Características do mármore de diferentes cores

Contente
  1. De que depende a cor?
  2. Tons comuns de mármore
  3. Uso interior
  4. Opções de fachada
  5. Aplicação em paisagismo

O mármore é uma rocha valiosa, consiste inteiramente em calcário, sendo permitido um teor insignificante de impurezas dolomíticas. Encontra-se à venda uma grande variedade de tonalidades deste material, todas com características próprias e âmbito de utilização próprio.

De que depende a cor?

O mármore é uma pedra natural cara. Esta rocha surgiu como resultado da transformação prolongada de calcita cristalina e dolomita. Traduzido do latim, seu nome significa "pedra brilhante". E isso não é coincidência - a raça cintila e cintila mesmo na escuridão completa. Foi seu esplendor que atraiu a atenção dos escultores antigos, muitos séculos atrás. Naquela época, era usado para a fabricação de colunas, estátuas, ornamentos decorativos, bem como para o revestimento interno de instalações de casas nobres.

Inicialmente, o carbonato de cálcio tem uma cor branca, portanto o mármore na maioria dos casos é branco. No entanto, sob a influência de fatores meteorológicos e climáticos, alguns outros minerais também podem ser incluídos na rocha, o que lhe confere diferentes tonalidades. As cores da pedra dependem inteiramente de seu depósito. A pedra natural vem em cinza, azul, rosa, vermelho, amarelo, dourado e acastanhado. Há mármore com manchas e veios coloridos.

O mais caro é o material em que não há inclusões ou o que se encontra menos frequentemente em condições naturais.

Tons comuns de mármore

Pela cor, esta pedra natural divide-se em dois grandes grupos: branca e colorida. O mármore preto está sozinho.

Branco e preto

A pedra branca é considerada a mais comum e exigida em comparação com outras cores. Geralmente é usado para criar composições arquitetônicas. A pedra é formada a partir do mais puro calcário, tem uma estrutura homogênea de grãos finos. Esse mármore tem plasticidade, é muito procurado na fabricação de ornamentos, padrões ornamentados e figuras de vários graus de complexidade. Ao mesmo tempo, esta pedra não resiste muito bem às oscilações de temperatura, pelo que o âmbito da sua aplicação limita-se ao revestimento interno, bem como à produção de artigos decorativos.

A pedra preta é uma cor rara. Distingue-se por uma estrutura de granulação fina ou média. O material é utilizado para decoração de interiores e exteriores. As variedades mais populares de pedra italiana são Nero Portoro Extra e Black & Gold. Eles diferem de todos os outros tipos de pedra preta na presença de inclusões de cor dourada - esse material parece impressionante, mas também não é barato.

Colori

A pedra colorida é menos comum na natureza, pode ter uma variedade de cores. Os especialistas identificam várias opções de cores para o mármore.

  • Azul. Uma das raças mais raras a um preço alto. O material é caracterizado por uma estrutura de granulação grossa e, consequentemente, alta fragilidade. Esse material é muito procurado na fabricação de peças de decoração que decoram o interior das instalações.
  • Verde. É uma pedra com estrutura de grão fino a médio. Tem densidade suficiente, não tem medo de saltos de temperatura, pelo que a pedra encontrou a sua aplicação no revestimento exterior de edifícios. Esta é uma raça de plástico, os ornamentos mais intrincados podem ser cortados dela.

A pedra verde mais popular é a pedra italiana Verde Ming.

  • Cinza. Na natureza, é apresentado em cores ricas com uma grande variedade de texturas. Apesar de toda a brevidade e restrição do esquema de cores cinza, sua textura parece muito pitoresca. Para a decoração de paredes, é usado em conjunto com pedras vermelhas e douradas, esta combinação permite criar toques de estilo no design dos quartos. Os portais de lareira cinza parecem muito impressionantes, eles se encaixam de forma especialmente harmoniosa no estilo clássico. Além disso, o material pode ser usado para decorar peitoris de janelas e como forro de piso, já que a sujeira é praticamente invisível na superfície cinza.
  • Marrom. Possui ampla gama de cores. Os tons castanhos conferem ao quarto um aspecto aristocrático e, ao mesmo tempo, enchem a atmosfera com o calor da lareira. O marrom é um material prático, especialmente utilizado no corredor e na cozinha.
  • Bege. Um dos materiais mais vendidos. Sua popularidade se explica pelo fato de o mármore dos tons nude se combinar harmoniosamente com quaisquer outras cores, trazendo notas de estabilidade e conforto ao ambiente. O mármore bege é comumente usado para revestimento de pisos. Além disso, a pedra é procurada na criação de elementos decorativos, lareiras, prateleiras e bancadas.
  • Vermelho. Ideal para criar detalhes de design marcantes. Os tons vermelhos carregam a casa com energia positiva, enchem-na de alegria. A pedra vermelha está disponível para venda em uma ampla variedade de soluções de sombreamento. Existem variedades com salpicos e estrias de outras cores - este material parece ambíguo, portanto, dita uma abordagem especial à decoração.

As variedades mais comuns de pedra vermelha com uma estrutura de granulação fina, parecem mais contidas e se adaptam ao interior sem problemas.

  • Cor de rosa. As cores da pedra rosa são caracterizadas por uma grande variedade, sua paleta de cores varia de cores nude a tons ricos com salpicos contrastantes. O revestimento de mármore rosa fica com estilo em qualquer ambiente, mas o material revela melhor suas propriedades decorativas ao decorar um banheiro.
  • Amarelo. Uma pedra verdadeiramente luxuosa em cores quentes com reflexos âmbar sutis. A pedra das cores ouro e amarelo cria uma atmosfera acolhedora e calorosa na sala e traz uma carga positiva. A decoração em pedra dourada torna qualquer divisão mais luminosa e espaçosa. Ao mesmo tempo, a paleta de cores da pedra amarela é multifacetada - de tons claros de areia a cores ricas de limão com veios vermelhos e escarlates. No interior, essa pedra é usada principalmente para criar composições decorativas. Painéis de mosaico são feitos a partir dele, peitoris de janela são aparados e tampos de mesa são feitos.

Uso interior

O mármore é muito popular para revestimento de interiores; os designers o usam em absolutamente todas as direções estilísticas. O mais importante é respeitar as regras de combinação de elementos decorativos, pois os detalhes em mármore caberão com igual eficácia nos clássicos e modernos inabaláveis, na Provença rústica e no Rococó pomposo.

  • Clássico. Esta é uma combinação de luxo e laconicismo. Os acessórios de mármore são reconhecidos como um elemento indispensável no design de quartos de estilo clássico. Pequenas colunas parecem as mais harmoniosas aqui, assim como lareiras e cornijas feitas dessa pedra, estatuetas e outros acessórios decorativos. Pisos de mármore são uma boa solução. Esta decoração deve ser combinada com móveis caros de madeira. Quanto à solução de tonalidade, a pedra branca parece a melhor.
  • Barroco. Aqui, as instalações estão literalmente repletas de uma abundância de elementos decorativos caros. Uma característica distintiva dessa tendência de design é a sofisticação do acabamento. Colunas de mármore, lareiras e arcos serão apropriados aqui.Eles combinam bem com móveis de madeira e metais preciosos. Por exemplo, uma cama com douramento, estatuetas de madeira incrustadas com pedras preciosas e vasos de flores dourados serão um sucesso perfeito no estilo. A tendência barroca assume decoração em tons de marrom.
  • Classicismo solene. Esta tendência representa o luxo e a majestade da decoração de interiores. Esta decoração é definida em quartos espaçosos, de preferência com tectos altos. Elementos arquitetônicos antigos, escadarias largas e colunas de mármore parecem especialmente impressionantes e caros. Você precisa combiná-los com móveis de madeira decorados com tecidos de seda e cetim. Lustres e espelhos, apresentados em uma grande variedade, complementam a decoração. Essa combinação de elementos dita seus próprios requisitos para o esquema de cores - a pedra deve ser branca, nude, marrom claro ou rosa.
  • Provence. Decoração rústica romântica que traz um ar de leveza e leveza ao interior. Normalmente, nessas casas, o mármore é usado para decorar o piso, a pedra branca fica especialmente bem. E também o material pode ser encontrado em pequenas estatuetas, castiçais e porta-retratos. A Provença sugere que os detalhes de pedra sejam combinados com tecidos, móveis envelhecidos artificialmente e vasos de flores com flores frescas.

A Provença é dominada por tons claros de pedra azul, rosa e amarela.

  • Estilo moderno. Reúne as tendências mais ousadas em design e arquitetura. Apesar de sua ultramodernidade, pedras caras também podem ser usadas aqui. Pisos de mármore, composições esculturais e colunas precisas se encaixam no conceito da tendência. Móveis com pés de mármore, objetos decorativos de vidro e metal são bem-vindos aqui. A solução de tonalidade pode ser a mais diversa - o principal é que todos os tons são combinados e não parecem chamativos.
  • Alta tecnologia. Pressupõe praticidade máxima e decoração mínima. Em tal sala, qualquer elemento tem sua própria funcionalidade. Aqui você encontra os mais modernos eletrodomésticos e o máximo em alta tecnologia. É dominado por vidro, madeira e metal. O mármore também pode ser usado para criar mesas e prateleiras. O esquema de cores deve ser cinza escuro ou claro, podendo ser utilizada pedra de tonalidade arenosa ou bege.
  • Fusão. Envolve uma combinação de várias soluções. Para essas salas, a saturação da paleta de cores e a "combinação do incongruente" são típicas. Aqui você pode encontrar baixos-relevos antigos acompanhados por poltronas de estilo império e uma mesa modernista. Graças a isso, um bom designer sempre encontrará uma oportunidade de usar decoração em mármore. Por exemplo, pequenos painéis, mosaicos e estatuetas ficarão harmoniosos aqui.
  • Ecostyle. Os adeptos deste design preferem naturalidade e naturalidade em tudo. É bastante natural que o material natural seja usado aqui. As bancadas são feitas de mármore, piso na área do chuveiro e peitoris das janelas são dispostos. Combina harmoniosamente com detalhes decorativos em cerâmica, couro e madeira. Aqui, é dada preferência a tons claros, portanto, materiais verdes claros, verdes e castanhos claros são usados.

O mármore é relevante nas instalações de uma ampla variedade de funcionalidades.

Banheiro

O mármore é caracterizado pela resistência à umidade, portanto, é ideal para decorar ambientes com alta umidade - em banheiros e chuveiros. É usado para fazer pias elegantes, bem como revestimentos de paredes e pisos. Em espaços pequenos, é utilizada uma pedra de cores claras, esta solução permite expandir visualmente os limites da divisão.

Dica: de forma a criar um ambiente elegante, sem gastar dinheiro extra, pode decorar o interior “em mármore” da casa de banho. Neste caso, para o acabamento de superfícies horizontais e verticais, utilizam ladrilhos de elevada qualidade que imitam o tom e a textura da pedra natural.

Cozinha

Nas cozinhas, o mármore é usado principalmente para backsplash, bancadas e pisos. No entanto, se pretende obter uma superfície de trabalho verdadeiramente funcional, vale a pena fazer uma bancada de pedra artificial para parecer mármore natural.

Sala de estar

No salão, o mármore traz um senso de aristocracia e nobreza. Dependendo do desenho estilístico e sombreado das instalações, podem ser utilizadas diferentes cores de pedra. Branco e cinza parecem especialmente vantajosos, assim como cores bege claro.... Em salas de estar, a pedra é geralmente usada para dar frente a janelas e pisos; em quartos espaçosos, portais de lareira parecem espetaculares. Além disso, estatuetas, tampos de mesa e colunas podem ser feitas de pedra. O mármore encontrou o seu campo de aplicação na decoração de quartos, é relevante para o fabrico de toucadores e mesinhas de cabeceira.

O material também pode ser usado para decorar paredes - dessa forma você consegue o efeito de amplitude, essa técnica é especialmente boa em ambientes pequenos. Nos últimos anos, o mosaico de pedra vem ganhando popularidade rapidamente. A partir dessa pedra, são coletadas composições de design exclusivas, que posteriormente decoram o chão ou as paredes. Para criar um mosaico, podem ser utilizadas pedras do mesmo tipo de mármore ou pedras de cores diferentes.

Ao decorar qualquer sala com mármore, deve-se ter em mente que deve ser usado com moderação, caso contrário, a sala ficará fria.

Opções de fachada

Alguns tipos de mármore foram usados ​​no trabalho de fachadas. Enfrentar as casas com esta pedra é um indicador de bem-estar material, para além disso, atesta o gosto impecável do dono da casa e indica um elevado estatuto social. Os artesãos de países quentes têm certeza de que apenas pedra natural pode ser usada para o revestimento de paredes externas de edifícios e estruturas. Vantagens indiscutíveis falam a seu favor:

  • ampla paleta de cores;
  • textura decorativa;
  • propriedades bactericidas excepcionais, graças às quais a pedra é resistente ao aparecimento de bolores e bolor na superfície.

Infelizmente, as fachadas de mármore natural têm suas desvantagens, e a principal delas é a baixa resistência ao gelo. É por isso que o material se espalhou na Itália e em outras regiões da bacia do Mediterrâneo, e na Rússia é usado com muito menos frequência. Ao mesmo tempo, o material tolera o calor mais facilmente do que temperaturas de congelamento.

Contudo, de toda a variedade de variedades de mármore, há também os resistentes à geada (Carrara, Jurassic, Sayan). Tal pedra mantém sua aparência impecável mesmo nas condições mais severas, não é por acaso que as fachadas dos palácios de São Petersburgo são feitas dela.

Aplicação em paisagismo

  • Os proprietários de casas particulares e do território do quintal adjacente se esforçam para equipar o espaço circundante ao mais alto nível, para torná-lo único e inimitável. O uso de pedras rolantes ou lascas de mármore pode adicionar entusiasmo ao local.
  • Ladrilhos de pedra também são amplamente utilizados em projetos paisagísticos. Caminhos de jardim são traçados com ele e as fronteiras são traçadas.
  • As estatuetas de jardim são feitas de mármore. Os elementos decorativos feitos com esta pedra natural impressionam e mantêm sua aparência impecável por muitos anos.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário