O que é o oídio da groselha e como lidar com ele?
A groselha é uma baga saborosa e suculenta, rica em vitaminas. É utilizado tanto na culinária quanto na medicina, com efeitos positivos no organismo. As variedades cultivadas desta baga eram conhecidas já no século XII, e a planta era cultivada em mosteiros. A groselha era uma baga muito querida e popular nas mesas de vários segmentos da população. No século 20, ele praticamente desapareceu das terras agrícolas, tornando-se um raro visitante dos mercados.
A razão para isso foi a propagação ativa de uma doença fúngica - oídio (micélio, cinza, spheroteka), importado de países europeus. Começou a se espalhar ativamente na groselha, rapidamente capturando outras plantas cultivadas.
Descrição
O oídio é a infecção fúngica mais comum no jardim e nos campos. O oídio é um grupo de doenças causadas por fungos parasitas da família Erysiphales. Eles apareceram pela primeira vez na Rússia no século XX. O oídio era encontrado em groselhas trazidas da Europa. A doença é facilmente diagnosticada e bem compreendida. A América é considerada sua pátria e, de lá, em 1900, a infecção foi trazida para a Grã-Bretanha. Ao contrário do orvalho da groselha americana, o europeu é menos poderoso em suas ações.
A versão americana começa com rebentos jovens. Ganhando força e crescendo, passa para folhas e caules velhos e densos, envolvendo gradualmente a planta com uma flor cinza-esbranquiçada, que raramente leva à morte, mas retarda o desenvolvimento, deforma as folhas. Os rebentos jovens morrem, os frutos permanecem pequenos e pouco desenvolvidos, comestíveis, mas com mau gosto. Com o tempo, a cor cinza-branco muda para marrom. A variedade europeia de fungos "pulveriza" levemente as plantas, sem causar nenhum dano particular e aparecendo visivelmente como manchas escuras nas folhas caídas com o início do inverno.
Esta doença se espalhou, então sua natureza é bem compreendida. Se uma flor branca é perceptível em frutos, caules ou folhas, então podemos falar com segurança sobre o oídio. Alguns tipos de fungo afetam apenas certas plantas.
Devido à capacidade de assimilar e infectar diferentes plantas de maneiras diferentes, o oídio foi dividido em 2 tipos: comum e falso.
Uma variedade comum se parece e se manifesta da seguinte forma:
- desenvolve-se em climas quentes e secos;
- flor branca é visível imediatamente, eventualmente muda para marrom;
- temperatura do ar para o desenvolvimento - pelo menos 10 graus Celsius;
- a umidade do ar deve ser cerca de 70%;
- afeta diferentes partes das plantas: caules, botões, folhas;
- a placa é facilmente removida da superfície, basta esfregá-la com o dedo;
- a planta parece empoeirada de farinha, sem brilho;
- as folhas doentes caem e os botões e frutos não se desenvolvem.
O míldio tem as seguintes características:
- esta doença adora umidade;
- hiberna nas folhas caídas ou nos resíduos da colheita;
- as folhas estão danificadas em ambos os lados (flor branca abaixo e pontos claros no topo);
- as folhas são afetadas em primeiro lugar, após a infecção morrem e caem, depois o fungo se desloca para outras partes.
Embora a doença seja dividida em 2 tipos, os métodos de prevenção e tratamento são os mesmos. As rotas de propagação são as mesmas: os esporos de uma planta infectada são transportados pelo vento para as folhas saudáveis.Germinando pelas camadas superiores, atingem a epiderme e aí se desenvolvem. Todos os tipos de plantas de jardim são afetados: flores, árvores frutíferas, arbustos. A doença ocorre em gramíneas e plantas domésticas, como violetas.
Por que isso aparece?
Condições favoráveis são necessárias para o desenvolvimento da doença. O fungo prefere alta umidade, clima quente. Em temperaturas acima de 28 graus, o fungo retarda o crescimento e a reprodução é interrompida. A propagação dos esporos depende do clima e da estação. Nos meses quentes e com pouca precipitação, os esporos não se espalham, o que é uma época favorável para o cultivo e a colheita.
Aqui estão as principais razões para o surgimento e desenvolvimento do oídio no local:
- rega abundante;
- não observância da distância entre plantas;
- materiais e ferramentas contaminados;
- ervas daninhas no local.
Com abundante rega diária, o solo não tem tempo para secar e a alta umidade provoca o aparecimento da doença. Se os arbustos forem plantados próximos uns dos outros, a doença será ainda mais fácil de se espalhar. A falta de acesso ao calor e à luz também provoca o desenvolvimento da biblioteca de esferas. A palha é frequentemente usada para cobertura morta e deve ser cuidadosamente inspecionada quanto à placa antes do uso. Mulch de má qualidade é favorável para a reprodução de patógenos fúngicos.
Os insetos podem ser portadores de esporos, por isso é necessário manter a limpeza do local: remover detritos, eliminar ervas daninhas.
Medidas de controle
O início da temporada de chalés de verão é um bom momento para começar a lutar contra o oídio. As groselhas de variedades antigas estão ativamente doentes, enquanto as modernas são cultivadas com resistência a doenças, a maioria das pragas. Você pode tratar e fazer profilaxia no outono, antes da primeira geada e no início da primavera. O fato é que os fungos produzem e espalham esporos duas vezes por ano. É necessário processar as colheitas antes da floração, após a floração e no outono. Recomenda-se realizar procedimentos à noite, borrifando a planta, bem como regando o solo sob ela. Antes da preparação para o tratamento, as partes afetadas e secas devem ser removidas. Quando surge um brotamento branco, é necessário atuar dentro de 10-15 dias, caso contrário não será possível salvar a planta. A esferoteca crescerá, ficará mais forte, mudará de cor para marrom e então será difícil se livrar dela mesmo com preparações químicas. Você terá que agir radicalmente: arrancar e queimar o arbusto.
As groselhas e outros arbustos, assim como as árvores, devem ser tratados com produtos químicos antes do verão e da época da colheita. Se os frutos estão firmes e a planta está doente, o tratamento químico é inaceitável. As substâncias serão absorvidas pela fruta, tornando-a imprópria para consumo humano. Durante a frutificação, os patógenos podem ser removidos apenas com a ajuda de remédios naturais que são seguros para uma planta doente e uma pessoa. Para obter uma colheita saudável, o cumprimento estrito das regras e instruções para o tratamento de arbustos com substâncias químicas e naturais ajudará.
Produtos químicos
Pulverizar com produtos químicos é mais eficaz, mas só deve ser usado como último recurso. Eles podem ser tóxicos para insetos benéficos. Antes de começar a usar, leia as instruções, tome medidas de segurança, avalie o grau de risco. Estudos demonstraram que os medicamentos a seguir são os mais eficazes.
- Sulfato de cobre. É um produto químico prontamente disponível. Uma mistura a partir dela é preparada a partir de água pura com um volume de 10 litros, aquecida a uma temperatura de 30 graus. Dissolva 100 g do produto químico no líquido. Deve ser processado no início da primavera, antes que as primeiras folhas apareçam. Pulverize a planta inteira e o solo embaixo.
- Salitre. É um preparado de amônia aplicado após a floração. A droga tem um odor forte e pungente devido ao vapor de amônia. Durante o trabalho, os órgãos respiratórios devem ser protegidos com uma bandagem de pano. Para preparar o medicamento, 50 g de salitre são diluídos em 10 litros de água.A solução deve ser pulverizada na planta.
- Fitosporin. Essa é uma boa medida preventiva, mas mesmo após a infecção, esse medicamento é eficaz. Disponível em estado líquido, pó ou pasta. É um produto biológico seguro e é usado em qualquer fase. Consiste em culturas biológicas. Espalhando-se pelos vasos do arbusto, ele pára a esferoteca. O medicamento é preparado dependendo da forma de liberação. Pó vai precisar de 5 g, pasta - 15 g, líquido "Fitosporin" - 10 gotas por 200 ml de água. Dissolva a dose selecionada em 10 litros de água.
- Fungicida "Topázio". É a droga mais aprovada pelos jardineiros. Uma ferramenta confiável para combater infecções fúngicas. Os esporos de micélio são destruídos, interrompendo seu desenvolvimento. O "topázio" penetra nos tecidos superiores da planta, não é lavado com água. A aplicação é possível antes da chuva e em baixas temperaturas do ar. A ação não durará muito, portanto, após 2 semanas, você precisará realizar o tratamento novamente. Ao usar, devem ser tomadas precauções. A droga é tóxica para os organismos vivos. Para a preparação, você precisará de 10 litros de água e uma ampola com um volume de 2 ml. Dissolva o conteúdo em água. Borrife arbustos em um clima ensolarado e calmo.
Remédios populares
Os oponentes da química podem usar remédios caseiros para o micélio.
- Folhas de poda presas no oídio. Esta é a primeira e necessária ação no combate à doença. As folhas removidas são melhor queimadas para evitar a propagação do fungo.
- Leite e soro de leite. Misture um litro de leite desnatado com 4 litros de água morna. A solução resultante é pulverizada nas plantas a cada dois dias durante duas semanas. Também pulverize o solo ao redor das plantas.
- Fermento em pó. Geralmente consiste em refrigerante e sal de ácido tartárico. Para 5 litros de água morna, tome 3 pacotes de fermento em pó, 3 colheres de sopa de óleo de colza e 3 gotas de detergente líquido. Esta solução é pulverizada uma vez por semana em plantas doentes. Este método é mais eficaz do que o leite.
- Alho. Pique 10 dentes de alho e despeje um litro de água fervente. A solução é deixada durante a noite. Em seguida, o líquido é misturado com 3 colheres de sopa de óleo de colza, 4 litros de água e pulverizado com ele nas plantas a cada 3-4 dias.
- Bicarbonato de sódio. O carbonato de sódio impede o crescimento de fungos e bactérias. Um produto acessível vendido em qualquer mercearia por um preço pequeno. Ao fazer uma solução de refrigerante, você deve levar água em temperatura ambiente. Em graus elevados, as propriedades benéficas são perdidas. A mistura é feita com 5 litros de água e 2 colheres de sopa. eu. refrigerante em pó. O reprocessamento das plantas é realizado em 10-12 dias.
- Iodo. Dez mililitros de iodo devem ser dissolvidos em 10 litros de água. Pulverize as áreas afetadas, hidratando abundantemente. O próximo procedimento deve ser feito após 14 dias.
- Soda ash. O carbonato de sódio, o iodo e o sabão líquido são uma cura milagrosa para os espaços verdes. Também salva da podridão cinzenta, pulgões. Para cozinhar, tome 2 colheres de sopa de refrigerante, 10 ml de iodo e 2 colheres de sopa de sabonete. Você também precisará de 10 litros de água. Para processar uma planta, não é necessário usar 10 litros, basta calcular a quantidade necessária de água e, consequentemente, os ingredientes adicionais. Por exemplo, divida por 2. Refrigerante e iodo lutam contra doenças. O sabão é uma base de ligação para envolver as plantas. O líquido deve ser despejado em um borrifador e pulverizado abundantemente nas plantações. Pode ser usado em qualquer período da vida das plantas.
- Urtigas e outras ervas daninhas. Insista em 10 litros de água e umedeça as folhas.
- Verbasco. Uma composição concentrada de 1 parte de verbasco e 3 partes de água é deixada em infusão por 3 dias, após os quais é diluída com uma nova porção de água na proporção de 1: 3, filtrada e pulverizada até a frutificação.
Profilaxia
Prevenir a doença é mais fácil do que tratá-la, portanto, é necessário tomar precauções para proteger o local do oídio.
- Podar arbustos e árvores no outono.Corte os ramos secos e doentes.
- Realize podas cosméticas nos meses de verão e primavera. Retire as folhas secas, corte os ramos rente ao solo.
- Não abuse dos fertilizantes, especialmente aqueles que contêm nitrogênio.
- Cubra o solo com ramos de plantas de beladona. As bactérias em decomposição irão absorver os esporos dos fungos.
- Com o início do tempo frio, limpe a área de plantas e folhas podres.
- Cave o jardim completamente no outono, após a colheita. Afrouxe o solo após as chuvas durante o verão.
- Compre material de plantio de fornecedores confiáveis, viveiros, lojas especializadas.
- Antes de comprar, inspecione as mudas em busca de danos, doenças.
- Escolha variedades adaptadas ao clima local e resistentes à doença.
- Na primavera, antes do surgimento dos botões, despeje água fervente sobre os arbustos de groselha. O procedimento é feito rapidamente, não dá tempo de prejudicar a planta, e os patógenos vão morrer.
- Outras plantas que são mais atraentes para o oídio ajudarão a proteger o arbusto de groselha. Plante a área com abóboras, abóboras, pepinos e outras plantas anuais.
Quais variedades são resistentes à doença?
As seguintes variedades de groselha demonstram alta resistência a doenças e rendimento:
- "Kolobok": tem frutos grandes e é resistente à maioria das doenças;
- "Cônsul", "Comandante" - são variedades semelhantes;
- "Urais Ural" com bagas verdes escuras;
- "Fogos de Artifício": dá uma colheita abundante;
- "Krasnoslavyansky": tem frutas vermelhas doces;
- "Malaquita" - variedade resistente ao inverno.
O oídio não é assustador para uma boa variedade e para um jardineiro que sabe como lidar com ele. A adoção oportuna de medidas apropriadas ajudará a lidar com o problema e preservar a planta.
O comentário foi enviado com sucesso.