Tudo sobre o corte de mármore
Todos, pelo menos uma vez na vida, viram apartamentos luxuosos com uma renovação em um estilo moderno. Você notou que tipo de material os anfitriões costumam usar para impressionar os convidados? Claro, mármore. Banheiras, pias e mesas de mármore são o epítome da beleza e do luxo. Em nosso artigo, falaremos sobre o corte desse material difícil.
Peculiaridades
O mármore é normalmente usado no interior de apartamentos e casas e permite dar-lhes pompa e luxo. Essa pedra quase nunca é usada na decoração externa, o que se deve às peculiaridades do clima russo. Graças a modernos equipamentos de alta tecnologia para o corte de mármore, lareiras e bancadas exclusivas, colunas e escadas luxuosas são criadas. Para decorar um cômodo, apartamento ou casa com este material, você precisa conhecer suas principais características - alta resistência e ampla seleção de tonalidades.
A pedra é produzida na forma de ladrilhos de todos os tamanhos que vão durar mais de um ano, mesmo em um ambiente com alto índice de umidade, por exemplo, em um banheiro. Além disso, o mármore é resistente a temperaturas extremas e não racha - graças a isso, pode ser usado para decorar uma lareira. No entanto, o revestimento pode mudar de cor quando ficar na água por muito tempo.
Para evitar que isso aconteça, é necessário preparar adequadamente o material e processá-lo com um composto especial.
Métodos de corte
O profissional se dedica ao corte da pedra, é muito difícil fazer isso em casa.
Mecânico
O método mecânico de corte envolve serrar, lascar ou destruir partes individuais da superfície de trabalho do mármore. O lascamento é usado quando é necessário obter imagens de pedras naturais no interior. Dentro da estrutura deste método, cortes de tipos de corda, disco e faixa são usados.
A serração de corda pressupõe possibilidades mais amplas de trabalhar quase todos os tipos de pedra, não se limitando às peculiaridades da sua estrutura. Existem três maneiras de usar a serra de fio: usando abrasivos, usando arruelas reforçadas, corte de cabo de aço. O corte abrasivo é o mais popular porque não leva muito tempo, sendo caracterizado por uma precisão de corte suficientemente alta.
Físico-mecânico
Os métodos físico-mecânicos envolvem o uso de queimadores de eletricidade ou gás. Isso geralmente é comum na fabricação de monumentos de mármore, uma vez que os detalhes são importantes, assim como a precisão. Dentro desse grupo de métodos, o corte de mármore com jato de água e diamante conquistou uma boa reputação.
A combinação de clareza do resultado, comodidade e praticidade, segurança garantiu o sucesso desses métodos.
Cada método tem suas próprias vantagens e desvantagens. As vantagens do corte por jato de água são as seguintes:
- bordas lisas e precisão de corte;
- praticidade e conveniência;
- quantidade mínima de resíduos;
- sem efeitos negativos da temperatura no mármore;
- segurança de uso;
- facilidade de uso com corte artístico.
Também existem desvantagens:
- alto custo do trabalho executado;
- falta de eficiência - impacto lento no material;
- funcionalidade limitada de ferramentas projetadas para processamento por jato de água.
Prós de processamento com discos de diamante:
- alta precisão de corte;
- eficiência do trabalho;
- relativa falta de ruído;
- não causa danos significativos, sem lascas na pedra;
- a pulverização pode ser aplicada em toda a superfície e em suas partes individuais.
Desvantagens do corte de diamante:
- serrar apenas em linha reta;
- a necessidade de reprocessar a linha de serra;
- impossibilidade de processar a estrutura esmaltada de mármore - leva a fissuras.
Como cortar?
Via de regra, serras, máquinas-ferramenta e outros equipamentos industriais e semi-industriais são usados no corte doméstico. Cada um desses tipos de ferramentas pode ser movido a eletricidade, diesel ou controle manual. O mais preferido entre os artesãos que fazem serrar em casa, as serras manuais - isto se deve ao seu preço acessível. São mais práticos em comparação com máquinas-ferramenta profissionais e ferramentas industriais, pois não requerem essa atividade física para realizar uma pequena quantidade de trabalho.
Uma serra elétrica é mais produtiva, mas menos potente do que as mesmas opções de ferramentas movidas a gasolina. Entre as máquinas existentes para o corte de mármores encontram-se tanto manuais como fixos. As primeiras opções são bastante móveis e convenientes para o uso doméstico, enquanto as fixas são representadas por um mecanismo complexo - um motor, quadro e transmissão, um elemento ativo. Profissionais são altamente duráveis e duráveis.
Cada modelo de equipamento de corte de mármore possui um disco especial, que é uma borda e um corpo metálico. A borda é revestida com diamante, o que afeta a qualidade do corte e a produtividade. A velocidade de rotação da lâmina e, consequentemente, a velocidade de corte são determinadas pelo tipo de equipamento, bem como pela potência. Quanto maior o número de rotações (velocidade), mais forte será o atrito e mais rápido será o processamento do mármore.
Neste caso, o disco é constantemente aquecido, a pulverização catódica é apagada, portanto a amortização é maior.
Descrição da tecnologia
Uma serra compacta é mais adequada para o corte doméstico (aparagem de paredes, pisos e lavatórios). Para trabalhos de produção, ao contrário, é preferível dar preferência ao pavimento ou multi-disco. O aluguel único de uma máquina de corte, que está equipada com uma função de resfriamento a água e uma roda diamantada, será aceitável. A máquina não pode ser usada sem refrigeração, caso contrário, a pedra pode ser gravemente danificada.
Você não pode trabalhar sem equipamento de proteção individual - óculos, luvas e fones de ouvido especiais. Além disso, é necessária a preparação preliminar de ferramentas adicionais - lixa, discos diamantados de diferentes tamanhos, líquido refrigerante, um rebolo, uma pá e uma escova para limpeza. A preparação da lâmina de diamante requer a verificação do suprimento de refrigerante para evitar o superaquecimento do equipamento - a água deve ser direcionada diretamente para a lâmina rotativa.
Além disso, o líquido fornece proteção adicional para a textura do mármore.
A linha de serra é marcada com fita ou um marcador especial, após o qual a bola de gude é fixada em um mecanismo de corte com um círculo resfriado. É a colocação correta e precisa do material que garante a segurança do trabalho do mestre. Os ladrilhos devem ser alimentados lentamente para evitar sobrecarregar a máquina. Não direcione a bola de gude para o disco muito rapidamente, caso contrário, ela pode ser completamente destruída ou danificada pelo mestre. O ladrilho é guiado cuidadosamente para a frente até ser completamente cortado pelo disco.
A superfície formada a partir da serragem é alisada com uma roda diamantada de pequeno diâmetro ou um rebolo. A integridade do material depende diretamente da suavidade e precisão dos movimentos do operador. O trabalho termina com o uso de lixa - pode-se usar tanto seca quanto levemente umedecida. Recomenda-se começar com o 120º papel, mudando gradualmente os tipos até o 2500º.
Isso maximizará a suavidade do corte.
Ao final, os resíduos são limpos em todas as bordas do mármore e a água de resfriamento é retirada. É melhor para os artesãos novatos praticar primeiro em fragmentos ásperos e só então usar o material de acabamento. Atenção especial deve ser dada à segurança, incluindo o aterramento de aparelhos elétricos. Uma técnica mais sofisticada é serrar o mármore usando uma serra combinada com um fio revestido de diamante. A complexidade de execução, em comparação com o uso de aparelhos elétricos convencionais, reside na organização independente e bastante habilidosa do fornecimento de refrigerante.
Erros freqüentes
Entre os erros mais comuns estão os seguintes.
- Escolhendo uma lâmina de diamante barata, o que pode afetar negativamente a precisão e qualidade do resultado, além de estragar o material. Algumas lâminas de diamante não são adequadas para trabalhos finos com mármore, mas sim para concreto. Muitos chips, tricô rígido são apenas algumas das consequências a que discos inadequados podem levar.
- É necessário não terminar a pedra até ao fim, mas deixar o “pente”. Depois disso, você precisa virar a peça de trabalho e cortar da parte superior do mesmo lugar. Desta forma, o lascamento da superfície pode ser evitado.
- Superaquecimento do equipamento. Para evitar esse erro, o corte deve ser feito com alimentação de refrigerante, que também evitará o escurecimento da superfície do mármore. Um suprimento de água de resfriamento é recomendado ao usar discos de diamante sólidos e segmentados. Discos "Turbo" ou discos com segmentos soldados a laser não requerem resfriamento adicional.
- Na fase de compra do equipamento, você precisa fazer a escolha certa entre alta produtividade e corte preciso do mármore. Caso contrário, pode-se escolher discos totalmente inadequados - os sólidos são necessários para um trabalho ultrapreciso, os segmentados - para os urgentes, mas ao mesmo tempo fazem o trabalho não de alta qualidade, com um grande número de chips.
- Cortes difíceis devem ser feitos de maneira gradual. e delicadamente quebre com as mãos onde o círculo não pudesse alcançar. Em seguida, processe e moa.
O processo de corte de uma placa de mármore em casa é apresentado no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.