Tudo sobre os tratores de passeio MTZ da Bielorrússia
Os tratores manuais MTZ da Bielorrússia são produzidos pela Fábrica de Trator de Minsk de mesmo nome, conhecida desde 1946. A fábrica é uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas.
Peculiaridades
O equipamento de pequeno porte da fábrica MTZ é produzido com base na produção de tratores da Bielo-Rússia. Os equipamentos são fabricados em oficinas auxiliares, que hoje são um grande complexo com mecanização de alta tecnologia. O primeiro trator de passeio bielorrusso foi colocado à venda em 1978. O produto foi chamado de "trator pedestre" e passou a fazer parte do dia a dia dos jardineiros, que valorizavam a qualidade do solo processado por um cortador.
A principal característica dos motoblocks "Belarus" é a presença de um chassi de um trator, graças ao qual é possível transportar reboques pesados. A velocidade de transporte da máquina de quase 10 km por hora é alcançada graças a 4 marchas para a frente. A velocidade da unidade ao realizar o trabalho também é bastante elevada - 2,5 km / h. Há uma coluna de direção conveniente para controlar a unidade. Todos os órgãos que controlam os movimentos nos modelos MTZ modernos foram movidos para a parte superior da caixa. O cortador do dispositivo é produzido em três modificações fixas com dimensões: 42, 60, 70 cm .Os motores são quatro tempos, carburador com um volume do tanque de 3 litros, com capacidade de 5 a 8 cavalos de potência.
A potência ajustável da unidade permite combiná-la não só com acessórios clássicos, mas também com bombas, moinhos, circulares.
Um dos modelos mais famosos da produção bielorrussa - MTZ o6 com dispositivo de energia licenciado WEIMA 177F. A máquina está equipada com uma fresa que processa o campo a uma profundidade de 30 cm e largura de 1,1 metros. O peso do trator é de 95 kg, os parâmetros gerais são 180 * 85 * 135 cm. O tanque de combustível tem capacidade para 6 litros de combustível, cujo consumo é de até 2 litros por hora. A planta oferece um período de garantia de operação - 12 meses.
A Motoblocks MTZ apaixonou-se pelos executivos de negócios por uma transmissão de alta qualidade com uma engrenagem mecânica e uma caixa de velocidades de circuito fechado de fricção multi-disco. Para seu funcionamento, é necessária uma presença constante de óleo na embreagem. O equipamento pode ser combinado com peças adicionais intercambiáveis de troca rápida. A máquina lida com sucesso com gradagem, aração, processamento entre fileiras de batatas, corte de grama. Os blocos de rodas MTZ são equipados com uma trava e um eixo de tomada de força interno.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem dos motoblocks MTZ são os motores a gasolina que funcionam com combustível de baixa qualidade. Outras características positivas são as seguintes.
- Versatilidade. Os dispositivos são compatíveis com complementos nacionais e estrangeiros. Eles expandem significativamente as capacidades das unidades.
- Simplicidade de design. Este fator permite que você mesmo conserte os dispositivos.
- Grande variedade de condiçõesque não reduzem o desempenho dos dispositivos. Os Motoblocks lidam com sucesso com os processos dados, independentemente das condições ambientais externas. O projeto foi projetado para operar na zona central de nosso país. O tipo de solo e a topografia do terreno são adequados para os componentes da máquina.
- Lucratividade. Esse fator está associado ao consumo de combustíveis e lubrificantes. A qualidade deste último não afeta o desempenho do motor de forma alguma.
- Modernidade. A aparência de motoblocks de várias modificações é diferente. Apesar da história centenária, o aparecimento de unidades modernas corresponde às tendências mais recentes.
Por melhor que os motoblocks sejam vistos pelo fabricante, os usuários encontraram algumas desvantagens nos dispositivos.
- As dificuldades estão ocultas na mudança dos modos de operação. Os proprietários culpam a linha de transmissão fora de sincronia.
- As curvas do trator sem condutor são difíceis com um aumento geral da carga no chassi. A razão para o fenômeno é um bloqueio do diferencial imperfeito.
- Dificuldade em acessar montagens. Por causa disso, é difícil conectar até mesmo acessórios de fábrica ao dispositivo.
Entre as desvantagens, também há um preço alto, mesmo em comparação com concorrentes idênticos. Além disso, todas as unidades de fabricação bielorrussa pertencem à classe pesada. Devido ao grande peso do dispositivo, o operador recebe um esforço físico significativo. Se o trabalho for realizado em solo não preparado, a pessoa se cansa muito rapidamente.
O problema é resolvido por um adaptador especial, que permite controlar o aparelho sentado.
Mas comprar um suplemento leva a um aumento nos gastos. O grande peso do MTZ pode ser atribuído às vantagens. Este é um dos poucos dispositivos que lidam com o processamento de solos argilosos prevalecentes na região da Sibéria.
Dispositivo
O design do MTZ bielorrusso é clássico e inclui:
- rodas e pneus;
- cabo de embreagem;
- disco de acionamento e vedação de óleo;
- caixa de velocidade;
- direção e engrenagens;
- carburador e caixa de velocidades.
A máquina tem um peso significativamente aumentado. Os elementos do trator unificado são usados com sucesso dentro do dispositivo. Esta solução tornou a unidade confiável e funcional. Ele tolera combustíveis e óleos de baixa qualidade. O dispositivo é fácil de configurar para operação e pode ser reparado rapidamente. Os serviços de manutenção e peças sobressalentes podem ser adquiridos pelo público em geral.
A transmissão é resistente a choques e outros momentos desfavoráveis. O MTZ clássico é capaz de se mover em quatro velocidades para frente e duas para trás. Ao avançar, o carro desenvolve uma velocidade de 2,4 a 11,4 km / he para trás - de 3 a 5,35 km / h. Graças ao cabo de embreagem universal, a unidade interage com peças de fixação de várias empresas, o que afeta sua versatilidade. A transmissão inclui um mecanismo que permite ajustar os indicadores de potência do motor.
Reduz a velocidade de rotação da unidade de potência de 300 para 1200 rpm. Isso permite que o inversor seja combinado com outros dispositivos estacionários.
O controle de direção da unidade é facilmente reconfigurado para reversível diretamente do local de trabalho do operador e, se necessário, as alavancas de controle e os ajustadores podem ser ajustados para a altura necessária. Se o operador tiver que trabalhar em condições de visibilidade ruim, o farol de halogênio pode ser ligado. O engate, que faz parte do equipamento básico do trator de passeio, tem sistema de freio embutido. Isso é conveniente quando o estacionamento temporário é necessário durante o movimento, embora haja necessidade de não desligar o motor.
As usinas de unidades MTZ são diferentes. Os dispositivos da nona série já estão equipados com motores Honda GX270, Lifan LF177 ou Kipor KG280. As instalações reduzem o custo dos blocos. As primeiras versões do MTZ eram equipadas com projetos domésticos de motores UD-15 ou UD-25. As unidades mais novas são econômicas, mas difíceis de manter e não podem ser reparadas. No MTZ série 12 de alta potência, são instalados motores de uma nova geração de produção nacional SK-12, que permitem operar os aparelhos em amplas faixas de temperatura de -30 a +30.
O alinhamento
Um conhecido representante da MTZ Belarus 09H com motor Honda de três rodas de 13 cv. com., diesel.
A máquina possui as seguintes características técnicas:
- peso - 176 kg;
- dimensões - 178 * 84 * 107 cm;
- largura possível da trilha - 45-70 cm;
- raio de viragem - 1 m;
- distância ao solo - 30 cm;
- consumo de combustível 3 litros;
- limite de peso do reboque - 650 kg.
O MTZ 09 está equipado com uma unidade de cilindro único Honda quatro tempos, que é projetado para o consumo de AI 92, AI 95. Além do motor japonês, motores da empresa tcheca Jikov GH1509 podem ser instalados na unidade. Primeiros produtos da planta MTZ - séries 05, 06.
O motoblock da quinta série é a primeira versão da máquina, conhecida desde 1978. Sua produção durou até 1992, então se generalizou. A versão é apreciada por sua alta capacidade de reparo. Um trator de passeio padrão está equipado com um motor com capacidade de 5 litros. com., que é adequado para áreas agrícolas de 10-20 hectares. Dimensões do produto: comprimento 180 cm, largura - 85 cm, altura 1070 cm, peso 135 Kg. A distância do motor à estrada de 30 cm é suficiente para realizar o trabalho de campo e não danificar as plantas. O motor do trator de passeio é de 6 velocidades com aceleração máxima de 9,6 km / h para frente e 2,5 km / h para trás. O controle do dispositivo permite que você gire o volante para a esquerda / direita 15 graus.
Na direção, você pode alterar a altura.
Apesar de a unidade ter sido desativada, ela ainda pode ser encontrada em fazendas em movimento e em boas condições. O motoblock da série 6 difere da versão anterior em características aprimoradas. Além da fresa, um arado pode ser conectado à unidade. A largura da área cultivada será de cerca de um metro. A unidade está equipada com o motor Weima 177F, que é uma modificação produzida em conjunto dos motores da série UD. A versão apareceu na fábrica da Smorgon. Difere do anterior no aumento da potência - 9 litros. com. O resto das características técnicas dos tratores de passeio são idênticas.
Uma versão melhorada da série MTZ 12 foi produzida desde os anos 2000 e durante esse tempo adquiriu um número considerável de ventiladores. A variante possui as seguintes características técnicas:
- peso - 148 kg;
- motor refrigerado a ar SK -12;
- dimensões - 188 * 85 * 101 cm;
- tamanho da trilha ajustável de 45 a 70 cm;
- capacidade máxima de levantamento 650 kg;
- peso possível dos acessórios - 30 kg;
- a velocidade máxima ao dirigir é de 9,6 km / h.
Anexos e peças sobressalentes
Modelos pesados do fabricante bielorrusso podem ser usados para processar grandes áreas de até 1 hectare. a técnica é permitida para uso durante todo o ano. Para limpar a neve, por exemplo, um limpa-neve e uma lâmina ajudam. O trator bielorrusso é complementado com:
- arado universal;
- uma fresa para processar solos soltos;
- grade, ele é um cultivador;
- dispositivo de gancho;
- cortador rotativo;
- um dispositivo adaptado com um assento;
- hiller universal;
- escova utilitária;
- cavador de batata;
- talões.
No trabalho, eles se mostrarão bons assistentes:
- cortador ativo;
- prefixo;
- adaptador frontal;
- materiais de pesagem;
- extensão.
O arado parece uma lâmina larga que solta e corta raízes. As grades podem ser usadas para o mesmo trabalho. Eles estão disponíveis com dentes ou disco. Estes últimos são considerados de qualidade superior. Os sulcos necessários para o plantio das mudas são feitos por montanhistas. Seu design se distingue por uma distância fixa ou variável entre as partes extremas. Eles também são de uma ou duas linhas. Os hillers ativos não são usados como engate, pois funcionam como rodas. Os discos dentados especialmente projetados funcionam bem no solo e removem ervas daninhas com um poderoso sistema de raízes.
A adição mais versátil para um trator de passeio é uma fresa.
O equipamento permite que você simultaneamente solte, nivele e remova ervas daninhas. A fresa pode lidar até com áreas negligenciadas. Acredita-se que a ferramenta quebra os ninhos de pragas que hibernam no solo. A plantadeira e a escavadeira facilitam o trabalho associado ao plantio e colheita da batata. A primeira versão do equipamento está equipada com uma charrua que faz sulcos. Uma tremonha é colocada em sua estrutura, da qual as batatas caem em intervalos regulares nos sulcos.Na parte de trás do quadro, há disc hillers que preenchem o leito. Assim, o equipamento permite realizar diferentes trabalhos ao mesmo tempo.
O escavador de batata consiste em um arado ao qual as hastes são soldadas. O equipamento levanta a camada de solo junto com as plantas, então aparecem os tubérculos. Resta colocá-los em um recipiente preparado. Os escavadores são do tipo ventilador ou vibração. Os últimos são mais convenientes para lidar com grandes áreas. O movimento na polia do equipamento é transmitido pelo eixo, que regula a potência, os elementos de trabalho da peça recebem vibração, assim, por assim dizer, sacudindo o vegetal do chão. Entre os jardineiros, essa ferramenta também é chamada de "agitar".
Sutilezas de escolha
A escolha é sempre baseada nas classificações de potência dos motores instalados. Durante os períodos de sua existência, a MTZ foi equipada com diversas usinas.
- UD 15 - Este é um motor do tipo quatro tempos com um cilindro, carburador, que requer combustível de alta octanagem para operação. De acordo com as avaliações dos proprietários, o motor difere em indicadores reais de potência de cerca de 4 litros. com. Em aceleração total, pode chegar a 6 HP. com. Um motor usado perde sua capacidade de potência.
- UD-25 difere do modelo anterior pela presença de dois cilindros. A potência máxima declarada do dispositivo é de 12 litros. com., e o real - cerca de 8.
- Honda GX 270 - Motor de fabricação japonesa, com desempenho máximo de 9 litros. com. volumes de 270 cm3 O tanque de combustível tem capacidade para 5,3 litros de combustível, com consumo de 2,5 litros por hora. Para o trabalho não é necessário abastecer com gasolina de alta octanagem, basta AI 92. Os modelos modernos são equipados com partida elétrica.
- Lifan LF177 - Motor de montagem chinês. A marca ainda não se tornou amplamente conhecida. No entanto, se você comparar, o desempenho da unidade de alimentação é semelhante ao Honda GX 270. De acordo com as avaliações, a cópia lida com os parâmetros fornecidos não piores do que o original. A empresa chinesa fornece usinas de energia para muitas empresas. O mesmo motor é instalado em unidades como o Grasshopper 9 HP. s, "Zubr", "Neva", "Centaur MB 2075D". O custo dos análogos costuma ser várias vezes menor do que o do concorrente bielorrusso. Os acessórios disponíveis para o engate são idênticos. Os produtos podem ser combinados com vários tratores de passeio.
O motobloco da produção ucraniana "Sich" tem parâmetros idênticos para o MTZ.
Análise comparativa de modelos:
- MTZ - três opções de pista (42, 60, 70 cm);
- SICH - quatro opções (50, 0, 70, 80 cm);
- a distância ao solo do MTZ é de 30 cm e para a Sich é de 24 cm;
- velocidade máxima de aceleração MTZ - 12 km / h, "Sich" - 16 km / h;
- peso possível de acessórios para MTZ - 30 kg, Sich - 45 kg;
- peso do MTZ 12 mais pesado com acessórios - 170 kg, "Sich" - 220 kg.
Antes de comprar um aparelho para o seu próprio quintal, você deve pensar na necessidade de alta potência.
Você pode economizar em um trator sem motoristas adquirindo um modelo com características de motor médias, mas com montagem doméstica de alta qualidade.
Manual do usuário
Arar a terra é o evento para o qual qualquer trator de passeio é necessário. Ele pode ser iniciado somente após a preparação e ajuste adequados das válvulas.
O trabalho preparatório inclui as seguintes etapas:
- montagem do dispositivo de acordo com os parágrafos do manual do usuário;
- apertar acoplamentos roscados;
- encher tanques do motor e da transmissão com graxa e combustível;
- partida preliminar do motor.
O último ponto começa com a abertura da válvula do tanque de combustível, bombeando o combustível para o carburador, depois é necessário abrir o aeroslap e, ao contrário, fechar a válvula borboleta. O cabo de partida deve ser movido para a ranhura da polia. Gire o virabrequim até que fique comprimido e puxe o cabo com força. Após a conclusão bem-sucedida do evento, o motor dará partida. É necessário que ele aqueça, para só então aumentar a velocidade e começar a trabalhar.
É necessário um run-in de 50 horas para começar a trabalhar em todos os dispositivos.
Durante este período, são permitidas cargas leves de transporte com meia carga. O acoplamento com acessórios pode ser feito de acordo com certas regras.
Por exemplo, em 1 e 2 velocidades, é possível usar:
- arado;
- fresa;
- cultivador;
- cortador.
Para gradagem, são permitidas 2 ou 3 velocidades. O reboque pode ser arrastado sob a condição de aumento da pressão dos pneus - 0,12 MPa. Por exemplo, o arado popular para arar é suspenso com um ajuste de esteira de 60 cm Os engates devem estar no modo de trabalho e só então apertados com parafusos. Para a comodidade do engate, pode ser colocado sob a roda esquerda um bloco de até 15 cm de altura, para que o dente do arado fique na posição vertical.
Para deixar o arco do arado mais alto, o controle de profundidade deve ser girado contra o relógio. O cultivo só pode ser realizado em primeira marcha após engatar o bloqueio do diferencial. A profundidade de lavra pode ser ajustada com um regulador especial. Além disso, é permitido mudar para a segunda marcha. Se for observada patinagem da roda, a largura de trabalho deve ser reduzida.
Algumas avarias e sua eliminação
Ao trabalhar com MTZ, um mau funcionamento pode ocorrer quando o óleo é derramado no sino superior sob os eixos de controle. Para eliminar a causa, os usuários são aconselhados a drenar o excesso de combustível até o nível desejado. O excesso de óleo pode entrar nos eixos. Se o equipamento parar durante a operação, é aconselhável verificar a capacidade de manutenção do sistema de abastecimento de combustível. O primeiro passo é verificar o estado das velas.
Uma peça seca demais indica falta de combustível.
Adicione combustível ao tanque de gás adequado para a operação normal da máquina. Examine a torneira de combustível. Às vezes, para continuar a lavrar com sucesso, basta abrir esta parte. A necessidade de ajustar o sistema de ignição é um tanto complexa. Com esse mau funcionamento, o trator portátil também pode travar constantemente. A configuração inclui etapas bastante precisas, mas na ausência das habilidades adequadas, é melhor executá-la em um serviço especial.
Veja o vídeo abaixo sobre o dispositivo do trator de passeio MTZ bielorrusso.
O comentário foi enviado com sucesso.