Junípero rochoso: descrição, variedades e cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Variedade varietal
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Os arbustos coníferos são uma das principais "ferramentas" na criação de composições paisagísticas. Um lugar especial entre eles é ocupado pelos zimbros rochosos, que podem não só diversificar o território adjacente à casa, mas também enobrecer parques, praças e ruas da cidade.

Descrição

Este tipo de zimbro pertence ao gênero Cypress. O adjetivo "rochoso" no nome do arbusto fala dos locais de seu crescimento na natureza, e essas encostas estão localizadas principalmente nos EUA e Canadá. Em nosso país, as primeiras menções a essa cultura "ultramarina" surgiram no século XIX, e um pouco mais tarde começaram a cultivá-la ativamente, pois na vida cotidiana era simplesmente insubstituível: a madeira forte servia como excelente matéria-prima para a confecção de pratos. e outros itens necessários para a vida humana.

Uma característica importante desses arbustos perenes é sua longevidade. Existem até árvores com mais de várias centenas de anos.

A descrição do zimbro rochoso ajudará os jardineiros e paisagistas novatos a encaixá-lo organicamente nas composições naturais criadas.

  • Em sua terra natal, este representante da flora pode crescer até 16 metros de altura. Porém, em parcelas contíguas, em parques, praças e demais áreas abertas da cidade, a muda atinge no máximo 13 metros, mas isso não a impede de efetivamente decorar a área.
  • Um tronco poderoso em diâmetro pode atingir de 85 a 200 centímetros, dependendo da idade e das condições de crescimento. A casca é estratificada, de cor marrom escuro (espécies adultas) ou verde-azulada (mudas jovens).
  • A coroa de um zimbro jovem é principalmente em forma de cone, enquanto a de uma planta perene é mais arredondada. É formado na maioria dos casos a partir da base.
  • Os ramos são abundantemente cobertos por agulhas em forma de agulha. Se você olhar de perto, pode parecer que consistem em pequenas escalas.
  • As bagas do cone, que são frutos do zimbro, são de cor azul escura, e no topo são cobertas por uma flor cinza-azulada que se assemelha visualmente à geada. Ao atingir os dois anos, as sementes aparecem no interior (2 peças em cada).

As taxas de crescimento anual das espécies rochosas não são muito altas: em 365 dias não crescem mais de 20 centímetros. As plantas são polinizadas cruzadas. Isso se deve ao fato de serem dióicas, ou seja, flores masculinas em um arbusto e flores femininas em outro.

Variedade varietal

O zimbro rochoso não é representado por uma variedade, mas por uma dúzia. Além disso, seus signos externos são tão diferentes que às vezes você nem pensa que pertencem à mesma cultura de coníferas.

Blue Arrow

A espécie recebeu esse nome por um motivo (traduzido como "seta azul"): ramos verticais crescendo desde a base, fortemente pressionados ao tronco e cobertos por ricas agulhas azuladas, formam uma coroa que se assemelha visualmente ao objeto mencionado. Para alguns, a forma parece uma coluna. Ambas as opções ocorrem, pois descrevem com precisão a aparência da cultura.

Este tipo de zimbro é um dos mais estáveis ​​e duráveis, pois apresenta rebentos resistentes que não se importam com as condições desfavoráveis, precipitação e oscilações de temperatura.

Céu azul

A tradução literal é "céu azul".Esta espécie é especialmente popular entre os paisagistas por suas agulhas azuis brilhantes verdadeiramente impressionantes, que permanecem assim durante todo o ano, sem alterar uma única tonalidade. As próprias agulhas são de comprimento padrão (médio), espinhosas e resistentes. Eles se tornam escamosos com o passar dos anos. Os rebentos crescem rapidamente, formando uma copa em forma de alfinete, o tronco reto é todo coberto por ramos.

As vantagens da variedade são tolerância à seca, resistência à geada, despretensão. Desvantagens - suscetível a enfermidades, tolera mal o ar poluído com gás, galhos não muito fortes muitas vezes não resistem a massas de neve e se quebram.

Fischt

Esta variedade é caracterizada por agulhas azul esverdeado fosco. A densa copa formada com sua ajuda e os rebentos que crescem quase do próprio solo fazem com que a cultura pareça uma pirâmide.

É um dos tipos mais altos de zimbro rochoso: em alguns casos, o arbusto cresce acima dos 10 metros. A variedade não tem medo de temperaturas abaixo de zero, cria raízes em qualquer solo, em uma área pode crescer até 10-12 anos. A ferrugem é a doença que mais pode afetar esse zimbro, por isso deve ser plantado o mais longe possível dos principais vetores - as árvores frutíferas.

Wichita Blue

A mais bela variedade em termos de cor de agulhas - é brilhante, azul celeste, não muda sua tonalidade ao longo do ano. A altura da mata é média - 6,5 metros no máximo. A coroa é keglevid, larga, formada por brotos tetraédricos voltados para cima. Pode crescer solto em condições de maior sombra.

Em geral, a variedade não é muito peculiar tanto para o solo quanto para as condições do ambiente. No inverno, pode ser necessário protegê-lo da neve, pois os galhos não são muito fortes.

Moffat Blue

Para jardineiros domésticos e decoradores de paisagens, esta variedade é relativamente nova, embora tenha sido cultivada na América desde 1937. É por isso é impossível dizer exatamente como será a aparência de uma árvore no local: pode ser semelhante às espécies cultivadas em casa, ou diferir delas. Como regra, esse zimbro em nossas condições não cresce muito rapidamente e atinge uma altura de 1,8-2 metros.

As agulhas são verde-azuladas ou verde-prateadas (dependendo da idade). Forma uma ampla coroa em forma de coroa. Torna-se mais arredondado com o passar dos anos.

Springbank

Não é muito popular, mas é uma variedade muito interessante. Isso se deve à presença de brotos finos, longos e flexíveis, que muitas vezes não se esticam, mas pendem, dando à árvore uma aparência de orifício. Eles são cobertos por agulhas escamosas curtas de uma tonalidade azul-celeste, que é caracterizada por aumento de espinhos. É melhor plantar essa árvore em áreas ensolaradas, pois a sombra pode levar a uma perda de intensidade da cor. A coroa é piramidal, mas bastante estreita.

Pode atingir uma altura de 4 metros. O arbusto é despretensioso no cuidado e na manutenção: não precisa ser regado, não tem medo do frio, não quebra com rajadas de vento. Devido à sua aparência peculiar, o zimbro é preferível a ser plantado em jardins de estilo livre, em vez de formal.

Pathfinder

Uma variedade de crescimento rápido que pode atingir 6 metros de altura. A este respeito, o arbusto é frequentemente usado para criar uma sebe. As agulhas deste zimbro rochoso são de uma rica cor verde, porém, com o início do frio, torna-se dourado. Isso deve ser levado em consideração ao decorar lotes de jardins e parques da cidade. Além disso, é flexível, sem espinhos, escamoso e pontiagudo nas pontas. Os ramos são retos, próximos uns dos outros, com uma flor azul-prateada. A coroa tem uma forma keglevid expandida.

O arbusto conífero é muito exigente: pode crescer tranquilamente em quaisquer áreas e solos, não precisa de regas frequentes e abrigos, experimenta quedas de temperatura e geadas sem estresse.Porém, para o plantio, é preferível escolher áreas iluminadas pelo sol ou locais com leve sombra parcial, caso contrário, as propriedades decorativas da variedade serão perdidas.

Estrela de prata

Esta é uma espécie muito exótica, pois a coroa combina as agulhas dos tons de verde e creme. A própria árvore se assemelha a uma coluna na aparência. Essa forma é formada graças a fortes brotos verticais que crescem em linha reta, sem se desviar nem um pouco. Esse zimbro cresce muito lentamente, uma árvore perene às vezes atinge uma altura de apenas 3 metros. Portanto, o melhor uso é decorar composições de paisagens e pequenos jardins.

Quanto aos locais de plantio, vale escolher, como em todos os outros casos, áreas ensolaradas, mas com pouco sombreamento. O zimbro não é tão exigente quanto à composição do solo e à umidade, tolera as geadas com calma. Porém, ainda é preciso amarrar para o inverno, pois a neve pode entortar os brotos.

Aterrissagem

A cultura pode crescer em regiões de climas diferentes. Para o desembarque, é preferível escolher áreas remotas, sem aglomeração, com iluminação moderada e sem alagamento. Deve-se notar que o zimbro rochoso não gosta muito de solos muito férteis. Se no seu site for exatamente assim, então a areia é despejada, cascalho, pedrinhas são adicionadas, peneiramento. A permeabilidade e a frouxidão são obtidas através da mesma areia ou grama. A cal ajudará a eliminar a acidez elevada. São possíveis pequenas inclusões rochosas no solo, mas não deve haver muitas delas, assim como compactação, localização próxima de lençóis freáticos.

Você pode plantar zimbro rochoso no outono e na primavera. No primeiro caso, o plantio é possível em zonas de clima temperado ou quente, e no segundo - apenas no norte, para que o arbusto crie raízes e não morra.

Burnout ao sol não deve ser temido, já que não é muito ativo lá.

Durante os primeiros dois anos após o plantio em campo aberto, a muda precisa ser protegida do vento. Durante esse tempo, o sistema radicular se fortalecerá e crescerá o suficiente, e como resultado a árvore não terá medo de rajadas de vento, furacões ou outros caprichos da natureza. A cova de plantio deve ser tão profunda que não apenas o sistema radicular, mas também a camada de drenagem seja colocada lá. Este último é adicionado ao buraco cavado primeiro (cerca de 20 cm), a terra é derramada por cima (2/3 do volume total). Em seguida, a cova é regada abundantemente e deixada por 2 semanas.

É melhor comprar mudas de zimbro rochoso em viveiros comprovados. Os comerciantes privados têm uma grande probabilidade de comprar uma planta defeituosa ou doente. Se, no entanto, foi decidido tirar este arbusto conífero das mãos, então não se esqueça de prestar atenção ao fato de que sua raiz deve estar no solo (o diâmetro é igual à projeção da copa) e colocada em serapilheira ou estar em um recipiente, e em ambos os casos, o substrato deve estar úmido. As agulhas devem ter cor uniforme e cheiro adequado, não devendo haver vestígios de podridão, mofo, estragos, fraturas nos brotos, além disso, é necessário que dobrem bem.

Você precisa plantar um zimbro imediatamente após a compra, caso contrário, você precisará cuidar para que as agulhas e o sistema radicular não sequem.

Para plantar um arbusto corretamente, você deve seguir uma certa sequência:

  • uma pequena parte do solo é removida da cova com a composição preparada;
  • uma muda com um caroço de terra é colocada no centro, enquanto o colo da raiz não deve ser aprofundado ou ser muito alto, a localização ideal é ao nível da borda do buraco para que após a aspersão não fique escondido no subsolo;
  • o solo extraído é devolvido ao furo, que deve ser compactado no processo para evitar a formação de vazios;
  • produzir rega e cobertura morta.

Cuidado

Você precisa regar o zimbro rochoso regularmente, mas com moderação:

  • no verão quente e seco, o solo é umedecido 1 vez em 7 dias;
  • em tempo chuvoso, a rega pode não ser realizada para evitar o apodrecimento das raízes;
  • em um verão frio e nublado, a água é adicionada ao círculo do tronco se o solo secar mais profundo do que 5-6 cm;
  • zimbros perenes são regados 3 vezes por temporada, não com mais freqüência.

A aspersão também é um processo necessário que ajudará as agulhas a parecerem brilhantes e bonitas. É necessário realizar o procedimento após o almoço, e para isso é necessário utilizar água em temperatura ambiente, que vem sendo defendida há vários dias.

O oxigênio e a umidade são "estimuladores" naturais do crescimento e do desenvolvimento adequado de qualquer planta, incluindo o zimbro. Um procedimento de afrouxamento oportuno ajudará a conseguir o recebimento desses componentes. O solo é cultivado a uma profundidade de 3-4 cm, caso contrário, o sistema radicular pode ser danificado acidentalmente. A cobertura morta ajudará a evitar a evaporação prematura da umidade e o aparecimento de ervas daninhas durante o cultivo. Para abrigo, via de regra, serragem, turfa, lascas de pinheiro são usadas.

Os ramos da maioria dos zimbros localizam-se próximos uns dos outros e são abundantemente cobertos de agulhas, pelo que a copa é bastante densa. Por isso, os brotos localizados no centro não recebem luz suficiente, por isso ressecam, mudam de cor e perdem o apelo visual. Como resultado, a árvore parece dolorosa, feia.

Além disso, neste caso, a cultura se torna um local de assentamento e habitat para muitas pragas, além disso, esporos de várias doenças fúngicas freqüentemente aparecem lá e, subsequentemente, se multiplicam ativamente.

De tudo isso, podemos concluir que a poda é uma medida importante para o cuidado das plantas. É possível cortar a safra, via de regra, ao longo de todos os meses da primavera, e nas regiões norte - mesmo até meados de junho. Em primeiro lugar, eles se livram dos galhos danificados (secos, quebrados) diretamente no tronco.

O zimbro rochoso quase não precisa de um corte de cabelo decorativo, já que sua coroa fica linda de qualquer maneira. No entanto, galhos salientes podem ser removidos, se desejado. Isso é feito com tesouras de jardim ou corta-sebes elétricos. Os zimbros piramidais perenes também precisam de poda formativa periodicamente. Isso ajudará a formar uma coroa bonita e bem cuidada, já que com o passar dos anos os brotos começam a se mover em diferentes direções. O sistema radicular também precisa de proteção contra o frio, para o qual uma camada bastante espessa de turfa é colocada perto do tronco.

Métodos de reprodução

Obtenha novas coníferas de três maneiras:

  • vacinação;
  • sementes;
  • estacas.

O primeiro método é bastante difícil, especialmente para jardineiros novatos. Portanto, vale a pena escolhê-lo em casos muito extremos.

O segundo é mais eficaz, mas difere na duração, e nem sempre é possível obter um arbusto com todas as características características da espécie. Portanto, a maneira mais confiável, eficaz e, talvez, a mais simples são os cortes. Em geral, é possível separar o caule da árvore ao longo do ano, porém, é melhor para quem iniciou a criação recentemente realizar a operação na primavera, pois os brotos obtidos em outra estação podem necessitar de uma sala especial. , equipamentos, fundos que um iniciante pode não ter por inexperiência.

Para obter um bom material de plantio, retire o chamado broto de "calcanhar", do qual todas as agulhas são retiradas imediatamente após o corte. Em seguida, é tratado com um estimulante e plantado em perlita, areia ou sua combinação com turfa. Manter tal corte deve ser em uma sala fria com um alto nível de umidade. Depois que as raízes aparecem (isso geralmente acontece depois de um mês e meio), é transferido para uma mistura de solo leve.

Doenças e pragas

Isso não quer dizer que o zimbro rochoso seja uma cultura fraca.No entanto, se as regras de cuidado ou manutenção forem violadas, pode haver algumas enfermidades, sob a influência das quais seca ou morre.

Na maioria das vezes, a cultura é afetada por uma doença como a ferrugem. Pode ser reconhecido por crescimentos oleosos alaranjados que rapidamente começam a cobrir o tronco e galhos. A doença deve ser combatida imediatamente, cortando e queimando brotos infectados, caso contrário a árvore terá que ser totalmente cortada. Para a prevenção, você pode irrigar o zimbro com fungicidas, entre os quais os mais eficazes são o sulfato de cobre, Bayleton, Skor.

Não menos perigoso para o arbusto conífero é o Fusarium, uma doença do tipo fúngica que causa ressecamento e queda de agulhas e brotos. Essas partes da árvore podem ser reconhecidas por sua tonalidade vermelho-amarronzada. Eles estão lutando com o problema como este:

  • remover as áreas afetadas;
  • toda a árvore e o círculo do tronco são tratados com Fitosporin-M, sulfato de cobre e Quadris.

Com o início da primavera, muitas vezes é possível notar que as agulhas do zimbro amarelaram, a casca ficou coberta de crescimentos peculiares e os ramos secaram. Neste caso, tal como nas situações anteriores, são retiradas as partes doentes e, em seguida, procede-se à pulverização com "Skor", "Ridomil Gold".

O shute marrom também é uma doença muito desagradável, que se caracteriza pelo amarelecimento da coroa e pela queda abundante de agulhas. Normalmente, você pode notar isso no primeiro mês do verão. Depois de se livrar dos galhos em ruínas, a árvore é tratada com os preparativos "Skor", "Quadris", "Strobi". A irrigação preventiva é realizada 2 vezes por ano: no outono e na primavera.

Várias pragas também podem causar danos significativos à aparência e à vida da cultura de coníferas. Entre eles:

  • ácaro-aranha - acaricidas "Aktaru", "Karbofos", "Actellik" ajudarão a se livrar deste inseto desagradável;
  • pulgão - morre dos efeitos da Fitoverma;
  • bainhas, mineração de traça - uma droga como "Decis" é eficaz contra eles.

Para evitar ataques no início do outono e início da primavera, borrifar com soluções de água e "Aktara", "Fundazol" ou "Aktellik" é realizada.

Uso em paisagismo

Não é à toa que o zimbro rochoso é popular entre os designers: suas lindas agulhas agradam com cores brilhantes o ano todo, uma forma incomum dilui a aparência frequentemente familiar. Essa vegetação é plantada à distância de outras culturas e junto com elas. No primeiro caso, parecerão orgânicos, por exemplo, nos cantos do sítio, ao longo das trilhas dos parques, como uma sebe. No segundo, eles são usados ​​para decorar jardins rochosos ou urze, canteiros de rosas, hortênsias.

A composição, que inclui diferentes variedades de zimbro rochoso, parece interessante. Ele pode ser incorporado em jardins de pedras, mixborders, rabatkas. As variedades em miniatura são geralmente plantadas em vasos ou vasos decorativos e decoram gazebos e escadas com eles.

No próximo vídeo você encontrará informações adicionais sobre o junípero Blue Arrow (Juniperus scopulorum Blue Arrow).

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário