Juniper comum "Repanda": descrição, dicas de plantio e cuidados
"Repanda" é um zimbro criado por seleção no início do século passado na Irlanda. A planta conífera perene desfruta de uma popularidade merecida devido à sua despretensão, alta robustez no inverno e capacidade de crescer em diferentes zonas climáticas. Uma cultura compacta e aparentemente atraente é a mais adequada para a decoração de jardins e territórios de quintal.
Descrição da cultura
Juniper comum "Repanda" - é um arbusto rasteiro de baixo crescimento pertencente à família Cypress... Externamente, é um arbusto extenso altura de 30 cm a 0,5 m, circunferência da coroa é 2-2,5 m. A planta atinge esse tamanho em cerca de 20 anos com um crescimento anual de cerca de 10 cm de largura. É bastante rara a forma de árvore com tronco ereto e ramificado, esta espécie tem uma altura de 4 a 12 m.
Características características do "Repanda".
- A forma piramidal, cônica ou hemisférica da parte aérea é de cor verde escura com um brilho prateado. No outono, as agulhas ficam marrom-avermelhadas.
- Os ramos do zimbro são densos, densos, rebentos laterais que se estendem do tronco em diferentes direções. As agulhas densamente plantadas em forma de agulhas parecem ter uma aparência espinhosa, mas são macias ao toque.
- Os ramos inferiores estão, na verdade, ao nível do solo, paralelos à sua superfície.
- Nos arbustos jovens, a casca é castanha com tonalidade avermelhada pronunciada, nas plantas maduras adquire tonalidade castanha escura.
- O zimbro irlandês é uma cultura dióica que possui órgãos reprodutivos masculinos e femininos. A planta começa a frutificar com 10 anos, 2 anos de floração.
- Os cones femininos são bastante grandes, verdes e ovais, perfumados com resina. Eles têm 7-10 ml de diâmetro. Amadurecendo, eles se tornam azul-prateados devido a uma flor cinza claro. No corte, dá para ver a polpa cor de beterraba.
- Os frutos masculinos se parecem com espigas amarelas alongadas localizadas na base do caule e da folha.
- A planta floresce no início do verão, frutifica em agosto-setembro. Posteriormente, aparecem sementes bem fechadas em escamas.
A vida útil da planta é de cerca de 600 anos ou mais, embora esta seja uma característica de todos os zimbros.
Condições de cultivo
O zimbro comum pode crescer em áreas ensolaradas, mas também em sombra parcial. Porém, não vale a pena plantar "Repanda" em local totalmente sombreado - pode perder a cor decorativa específica das agulhas.
A resistência à geada da planta é bem conhecida - pode suportar geadas de até -30 graus, porém isso não se aplica a exemplares jovens e recém-plantados, que nos primeiros anos precisam ser protegidos com um material de cobertura.
Uma éfedra como a "Repanda" precisa de um solo bem drenado e solto, porque o oxigênio é vital para as raízes.... Um solo com baixo teor de álcali e ácido é adequado para a planta. O solo arenoso é uma mistura de argila e areia com uma acidez de 4,5-5,5 pH. Idealmente, trata-se de um solo fértil moderadamente úmido e com ótima drenagem, evitando o encharcamento e a estagnação de líquidos, o que é perigoso para o sistema radicular da "Repanda".
Para arbustos de zimbro você deve escolher lugares no lado sul (sombra aberta e parcial)... Ao determinar o local, é necessário levar em consideração a profundidade das águas subterrâneas - elas não devem estar próximas à superfície. Vale a pena considerar com antecedência que as mudas jovens têm proteção contra ventos fortes - impulsos espontâneos podem quebrar e confundir brotos delicados. A cultura trata o ar com alto nível de poluição com calma.
Como plantar corretamente?
Você pode plantar zimbros na primavera e no outono, mas jardineiros experientes acreditam que é melhor enraizar a planta nos meses de primavera - em abril ou maio. Como a cultura é propagada por sementes, estratificações e estacas, você pode escolher qualquer método de cultivo, mas deve-se ter em mente que é muito difícil cultivar uma planta varietal a partir de sementes, e sempre há uma grande porcentagem de risco de que o zimbro perca suas características varietais.
Se não houver desejo de se envolver independentemente em cortes ou moer os brotos inferiores, então existe a oportunidade de comprar mudas de qualidade em complexos hortícolas especiais. Você precisa escolher uma planta com agulhas saudáveis, sem danos ao caule e sempre com um caroço de terra. Normalmente, as raízes das plantas comerciais são cuidadosamente embaladas com solo em estopa ou recipientes.
As plantas colocadas em recipientes grandes (3-5 l) enraízam-se melhor de todas.
Antes do plantio, um substrato de solo é preparado para preencher a cova de plantio - inclui terra do gramado, turfa e areia. Um produto complexo para este tipo de culturas também é adicionado lá. Com antecedência, você precisa preparar um buraco de 10 cm de profundidade e 3 vezes o diâmetro do sistema radicular. Argila expandida, areia grossa, tijolo quebrado são colocados no fundo - a espessura da drenagem deve ser de pelo menos 20 cm. O substrato e o fertilizante são despejados por cima: "Nitroammofoska" (200-300 g) ou material natural, por exemplo, a camada superficial do solo de pinheiro ou abeto, agulhas de pinheiro - vai nutrir as raízes. Todos esses espaços em branco realizam duas semanas antes do desembarque.
Sutilezas de aterrissagem
- Não se deve plantar zimbros em dias secos e quentes, principalmente mudas jovens com raízes abertas. É aconselhável fazer isso na ausência de sol e com muita umidade.
- Antes do plantio, as raízes são mergulhadas em água por 2 horas. Para a formação rápida do sistema radicular, é tratado com qualquer bioestimulante de crescimento adequado pouco antes da imersão no solo.
- Um grupo de arbustos é plantado com um intervalo de 1,5-2 m se o seu plantio envolver a criação de uma sebe. Plantas individuais - levando em consideração os objetos próximos: edifícios, estruturas, cercas, outras árvores e arbustos.
- A planta é imersa no centro do buraco, borrifando cuidadosamente a terra e espalhando os processos radiculares. É impossível que o colo da raiz seja muito profundo: em uma planta suficientemente grande, ele deve estar a 5-10 cm da superfície do solo, em uma planta pequena deve estar nivelado com ele.
- Depois de concluir a colocação, é necessário regar abundantemente o solo ao redor da muda e, quando a água for absorvida, cobrir a superfície com serragem, lascas e turfa por 6-7 cm. Durante 7 dias, as coníferas plantadas precisam de irrigação diária moderada.
Os brotos dos recipientes são plantados na primavera e no outono - adaptam-se rapidamente às novas condições e crescem bem.
Cuidado de zimbro
Os arbustos recém-plantados requerem atenção regular. Plantas maduras são menos exigentes para as condições de cultivo. Considere o que é necessário para um bom crescimento e alta vitalidade do zimbro irlandês.
- Irrigação regular - as mudas precisam ser regadas até 2 vezes por semana, um arbusto adulto - 2 vezes por mês. Em climas quentes, a pulverização é realizada duas vezes ao dia (manhã e noite), até 3 vezes em 7 dias. Uma efedrina deve consumir pelo menos 12 litros de água.
- Afrouxamento, remoção de ervas daninhas e colocação de cobertura morta a zona próxima ao caule é sempre acompanhada de irrigação. Cobertura morta com lascas, turfa e serragem após a irrigação.
- É necessário fertilizar as plantas na primavera, para isso usam um fertilizante mineral complexo contendo nitrogênio, potássio e fósforo... Deve ser desenterrado junto com o solo próximo ao tronco e depois regado. Se o solo não for muito fértil, a fertilização deve ser realizada mensalmente durante a estação de crescimento.
- O zimbro desta variedade não requer poda artística, uma exceção é considerada como o plantio em grupo na forma de uma sebe, e então é permitido aparar os galhos da fileira geral. Mas, na primavera e no verão, é realizada a remoção sanitária dos rebentos secos, sem vida, doentes e estragados, às vezes é necessário encurtar ramos excessivamente longos.
- Para o inverno, arbustos de zimbro são amarrados, cobrem o solo com uma espessa camada de aparas de madeira, e em regiões onde não há neve, os arbustos são cobertos com material de cobertura não tecido. As plantas jovens são isoladas sem falhas.
Para evitar a ferrugem, o mofo e o apodrecimento que ocorrem com o excesso de calor e umidade, você precisa regularmente afrouxe e mulch o solo, ervas daninhas. Remédios eficazes para a prevenção e tratamento do zimbro - Bordéus líquido, sulfato de cobre e solução de Arcerida.
Plantar sementes e mudas
Para a semeadura, utilizam-se bagas que não tiveram tempo de escurecer completamente, a coleta tardia é indesejável devido à longa germinação. As sementes são estratificadas preliminarmente, colocando-as em um substrato umedecido de turfa, areia e musgo, e cobrindo-as por cima com outra camada de mistura de solo.
No tempo frio, inclusive no inverno, os recipientes com sementes devem ficar do lado de fora (cerca de 5 meses). Graças a este endurecimento, ocorre uma germinação rápida. No final da primavera, o material preparado é semeado em campo aberto, realizando-se os trabalhos agrícolas usuais - regar, sachar e desatarraxar. Os brotos crescidos podem ser movidos para sua residência permanente.
É melhor propagar "Repanda" por meio de estacas. Rebentos jovens de até 10 cm de comprimento com um pedaço de casca são cortados na primavera. Depois de limpar as agulhas, mantenha os ramos em uma solução estimulante de crescimento. Para que as raízes se formem mais rapidamente, as mudas são plantadas em uma mistura de turfa e cobertas com um filme. As plantas devem ser mantidas em um quarto escuro.
As principais tarefas neste momento estão associadas ao constante umedecimento do substrato e arejamento.
A formação de raízes em um zimbro leva de 1 a 1,5 meses, e então ele pode ser plantado no local.
Uso de "Repanda" no paisagismo
O zimbro desta variedade é adequado não só para o plantio em forma de cercas naturais.
- "Repanda" pode ser usado para criar escorregadores alpinos e jardins ornamentais. O arbusto é combinado com outras coníferas, espécies de flores e pode ser usado para decorar gramados ingleses e um jardim japonês.
- A planta fica ótima em composição com outras plantas - líquenes, urze, arbustos caducifólios. Por exemplo, com spireas - "Japanese" e "Douglas", que se distinguem por cores brilhantes.
- O zimbro comum pode muito bem ser cultivado em vasos e vasos, decorar terraços, galerias, varandas e até telhados de casas.
Dicas para o cultivo do zimbro "Repanda" são fornecidas no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.