O que é o mármore de Carrara e como é extraído?
Um dos tipos de mármore mais valiosos e conhecidos é o Carrara. Na verdade, sob este nome, muitas variedades são combinadas que são extraídas nas proximidades de Carrara, uma cidade no norte da Itália. Este material é utilizado ativamente na construção, na criação de esculturas ou na decoração de interiores.
Peculiaridades
Existem mais de 100 variedades de mármore em vários tons. Carrara é o da mais alta qualidade e o mais caro entre eles. A palavra "mármore" é traduzida do grego como "brilhante". É uma rocha cristalina que inclui dolomita ou calcita, dependendo da variedade. O único lugar na Terra onde essa pedra é extraída é Carrara, na província italiana da Toscana.
O material é apreciado em todo o mundo. Suas características são beleza e decoratividade. O mármore de Carrara é conhecido por sua cor branca como a neve. No entanto, sua cor às vezes é diferente - pode ter gradações diferentes entre tons de branco e cinza.
Esta pedra possui veios finos e sinuosos.
Existe uma classificação dos tipos de mármore de Carrara.
- O primeiro grupo inclui material de baixa qualidade. Inclui as variedades Bianco Carrara, Bargello. Esta pedra é usada para decorar aqueles projetos onde uma grande quantidade de mármore é necessária.
- O segundo grupo são as variedades da classe junior suite: Statuaretto, Bravo Venato, Palisandro.
- O terceiro grupo inclui as variedades da mais alta qualidade. Este é o material mais caro. As melhores variedades incluem Calacata, Michelangelo, Caldia, Statuario, Portoro.
O mármore italiano é fácil de trabalhar e possui uma estrutura de grão fino a médio. O uso de variedades pertencentes ao primeiro grupo permite o uso ativo de mármore da Itália para decoração de casa a um preço razoável. A variedade Bianca Carrara é frequentemente utilizada para este fim. Quando falam sobre o depósito em Carrara, muitos acreditam que se trata de um maciço rochoso.
Na verdade, estamos falando de muitos trabalhos isolados no cume, dando pedras de diferentes cores e qualidades. Eles diferem no grau de presença de fundo branco e nas características das veias. Embora a grande maioria das pedras mineradas seja branca ou cinza, o material aparece em tons de roxo escuro, azul e pêssego. A propósito, o famoso mármore Medici foi extraído aqui, que tem rachaduras roxas escuras características.
Onde e como é extraído?
Esta pedra só pode ser extraída ao redor da cidade de Carrara, no norte da Itália. A cidade apareceu como uma pequena aldeia no século 10, mas o mármore foi extraído aqui muito antes disso, durante todo o período romano. Desde o século 5, por causa das invasões dos bárbaros, a mineração não foi realizada. Foi renovado em meados do século XII. Depois de encomendar esta pedra para a construção de um batistério em Pisa, tornou-se muito popular na Europa. É extraído nos Alpes Apuanos, uma cordilheira de 60 km de comprimento.
Para separar a laje de mármore, o mecanismo corta a pedra, criando uma rede de fendas de 2 a 3 metros de profundidade. O comprimento de um bloco pode chegar a 18-24 metros. A pedra é removida usando guindastes.
Nos tempos antigos, a mineração era organizada de forma diferente. Os trabalhadores expandiram rachaduras naturais na pedra, dividindo-a em pedaços. Os blocos acabados foram movidos de duas maneiras:
- a pedra escorregou sobre tábuas embebidas em água com sabão, muitas vezes danificando o material e causando ferimentos graves aos trabalhadores;
- peças redondas de madeira foram colocadas sob os blocos - a pedra movia-se devido à sua rotação.
Agora, para cortar pedra, costuma-se usar discos sem dentes, feitos de aço de alta resistência. Durante o trabalho, eles são derramados em abundância com água e areia. Às vezes, uma serra de fio é usada para esse propósito. Carrara tem um Museu do Mármore, fundado em 1982. Conta a história da mineração, do equipamento das oficinas de beneficiamento da pedra. Aqui estão cópias de esculturas famosas feitas desta pedra.
Onde é usado?
Durante séculos, a pedra foi usada para criar algumas das maiores obras de arte.
- O "Templo de Todos os Deuses" (Panteão), um monumento da arquitetura romana do apogeu, foi construído a partir dele. Foi usado na criação de um templo hindu em Delhi, uma mesquita em Abu Dhabi.
- Este material foi utilizado por famosos escultores da humanidade. Michelangelo criou a estátua de Davi no início do século XVI. Ele fez isso a partir de um bloco de mármore de cinco metros de comprimento. A estátua foi erguida em Florença, na Piazza della Signoria.
- Outra obra-prima feita com esse material é a composição Pieta, localizada no Vaticano. Aqui, a Virgem Maria foi retratada segurando um Jesus sem vida em seus braços. O escultor descreveu habilmente até os menores detalhes da composição.
No entanto, um lugar para este material pode ser encontrado não apenas em obras-primas de classe mundial, mas também em uma casa comum. O mármore de Carrara é considerado um dos melhores materiais de acabamento do mundo. O uso de mármore e outros tipos de pedra para decorar interiores elegantes se tornou muito comum. Um exemplo é a bancada da cozinha em mármore Carrara. Se for complementado com um avental feito deste material, a cozinha ficará não só estilosa, mas também terá um aspecto muito caro.
Usando iluminação de diodo, você pode criar visualmente a impressão de que a pedra não tem peso. O material é utilizado ativamente na concepção de casas de banho. Azulejos de parede, pias e bancadas são feitos com ele. Uma combinação de mármore de Carrara e vidro fica bem no banheiro. As divisórias de vidro ocultam a solidez e a monumentalidade dos detalhes de pedra. Se você fizer um banheiro com esse mármore, ele servirá por muito tempo, enfatizando o luxo do interior.
Acredita-se que a vida útil desse material chegue a 80 anos ou mais. No interior da sala pode ser utilizado como pavimento e revestimento em cerâmica. Bancadas, fachadas de lareira podem ser feitas a partir dele. Este material pode ser usado tanto para designs clássicos quanto modernos. O mármore de Carrara combina sofisticação com praticidade e durabilidade. Adequado para criar itens grandes e pequenos.
A presença de tal material na concepção das instalações cria a aura de sopro dos séculos, a sensação de tocar a antiga história romana.
O comentário foi enviado com sucesso.