Oídio nas flores: sinais e métodos de luta
Lindas flores sempre trazem muita diversão. Rosas de aroma delicado, delfínios e petúnias brilhantes multicoloridos, violetas puras e puras, hortênsias exuberantes - qualquer uma dessas flores irá encantar os olhos. Infelizmente, essas culturas nem sempre são fáceis de cultivar, especialmente ao ar livre. As plantas podem pegar várias doenças, e uma delas é o oídio. Vale a pena falar um pouco mais sobre seus signos, as razões de seu surgimento e como lidar com isso.
Descrição da doença
O oídio pode ocorrer em qualquer tipo de flor. É causada por esporos de fungos. Desde o outono, esses esporos são encontrados nas folhas secas caídas, bem como no solo. Eles suportam o inverno sem problemas, fixando-se em várias culturas na primavera.
A doença progride muito rapidamente e, se você não agir, todas as plantas da área logo ficarão infectadas. Isso se aplica não apenas a flores, mas também a vegetais, frutos silvestres e outras culturas.
Se o produtor tiver experiência, reconhecerá o oídio sem dificuldade. Para os iniciantes, será útil aprender sobre os sinais da doença.
- O primeiro estágio é o aparecimento de uma flor esbranquiçada nas plantas. Ele pode ser facilmente apagado com o dedo, mas depois de algumas horas ele aparecerá no mesmo lugar novamente.
- Depois de alguns dias, a flor branca começa a ficar vermelha e mudar sua textura. Ele se condensa e não pode mais ser apagado. Além disso, a placa começa a se espalhar por toda a flor, capturando não só as folhas, mas também o caule.
- As partes afetadas da flor começam a se enrolar, tomando a forma de um barco. Então eles morrem e caem. Os pontos pretos na folhagem são um aglomerado de esporos. Essas mesmas controvérsias se manifestarão na próxima temporada.
Na maioria das vezes, as rosas apresentam oídio. A razão para isso é que as plantações costumam ser muito densas. Em segundo lugar estão as petúnias. Outras flores adoecem com menos frequência.
Razões para o aparecimento
Existem muitas razões pelas quais o fungo se originou. Porém, via de regra, um deles é suficiente para que a doença comece a progredir.
O oídio aparece nas flores pelos seguintes motivos:
- o jardineiro não remove a folhagem desde o outono e, de fato, não apenas os esporos do fungo, mas também os ovos das pragas hibernam nas folhas velhas;
- a planta é derramada regularmente ou, inversamente, regada muito raramente;
- a composição do solo é perturbada - se houver excesso de nitrogênio e falta de cálcio, o fungo progride ainda mais ativamente;
- o jardineiro fez a poda errada, cortando muito da planta, por isso a cultura perde força, enfraquece e diminui sua imunidade;
- as pragas vivem na planta, alimentando-se da seiva das folhas - o que também contribui para uma rápida diminuição das reservas vitais;
- as flores crescem muito densamente, devido ao qual o oxigênio é insuficientemente fornecido;
- as plantações são sombreadas, faltam radiação ultravioleta;
- na rua há muita umidade, junto com o calor - essas condições para um fungo são simplesmente ideais.
Além dessas razões, as plantas podem se infectar umas com as outras - por exemplo, vento, pássaros ou animais de estimação transferiram esporos de uma flor doente para uma saudável. Também é importante lembrar que os esporos são transportados por instrumentação, água e até solas de sapatos.
Como se livrar?
Se for detectado oídio, é necessário agir imediatamente, pois a doença progride muito rapidamente. A sequência inicial de ações é a seguinte:
- a planta é regada apenas quando a terra está completamente seca;
- se for uma cultura de interior, o pote é colocado no local mais ensolarado da casa;
- as folhas caídas no solo ou muito próximas a ele são cortadas para que a doença não chegue à parte superior da flor.
Esta instrução retardará um pouco o curso da doença em todas as flores, incluindo rosas, petúnias e delfínios. Após as ações realizadas, é necessário não se atrasar, mas rapidamente começar a tratar a cultura.
Você pode combater o oídio usando diferentes métodos.
Remédios populares
Eles ajudam nos estágios iniciais, quando os primeiros sinais da doença estão apenas começando a aparecer. Eles são bons porque são absolutamente inofensivos e também muito orçamentários. Muitos jardineiros preferem apenas esses métodos, raramente escolhendo outra coisa. Consideraremos várias receitas populares para o processamento de petúnias e outras flores para o oídio a seguir.
- Sulfato de cobre. Em 5 litros de água quente, 5 gramas de sulfato de cobre são diluídos, cerca de 50 gramas de sabão em pó ralado são adicionados. A solução é agitada para que o sabão se dissolva completamente. Em seguida, o produto resultante deverá ser pulverizado nas plantas. Isso é feito a cada 7 dias durante um mês.
- Solução de permanganato de potássio. Esta substância é amplamente conhecida por suas propriedades anti-sépticas. Também ajudará na luta contra o oídio. Despeje 2 gramas de manganês em um balde de 10 litros, aguarde a dissolução completa. As flores devem ser processadas imediatamente, a cada 5 dias. O número de procedimentos não é superior a 4.
- Solução de refrigerante. É necessário ferver 5 litros de água, e depois deitar 2 colheres de sopa de carbonato de sódio ali, adicionando uma colher de sabão ralado à composição. As plantas devem ser tratadas com uma mistura morna, mas não quente. Também pode ser usado para regar o solo sob as flores.
- Cavalinha de campo. Um litro de água limpa e fresca é despejado em 100 gramas da planta e deixado por um dia. Após esse tempo, a solução é fervida por 2 horas e, em seguida, resfriada. Antes do uso, a composição é diluída em água na proporção de 1: 5. A pulverização das flores é realizada uma vez por semana.
- Verbasco. Pegue um litro de verbasco e despeje em um recipiente com 3 litros de água. A composição deve ser infundida por pelo menos 3 dias. Antes de usá-lo, é necessário diluir com água na proporção de 1: 10. Muitas vezes você não deve usar verbasco, pois também é um fertilizante orgânico.
- Sabão e cinza. Um quilograma de cinzas é despejado em um balde de 10 litros de água. Insista por cerca de uma semana, e depois complemente a composição com uma pequena quantidade de sabão e filtro. As flores são pulverizadas com um líquido e as cinzas capturadas com a composição são colocadas no solo como fertilizante.
Importante: as plantas de pulverização e processamento com quaisquer formulações devem ser realizadas na ausência de sol. Esta é a primeira manhã, de preferência ao amanhecer, ou depois do pôr do sol. Caso contrário, o sol pode queimar as folhas delicadas. Além disso, não deve haver vento ou chuva no dia do procedimento.
Produtos químicos
Se a doença já está progredindo fortemente e a planta morre diante de nossos olhos, os métodos populares serão praticamente impotentes. Será necessário buscar o auxílio de medicamentos agressivos que combatam com eficácia as doenças fúngicas. Listamos aqueles que os jardineiros costumam escolher.
- "Cor pura". Um excelente remédio para todas as culturas de flores. A droga não só cura, mas também fornece prevenção. Outra vantagem de "Flores puras" é que não é levado pela chuva. O agente é diluído na dosagem indicada nas instruções e, em seguida, as flores são pulverizadas. Isso deve ser feito a cada 14 dias.
- "Topázio". Este medicamento eficaz permite que você supere rapidamente a doença odiada. Destrói o fungo 2 horas após o tratamento, em casos raros, vários procedimentos são necessários. Para um balde de 10 litros, 2 mililitros da droga são suficientes.
- Fundazol. Outro remédio popular que pode ser de grande ajuda na luta contra o oídio. Dez gramas de remédio são dissolvidos em um balde de 10 litros de água, então as plantas são tratadas.Via de regra, um procedimento é suficiente, mas podem ser realizados 2. O preparo protege as flores de doenças repetidas com eficácia.
- Topsin-M. Um excelente remédio, mas o fungo se acostuma rapidamente, por isso é melhor alternar o medicamento com outros medicamentos. Adicione cerca de 15 gramas de fungicida a um balde de 10 litros de água. As flores são pulverizadas com um spray. Se o fungo não morreu na primeira vez, é necessário reprocessar as culturas após 14 dias.
- "Velocidade". Um bom fungicida que promove a morte rápida de esporos de fungos. Dois mililitros são suficientes para um balde de 10 litros. As flores são pulverizadas 3 vezes, pelo menos 10 dias devem se passar entre os procedimentos.
Importante: o fungo é encontrado não apenas nas plantas, mas também no solo abaixo delas. Portanto, a camada superior do solo precisará ser tratada com fungicidas antes mesmo de iniciar o tratamento da flor em si. E também pode ser simplesmente substituído, isso é especialmente verdadeiro para flores de interior. Além disso, as lavouras não devem ser fertilizadas com nitrogênio até que estejam saudáveis.
Medidas de prevenção
Para que o oídio nunca prejudique suas flores, você deve se lembrar de medidas preventivas simples:
- inspecionar as safras pelo menos uma vez por semana para quaisquer mudanças adversas;
- destruir oportunamente as pragas que se instalaram no local ou em casa;
- afinar a folhagem, removendo os espécimes que rastejam ao longo do solo ou entram em contato com ele;
- fornecer às plantas luz suficiente;
- se as flores crescem em vasos, coloque os recipientes distantes uns dos outros;
- para flores de jardim, seguir as regras de plantio, não permitir engrossamento;
- alimente flores, especialmente petúnias, com fertilizantes contendo fósforo e potássio;
- observar o regime de irrigação (enquanto a água deve ser estabilizada e morna);
- tratar regularmente as ferramentas de jardim com anti-sépticos;
- de vez em quando realize tratamentos preventivos com o medicamento “Fitosporin” - este medicamento não tem efeito agressivo;
- se as flores crescem na rua, não se esqueça de monitorar a limpeza do local - colete folhas caídas, galhos, cave o solo no outono;
- as plantas que são gravemente afetadas pelo fungo devem ser desenterradas e queimadas, caso contrário, o patógeno se espalhará a uma taxa catastrófica.
Para obter informações sobre como se livrar do oídio em flores, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.