Junípero costeiro "Shlyager": descrição e dicas para o cultivo
O zimbro é uma das coníferas mais populares do mundo. Eles podem decorar um terreno pessoal ou uma área de parque. Um representante popular desta família pode ser chamado de variedade "Shlyager", que se caracteriza pela elegância e crescimento lento. Esta planta não só possui grandes qualidades decorativas, mas também é capaz de encher o ar com um agradável aroma curativo.
Descrição
Juniper "Shlyager" está listado no Livro Vermelho. O konferta parece um arbusto baixo. Devido a seus caprichos, nem todo jardineiro planta este representante da flora em seu sítio. No entanto, se você seguir todas as regras de cuidado necessárias, poderá obter um representante de coníferas digno em seu próprio território.
O zimbro costeiro "Shlyager" é uma planta rasteira. Com 10 anos de altura, pode crescer até 200 cm. A coroa da conferência tem 100 cm de diâmetro.
No entanto, muitas vezes em tenra idade, o arbusto tem uma altura de 0,4 m. Os ramos desta variedade têm uma tonalidade castanho-avermelhada. Os cones são redondos, pintados numa rica cor azul e cobertos com uma flor azulada.
A folhagem do "Shlyager" é semelhante a uma agulha, dentada achatada, tem um comprimento de 10 a 15 mm e uma largura de 1 mm. As agulhas são caracterizadas pela presença de pontas espinhosas e uma cor verde com tonalidades diferentes. Crescendo no local, esse representante da família Cypress forma um tapete brilhante e espinhoso. Este arbusto resistente à geada tem um sistema radicular fibroso e brotos flexíveis.
Aterrissagem
Como outros tipos de zimbro, esta conferência deve ser plantada em uma área bem iluminada com a desejável presença de uma sombra aberta... Esta condição garante a aparência decorativa das agulhas no futuro. As melhores opções de mudas são aquelas que são cultivadas em vasilhame. Eles são capazes de criar raízes rapidamente, são caracterizados por um crescimento mais rápido. Para remover o zimbro facilmente do recipiente, o solo nele deve ser bem regado.
É inaceitável usar uma planta jovem com ramos danificados e raízes podres.
Não plante este tipo de planta perto de safras de frutas e bagas, pois isso pode levar à propagação de infecções fúngicas. O solo em que o "Shlyager" será plantado deve ser cuidadosamente desenterrado, adicionando-se turfa, areia e solo de turfa ao substrato na proporção 2X1X1. Se o solo for muito ácido, adicione cinzas de madeira a ele. A aterrissagem correta de uma conferência inclui várias etapas principais.
- As covas de plantio devem ser localizadas a uma distância não inferior a 150-200 cm, uma vez que as plantas adultas são caracterizadas por um grande diâmetro de copa.
- O tamanho do buraco deve ser 2 vezes maior que o volume do rizoma da planta.
- O assento deve ter uma profundidade de 0,5 a 0,7 m.
- O fundo do buraco deve ser coberto com uma camada de drenagem; tijolo vermelho quebrado, seixos grandes e areia podem ser usados como material principal. A altura dessa camada deve ser de cerca de 20 cm.
- Na parte central do local de plantio, é necessário fixar a muda, borrifando-a com substrato preparado. Nesta fase, é importante deixar o colar da raiz da planta acima da superfície do solo.
- Após o plantio, a efedrina deve ser regada até que o líquido penetre nas raízes.
- No segundo dia após o plantio, a cobertura morta do círculo do tronco é necessária.
Cuidado
De acordo com avaliações de jardineiros que cultivam "Shlyager", esta planta não é caprichosa em termos de rega e fertilização. Praticamente não há problemas com o cultivo.
Embora cuidar do zimbro não seja difícil, ainda é necessário cultivar uma planta bonita e saudável.
Rega
Após o plantio do arbusto, deve-se regá-lo abundantemente por 7 dias. Além disso, um representante já crescido da flora pode ser irrigado com menos frequência. Se o verão acabou sendo quente e seco, a conferência deve ser regada duas ou três vezes por estação. O zimbro precisa ser borrifado com mais frequência: cerca de 2 vezes por semana à noite.
Afrouxamento, cobertura morta
É necessário afrouxar o círculo próximo ao tronco "Schlyager" superficialmente imediatamente após o procedimento de irrigação. A vegetação de ervas daninhas é necessária para remover as ervas daninhas conforme necessário. A cobertura morta é feita com serragem e aparas de madeira. Nesse caso, a camada deve ser de 5 a 8 cm.
Top curativo
Os fertilizantes só devem ser usados em plantas jovens. Na primavera - abril-maio - o mato é alimentado com nitroammofos. Para isso, é necessário adicionar cerca de 30 g de substância por 1 m 2. E você também pode usar um fertilizante complexo para coníferas.
Poda
A variedade costeira desta planta cresce lentamente e, portanto, requer uma poda higiênica e formativa. No processo de saneamento, ramos danificados e deformados são cortados.
O procedimento de modelagem é realizado no início da primavera, antes que o suco comece a fluir.
Ao mesmo tempo, é permitido cortar apenas um terço do crescimento do ano passado. Cada uma das seções deve ser tratada com um fungicida e, em seguida, a planta deve ser alimentada.
Preparando-se para o inverno
Apesar de sua boa resistência à geada, este tipo de arbusto, como muitos outros, precisa de abrigo para o inverno. No outono, vale a pena fazer uma poda sanitária, após a qual o círculo próximo ao caule da planta deve ser polvilhado com uma camada de turfa de 10 centímetros. O zimbro jovem pode ser coberto com ramos de abeto e, para um adulto, basta amarrar ramos.
Doenças e pragas
O zimbro costeiro tem boa resistência a doenças. No entanto, existem casos de infecção do arbusto com as seguintes doenças:
- ferrugem, fusarium;
- secagem de ramos;
- alternariose, necrose do córtex.
O "Shlyager" necessita de tratamento preventivo e tratamento com fungicidas, além de preparações à base de cobre. Os jardineiros notam a invasão do zimbro por ácaros, pulgões, mariposas e insetos escamadores. Para fins profiláticos, a conferência deve ser pulverizada com inseticidas na primavera e no outono.
Reprodução
A nova muda de zimbro costeiro pode ser obtida por sementes ou estacas. Para a propagação de sementes, é permitido o uso exclusivamente de material fresco, que é semeado antes do inverno. Sementes de "Shlyager" estão emergindo lentamente, por isso precisam de escarificação. Para isso, o material de plantio é tratado em ácido sulfúrico por meia hora.
O surgimento das mudas pode ser observado na próxima primavera.
No segundo método de propagação, estacas curtas com talões laterais são cortadas e enraizadas imediatamente. Vale a pena realizar este procedimento em casa de vegetação, pois ainda faz frio na primavera. Um jovem arbusto é transplantado um ano depois, quando um bom sistema radicular é formado.
Aplicação em paisagismo
O arbusto conífero é considerado um verdadeiro achado para o jardineiro. É usado na concepção do jardim e do terreno pessoal. A coroa perene de uma planta conífera é capaz de decorar o território durante todo o ano. A planta despretensiosa pode ser usada em projetos de design que são projetados por muito tempo e ficam bem em qualquer paisagem.
Os zimbros no desenho do território são considerados um material universal, uma vez que as composições com a sua participação podem ser utilizadas em conjuntos de diferentes estilos. Eles podem encher com sucesso um canteiro de flores, gramado.O arbusto rasteiro pode ser usado no design de escorregadores alpinos ou jardins ecológicos.
Nem toda planta se sentirá bem na vizinhança de uma éfedra. Isso se aplica a clematis, peônia, rosas e outros representantes de flores grandes. Mas uma pequena planta de cobertura do solo será uma excelente vizinha para o zimbro. Spirea, buxo, saxifrage, bem como urze, hortênsia podem ser plantadas perto do zimbro. Coníferas com flores pequenas e outras podem complementar a imagem.
"Shlyager" é perfeito para um jardim com a geometria correta, decorado em estilo inglês, escandinavo ou japonês. Nas composições paisagísticas com pedras, não se pode prescindir da conferência.
O zimbro pode ser usado como planta central ou como pano de fundo. O zimbro costeiro pode formar um tapete denso e pontiagudo que se destaca de outras vegetações.
O pico da decoratividade do "Shlyager" é considerado o início da temporada de verão, quando novos brotos crescem. Em paisagismo, é usado como uma tênia no fundo de um gramado. A planta decora favoravelmente o território da administração ou um jardim privado. Este arbusto é uma ótima opção para decorar sebes, paisagismo de terraços, telhados, galerias, varandas.
O zimbro é um tipo de vegetação pouco exigente que fica linda durante todo o ano. Por ser durável, a planta é capaz de decorar e complementar o design do local por 10 anos sem exigir cuidados especiais. Esta conferta não tem apenas propriedades decorativas. Cultivando-o no canteiro de seu jardim, você obterá uma rica fonte de medicamentos, pois agulhas, cones e cascas de árvore contêm substâncias úteis. Decocções, infusões e banhos de zimbro ajudam em muitas condições.
Para variedades de zimbro, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.