Tudo sobre revestimento de mármore

Contente
  1. Visualizações
  2. O uso do mármore na decoração de interiores
  3. Revestimento de fachada
  4. Recursos de instalação
  5. Cuidado material

Quase todas as pessoas precisam saber tudo sobre revestimento de mármore. Este material é utilizado para decoração de paredes e fachadas, sendo que o mármore de revestimento é utilizado para decoração de interiores de casas, lareira e banheiro. Mas simplesmente cobrir as superfícies com material decorativo não é suficiente - também é necessário um bom cuidado.

Visualizações

O revestimento de mármore está ganhando popularidade de forma constante. Esse processo se manifestou até mesmo na Rússia, onde essa pedra não é muito procurada e está associada a algo cerimonial e solene ou a monumentos de cemitério. Mas se você entrar em contato com uma empresa que oferece serviços de revestimento de mármore, ou tentar fazer esse trabalho sozinho, você descobrirá rapidamente que na verdade não existe uma, mas várias opções de materiais.

Na presença de fundos sólidos, costumam solicitar um revestimento de mármore natural. Essa pedra é ecologicamente correta e cada uma de suas amostras é única. A cor do mármore varia muito. Existem variedades conhecidas de vermelho, rosa, cinza, branco e preto. No entanto, a rocha também pode ter:

  • amarelo;
  • bege;
  • Marrom;
  • Preto;
  • cores verdes.

A diferença entre esses tipos de material está associada não apenas ao esquema de cores em si, mas também às características da superfície. As cores escuras são extremamente práticas. A falta de brilho permite que você use livremente o material para pavimentação. O mármore claro vai predominantemente em paredes, fachadas e tetos. Ninguém proíbe o uso no chão, mas isso exigirá uma manutenção mais cuidadosa.

Para pisos, geralmente é usado um material mais espesso do que para paredes. Isso se deve à diferença na carga admissível na superfície formada. O mármore artificial é geralmente uma alternativa ao natural. Em termos de suas propriedades estéticas, ele coincide totalmente com sua contraparte natural. A desvantagem é a resistência mecânica mais fraca - por isso, não é aconselhável revestir o piso com mármore artificial.

Mas este material é muito resistente à umidade. Pode ser manuseado (limpo) com segurança com água. Os contaminantes líquidos não são absorvidos pelo mármore artificial. No entanto, a camada protetora de superfície está sujeita a forte desgaste e, portanto, o cuidado adequado é muito importante. O mármore artificial dura pelo menos 20 anos com um manuseio cuidadoso e é instalado muito rapidamente. Como os blocos são leves, não há necessidade de pré-endurecer a superfície. A manutenção racional preservará não só as qualidades mecânicas, mas também decorativas do revestimento, incluindo sua cor. Também é importante notar:

  • resistência a altas e baixas temperaturas;
  • baixa resistência ao impacto;
  • preço acessível (em comparação com o analógico natural).

O mármore artificial, que inclui lascas de pedra natural, é distinguido em uma categoria separada. É comum chamar esse material de conglomerado. Exteriormente, parece muito luxuoso e muito interessante visualmente. É impossível distingui-lo "a olho" do mármore natural. Também não há nenhuma diferença particular na ordem de instalação. É ainda mais fácil de trabalhar, porque o conglomerado é mais leve e não força o reforço da parede.

É importante notar também a crescente demanda por chips de mármore. É montado ainda mais fácil do que as outras opções listadas. Um pó especial é obtido misturando cola com aglomerado triturado.

Os chips de mármore se distinguem por uma variedade impressionante de tons. Com sua ajuda, é possível formar uma camada de variegação quase ilimitada.

Este material também é apoiado por:

  • a possibilidade de combinar diferentes tons;
  • Resistência à umidade;
  • praticidade;
  • absorção zero de odores (o miolo é adequado até mesmo para a área da cozinha);
  • longo período de operação;
  • resistência ao desgaste;
  • resistência até mesmo à chama aberta;
  • estabilidade quando exposto a temperaturas extremas.

O uso do mármore na decoração de interiores

Banheiro

Decorar uma parede de casa com mármore decorativo em um banheiro é uma ideia extremamente atraente. Este revestimento é perfeito para lá e para decoração de pisos. A ênfase principal está na singularidade e complexidade da textura. Dependendo do conceito de design escolhido, os tipos de material claro e escuro podem ser usados. Nos banheiros modernos, as superfícies com linhas retas são bem-vindas. Em interiores antiquados e simplesmente sofisticados, uma solução mais popular seria o uso de mármore, salpicado de vários veios.

A desvantagem do mármore no banheiro, porém, não é apenas o alto preço, como costuma se pensar. Muitos de seus tipos contêm ferro e pode enferrujar. Isso estraga imediatamente todo o efeito estético. O tratamento com selantes especiais e outras medidas de cuidado vêm em socorro, no entanto, isso é laborioso e bastante caro.

Além disso, vários produtos de cuidado ativos podem danificar o acabamento do mármore.

Sala de estar

Nesta sala, o mármore de frente também é bastante apropriado. Com uma seleção habilidosa, vai demonstrar o gosto delicado dos proprietários e não vai criar a impressão de qualquer desejo de pathos excessivo. Na sala de estar, as lareiras costumam ser decoradas com mármore. Esta técnica pode aumentar significativamente seu apelo estético. Estruturas compostas de mármore parecem luxuosas e nobres, mesmo refrigerantes derramados podem ser tolerados.

A decoração com pedras também funciona bem para obras de arte. O mármore é um excelente porta-retratos ou ambiente decorativo. É verdade que você terá que selecioná-lo com grande análise e posicioná-lo da mesma forma, enfatizando os pontos fortes da sala. Uma das opções de decoração implica a formação de paredes inteiras de mármore que se encaixam harmoniosamente em qualquer interior e criam uma sensação de verdadeiro luxo. Eles são um pouco mais baratos, mas as colunas e encostas de mármore ainda são lindas.

Cozinha

A decoração do espaço da cozinha com mármore não é apenas bonita, mas também confortável e funcional. Como já foi mencionado, esta pedra se encaixa perfeitamente em uma variedade de interiores. A cozinha pode ser acabada em mármore fundido, conhecido pela sua composição natural e preço acessível. Pias (pias) e bancadas, peitoris de janela principais e uma série de outros itens são feitos desse material. Mármore fundido:

  • fácil de reparar;
  • operado por muito tempo;
  • não é uma fonte de radiação;
  • pode ser executado em quase qualquer forma arbitrária;
  • insuficientemente resistente a flutuações de temperatura e cargas significativas;
  • colapsa em contato com abrasivos.

Independentemente da escolha do mármore natural ou artificial para a cozinha, atenção especial deve ser dada à sua cor. Você deve ter muito cuidado ao usar tons escuros, especialmente aqueles com riqueza. Seu uso excessivo criará uma sensação de peso visual. É muito mais correto complementar o preenchimento de luz dominante com cores escuras. Os produtos de mármore branco ajudam a expandir visualmente o espaço; revestimentos especiais ajudam a evitar a perda de aparência.

Ladrilhos que imitam mármore são freqüentemente usados ​​no chão, nas paredes ou na área do avental. Distingue-se por uma variedade impressionante de designs e ornamentos. Se o piso for colocado corretamente, os veios se juntam para formar uma imitação de uma laje maciça.Também é bastante aceitável combinar mármore de dois tons contrastantes, quando os veios de uma área correspondem ao tom principal da segunda área.

Atenção! O revestimento de mármore brilhante pode deslumbrar com a luz refletida, por isso é importante pensar com cuidado sobre a iluminação.

Revestimento de fachada

O mármore pode ser usado não apenas para paredes internas, mas também para paredes externas e até mesmo para um pedestal. É possível selecionar uma solução específica precisamente se levarmos em consideração:

  • características da paisagem;
  • tipo de construção;
  • arquitetura circundante e natureza;
  • parâmetros climáticos;
  • características térmicas e acústicas da pedra.

Fachadas de mármore reais são impraticáveis ​​no clima russo (mesmo na costa quente do Mar Negro). Com muito mais frequência, você pode encontrar suas imitações baseadas em outros materiais. Portanto, algumas pessoas preferem a pedra Inkerman ou o calcário da Crimeia. Se, no entanto, for escolhido mármore real, é necessário determinar adicionalmente a preferência:

  • placas de acabamento modulares;
  • mosaicos;
  • grandes lajes;
  • pedra lascada.

Recursos de instalação

O mármore, assim como o granito, deve ser aplicado ao substrato com a maior firmeza possível. Mesmo um pequeno vazio pode arruinar tudo. O piso é derramado e um piso autonivelante é montado em cima do sistema de aquecimento. O mármore, ao contrário do granito, não pode ser montado em superfícies irregulares. A cola é selecionada levando-se em consideração a cor da pedra e das costuras, e os ladrilhos são colocados com uma junta de dilatação estritamente especificada.

Quanto maiores os ladrilhos, pior a calibração e maiores os erros de montagem. Ainda mais problemas podem surgir com as lajes. Às vezes, você ainda precisa polir novamente para melhorar a geometria.

O repolimento também é realizado para criar a sensação de um piso envelhecido e outros efeitos originais. A fixação da laje de mármore na parede só é possível com o auxílio de adesivos especiais, após cuidadosa preparação para a formação de aderência.

Você precisa pressionar as placas vigorosamente, mas sem qualquer deslocamento. Todas as costuras devem seguir estritamente ao longo de linhas retas verticais e horizontais, a menos que um esquema de instalação diferente seja escolhido. Deve secar após a postura de 22 a 25 horas. Imediatamente após a secagem, as costuras são esfregadas com cimento Portland branco. Quando endurece um pouco (leva de 10 a 12 minutos), a massa é umedecida e compactada com pano ou estopa. É melhor remover o excesso de argamassa.

Cuidado material

O mármore natural pode ser severamente danificado pelo álcool, suco de limão, molho de tomate e outros oxidantes. Além de se proteger contra eles, você terá que abrir mão dos alvejantes. A maneira mais segura e segura de limpar é com água morna e um pano macio. Se precisar lidar com manchas, você terá que usar uma solução com sabão.

O mascaramento eficaz das manchas e dos efeitos da erosão é obtido por meio de um tratamento mensal com um selante especial. Manchas gordurosas são removidas com amônia ou álcool mineral. Os bloqueios orgânicos serão removidos pelo peróxido de hidrogênio. A ferrugem é removida com compressas. Manchas de água - com esmeril.

No próximo vídeo, o revestimento de paredes de mármore espera por você.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário