nas plantas está associado à parasitização de fungos ectoparasitários microscópicos da ordem da Erisifase, ou oídio (Erisífalos). A rosa, que esta doença escolheu como sua vítima, é assim:
- caules e brotos param de se desenvolver;
- as folhas ficam ásperas e pretas;
- os botões são privados de suas propriedades decorativas, eles são deformados.
Além de perder sua aparência atraente, a rosa também perde sua imunidade, ela deixa de perceber e tolerar normalmente as flutuações de temperatura - a grande maioria das flores, sendo infectadas com cinzas, morrem imediatamente quando o tempo frio chega, e não há dúvida de inverno normal.
É muito fácil reconhecer o oídio nas rosas. Se você vir que a planta parece cobrir uma camada cinza suja, semelhante à farinha, você deve saber que se trata do oídio. No processo de maturação dos esporos, fica exatamente assim, e depois disso pequenas gotas de umidade (orvalho) aparecem sobre eles. Se uma doença atacar uma rosa em junho, na ausência de tratamento adequado até o final de agosto, ela estará completamente coberta com esporos marrons maduros e morrerá no outono.
Eu gostaria de observar uma coisa importante: as mesmas doenças são características da rosa trepadeira, e para o jardim de arbustos, e para o quarto. As espécies com folhagem mais delicada - chá e chá híbrido - são especialmente afetadas.
Como o oídio afeta a planta?
A placa resultante do crescimento do micélio cobre os caules, pedúnculos, botões, pétalas e folhas, escondendo-os da radiação ultravioleta e interferindo na fotossíntese. Uma rosa doente deixa de acumular nutrientes, seu crescimento desacelera e então para por completo.
Todas as partes afetadas estão tortas, deformadas, desfigurando uma bela flor.
Razões para o aparecimento
A causa mais importante do oídio em uma rosa é a hibernação de esporos de fungos ao redor da planta. É aqui que eles tendem a se esconder:
- no solo;
- nos restos de plantas;
- em mudas doentes;
- em ferramentas de jardim sujas;
- em áreas vizinhas.
Na primavera, os esporos do fungo são liberados e infectam as plantas novamente.
Existem também alguns fatores naturais que contribuem para a propagação desta doença.
- Alta umidade do ar (60–80% na ausência de precipitação). A causa subjacente do aparecimento, crescimento e disseminação de um fungo patogênico.
- Saltos bruscos na temperatura do ar diurna e noturna... Em geral, temperaturas de +5 a +28 graus Celsius são favoráveis para a formação de conídios, mas o desenvolvimento de massa ocorre a + 20 ° C.
- A chuva fria de verão pode provocar o surgimento de mais do que apenas cinzas, mas também outras doenças fúngicas.
- Excesso de nitrogênio no solo, por isso a rosa não tem tempo de crescer e fortalecer seu sistema imunológico, mas apenas cresce, formando brotos jovens. Este último, devido à sua vulnerabilidade, é rapidamente afetado pelo oídio.
- Cronograma de irrigação errado: seu excesso ou falta.
- Densidade de plantações. Pois bem, aqui está tudo muito claro: se as roseiras crescem lado a lado e uma delas adoece, não procure a cartomante - logo vai adoecer todo o terreno.
- Se você não amontoar o solo ao redor das plantas e não remover as ervas daninhas, também se torna um fator de risco para contaminação de lavouras com oídio.
Medidas de controle
É possível e necessário lidar com as cinzas das rosas, mas é melhor fazê-lo quando forem detectados os primeiros sinais da doença.
É inútil tratar uma planta completamente coberta de esporos maduros.
Produtos químicos
O tratamento mais eficaz é tratar as roseiras com produtos químicos, nomeadamente fungicidas, que suprimem e destroem as infecções fúngicas. Você pode salvar a planta com os seguintes medicamentos.
- "Triadimefon" ("Bayleton") É um fungicida sistêmico, cuja ação visa a proteção da flor, bem como o seu tratamento. Com sua ajuda, é possível suprimir uma doença incipiente, parar uma doença totalmente desenvolvida.
- "Mas" - uma preparação fungicida de um componente, que contém trifloxistrobina, que fixa o agente na superfície das folhas, botões e caules da planta. A proteção de rosas continua mesmo com mau tempo. A substância ativa da droga, ao suprimir a respiração mitocondrial do fungo, leva à cessação de seu desenvolvimento e à morte.
- "Quadris"... É altamente eficaz no combate ao oídio devido à penetração profunda nos tecidos das folhas e caules - o que ajuda a prolongar o tempo de exposição e reduzir a dependência dos caprichos do tempo. Destrói esporos de fungos.
- "Rayok" - preparação fungicida sistêmica de ação prolongada. Seu ingrediente ativo, o difenoconazol, interrompe a biossíntese de esteróis no corpo dos fungos. Por causa disso, os processos de alongamento dos tubos de crescimento, divisão celular são suprimidos e o crescimento do micélio é interrompido.
- "Velocidade"... Destina-se à prevenção e tratamento do oídio em muitas plantas, tanto de jardim como de interior. No entanto, se você vir esporos já maduros, não use esta droga - aqui ela será impotente.
- Inclinar. Refere-se a agentes fungicidas sistêmicos de ação prolongada. Usado para proteger e prevenir doenças. Interrompe o desenvolvimento de microrganismos patogênicos, suprimindo a formação de esporos.
- "Topázio". É usado na prevenção e no tratamento do oídio em rosas. Ajuda a interromper o crescimento do micélio algumas horas após o processamento do arbusto.
Penetra profundamente na planta, eliminando o risco de lavagem em clima inclemente.
- "Tiovit Jet"... Fungicida-acaricida. Seu ingrediente ativo é o enxofre, devido ao qual os processos vitais dos microrganismos prejudiciais são interrompidos. O medicamento é perfeito para a desinfecção do solo.
- Fundazim. Fungicida de amplo espectro. Cura, protege e cura as plantas. Resistente à lavagem com água.
- Fundazol. Agente fungicida de ação de contato sistêmica. Ela afeta o fungo da seguinte maneira: interrompe a divisão dos núcleos das células, devido ao qual a função reprodutiva do microrganismo é suspensa. "Fundazol" pode ser usado para tratar sementes, folhagens e caules de rosas.
- Fitosporin. Preparação biofungicida natural. A principal substância ativa é a bactéria viva formadora de esporos Bacillus subtilis, cepa 26D. Eles são ativados após a aplicação do produto e começam a comer ativamente, liberando produtos residuais e, assim, suprimindo os esporos do fungo nocivo. A imunidade das plantas aumenta. A "Fitosporina", enriquecida com fertilizante bioativo húmico GUMI (indicado na embalagem do preparado), satura as plantações com ácidos húmicos úteis.
É difícil dizer qual remédio é o melhor. No entanto, jardineiros experientes aconselham não insistir em apenas uma coisa, mas alternar preparações para que o fungo patogênico não desenvolva resistência.
Remédios populares
Se você não quiser usar produtos químicos para se livrar do oídio, pode tratar seu jardim de rosas com seus próprios produtos. Lembre-se apenas de que tais composições são boas apenas no estágio inicial da doença e como medida preventiva - é impossível remover o fungo com elas até uma semana atrás.
- Solução de refrigerante... Para prepará-lo, tome 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio comum ou carbonato de sódio, meia colher de chá de sabonete líquido e 4 litros de água morna. Misture os ingredientes. Esfrie a mistura. Pulverize em roseiras 2-3 vezes em tempo claro e seco, observando um intervalo de 7 dias.
- Infusão de cinzas. Você precisará de 10 litros de água por quilo de cinza de madeira. É necessário infundir a mistura por 3-5 dias, mexendo periodicamente. Além disso, a tintura deve ser filtrada, adicionar meia colher de chá de sabonete líquido e borrifar as rosas com esta composição. Um resíduo de cinza ficará no fundo - aí você pode adicionar mais 10 litros de água e despejar sobre as roseiras.
- Solução de mostarda. Para preparar uma composição de oídio à base de mostarda, você precisa tomar 2 colheres de sopa de pó de mostarda seca, 10 litros de água, misturar, esfriar e depois polvilhar as plantas e regá-las pela raiz.
- Casca de cebola... Despeje 100 gramas de casca de cebola com 5 litros de água quente, deixe por 24-48 horas. Em seguida, o caldo deve ser filtrado e você pode usá-lo para pulverizar.
- Tintura de erva daninha... Pegue meio balde de qualquer erva daninha do jardim (é importante que estejam sem sinais de doenças), pique-os bem, encha o balde até o topo com água fervente, mexa, deixe por vários dias. Coe através de gaze, use para irrigar roseiras.
- Leite... Diluir o leite de vaca comum com água na proporção de 1: 10 e borrifar rosas ao primeiro sinal de infecção de oídio ou como medida preventiva. O procedimento deve ser repetido a cada 5-7 dias.
- Tintura de alho. Você precisará de 30 gramas de alho picado e 1 litro de água. A composição deve ser infundida em 24 horas. Em seguida, deve ser filtrado e aplicado para irrigar roseiras com um borrifador.
- Solução de permanganato de potássio. Tome 3 gramas da substância (em pó) e 10 litros de água. Diluir. Você pode borrifá-los com rosas e também com água.
- Solução de soro. Você vai precisar de 1 litro de soro de leite, 10 litros de água, 10 gotas de iodo. Os componentes são misturados, a solução é usada para pulverizar as folhas e caules 2 vezes com um intervalo de 7 a 10 dias.
- Infusão de esterco de vaca podre... O fertilizante é diluído com água na proporção de 1: 3. É necessário deixar a composição fermentar (cerca de 3 dias). A substância concentrada resultante é diluída com água (1: 2) e irrigada com roseiras.
- Decocção de cavalinha (campo). Você precisará de 100 gramas de rabo de cavalo recém-colhido. Moa, despeje 1 litro de água, deixe por 24 horas, depois ferva por uma hora. Coe o caldo resultante, resfrie, dilua com água limpa (1: 5) e use para borrifar rosas.
Você pode armazenar o caldo concentrado por 7 dias, escolhendo um local seco e fresco.
- Solução de sabão de alcatrão. Meio pedaço de sabão deve ser ralado e diluído em um balde de água morna. Regue abundantemente as roseiras.
Daremos algumas dicas sobre o tratamento das rosas com remédios populares:
- recomenda-se pulverizar as plantações somente à noite para evitar o aparecimento de queimaduras nas folhas;
- cada vez que for necessário preparar uma nova solução, apenas os concentrados podem ser armazenados por algum tempo (isso, via de regra, está indicado na receita);
- o número mínimo de pulverizações é 2;
- antes do processamento, é necessário remover e destruir (queimar) todas as partes infectadas da planta (folhas, botões, flores).
Profilaxia
Obviamente, a melhor proteção das plantas contra qualquer doença é a adoção oportuna de medidas preventivas.Se estamos falando de rosas, é importante preservarmos seu efeito decorativo e atratividade, e também evitar que a doença se espalhe de espécimes doentes para outras plantas cultivadas. Portanto, é o que precisa ser feito anualmente.
- Escolha variedades que sejam resistentes ao oídio para o cultivo. Estes incluem: "Floribunda Leonardo Da Vinci", "Pullman Orient Express", "Nostalgie", "Monica Bellucci", matagal "Rococó", "Ascot", rosa trepadeira "Elf", "Princesa herdeira Margaret", matagal "Sahara" "," Wallerton Old Hall ".
- Plante rosas mantendo espaçamento entre elas... Depende do tipo de planta: variedades em miniatura são recomendadas para serem plantadas a uma distância de 30-40 cm, chá híbrido - 60-70 cm, trepadeira e parque - 80-100 cm.
- O oídio, como você deve se lembrar, gosta de muita umidade.... Portanto, na hora de escolher os locais para o plantio, é recomendável evitar solos alagados e periodicamente inundados.
- Cuide da proteção de inverno das rosas: enterre e cubra-os.
- Pare de fertilizar no final do verão (especialmente contendo nitrogênio).
- Tenha um senso de proporção ao regar, não encha o plantio.
- Melhore a imunidade das rosas com preparações especiais ("Trichodermin", "Gamair").
- Use fungicidas um de cada vezpara que os fungos patogênicos não desenvolvam dependência de uma substância ativa específica.
- Lembre-se de remover todas as plantas afetadas do site e destruí-los.
Para obter informações sobre como lidar com o oídio, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.