O que é o oídio e como lidar com ele?

Contente
  1. Descrição
  2. Razões para o desenvolvimento
  3. Visão geral das drogas para a luta
  4. Remédios populares eficazes
  5. Como os vegetais são tratados?
  6. Tratamento de árvores e arbustos
  7. Processamento de cor
  8. Medidas de prevenção

Todo jardineiro-jardineiro, pelo menos uma vez, encontrou uma doença desagradável das plantas como o oídio (linho, cinzas). O aparecimento de uma infecção fúngica é iniciado por pequenos parasitas. A luta contra eles é bastante simples, mas longa e desagradável.

Plantas infectadas precisam ser pulverizadas várias vezes e, às vezes, um tratamento competente nem sempre traz o efeito desejado imediatamente. Para prevenir a ocorrência de parasitas, medidas preventivas são tomadas utilizando todos os meios disponíveis no arsenal.

Descrição

O oídio é uma doença fúngica provocada pelo erysipheus ou fungos do oídio da ordem dos pirenomicetos que vivem no solo. Parece um revestimento pulverulento branco nas partes visíveis da vegetação. A maioria das lavouras é afetada por esta doença. - é encontrado em framboesas, morangos, carvalho, bordo, bérberis, groselha, madressilva, cereais, pêssego, pimenta, abóbora e beterraba sacarina e outras culturas.

Além disso, os sinais da doença em qualquer planta são os mesmos, mas os fitopatógenos são diferentes. Por exemplo, o oídio americano, que infecta groselhas, pêssegos e rosas, é causado por três esferotemas diferentes.

Razões para o desenvolvimento

No mecanismo de desenvolvimento da doença com faces de cinzas, as condições que promovem a ativação de ascósporos e conídios são de grande importância. Os motivos mais comuns são:

  • folhas caídas não limpas no outono - contêm esporos de fungos que toleram com sucesso o frio do inverno;
  • rega abundante ou, ao contrário, secura absoluta da terra;
  • falta de cálcio, excesso de nitrogênio na terra;
  • poda profunda de um arbusto ou árvore, quando mais de um terço da biomassa é colhida, o que reduz sua imunidade;
  • plantar plantas muito próximas umas das outras, o que prejudica a ventilação da copa;
  • danos causados ​​por parasitas (pulgões, mosca-branca, feltro, ácaro-aranha);
  • picos repentinos de temperatura (por exemplo, faz frio à noite e calor durante o dia);
  • alta umidade atmosférica (mais de 60%) em síntese com o calor (17-25 ° С) - tais condições são naturais (devido a chuvas prolongadas e mais calor) e artificiais (em estufas);
  • falta de luz solar por muito tempo.

Além disso, a infecção ocorre quando os esporos são movidos através do vento, insetos, animais, pássaros, tocando com as mãos, água, ferramentas de jardim de uma colheita infectada para uma saudável.

Visão geral das drogas para a luta

Químico

Para se livrar do patógeno, eles praticam fungicidas - preparações químicas de um complexo espectro de ação ou todos os tipos de receitas de remédios populares.

Vamos falar sobre a variedade de compostos químicos que podem eliminar o parasita.

  • "Acrobat MC". Grânulos solúveis em água contendo ditano M-45 e dimetomorfo. Esta combinação garante o melhor tratamento antifúngico por penetração livre nos tecidos vegetais. A embalagem contém 20 g do medicamento, que é dissolvido em 5 litros de água. Pulverização secundária após 2-3 semanas. O processamento é realizado antes da floração das hortaliças. As culturas não alimentares podem ser tratadas a qualquer momento.
  • Amistar Extra. Inclui 2 substâncias ativas - azoxistrobina e ciproconazol. O primeiro é curativo.Ele bloqueia a respiração do agente causador da infecção, destruindo assim a fonte da doença. O segundo é profilático, penetra rapidamente nos tecidos vegetais e, circulando dentro deles, junto com os sucos, proporciona proteção. Produzido na forma líquida, pulverizado sobre as plantas. O produto químico é diluído em água na proporção de 1/2: 1. O procedimento é repetido após 15 dias. Os cereais são processados ​​para aumentar a imunidade e aumentar a resistência às condições negativas, prática dos jardineiros para proteger os canteiros de flores de fungos.
  • Líquido bordeaux. Uma das substâncias mais antigas usadas no combate a fungos. A embalagem contém 2 componentes secos (sulfato de cobre e cal apagada), que devem ser diluídos em água antes do uso. O processamento é realizado após o final da reação após a mistura. Durante a síntese dos princípios ativos, uma grande quantidade de calor é liberada, o que pode causar danos à pele humana.
  • Sulfato de cobre. O pó azul, dissolvido em líquido, é medicinal, mata a flora fúngica patogênica. O medicamento é inofensivo, uma vez que não penetra profundamente nos tecidos vegetais, é adequado para pulverizar fruteiras. O beneficiamento é feito na primavera e no outono, quando não há folhagem. O principal é respeitar estritamente a dosagem do medicamento.
  • "Topázio". A substância ativa do medicamento é o penconazol. Adequado para pulverizar vegetação de interior e jardim. É especialmente eficaz na luta contra as cinzas. É praticado para profilaxia por pulverização de plantações na fase de crescimento inicial. Para o processamento, é necessária uma pequena dose do medicamento. Uma ampola para 10 litros de líquido para plantas de jardim e a mesma dose para 5 litros para flores de interior. O tratamento é realizado em clima seco e calmo, para que o preparado penetre nos tecidos vegetais.
  • Fundazol. A base da preparação é o pó de benomil. A substância lida bem com fungos e certas espécies de pulgões, carrapatos. A pulverização é feita uma vez e protege as plantas por 7 dias. O principal é observar a dose da solução para melhorar o desempenho. A eficácia dos produtos químicos é alta e tem várias propriedades adicionais, mas há uma parcela do risco de entrada de componentes tóxicos nos alimentos. Por causa disso, a maioria dos jardineiros escolhe outros meios de lutar contra o parasita.
  • "Trichopolus". O uso de "Trichopolum" para a vegetação permite que você faça um tratamento preventivo de plantações absolutamente seguro. Além disso, o custo do evento é muito pequeno. Este remédio é antifúngico e permite superar doenças formidáveis. Existe outro protótipo à venda - "Metronidazole". É mais barato do que o Trichopolum e é muito procurado por jardineiros econômicos. Eles praticam o preparo para o processamento de vegetais em estufas e campo aberto, várias vezes por temporada. A pulverização é feita para prevenção e durante o início da propagação da requeima. O principal é processá-lo antes que a doença afete a fruta.

Biológico

A agroindústria de hoje pode oferecer aos jardineiros e jardineiros preparações à base de microrganismos. É também uma forma de destruir a roupa das plantas. Entre os mais eficazes podem ser destacados "Pseudobacterin-2", "Alirin-B", "Planriz" e "Gamair". "Fitosporina" pode ser usada para profilaxia. Os biológicos são bons porque são bactérias comuns que suprimem a formação de microflora patogênica. Eles são seguros para humanos e podem ser aplicados durante a floração.

A desvantagem de tais substâncias é que atuam apenas em climas quentes. Em outras palavras, eles não podem ser usados ​​no início da primavera e no final do outono.

Remédios populares eficazes

É preciso dizer de imediato: os remédios populares para cinzeiros são eficazes na forma de prevenção ou na fase inicial de propagação da doença. Quando o processo destrutivo começou há mais de 5 a 7 dias, não é mais eficaz lutar dessa maneira.Pode ser possível adiar o desenvolvimento da doença, mas não destruí-la completamente.

Considere os remédios populares mais populares e eficazes para cinzeiros.

  • Carbonato de sódio e sabão. Em 5 litros de água quente, 25 g de refrigerante são diluídos, 5 gramas de sabonete líquido são misturados. As plantas e a camada superior da terra são tratadas com uma mistura gelada 2-3 vezes com uma pausa de 7 dias.
  • Bicarbonato de sódio e sabão. Em 4 litros de água, 1 colher de sopa é diluída. eu. bicarbonato de sódio e 1/2 colher de chá. sabonete líquido. O processamento é realizado 2 a 3 vezes com um intervalo de 6 a 7 dias.
  • Solução de permanganato de potássio. Em 10 litros de água, são diluídos 2,5 g de permanganato de potássio, usados ​​2-3 vezes com intervalo de 5 dias.
  • Solução de soro. O soro é diluído em água 1: 10. A solução resultante forma uma película nas folhas e caules, o que complica a respiração do micélio. Enquanto isso, a própria planta recebe nutrição adicional com elementos úteis e se torna saudável. A pulverização com uma solução é realizada em tempo seco, pelo menos 3 vezes com intervalo de 3 dias.
  • Decocção de cavalinha. Cem gramas de grama (fresca) são despejados com 1 litro de água, mantidos por 24 horas. Em seguida, ferva por 1-2 horas. Filtrado, resfriado, diluído em água na proporção de 1: 5 e tratado com arbustos. O caldo pode ser mantido em local fresco e escuro por no máximo 7 dias. O tratamento pode ser feito continuamente para evitar cinzeiros na primavera e no verão. Na luta contra uma doença já existente (em fase de formação), o tratamento de 3-4 vezes com um intervalo de tempo de uma vez a cada 5 dias é eficaz.
  • Mistura de sabão de cobre. Esta ferramenta é caracterizada por um maior grau de eficácia, devido à inclusão na composição da popular substância fungicida - o sulfato de cobre. Em um copo (250 ml) de água quente, dissolva 5 g de sulfato de cobre. Além disso, 50 g de sabão são diluídos em 5 litros de água morna. Em seguida, a mistura com o vitríolo é introduzida suavemente na solução de sabão com um jato fino e com agitação frequente. As plantas são tratadas com a composição preparada 2-3 vezes com um intervalo de 6-7 dias.
  • Solução de mostarda seca. Em 10 litros de água quente, adicione 1-2 colheres de sopa. eu. mostarda. A solução resultante é adequada para pulverização e irrigação.
  • Cinza mais sabonete. Em 10 litros de água aquecida (30-40 ° C), 1 kg de cinza é diluído. A solução é deixada assentar, mexendo constantemente, durante cerca de 3-7 dias. Em seguida, o líquido (sem cinzas) é despejado em um recipiente limpo, um pouco de sabão líquido é adicionado, despejado no pulverizador e o tratamento é realizado. As plantas são tratadas diariamente ou em dias alternados, 3 vezes.
  • Infusão de húmus (de preferência vaca). Despeje a água de húmus na proporção de 1: 3, deixe fermentar por 3 dias. Em seguida, o concentrado é diluído 2 vezes com água e os arbustos são tratados.
  • Infusão de alho. Um litro de água é despejado em 25 g de alho picado, insistido por um dia, filtrado, as plantas são tratadas.
  • Iodo. Uma solução de 1 ml de iodo e 1 litro de soro de leite ou leite desnatado por 9 litros de líquido (você pode adicionar 1 colher de sopa de sabonete líquido à composição). O tratamento pode ser feito a cada 2 semanas até o desaparecimento absoluto da doença.

Como os vegetais são tratados?

As cinzas podem aparecer em várias hortaliças. Antes de usar produtos químicos ou remédios populares, todas as partes insalubres das plantas devem ser removidas e a terra ao redor, se possível, desenterrada. Se uma camada branca se formou nos pepinos, tratar com pó de enxofre pode ajudar. A cada 10 m2, aplicar de 25 a 30 gramas do medicamento. Um excelente efeito é obtido pela pulverização com uma solução de enxofre coloidal, para a fabricação da qual 30 gramas do medicamento são dissolvidos em 10 litros de água. Um efeito confiável pode ser alcançado usando fungicidas modernos - "Topaz" ou "Oxyhom", que devem ser praticados de acordo com as instruções em anexo.

É possível eliminar os cinzeiros do tomate borrifando uma vez a cada 14 dias com uma solução de humato de sódio. Com os primeiros sintomas de infecção, uma solução a 1% de "Baktofit" dá um bom resultado, se você borrifá-la com uma planta doente 3 vezes com um intervalo de uma semana.O tratamento pode ser realizado com produtos químicos como Strobi, Topaz, Privent ou Quadris. Para aumentar a "pegajosidade" da solução para a planta pulverizada, uma pequena quantidade de sabão líquido ou aplainado é misturada a ela. Se forem detectados sintomas de infecção nas abobrinhas, o local deve ser tratado com hidrogenofosfato de sódio ou com Kefalon, Carboran, diluindo-os de acordo com as instruções. A pulverização é feita a cada 7 dias.

Para destruir a doença na berinjela, você pode usar uma solução de carbonato de sódio em um volume de 25 gramas por 5 litros de água aquecida ou qualquer um dos fungicidas modernos. É necessário realizar 4 ou 5 pulverizações com intervalo de 10 dias. Só é possível combater a lavagem das batatas destruindo as copas das plantas que não são saudáveis. Para fins medicinais, os arbustos de batata são tratados com uma solução de carbonato de sódio 0,3-0,5% (3-5 gramas de carbonato de sódio são diluídos em 1 litro de água). Você pode usar os medicamentos "Bayleton" e "Azocene", a solução é preparada de acordo com as instruções do fabricante. Durante o período vegetativo, quando aparecem os primeiros sinais de cinzeiros, as batatas são tratadas com enxofre ou seus substitutos.

Tratamento de árvores e arbustos

O tratamento de cinzeiros em peras, ameixas, damascos, macieiras e outras árvores frutíferas é considerado uma tarefa muito difícil, pois o fungo patogênico se esconde nas folhas e pode aparecer por muitos anos. Para evitar a ocorrência de cinzas, é muito importante monitorar o teor de umidade do solo. Altos níveis de umidade favorecem o crescimento de fungos patogênicos do oídio.

  • Para curar macieiras, esses métodos são praticados.
    • É necessário começar a pulverizar as árvores com uma solução de enxofre coloidal antes da floração. O primeiro tratamento é realizado quando aparecem os botões, o seguinte - depois que as macieiras terminam de florir, a última vez é necessário usar o medicamento 2 semanas após a segunda pulverização.
    • Após a colheita, é necessário pulverizar as árvores com líquido bordalês a 1% ou solução de sulfato de cobre. Partes danificadas da macieira devem ser cortadas e destruídas, por exemplo, queimadas. E também para a destruição da doença, foram criados preparados especializados (fungicidas): "Skor", "Topaz". Quando a doença é negligenciada, as árvores podem ser pulverizadas com o fungicida Topaz - 4 vezes por temporada.
  • Groselha. Para processar essas safras, cinzas de madeira, esterco de vaca, kefir, iogurte, soro de leite, bicarbonato de sódio ou carbonato de sódio, bem como uma decocção de rabo de cavalo ou tansy, infusão de feno podre ou cascas de cebola são praticadas. Os produtos químicos mais eficazes na luta contra o oídio são o nitrato de amônio, Trichodermin e Gaupsin. E a "Fitosporina" no tratamento da doença é tão eficaz quanto no tratamento da requeima.
  • Morango. Para a pulverização de plantas insalubres, utiliza-se uma suspensão de enxofre coloidal (1%) ou "Tiram", bem como preparações como "Triadimefon", "Switch", "Quadris" ou "Benomil", enquanto o tratamento é realizado após o os arbustos terminam a floração assim como após a colheita.

Ao pulverizar, tente molhar os dois lados das folhas.

Processamento de cor

Sala

Em casa, plantas como saintpaulia, cissus, begônia, rosa, Kalanchoe e gérbera também podem ser vítimas do oídio. As causas da doença são ar úmido viciado, mistura de terra seca, flutuações nas temperaturas diurnas e noturnas. Os fitopatógenos são transferidos de uma planta insalubre para uma saudável por insetos, pelo fluxo de ar ou por contato quando os vasos estão muito próximos. Os sintomas (manchas brancas pulverulentas) ocorrem nos botões e em ambos os planos da folhagem. Assim que você notar, comece imediatamente a destruição do fungo: se você atrasar a cura, a pedra de cinza leva a resultados ruins - perda de atratividade e deterioração.

Uma solução de carbonato de sódio, permanganato de potássio ou infusão de alho é praticada para exterminar os agentes causadores dos cinzeiros e, em caso de danos graves, eles recorrem à pulverização da vegetação da sala com produtos químicos como "Topázio", "Vectra", "Tiovit Jet", "Vitaros", "Skor", "Hom", "Triadimefon" ou "Benomil"... As composições são preparadas exatamente de acordo com as instruções. Como medida preventiva, é necessário aplicar fertilizantes à base de potássio e fósforo no solo, observar o equilíbrio hídrico e a higiene das plantas, além de ventilar constantemente os ambientes.

Jardim

As cinzas afetam não apenas as árvores frutíferas, arbustos, frutas, bagas e vegetais, mas também as flores do jardim. Peônias infectadas com oídio devem ser tratadas com solução de carbonato de sódio a 0,5% com adição de sabão em pó. 8 a 10 dias após a primeira pulverização, deve-se fazer a segunda. Além disso, o tratamento com uma solução de "Dichlon" a 0,2% ajuda no combate à lavagem da peônia.

  • Marigold. Flor leitosa nas flores significa infestação de ácaros ou linho. As mudas ainda podem ser salvas de doenças tratando-as com infusão de alho (30 gramas de alho por litro de água). As flores maduras são tratadas com líquido Bordeaux a cada 7 dias.
  • Roses. Aos primeiros sinais de cinzeiros, inicie o tratamento das rosas com Fitosporin-M, Maxim, Fundazol ou enxofre coloidal. As cinzas no outono e no início da primavera são destruídas com a seguinte solução: 15 g de oxicloreto de cobre, 300 g de sabão verde e 50 g de carbonato de sódio são diluídos em 10 litros de água.
  • Hortênsias. Para curar a planta, ela é tratada com "Alirin", "Fitosporin". Quando a doença se espalhou fortemente, eles são pulverizados com "Flores puras", "Topázio", "Skor". Para eliminar o oídio, é feita uma solução com uma ampola (2 ml) de "Topázio" e 10 litros de água.

Medidas de prevenção

Para não perder tempo, dinheiro e esforço, é muito mais fácil prevenir a ocorrência de oídio nas suas plantações. Vamos falar sobre medidas preventivas que permitirão proteger a vegetação das doenças:

  • eliminação de partes insalubres da vegetação;
  • remoção de ervas daninhas;
  • cumprimento das regras de rotação de culturas;
  • compra de espécies e híbridos geneticamente resistentes;
  • garantir o acesso normal do ar a todas as partes da vegetação;
  • desinfecção de ferramentas de trabalho;
  • adesão a regimes de irrigação e alimentação de plantas;
  • realizando pulverizações preventivas com fungicidas no início da primavera e no final do outono.

Os esporos do cinzeiro podem viver no solo, sem se manifestar de forma alguma, até 10 anos, e quando começam a se multiplicar, o fazem rapidamente e prejudicam o jardim. Portanto, o principal método que ajuda a proteger as plantações é a prevenção oportuna e constante de cinzas e outras doenças.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário