Junípero rochoso "Munglow": descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como plantar?
  3. Como cuidar?
  4. Métodos de reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Uso em paisagismo

Moonglow Rock Juniper é muito popular no paisagismo de jardins. Esta é uma planta ornamental da família dos ciprestes com uma coroa piramidal azul brilhante. A cultura é onipresente no paisagismo privado e urbano, com o zimbro mais comum dessa variedade nos Estados Unidos, sudoeste do Canadá e norte do México.

Peculiaridades

O "Munglow" é um zimbro rochoso que, segundo a descrição, pode atingir 18 m de altura e 2 m de diâmetro. No entanto, a planta atinge dimensões tão impressionantes apenas em seu habitat natural, e em plantações urbanas seu tamanho é muito mais modesto - o zimbro é mais baixo e mais fino, mas isso não diminui em nada o efeito decorativo da variedade. A coroa do tipo cônico começa quase no solo, mas à medida que cresce, vai gradativamente arredondando-se. Os rebentos deste ano são de um verde azulado profundo ou azul claro. O comprimento das agulhas chega a 12 mm de comprimento e 2 mm de largura, após o florescimento do zimbro formam-se os frutos - sua aparência lembra bolas de cor azul escura, as sementes marrom-avermelhadas se formam no interior dos cones, crescendo até 5 milímetros. O crescimento anual de Munglaw é de aproximadamente 15–20 cm.

Como plantar?

O zimbro da rocha é geralmente plantado em terreno aberto no início da primavera, para isso, é melhor colher mudas de 3 a 4 anos. A planta deve ser forte: sem sinais de podridão, danos por pragas de jardim ou outros defeitos. Imediatamente antes do plantio, todas as áreas afetadas do sistema radicular devem ser removidas e, em seguida, as raízes devem ser colocadas em um recipiente com água, você pode adicionar Kornevin ou qualquer outro estimulante de crescimento. Ao escolher uma muda, preste atenção ao recipiente em que o zimbro é cultivado.

Jardineiros experientes observam que as plantas que cresceram em um recipiente de 5 ou mais litros se distinguem pela melhor taxa de sobrevivência.

O local sob o zimbro deve ser bem iluminado, mas ao mesmo tempo é desejável que a luz seja difusa - os raios ultravioleta diretos freqüentemente causam amarelecimento das agulhas e sua queda. Um papel importante é desempenhado pelo nível de ocorrência das águas subterrâneas - elas não devem passar alto, caso contrário o substrato ficará constantemente alagado e o sistema radicular do zimbro simplesmente apodrecerá. As variedades altas devem ser plantadas em solo fértil, em todos os outros casos é melhor dar preferência às variedades anãs de "Munglou".

O Junípero de Moonglow requer um solo nutritivo, drenado e solto com uma alta capacidade de aeração., portanto, o solo deve ser preparado várias semanas antes do plantio - soltar, arrancar todas as ervas daninhas, equipar canais de drenagem e preparar uma cova de plantio com 1 metro de profundidade, a largura deve ser 2-3 vezes o diâmetro da bola de terra. Argila expandida, seixos grandes ou tijolos quebrados ao meio com areia devem ser despejados no fundo - uma camada de drenagem é necessária para que nenhuma estagnação de umidade seja criada, o que tem o efeito mais destrutivo na planta. O buraco é 2/3 preenchido com solo nutritivo, consistindo de terra relvada, areia de rio, bem como turfa e húmus. Depois que o local estiver preparado, você pode se envolver diretamente no plantio da éfedra.

Importante! Se você planeja plantar várias plantas ao mesmo tempo, a distância entre as grandes variedades deve ser de cerca de 2 m, entre as anãs - pelo menos 0,5 m.

Após o plantio, a terra ao redor do arbusto jovem deve ser regada abundantemente e coberta com uma camada de cobertura morta - na maioria das vezes, serragem, casca de conífera triturada ou turfa são usados ​​para isso. Por favor, note que se a muda for vendida com sistema radicular fechado, o plantio pode ser feito a qualquer momento durante toda a estação de cultivo.

Como cuidar?

Cuidar do "Munglaw" não é nada complicado - esta planta é perfeitamente adaptada ao ar da cidade com seu alto teor de gás. Munglow requer cuidados padronizados que envolvem várias etapas.

  • Rega. Não é necessário regar o zimbro com frequência, ele tolera a seca com bastante persistência, mas a umidade excessiva também deve ser evitada, pois a umidade abundante provoca a morte rápida das plantas. Em geral, duas regas por temporada serão suficientes. Se o verão for quente e seco, a quantidade de irrigação pode ser aumentada. Uma planta jovem é regada à noite com água necessariamente aquecida, um adulto tolera a umidade fria retirada de uma torneira, de um poço, de uma coluna e do poço de reservatório mais próximo.
  • Realização de curativos. Se a planta foi plantada em um solo nutritivo, no primeiro ano após o plantio ela não precisará de cobertura e, a partir da próxima temporada, fertilizantes podem ser aplicados. No final de abril ou início de maio, você pode alimentar Moonglow com nitroammophos ou kemira; no verão, a planta responde bem aos fertilizantes de potássio e fósforo - eles precisam ser aplicados após a rega, enquanto a terra está bem umedecida. Os fertilizantes orgânicos não são recomendados para o zimbro - eles reduzem a resistência à geada da planta, uma efedrina adulta não precisa ser alimentada.
  • Afrouxamento e cobertura morta. Para reter a umidade no solo, para protegê-lo das ervas daninhas, que se alimentam de uma planta jovem e retardam seu crescimento, é necessário aplicar cobertura morta, além de soltar - permite que o oxigênio chegue às raízes.
  • Corte e modelagem sanitária. Por natureza, o zimbro rochoso tem uma bela forma de coroa, por isso a poda decorativa não é necessária, mas a poda higiênica deve ser realizada regularmente. Pela primeira vez, os ramos danificados são removidos no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva. Todo o trabalho é melhor realizado em tempo nublado ou chuvoso - com tesouras de jardim, eles cortam todos os galhos secos, infectados por fungos e danificados por insetos. E também será útil livrar-se de brotos de crescimento impróprio para dar ao zimbro uma aparência estética. Para o corte, são utilizados instrumentos esterilizados, o que eliminará o risco de infecção da cultura. Após o processamento, o local é imediatamente revestido com verniz de jardim e a coroa é borrifada com uma solução contendo cobre, por exemplo, sulfato de cobre.

Se você ainda deseja transformar a coroa do seu zimbro, tente manter a poda leve, os cortes não devem ser maiores que 2 cm, caso contrário o zimbro sofrerá forte estresse e murchará.

  • Proteção de inverno. Apesar de os zimbros serem plantas resistentes ao frio, eles precisam de preparação para o inverno, ou mais precisamente, para as queimaduras solares. O fato é que no inverno ou no início da primavera, quando o solo está congelado, as agulhas começam a queimar com o sol forte. Para evitar que a planta perca a sua decoratividade, deve ser coberta com ramos de abeto ou de linho de serapilheira no final do outono, enquanto os ramos são fortemente amarrados com juta para não se partirem com o peso da neve. O abrigo é removido somente depois que o solo está completamente descongelado.

Métodos de reprodução

Moonglow é propagado de várias maneiras.

Camadas

Para propagar um arbusto por estratificação, deve-se escolher um galho saudável, soltá-lo das agulhas e fixar a estratificação no solo com grampos de cabelo.Seis meses depois, a formação da raiz começará, que dura cerca de um ano - depois que as raízes fortes se formaram, o broto pode ser cortado do arbusto-mãe e transplantado para um local permanente.

Estacas

Ao usar estacas, é melhor colher material para enraizar com uma veia. É aconselhável utilizar os brotos do ano em curso, que devem ser semilignificados e um pequeno pedaço de madeira e casca da planta. O enraizamento é melhor feito no solo - o fato é que quando você fica na água por mais de 3 horas, a casca do zimbro começa a descascar e a planta apodrece. Normalmente, as raízes aparecem em 2,5 meses e, após 3-4, as mudas estão prontas para se moverem para o terreno aberto.

Se você fez a colheita das mudas posteriormente, o material de plantio é plantado em um local permanente apenas na próxima safra.

Doenças e pragas

Infelizmente, muitas variedades de zimbro estão sujeitas a doenças fúngicas e também são interessantes para pragas de jardim. Munglow não é exceção. Na maioria das vezes, os zimbros enfrentam vários problemas.

  • Alternaria - uma infecção fúngica, que se manifesta com o aparecimento de uma placa esbranquiçada nas agulhas. Se você não iniciar a ressuscitação da planta em tempo hábil, as agulhas secarão rapidamente. A causa mais comum dessa patologia é a poda higiênica prematura - o que leva ao fato de os ramos começarem a crescer muito densamente. Para o tratamento do zimbro, é necessário pulverizar com o líquido bordalês, também pode ser usado para tratamento preventivo no início da primavera.
  • Ferrugem É uma doença fúngica que começa com o aparecimento de crescimentos enferrujados bastante grandes nos ramos. Esta infecção representa um grande perigo para todos os habitantes do jardim, uma vez que os esporos do fungo se espalham muito rapidamente pelo vento e em um período de tempo relativamente curto outros arbustos e árvores podem ser infectados. Infelizmente, preparações anti-ferrugem eficazes ainda não foram criadas, então a única coisa que pode ser feita é cortar os galhos danificados e borrifar os restantes com soluções fungicidas.
  • Shute marrom. O primeiro sinal de dano do zimbro é o amarelecimento e o desprendimento das agulhas. O pico de desenvolvimento do fungo ocorre em junho e, no final do verão, as agulhas começam a ficar cobertas por pintas pretas. Na ausência de medidas rápidas para se livrar do infortúnio, a doença se espalha rapidamente para as plantas vizinhas, então você precisa remover todas as áreas danificadas o mais rápido possível, coletar e queimar as agulhas caídas e, em seguida, pulverizar os galhos e o solo no círculo próximo ao tronco com drogas como "Strobi", "Skor" ou Ridomil Gold.

O zimbro é frequentemente atacado por pragas como:

  • mosquitos da bílis - são pequenos insetos com tamanho não superior a 2 mm; eles põem ovos ativamente na casca da éfedra, o que leva à sua deformação;
  • ácaro-aranha - pode emaranhar ramos de zimbro com teias de aranha de modo a limitar significativamente o acesso da luz às agulhas; os insetos parasitam a planta, sugando todo o seu suco, o que pode causar a morte do arbusto em pouco tempo.

Uso em paisagismo

O zimbro de Moonglow tem uma aparência muito espetacular, portanto, é freqüentemente usado em projetos paisagísticos.

  • Eles são emoldurados por becos e jardins.
  • "Munglaw" é procurado em jardins ornamentais, jardins de pedras e escorregadores alpinos.
  • É ideal para criar um jardim japonês, escandinavo ou inglês no seu quintal.
  • As plantações em grupo desta éfedra em jardins urbanos e áreas de parques parecem muito impressionantes.
  • "Munglaw" parece harmoniosamente em conjunto com coníferas de baixo crescimento e plantas de cobertura do solo.
  • Esta planta é usada em arranjos florais, onde se torna a peça central na moldura de rosas, hortênsias e carvalhos.

Veja o vídeo a seguir sobre como cuidar do zimbro rochoso "Munglaw".

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário