Tipos e variedades de zimbros
O zimbro é uma cultura muito bonita que é ativamente usada no projeto paisagístico. A variedade de formas permite escolher uma opção ideal para um determinado jardim. Além disso, a maioria das variedades é resistente à geada, despretensiosa às condições e ao cuidado.
Variedades em forma de coroa
Além das cores das agulhas (do verde brilhante ao azul prateado), os zimbros também diferem na forma.
Piramidal (cônico)
A maioria das espécies são árvores altas (até 4 metros). A coroa piramidal tem uma estrutura densa, razoavelmente uniforme, estreitando ligeiramente em direção ao topo. Os ramos são dispostos verticalmente. As copas dessas árvores são geralmente pontiagudas.
Colunar
Este tipo de cultura é semelhante ao anterior, por isso muitas vezes se confundem. A diferença entre esta forma é aproximadamente o mesmo volume das partes superior e média. O ápice pode ser estreito ou frouxo (forma indefinida).
As plantas colunares, como as piramidais, ficam bem em plantações em grupo. Por exemplo, você pode fazer uma parede verde com eles. É fácil manter uma forma elegante com um corte de cabelo regular.
Chorando
São árvores com troncos retorcidos incomuns, galhos longos e pendentes e um topo. Essa cultura parece impressionante como um elemento-chave de uma composição verde incomum. Freqüentemente, essas plantas estão localizadas perto de reservatórios artificiais (lagos, fontes, cachoeiras).
Rastejante
Estas variedades são de pequena estatura e longos ramos extensos. Muitos deles parecem estar espalhados pelo solo e se assemelham a musgo. Normalmente, esses zimbros são de forma irregular.
No jardim, podem ser complementados por flores, outras plantas baixas. Freqüentemente, espécies rasteiras adornam as encostas. Eles ficam especialmente bonitos quando cercados por pedras.
Globular
Esta é uma forma atípica para esta cultura. Algumas plantas jovens menores parecem uma bola, mas quando crescem, geralmente mudam o formato da copa. No entanto, a forma redonda pode ser mantida por cortes de cabelo frequentes.
Espécies comuns e suas variedades
Hoje, cerca de cem variedades de zimbro são conhecidas. Alguns apareceram naturalmente, outros foram criados propositalmente. Os especialistas distinguem vários grupos principais, cada um dos quais inclui uma variedade de variedades. Vamos considerar a descrição dos mais populares.
Ordinário
Esta espécie é a mais comum na natureza. É resistente ao gelo e tolera facilmente o calor. Os representantes desta espécie podem crescer em quase todos os solos (embora prefiram solo arenoso e calcário). A maioria deles tolera com calma a falta de umidade, podem se desenvolver na sombra e sob o sol forte.
Esses zimbros não podem ser chamados de crescimento rápido. Porém, a alta decoratividade das plantas vale a pena esperar. Além disso, esse recurso permite que sejam usados para cultivo no estilo bonsai.
Este grupo reúne uma variedade de variedades, muitas vezes externamente diferentes umas das outras. Eles têm diferentes alturas, tons de agulhas, formas. Isso permite que todos encontrem uma opção de sua preferência. Vamos considerar várias variedades, por exemplo.
"Gold Con"
Como o nome indica, a variedade se distingue pela cor dourada das agulhas. No início do verão, o ouro amarelo se transforma em um verde agradável. No outono, a planta fica marrom bronze.Uma bela mudança de cor permite-nos chamar a cultura de decoração única em qualquer jardim.
A variedade cresce até 2 m, tem o formato de um cone. O crescimento sazonal é de 10-15 cm. No final do verão, o arbusto é coberto com bagas comestíveis preto-azuladas. O zimbro desta variedade é pouco exigente para o tipo de solo, mas é melhor que seja leve e drenado.
É aconselhável plantar a "Gold Con" em local ensolarado. Na sombra, as agulhas perdem a cor dourada característica, passando a tons verdes.
"Khyrebnika"
Esta variedade de árvore é nativa da Irlanda. Hoje também é cultivado com sucesso na Rússia. A árvore pode crescer até 4 m, sendo a copa em forma de coluna regular com copa estreita. Apesar do zimbro parecer espinhoso, suas agulhas são bastante macias. A cor é verde claro com matiz cinza.
A variedade é despretensiosa, cresce em qualquer solo, prefere áreas ensolaradas ou sombra parcial. A resistência à seca é média. Quando localizado em área aberta, é aconselhável irrigar a cultura periodicamente. Na secura, a parte inferior da árvore pode perder sua suculência e aparência decorativa. Porém, não vale a pena molhar demais o solo, a melhor opção é a aspersão.
"Tapete Verde"
O nome da variedade se traduz como "tapete verde" e isso não é surpreendente. Um arbusto curto (cerca de 20 cm) cria a aparência de um gramado fofo de coníferas. A cultura não possui um caule central. Os ramos crescem horizontalmente, muitas vezes se entrelaçando uns com os outros.
A forma plana da planta é complementada por uma agradável cor esverdeada esfumada. Essas qualidades decorativas tornam a variedade muito popular entre os paisagistas.
Esse zimbro fica bem em escorregadores alpinos, encostas e gramados.
"Suecika"
Esta é outra variedade colunar bem conhecida. As plantas adultas podem crescer até 4 M. A copa é bastante densa e espinhosa. Tons de verde acinzentado. A variedade tolera facilmente a seca, geada, sombra pequena. Não gosta de alagamento.
A árvore presta-se bem ao corte, o que lhe permite dar-lhe uma bela forma. A variedade é adequada para a criação de composições no estilo bonsai.
Goldschatz
As plantas desta variedade atraem a atenção com suas agulhas douradas e brilhantes. Os arbustos são baixos (máximo 40 cm). Além disso, o diâmetro da copa da planta pode atingir 150-170 cm. A cultura de cobertura do solo cresce lentamente.
O tamanho máximo é atingido apenas aos 10 anos. No inverno, o zimbro fica vermelho com uma tonalidade cobre. As bagas azuis do arbusto são consideradas venenosas.
"Meyer"
Esta variedade cresce até 1 M. A cor é azul com uma flor esbranquiçada. Esta variedade só pode ser cultivada em clima não severo. Ele não tolera bem a geada. Em casos extremos, para o período de inverno, um bom isolamento pode ser organizado para a planta.
Virgínia
Este grupo inclui muitas formas decorativas de diferentes alturas com agulhas azuis, verdes e variadas com pontas brancas. As plantas são despretensiosas, têm um sistema radicular desenvolvido e são muito decorativas. Nas florestas, esse zimbro é freqüentemente cultivado para a fabricação subsequente de móveis e de um quadro para lápis. Portanto, é freqüentemente chamada de árvore do lápis.
Para fins decorativos, você pode usar qualquer variedade. Uma vantagem adicional de cada um deles é um aroma agradável que pode limpar o ar das bactérias.
"Grey Oul"
É um arbusto extenso que cresce até 2-3 m. A densa copa consiste em agulhas azuis esfumadas. A cultivar leva bem a poda. A forma de coroa resultante mantém uma aparência elegante por um longo tempo. A variedade é despretensiosa, mas não tolera bem o transplante. Ele cresce lentamente - o jardineiro terá que ser paciente.
"Burkia"
Esta é uma das variedades mais atraentes deste grupo. A coroa densa e extensa tem a forma de uma pirâmide. As agulhas têm uma bela cor verde-azulada. No inverno, a planta fica roxa.
A cultura cresce rapidamente, pode atingir 3 m. Ao sol, a árvore desenvolve-se melhor, torna-se mais larga e mais luxuriante. Como muitos zimbros, não tolera o alagamento.
"Canaherty"
É uma variedade razoavelmente alta de crescimento rápido. Uma planta adulta pode crescer até 5 m. A copa tem a forma de uma coluna ou pirâmide. Os galhos crescem para cima. A cor das agulhas é verde escuro.
Com o início do outono, frutos branco-azulados aparecem na árvore. A cultura ama a luz, despretensiosa para a composição do solo.
"Glauka"
É uma árvore esguia e alta que pode atingir 6 metros de altura. Esta variedade cresce rapidamente (até 20 cm por ano). Os ramos são direcionados para cima. A forma da coroa é colunar com um vértice estreito.
As agulhas verdes com um tom azulado tornam-se bronze com o início do tempo frio. A árvore se presta bem à modelagem.
Em paisagismo, é freqüentemente usado para decorar becos. As sebes verdes desse zimbro também são muito bonitas.
Cossaco
Este é o grupo mais comum. As plantas são despretensiosas. Eles suportam facilmente qualquer condição, são resistentes à seca, ao frio e ao ar poluído. Todas as variedades de cossacos são muito decorativas, no entanto, as bagas que se formam nos arbustos não são comestíveis e, em alguns casos, até venenosas.
"Variegata"
Este é um arbusto de baixo crescimento (até 1 m) com incríveis agulhas variegadas. Em um arbusto, ramos verdes e bege claro podem ser combinados. A coroa é limpa, densa, em forma de funil. A variedade é fotófila, mas pouco exigente para outras condições. Fica bem entre rosas, adorna escorregadores alpinos.
"Danúbio Azul"
Este é um arbusto de metro exuberante com galhos rastejantes. O crescimento anual é de 20 cm, a cor das agulhas é azul claro. No outono, a cultura torna-se cinzenta e permanece assim até a primavera. Bagas pretas e azuis são venenosas.
Uma característica distintiva desta variedade é o seu cheiro específico. No entanto, repele as pragas, o que é uma vantagem para qualquer jardineiro. Você pode cultivar a variedade em qualquer condição, inclusive urbana. A cultura pode ser usada para decorar áreas do parque.
"Arcádia"
Esta é uma variedade bastante interessante que forma um espesso “tapete” verde na superfície da terra. O diâmetro da coroa é de cerca de 2 m. A altura da cultura é de apenas 40 cm. As agulhas são verdes claras, de escala fina, às vezes com uma tonalidade azulada. Em plantas jovens, é espinhoso, mas torna-se macio com a idade.
Os frutos da "Arcádia" são venenosos. A variedade pode resistir a quaisquer influências ambientais negativas. Pode até ser cultivado próximo a rodovias.
Montanha (rochosa)
Este grupo inclui plantas que crescem nas encostas das montanhas dos EUA, Canadá e México. São culturas resistentes e de vida longa que podem crescer em climas quentes e frios. Esses zimbros ficam harmoniosos em jardins rochosos. Ao mesmo tempo, as variedades do grupo rock são tão diferentes que se torna possível realizar qualquer ideia de paisagismo.
Foguete
Esta é uma das notas mais altas. As árvores maduras podem crescer até 8 metros de altura. Na natureza, esse indicador pode ser ainda maior. A forma da coroa é piramidal. O nome da variedade se traduz como “foguete no céu” e, de fato, a árvore se assemelha a um navio voando para cima.
A copa é densa, suave, de agradável cor verde-azulada. O sistema radicular está localizado próximo à superfície da terra. Por causa disso, em ventos fortes, a árvore começa a balançar. Se a planta se inclinar, não será fácil corrigir sua forma. Portanto, é melhor escolher um local protegido dos ventos para a planta. Se o zimbro for cultivado em condições adversas, ele é embrulhado em tecido não tecido e amarrado antes do início do inverno.
Isso evita danos aos galhos.
"Blue Arrow"
Essa variedade é chamada de "Blue Arrow" por uma razão. Agulhas azuis brilhantes e uma coroa colunar estreita dão a impressão de uma flecha olhando para o céu. A cultura cresce até 5 m. O diâmetro pode chegar a 70 cm.
A planta é resistente à seca e geadas, pode crescer em solo rochoso. Adequado para crescer em tronco, criando diversas composições paisagísticas.
chinês
Este grupo apareceu em países orientais (Japão, China, Coréia). Embora alguns cresçam até 20 m de altura, o crescimento é lento. Isso permite que essas safras sejam usadas para o cultivo de bonsai. As plantas chinesas são resistentes ao frio, mas as mudas jovens são mais bem cobertas no inverno. O nível de fertilidade do solo não importa, mas a umidade do ar é importante.
Sua deficiência pode afetar negativamente o desenvolvimento da cultura.
"Blau"
Este é um arbusto baixo (até 2,5 m). A coroa é assimétrica, espalhando-se e assemelha-se ao formato de uma coroa. O diâmetro do arbusto pode chegar a 2 M. A cor das agulhas é verde rico com uma ligeira tonalidade azulada. A planta desenvolve-se idealmente à sombra parcial, mas também pode crescer ao sol.
A variedade foi originalmente usada para decorar jardins japoneses. Hoje, os parques da cidade também são decorados com ele, já que a poluição gasosa do ar não o teme.
"Kurivao Gold"
Esta variedade é conhecida pela sua cor interessante. As agulhas douradas e verdes formam um magnífico arbusto ornamental. A altura de um espécime adulto pode chegar a 3 m. A copa é larga, se espalhando (diâmetro chega a 1,5 m).
Os rebentos estão localizados assimetricamente, crescendo para cima e para os lados. No entanto, o arbusto responde bem a um corte de cabelo, o que permite dar-lhe um formato bonito.
Daursky
Este é um arbusto raquítico. Ramos rastejantes. A altura máxima é de 0,5 m. O diâmetro pode ser de até 2 m.
Esse zimbro é considerado uma cobertura do solo. Isso significa que os brotos em contato com o solo se enraízam. A variedade mais famosa da cultura dauriana é "Leningrado". Esta é uma planta com densas agulhas espinhosas de um tom verde claro com uma ligeira tonalidade azul. A cultura prefere lugares abertos e iluminados, adora borrifar.
Esse zimbro fica bem em jardins de pedras, é usado para compor várias composições florísticas.
Horizontal (escamoso)
Este zimbro é nativo do Himalaia, China e Taiwan. Os representantes deste grupo raramente crescem acima de 1,5 m. As plantas precisam de luz, prefira o tempo quente.
Claro, a resistência à geada permite que eles tolerem o frio até -20 ° C. Porém, para o inverno nesses casos, é necessário organizar um abrigo para a planta.
"Estrela Azul"
A variedade Blue Star é um belo arbusto com uma forma incomum em forma de estrela. As agulhas são de cor azul prateada, o que torna a planta ainda mais espetacular. A altura máxima da colheita é de 1 m.
Chama Dourada
A chama dourada é uma variedade bastante alta para este grupo (1,8 m). As agulhas verde-azuladas são diluídas com manchas amarelas claras. Isso permite que a cultura se torne um destaque interessante na paisagem do jardim. A planta tem uma copa larga que se espalha. É melhor plantar em local bem iluminado, caso contrário o efeito decorativo do arbusto diminuirá, pois as cores não serão tão expressivas.
Média
Este grupo combina híbridos das variedades cossaca e chinesa. Alguns deles são os mais populares.
"Mordigan Gold"
Este é um arbusto de baixo crescimento e propagação (não mais do que 1 m). Os tiros são organizados horizontalmente. A copa é densa, bastante larga (até 2 metros de diâmetro). A cor é verde com reflexos dourados. A cultura é despretensiosa, resistente a fatores adversos.
"Costa Dourada"
É um arbusto extenso, mas pequeno. A altura máxima é de 80 cm. A copa é densa, composta por várias camadas. Os ramos são flexíveis, paralelos ao solo.
A cor verde com brilho dourado persiste durante todo o ano. Porém, para preservar o “ouro” das agulhas, o zimbro deve ser plantado em local ensolarado. Na sombra, a cor será normal - verde.
Goldkissen
Este arbusto extenso tem uma bela forma de penas, cresce até 1 m. O diâmetro de uma planta adulta é de cerca de 2 m. As agulhas verdes claras são complementadas por escamas douradas. As agulhas são macias, mas com forte poda, tornam-se ásperas e mais escuras. As bagas azuis, como todos os híbridos, são impróprias para o consumo humano e até perigosas para a saúde.
Mas a decoratividade da planta é de alto nível, o que permite que seja utilizada para decorar qualquer território.
Reclinado
Destacamos também o zimbro reclinado "Procumbens Nana". Distingue-se pela baixa estatura (até 40 cm) e ramos espalhados pelo solo. O arbusto de baixa altitude tem ramos longos (até 150 cm de diâmetro) com agulhas prateadas esverdeadas. O crescimento anual é de 30 cm. Devido a isso, a formação da coroa proporciona uma aparência cuidada da bucha por muito tempo.
A planta pode resistir a geadas e secas, pode ser cultivada em quase qualquer região da Rússia. O aroma rico e agradável deve-se à liberação da cultura de óleos essenciais. Isso torna a planta extremamente benéfica para a saúde humana.
De outros
Vale a pena mencionar aqui o zimbro "Sargent". Esta é uma espécie muito rara listada no Livro Vermelho. Na natureza, pode ser encontrado no Japão, Coréia e Sakhalin. E também é cultivado em algumas reservas em nosso país. A planta forma um amplo tapete verde no chão. Não existem formas decorativas deste tipo, pelo que não é fácil adquirir este material de plantio.
Levamos em consideração a zona climática
Ao escolher uma variedade de zimbro para um jardim, vale a pena considerar as condições climáticas. em que será cultivado. Por exemplo, na região de Moscou o clima não é muito severo. Representantes de muitos grupos (comum, cossaco, montanha e outros) podem criar raízes aqui.
Em lugares mais frios, algumas variedades podem morrer. Portanto, ao escolher uma variedade, é importante conhecer todas as suas principais características (nível de resistência invernal, requisitos de umidade do ar, etc.).
A maioria dos zimbros é tolerante ao frio. Porém, nos primeiros anos de vida de uma cultura, recomenda-se aquecê-la antes do início do inverno. Para fazer isso, você pode usar estopa, ramos de abeto. E também é preciso lembrar que, nas regiões do norte, a melhor época para o plantio é a primavera. Nesse caso, a muda tem tempo para se acalmar e ficar um pouco mais forte para suportar com tranquilidade o período de frio.
Dicas de Seleção
Além das condições climáticas, há outros pontos a serem considerados na escolha de uma opção adequada de zimbro. Pense sobre o que você precisa de uma cultura, onde ela estará localizada, que função decorativa desempenhar. A altura desejada da planta e sua forma dependem disso.
Por exemplo, grandes espécimes semelhantes a árvores na forma de um cone ou coluna parecem ótimos tanto como plantações independentes quanto como elementos centrais de composições de paisagem cercadas por plantas menores. Eles também são bons em plantações em grupo. Juníperos altos dão grandes cercas-vivas. As agulhas densas tornam possível criar cercas naturais ideais que são impermeáveis a olhos curiosos.
E você também pode decorar a entrada para o terraço ou área de relaxamento com árvores graciosas.
Variedades de baixo crescimento podem ser combinadas com flores. Eles são usados para decorar encostas, canteiros de flores, slides alpinos, jardins de rosas. As espécies que choram parecem especialmente bonitas perto de reservatórios. Variedades pequenas com um corte de cabelo elegante também podem se encaixar bem em uma composição próxima à água. As plantações de anões em estilo bonsai vão decorar um jardim em estilo oriental.
Eles parecem igualmente harmoniosos em recipientes decorativos e ao ar livre.
Você pode se concentrar na cor incomum da cultura. Contra o fundo verde, zimbros com uma coroa de prata azulada, cinza, tons dourados parecem expressivos. Você pode pegar vários tipos diferentes e combiná-los em uma composição interessante. Devido à diferença de forma e cor, cada planta parecerá exótica e espetacular.
Algumas palavras devem ser ditas sobre a escolha de uma muda. Claro, você pode desenvolver sua própria cultura. No entanto, comprar um espécime de um viveiro ou loja especializada economiza tempo.
Você não precisa esperar 3 anos antes de mover a planta para o exterior. Você eliminará o risco de casamento e não conformidade com as características varietais. Além disso, as plantas cultivadas profissionalmente enraízam-se melhor em uma área aberta.
Ao comprar uma muda, você deve prestar atenção a alguns destaques.
- É melhor manter a planta em um recipiente. Digamos a opção com um pedaço de barro envolto em estopa.
- Verifique o cilindro quanto a rachaduras ou danos.
- Os brotos devem ser fortes e resistentes.
- As agulhas devem ter uma cor uniforme correspondente à variedade. Manchas marrons e flocos brancos na copa não são permitidos.
O vídeo a seguir mostrará como cuidar adequadamente de um zimbro.
O comentário foi enviado com sucesso.