Junípero rochoso "Skyrocket": descrição e cultivo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Aterrissagem
  3. Cuidado correto
  4. Rega
  5. Top curativo
  6. Poda sanitária e formativa
  7. Abrigo para o inverno
  8. Métodos de reprodução
  9. Doenças e pragas
  10. Uso em paisagismo

As culturas de coníferas não perdem a sua relevância em termos de paisagismo de áreas suburbanas, terrenos privados, locais públicos. Entre as plantas deste tipo exigidas, vale destacar o zimbro Skyrocket, que se destaca pela atratividade decorativa e pelo cuidado despretensioso.

Peculiaridades

Entre o grande número de coníferas perenes, um grupo separado destaca as culturas que são utilizadas no paisagismo de vários territórios e áreas como uma vertical. Entre as variedades disponíveis, o zimbro rochoso da variedade Skyrocket é muito procurado., a rapidez e a forma de crescimento que determinaram o seu nome. Na tradução, o nome da cultura soa como "lutando para cima", o que corresponde plenamente à descrição do aparecimento da éfedra.

A planta pertence à família dos ciprestes, existem culturas com forma de coroa colunar ou espalhada. O zimbro também é representado por arbustos rasteiros ou eretos. As agulhas do zimbro-foguete são representadas por pequenas agulhas ou escamas.

No entanto, o zimbro é procurado não só pelo seu atractivo decorativo no processo de cultivo em campo aberto, mas também pelos seus frutos, que têm aplicação na medicina popular e na culinária. São utilizados no preparo de molhos para pratos de carne, além de diversas compotas e picles.

A história da variedade remonta ao século 19, quando uma nova variedade de zimbro foi desenvolvida a partir do trabalho de grandes criadores., que, devido à sua capacidade de aumentar em relação à altura, pode aumentar de tamanho em 8 metros em 20 anos, tendo um diâmetro de tronco de pelo menos 20 centímetros. O aumento médio anual no tamanho do "Skyrocket" é de cerca de 15-20 centímetros, o que o faz se destacar do resto do tipo. As culturas-mãe que estiveram envolvidas na seleção de uma variedade rochosa de zimbro nativo da América do Norte, foi nessa área nas encostas das montanhas que elas cresceram.

Graças a essa relação, a éfedra herdou a despretensão na escolha do solo para o desenvolvimento, além disso, a planta adquiriu resistência às temperaturas negativas.

Atenção especial deve ser dada ao sistema radicular da planta, que é capaz de penetrar profundamente no solo, causando a força de enraizamento da éfedra em qualquer local. Essa característica torna a cultura ornamental praticamente imune a ventos fortes.

Os ramos da éfedra desenvolvem-se desde a base, as agulhas têm uma cor azul-azulada. Os rebentos são notáveis ​​pelo seu ajuste apertado ao tronco. Os frutos são azuis escuros e são representados por bagas.

O zimbro cresce melhor em áreas não privadas de luz solar; em regiões com clima rigoroso, é costume abrigar essas plantações em campo aberto. O zimbro pode sofrer com a poluição do ar, o que afeta negativamente seu componente decorativo.

Aterrissagem

Para que o enraizamento do zimbro-foguete seja bem-sucedido, a principal tarefa do jardineiro é a escolha correta do material de plantio, o que afetará significativamente a adaptação da cultura no novo local. De acordo com as recomendações e avaliações dos proprietários dessas plantas, mudas jovens de coníferas apresentam maior sobrevivência., que passam pelo processo de adaptação às novas condições de vida com mais rapidez. Via de regra, são plantados no solo junto com uma massa de barro ao redor do rizoma. Mudas de zimbro só devem ser adquiridas em viveiros especializados ou centros de jardinagem.

Quanto à escolha do melhor local para o enraizamento de uma cultura perenifólia, vale a pena considerar opções sem correntes de ar, bem como sombreamento excessivo ou colocação frequente de outras culturas nas proximidades. Como mostra a prática, O zimbro crescerá melhor ao ar livre se solo argiloso com acidez baixa a média estiver presente no local.

O algoritmo de plantio não implica a implementação de nenhuma atividade complexa. O processo consiste em etapas sequenciais.

  • A primeira prioridade do jardineiro será preparar a cova de plantio para a colheita. A profundidade ideal do furo será de 60 centímetros. É melhor cuidar com antecedência de uma camada de drenagem de alta qualidade, que deve ser colocada no fundo do poço. Argila expandida, tijolo quebrado ou pequenas pedras serão um material adequado para drenagem. A largura da cova de plantio dependerá diretamente do tamanho do sistema radicular ou do vaso em que o zimbro foi plantado anteriormente.

É melhor preparar um orifício com o dobro do diâmetro.

  • A árvore é retirada do vaso, enquanto o pedaço de terra deve ser mantido ao máximo. A muda vai mais fundo no buraco, o sistema radicular é coberto com terra. Para o enraizamento do zimbro, você pode usar um substrato especialmente preparado, consistindo de solo de grama, turfa e areia em quantidades iguais.
  • Antes da rega, o solo deve ser bem compactado e umedecido. Para um melhor enraizamento e sobrevivência, o círculo próximo ao caule da éfedra deve ser coberto adicionalmente com uma camada de cobertura morta, deixando o colo da raiz na superfície.

Cuidado correto

Após o plantio, o zimbro requer uma abordagem especial à tecnologia agrícola. Para que a planta agrade com sua atratividade, o jardineiro precisará realizar certas atividades obrigatórias.

Rega

Os espécimes jovens recém-plantados precisarão de hidratação regular do zimbro. Na primeira estação após o enraizamento, a rega deve ser abundante, especialmente nos meses quentes de verão. Além de introduzir líquido no solo, vale a pena borrifar adicionalmente a coroa da éfedra. Isso manterá a atratividade da planta. As culturas adultas toleram melhor o calor e, portanto, são menos irrigadas em comparação com as mudas jovens. Durante toda a estação de cultivo, o "Skyrocket" pode ser regado 2 a 3 vezes.

Top curativo

A introdução de fertilizantes tem um efeito positivo no crescimento e na aparência da planta. A efedrina é adicionalmente alimentada com formulações especiais de armazenamento recomendadas para coníferas perenes. Entre os oligoelementos necessários ao zimbro, destacam-se o nitrogênio, o fósforo, o potássio, além da fertilização orgânica - areia, turfa, composto.

Normalmente, a fertilização é realizada em abril, uma vez que durante a temporada será suficiente. Você pode comprar fertilizantes granulados ou em pó, que geralmente estão espalhados no círculo do tronco.

Poda sanitária e formativa

O corte de cabelo também é feito uma vez por temporada, geralmente as partes em excesso são retiradas do zimbro. Essas manipulações irão estimular adicionalmente a planta para um maior crescimento e desenvolvimento. A poda é realizada na primavera, antes do início do fluxo de seiva.

Abrigo para o inverno

Para sobreviver aos duros meses de inverno, o zimbro deve ser amarrado com um material de cobertura especial ou estopa.Além do fato de que o abrigo adicional ajuda a manter a viabilidade em baixas temperaturas, a cinta também protege os ramos da planta de danos durante um grande acúmulo de massas de neve sobre eles.

Métodos de reprodução

A reprodução do zimbro-foguete tem características próprias. Será possível obter uma nova cópia sozinho da única maneira - enxertando uma éfedra. A melhor época para esse procedimento será a primavera. Se você cortar o material de plantio mais tarde, durante a temporada as mudas podem não ter tempo de crescer o suficiente para estarem prontas para o enraizamento.

O material de plantio separado é enraizado em recipientes separados. Recomenda-se adicionar vários fertilizantes ao solo, o que ajudará as mudas jovens a construir o sistema radicular. Os recipientes com estacas são mantidos à temperatura ambiente, proporcionando regas regulares às plantas. Com o aparecimento de raízes, as estacas podem ser enraizadas em terreno aberto. Normalmente turfa e areia, tomadas em proporções iguais, são usadas como solo. Como regra, as mudas mais fortes podem ser plantadas no jardim 2 ou 3 anos após a separação da planta-mãe.

O resto dos métodos de criação da variedade "Foguete" não dão resultados.

Doenças e pragas

O zimbro, como qualquer outra cultura, é suscetível a várias doenças e ataques de pragas. Na maioria das vezes, a efedra é afetada por doenças fúngicas, bem como ferrugem. A doença se manifesta por neoplasias na planta. Ainda na cultura, pode-se observar secreção mucosa de coloração amarela. A planta é tratada com compostos contendo cobre. No entanto, o processamento será eficaz apenas se o produtor responder o mais rápido possível.

Caso contrário, a propagação da doença ocorre em um ritmo rápido, o que acarretará a morte inevitável da planta.

Além de doenças, os insetos podem prejudicar o zimbro. Entre as pragas mais perigosas, vale destacar:

  • pulgões;
  • escudo;
  • ácaro-aranha;
  • mariposa mineira.

O controle de pragas deve ser iniciado imediatamente após serem detectados; os insetos são destruídos usando venenos químicos comprados em lojas - inseticidas e soluções à base de cobre. Atrasos no tratamento podem resultar em um rápido declínio na cultura.

Uso em paisagismo

Composições de grupo de coníferas perenes e altas ajudarão a decorar a área local com plantas atraentes e orgânicas que serão apropriadas em qualquer projeto de um local ou jardim.

A planta conífera pode ser utilizada em composição com outras, visto que atua como um atrativo e harmonioso complemento aos exemplares floridos, bem como a qualquer outra vegetação.

    As áreas de recreação em locais públicos se transformarão em um verdadeiro oásis para os visitantes se a área for decorada com alguns zimbros perenes do foguete. Eles vão decorar o espaço do jardim, destacando-se pelo seu aspecto atraente e altura.

    Para dicas sobre como cuidar do zimbro, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário