Tudo que você precisa saber sobre mármore
Mesmo na antiguidade, palácios eram construídos a partir dela, usados na manufatura de joias e nos antigos ensinamentos ocultistas. Era uma vez, as mulheres usavam joias com esse mineral, por acreditarem que ajuda a promover a saúde. E sua energia natural tem efeito benéfico no sistema nervoso, auxilia no tratamento de doenças respiratórias e até normaliza a pressão arterial. Pelo menos é o que dizem os adeptos da litoterapia. E tudo isso é sobre mármore.
O que é isso?
O mármore é considerado uma das variedades de rocha que surgiram durante a transformação da dolomita e dos cristais de calcário. Existem muitas inclusões orgânicas na composição do mármore. Este mineral possui maciço granular, cor variada, padrão não homogêneo com cachos.
A origem da pedra está associada ao processo de metamorfismo. Ou seja, as rochas magmáticas e sedimentares começaram a se transformar dentro das camadas da crosta terrestre.
A pedra resultante tornou-se muito dura e à prova d'água, portanto, muitos produtos feitos de mármore sobreviveram ao longo dos milênios até os dias de hoje.
O mármore é formado gradualmente. O calcário e a dolomita são recristalizados e essa estrutura cristalina é visualmente discernível na rocha. O mármore natural contém uma grande variedade de minerais: do feldspato ao quartzo. Suas características dependem de quantas impurezas existem na pedra. Ou seja, as impurezas afetam a descrição do mármore, sua aparência, dureza e escopo de uso.
Calcário e dolomita são os principais constituintes do mármore. A estrutura do primeiro componente contém os restos de organismos vivos que já existiram no planeta. As dolomitas, por outro lado, não foram formadas sem a influência das águas salgadas do mar e das águas subterrâneas, nas quais o potássio foi absorvido. A textura da pedra depende da combinação dos componentes principais. Visualmente, esse é quase sempre um padrão vago com manchas de forma alongada ou arredondada.
Este material natural tem um mínimo de desvantagens. Ela brilha sob os raios do sol, parece viva e iridescente, ela brilha sob as gotas de chuva. Os escultores adoram a maleabilidade do mármore e o usam desde os tempos antigos para decorar edifícios arquitetônicos, criar esculturas, móveis urbanos, etc.
Propriedades básicas
As propriedades físicas dependem das impurezas contidas no mármore. Portanto, apresentando as principais características, podemos apenas falar sobre o valor médio.
Propriedades físicas do mármore:
- densidade - 1900-2900 kg / m3;
- porosidade - não mais do que 1%;
- absorção de água - 0,15-0,6;
- dureza (de acordo com Mohs) - 3-4;
- o nível de resistência a falhas - 10-3 MPa;
- taxa de compressão - 100-250 MPa;
- gravidade específica - 2,7 g / cm3.
E agora um pouco mais sobre em que consiste a lista principal de propriedades do mármore. Mármore por estrutura e composição – material vencedor porque:
- é caracterizado pela alta durabilidade, é possível falar sobre mudanças relacionadas ao envelhecimento no mármore somente depois de 100-150 anos, antes que esse tempo seja alcançado, um produto de mármore parece inalterado;
- tem excelente resistência à água - por isso, as casas de banho e as piscinas têm acabamentos em pedra com sucesso;
- possui excelente resistência ao calor - portanto, mesmo na criação de lareiras, este material é utilizado sem dúvida;
- é ecologicamente correto - o nível de radioatividade natural do mármore é classificado como classe 1, portanto, quaisquer objetos são construídos a partir do material;
- o mármore é um material respirável;
- as suas qualidades decorativas são impecáveis - é um material nobre e elegante que se transforma com os raios do sol e não necessita de decoração adicional.
O mármore pode ser natural e artificial.
- Natural (ou mineral) - é uma rocha formada com a participação de calcário e dolomitos.
- Artificial o mármore é um material composto criado não sob a condição de cristalização natural de componentes naturais, mas pela mistura de resina acrílica com cargas minerais.
Depósitos e produção
Não são poucos os lugares onde o mármore é extraído. Um dos pontos mais famosos do planeta é considerado a cidade italiana de Carrara na Toscana... Não muito longe disso, é extraído um mármore branco especial, muito valioso. Por exemplo, o famoso escultor russo Aidan Salakhova realmente vive e trabalha lá.
V Grécia Encontrou depósitos da pedra pariana, conhecida por sua cor amarelada. O mármore é extraído na França, Noruega e Cuba... O depósito de mármore mais famoso da América do Norte é Apalaches... Existem muitos pontos ricos em mineração de mármore em Armênia, mármore de tons de marrom, preto e rosa são extraídos lá.
V Georgia encontrar minerais de cor cinza e vermelho, e em Uzbequistão - tons creme e rosados. O mármore de Sayan é encontrado em Sayan, Ufaleisky - nos Urais, Jurássico - na Baviera. Espanha, Turquia também são conhecidos como os locais onde este produto natural único pode ser encontrado.
Visão geral da espécie
A peculiaridade do mármore também reside no fato de que os aditivos o tornam completamente diferente visualmente: eles criam vistas únicas em cores e padrões. E essa paleta de tons é única, há pouco que se possa comparar na natureza.
Branco
Este é um dos tipos de rocha mais exclusivos. Para escultores, é o mais atraente porque não só é maleável, mas também permite criar obras muito bonitas. Há mármore branco com veios coloridos sutis e delicados que parecem impressionantes.
Verde
Essa cor se deve à presença de silicatos contendo ferro no material. São eles que dão ao mineral uma cor rica e escura. As manchas na cor principal são marrons ou brancas. No desenho de material natural, você pode ver ramos ou ondas.
Azul e azul
O azul é representado por uma mistura do próprio azul com o branco e o cinza. Pode-se atribuir a diopsídio um papel de liderança aqui. Quanto está na composição da rocha, essa será a saturação do azul / azul do mármore. A tonalidade pode chegar a um azul profundo.
vermelho
E este é um dos tipos de mármore mais caros. O fato é que a cor vermelha se deve ao teor de óxido de ferro na composição do material. Devido ao ferro, o mármore adquire riqueza, expressividade, as características estéticas de tal material eram notadas na antiguidade.
Os mais belos palácios foram construídos em mármore vermelho, hoje é considerado um material de status na decoração e é usado na concepção de vários salões para festas.
Cor de rosa
Também contém óxido de ferro, mas não em grandes quantidades como no mármore vermelho. Os veios de um tom verde escuro conferem a este look um apelo especial. Este é um look loiro muito delicado com um tom leve e cremoso.
Amarelo
Também é chamado de dourado, assim como a cor do sol. Todos os tons de amarelo presentes na paleta de pedras naturais são bons. Junto com o bege, eles criam manchas incríveis, desenhos que dificilmente seriam tão bonitos se fossem de origem humana. Lindos peitoris, bancadas e mesas, além de vários itens decorativos, geralmente são feitos de mármore amarelo.
Bege
É dividido em creme, café e subespécies escuras ricas. As manchas na superfície do mármore bege são muito interessantes.Isso se deve às inclusões de limonita e manganês na composição do material. O mármore bege é considerado particularmente durável, por isso é muito usado em pisos sem costuras. Por exemplo, um azulejo feito de pedra bege definitivamente durará décadas.
cinza
Este material é de granulação grossa ou de granulação fina. Os veios no mármore cinza são amarelo-escuro ou branco, ou mesmo rosado pálido. Bom aspecto cinzento escuro, muito resistente a substâncias nocivas.
marrom
Indicado para o fabrico de bancadas de cozinha, para prateleiras de bar e peitoris de janelas, para o fabrico de lareiras. Parece interessante com uma decoração roxa: por exemplo, com uma flor roxa crescendo em um vaso de flores em um peitoril de janela feito de mármore marrom. Este tipo de mármore também é maravilhosamente combinado com tons de pedra bege.
Preto
E essa variedade é considerada muito rara, pois está associada à atividade vulcânica. Uma mistura de grafite ou betume é responsável por essa tonalidade radical. As manchas e veios no mármore preto são dourados, o que parece simplesmente luxuoso e, claro, afeta o preço.
Formulários
A área mais ampla em que o mármore é usado é construção, design, decoração... O mármore é usado tanto como decoração de edifícios (tanto internos quanto externos) e como decoração de elementos individuais. É usado para fazer monumentos arquitetônicos que permanecerão por muitas décadas sem alterar sua aparência original, bem como lápides.
Escadas e corrimãos elegantes, belos peitoris de janela, bases de chuveiro e acessórios de banheiro são feitos de mármore. Rodapés, bandejas e louças de mármore são todos que parecem caros e também são projetados para durar.
Claro, várias decorações também são feitas de mármore. Essa decoração em forma de pingentes, anéis, miçangas pode realmente ser passada de geração em geração, pois com o cuidado adequado ela não desbota, não quebra, não muda suas características.
Vários elementos decorativos de tais produtos são bonitos, por exemplo, entalhes em mármore.
E eles também fazem de material natural vários dispositivos de massagem, bolas, rolos etc. Isso se deve ao fato de que o mármore possui características valiosas para procedimentos médicos e de saúde. As bolas de pedra lisas têm um efeito maravilhoso nos músculos, pele e articulações. Para aqueles que não estão inclinados a negar as propriedades mágicas da pedra, o mármore é valioso por sua "tranquilidade". Acredita-se que este material é capaz de estabelecer relações estáveis, tornar-se uma garantia de paz e harmonia, que protege a saúde espiritual de uma pessoa.
Como posso verificar a autenticidade?
Claro, quase todo mundo pode se tornar vítima de um golpista que vende imitações sob o disfarce de material natural. Se ao menos ele não se familiarize com algumas das nuances de antemão que não permitem enganar o comprador.
Existem métodos para determinar a naturalidade do material.
- Desenhando. A pedra artificial terá uma impressão simetricamente repetida, natural - é sempre uma imagem pequena e caoticamente repetida.
- Temperatura. Mesmo dentro de casa, o material natural ficará sempre fresco.
- Brilhar. Os produtos de polímero têm uma superfície espelhada, mas o mármore natural, apesar do processamento, não pode refletir os objetos.
- Colors. O material imitado, surpreendentemente, não possui uma variedade de cores tão natural.
- Estrutura. A pedra natural é heterogênea, tem muitas inclusões, veios e vazios diferentes. A imitação é mais densa em estrutura.
- Reação. O mineral tem medo do ácido, ele começará a se dissolver sob sua ação (e esta é uma das poucas desvantagens do mármore).
- Campo. Você sempre tem que perguntar de onde vem esse material. Por exemplo, na Rússia, os Urais, Altai, Sibéria e Carélia são considerados grandes depósitos.O vendedor deve ter um certificado apropriado.
- Preço. Às vezes, é a principal pista para determinar a naturalidade. A pedra natural não pode ser barata.
Claro que, em muitos casos, a imitação não é ruim, ela tem qualidades suficientes para adquirir um produto artificial. Mas se a tarefa for comprar exatamente um produto de mármore que servirá por muito tempo sem praticamente nenhum desgaste visível, você terá que gastar dinheiro.
As nuances do transporte
Para organizar a entrega segura de mármore, você precisa se preparar cuidadosamente para este evento. O custo de cometer um erro é muito alto. Precisamos não apenas de transporte especial, mas também de apólices de seguro para cada carregadeira envolvida no processo. Os itens de mármore são transportados e carregados por meio de fechos especiais. Nesse negócio, eles não economizam em especialistas. Se o cliente achar que pode cuidar disso sozinho, os erros são muito comuns. Mas recorrer a empresas que se dedicam a esse tipo de transporte remove o fardo da empolgação dos ombros do cliente.
Especialistas trarão e levarão mármore para qualquer andar.
Recursos de instalação
Para, por exemplo, colocar mármore em uma parede, a superfície deve primeiro ser nivelada, reforçada, limpa, preparada. As paredes são niveladas com argamassa de cimento, gesso ou placas de drywall. É verdade que o gesso pode não suportar o peso do mármore.
O revestimento das paredes com mármore pode ser realizado com cola, argamassa de concreto ou mecanicamente. O adesivo para a colocação do mármore deve ter uma consistência especial: quase como uma argamassa de cimento, só que não muito espessa. Uma composição adesiva é aplicada tanto na superfície a ser enfrentada quanto na parte de trás do mármore.
A argamassa de concreto geralmente é escolhida como fixador quando as lajes de mármore precisam ser fixadas na parede (ou não na parede).
A composição é misturada com um misturador especial, diluído estritamente de acordo com as instruções. E se você precisar de uma costura decorativa entre as placas, você deve primeiro misturar o pigmento na solução. Mas você pode fazer isso de forma diferente: usar massa decorativa após a instalação também é uma boa ideia. Ela é usada para processar as costuras de ladrilhos de mármore já fixados. O método mecânico aplica-se apenas ao trabalho na superfície do piso. Neste caso, o material ficará no chão devido aos perfis da estrutura, blocos de aglomerado, etc.
Como montar o mármore na parede, veja o vídeo.
Cuidado e restauração
É muito difícil restaurar o mármore, é um processo complexo de várias etapas. Normalmente, a restauração é dobrada desta forma.
- Primeiro, você precisa remover todas as gotas superficiais do produto de mármore. O mármore deve ser polido profundamente. Equipamento especial é indispensável.
- Além disso, a tecnologia de fricção abrasiva é usada, o que ajuda a retificar a pedra e poli-la. Isso alisará o mármore novamente.
- Chegou a hora do cristalizador: esse também é o destino dos especialistas. Máquinas rotativas especiais de baixa velocidade são usadas. É em processo de cristalização técnica que o material vai brilhar e voltar à cor original.
- Se necessário, todas as costuras e lascas da pedra são corrigidas.
- Depois disso, você pode começar a proteger o material, o que é auxiliado por várias composições de polímeros. Isso é feito para que fatores ambientais agressivos não destruam o produto de restauração no futuro.
- Às vezes, a pedra é reforçada com revestimentos especiais, mas isso acontece sempre a pedido individual (dependendo da condição do produto de mármore, seu escopo, etc.)
Para restaurar pisos de mármore, por exemplo, a tecnologia de mármore antigo é freqüentemente usada.
São utilizadas escovas de plástico abrasivas especiais de diferentes tamanhos de grão. O resultado é uma pedra deliberadamente envelhecida. Normalmente esta tecnologia é usada em banheiros, piscinas: onde não deve ser escorregadio.
Como cuidar do mármore?
- Um pano macio e água bastam para limpar a bancada. Sem nenhum meio especial, a sujeira do dia-a-dia é removida da superfície dessa forma. E o mármore é polido com camurça.
- Se uma mancha se formou na pedra, que não pode ser removida simplesmente com um pano e água com sabão, você precisa agir de forma diferente. Pegue-se uma esponja incolor (isso é importante!) Ou guardanapo, uma toalha de papel também é possível. O material deve ter propriedades pronunciadas de absorção de umidade. Em seguida, esse material deve ser impregnado com uma solução especial (geralmente acetona) e colocado na parte do mármore onde a mancha se formou. Às vezes é suficiente 1 hora para remover a mancha, às vezes é pelo menos 24 horas.
- Alguns remédios que ajudam a remover manchas incluem peróxido de hidrogênio, amônia e água sanitária.... Lascas de giz ou amido ajudam a remover manchas e óleos gordurosos.
Assim que aparecer um produto de mármore na casa, vale a pena comprar limpador especial para pedra natural e em caso de urgência de "conserto doméstico" e remoção de manchas, aplicar, tendo lido previamente as instruções. E se uma fina camada de cera for aplicada ao mármore de vez em quando, ela irá fornecer proteção contra manchas, danos e aumentar a vida útil da pedra. O material natural é durável, bonito, amigo do ambiente, fora de moda e das tendências, por isso a sua procura não diminui.
O comentário foi enviado com sucesso.