Junípero comum: descrição, plantio e cuidados
O tipo mais comum de zimbro é comum, e cresce em muitos continentes, incluindo América, Ásia e África. Este grupo inclui várias plantas, de aparência contrastante e sugerindo as formas mais bizarras. Eles são usados com sucesso para paisagismo e projeto paisagístico de qualquer local, mas a cultura tem características que são importantes para o cultivo e que os jardineiros precisam conhecer.
Descrição botânica
Uma planta como o zimbro comum (nome latino Juniperus communis) também é chamada de heres e pertence à família dos ciprestes. Sabe-se que devido à sua grande vitalidade, é capaz de sobreviver em qualquer clima e em vários solos, mesmo pobres, rochosos e arenosos. Algumas espécies prosperam tanto em pântanos quanto em encostas de montanhas. Na floresta, o zimbro cresce próximo a árvores coníferas e decíduas, às vezes formando matagais densos em pântanos e bordas de floresta. Em geral, a cultura parece um arbusto.
Características específicas da espécie:
- casca marrom-escura ou cinza-escura;
- a altura do zimbro é de 1 a 3 metros, enquanto algumas espécies de árvores chegam a 10-12 m;
- a forma da parte aérea nos diferentes representantes é piramidal, redonda ou em forma de cone; o diâmetro da copa nas espécies rasteiras é muito maior que a altura do arbusto;
- as plantas deste grupo têm agulhas lanceoladas de superfície brilhante, uma faixa clara e um sulco quase imperceptível, o comprimento das agulhas é de cerca de 1,5 cm, a largura vai até 7,5 mm;
- o sistema radicular da planta é bastante profundo, mas pouco ramificado, em solos argilosos densos localiza-se na camada superficial da terra e quase não é fixa.
Veres é considerada uma planta dióica. Seus cones masculinos são menores e de cor amarela, enquanto os cones femininos incluem as escamas inferior e superior, que, após a polinização em maio, crescem juntas para formar um cone preto-azulado.
Os frutos são comestíveis, formam-se no segundo ano mais próximo do outono, de acordo com GF XI e GOST, devem ser redondos, brilhantes, com tonalidade azulada e polpa esverdeada. Seu sabor é picante, adocicado.
Variedades populares
Diversas variedades de zimbro comum são consideradas especialmente populares e procuradas.
- "Depressa aurea" - um arbusto largo e subdimensionado com galhos espalhados caindo nas pontas. A altura de um arbusto adulto chega a 30 cm, a planta chega a 1,2 m de largura e a cor típica dos ramos é o amarelo rico.
- A variedade criada por criadores alemães - "Gold Con", Árvore de 2 metros até 60 cm de largura, com ramos dirigidos obliquamente para cima, amarelando na primavera.
- Sentinela - variedade com coroa em forma de coluna de topo pontiagudo, até 1,5 metros de altura na idade adulta e 30 cm de diâmetro, cuja tonalidade das agulhas é verde esmeralda, cor que persiste no inverno.
- Para a variedade alemã "Meyer" a forma piramidal é característica, e os brotos, alongados para cima, apresentam pontas distribuídas horizontalmente, tornando a planta fofa. A cor verde das agulhas parece prateada devido às listras brancas nas agulhas.
- "Comprimir" - arbusto colunar anão. A sua altura é de 1,2 m. Os ramos com agulhas verde-escuras levantam-se e formam uma copa densa, terminando com uma copa arredondada.
- Ephedra "Goldshatz" É um arbusto de porte baixo, de cobertura vegetal, cujo diâmetro da copa é de 150-160 cm e a altura é de 40 cm e seus ramos são largos e planos, crescendo primeiro para cima e depois para os lados. As agulhas são macias, de cor dourada profunda.
- Arbusto perene "Suecika" tem copa de até 1,5 m de largura, a variedade atinge a altura de 2 a 4 m.As agulhas são espinhosas, verde-acinzentadas, os ramos que crescem verticalmente têm pontas pendentes.
- "Oblonga pendula" - uma bela planta padrão com galhos que choram. De diâmetro, o zimbro atinge 1 m de altura com 1,5 m de altura. Com seu aspecto geral refinado, a variedade se distingue por finas agulhas verdes espinhosas.
- Greenmantle - uma variedade de cobertura do solo com rebentos rastejantes formando um tapete verde escuro denso. Em largura, o arbusto cresce 2 metros, tendo apenas 20 cm de altura.
As espécies listadas são amplamente utilizadas no projeto de jardins e territórios privados em combinação com outros representantes da flora.
Aterrissagem
As plantas jovens com menos de 4-5 anos são as mais adequadas para o plantio, que se adaptam mais rápido e melhor em campo aberto. O principal requisito é um sistema de raiz fechado.
Juniper adora luz, mas se sente confortável com sombras claras. O principal é que o local de plantio seja protegido do vento, cujas rajadas podem prejudicar a planta jovem. Solo solto e bem drenado é adequado para a cultura; parte do jardim fértil ou do gramado deve ser adicionado ao solo pobre.
A planta pode ser plantada em solo aberto de abril a maio ou no outono, antes do início do frio. A cova de plantio é preparada 2 semanas antes do plantio da cultura.
- Em tamanho, o buraco deve ser 2-3 vezes maior que o volume do sistema radicular junto com o solo. Seu fundo é preenchido com cavacos minerais, tijolo quebrado, argila expandida ou areia, formando uma camada de drenagem.
- A mistura de nutrientes, que posteriormente preencherá o espaço, é preparada com turfa, areia grossa, turfa e uma pequena quantidade de argila. Com o aumento da acidez, o solo é diluído com cal, podendo ser utilizada farinha de dolomita. Além disso, a mistura do solo é fertilizada com preparações contendo fósforo e nitrogênio.
- O solo é regado e mantido por 2 semanas até que a umidade seja absorvida e a terra assente. Em seguida, uma planta jovem é colocada em um buraco, aprofundando-se para que o colo da raiz - local por onde as raízes passam para o tronco - fique no mesmo nível da superfície do solo, e se um zimbro adulto for transplantado, é 6-10 cm mais alto.
- Um torrão de terra nas raízes das mudas é abundantemente umedecido 2 horas antes do plantio. O substrato nutritivo é coberto em partes, preenchendo cuidadosamente o espaço vazio ao redor dos brotos da raiz. Em seguida, o solo deve ser calcado e regado, e no final - cobertura morta com cones picados, serragem, turfa, cascas de pinhão ou casca de pinheiro com 5-7 cm de espessura.
O zimbro comum é uma cultura bastante grande, portanto, ao plantar vários exemplares, uma distância de 1,5-2 m deve ser mantida entre eles.
É indesejável escavar e replantar árvores maduras, uma vez que durante a extração a raiz principal é danificada em um grau ou outro. Isso pode causar a morte da planta. A única opção aceitável é um transplante no inverno com coma de terra congelada. Na prática, as plantas transplantadas mais perto da primavera geralmente têm tempo para se adaptar às novas condições e criar raízes.
Cuidados de acompanhamento
Essa variedade de zimbro é despretensiosa e, com boa iluminação, cresce e se desenvolve bem em um só lugar por muitos anos. No entanto, o cultivo de arbustos recém-plantados é impossível sem a atenção e os cuidados do jardineiro.
Rega
As plantas maduras costumam ter umidade natural suficiente durante a precipitação, mas os arbustos plantados em campo aberto na primavera requerem irrigação periódica. Isso é especialmente verdadeiro para os dias quentes de verão. Se molhar uma árvore adulta requer até 10-20 litros de água, então uma planta jovem precisa de pelo menos 1 balde de água em tempo seco. No verão, as plantas adultas e jovens precisam ser pulverizadas a cada 15 dias. A aspersão com um spray é realizada de manhã ou à noite - isso refresca a coroa e evita que as agulhas sequem. Pulverizar durante o dia é perigoso devido ao potencial de queimaduras solares.
O trabalho agrícola diretamente relacionado à irrigação é a remoção de ervas daninhas, o afrouxamento superficial e a cobertura morta para manter a umidade no círculo próximo ao tronco, por um lado, e por outro, para evitar a estagnação da água.
Top curativo
Já 30 dias após o plantio, você pode alimentar as mudas adicionando 1 sq. m cerca de 50 g de nitroammofoska, e repita este procedimento todos os meses sem o uso de outras drogas. Será necessário fertilizar o solo com mais freqüência quando sua composição estiver esgotada. Para um melhor crescimento e floração, você pode usar coníferas complexas.
No futuro, o top dress é aplicado na primavera e no verão, se houver sinais de crescimento insuficiente. Se as agulhas ficarem amarelas, é provável que a planta seja deficiente em um elemento como o magnésio. A matéria orgânica é necessária quando o crescimento impróprio ocorre devido à deformação dos ramos, mas apenas composto podre ou esterco é usado, a planta também pode precisar de nitrogênio. Uma árvore adulta estabelecida é fertilizada uma vez a cada 1-2 anos, dispensando o curativo foliar para a beleza da parte aérea.
Poda
O corte de cabelo oportuno ajuda não apenas a manter a aparência atraente do zimbro, mas também previne muitas doenças da cultura. Ao fazer uma sebe, é necessária a formação de copas periódicas e, via de regra, o procedimento é realizado na primavera ou nos primeiros dias do verão. É importante que os ramos jovens que vão crescer ganhem força antes do início do frio.
É melhor podar o zimbro no início da primavera, antes que floresça. As variedades de arbustos podem ser aparadas em forma de cone, bola ou pirâmide, mas isso deve ser feito com cuidado. É indesejável cortar os ramos das espécies rasteiras, bem como as pontas caídas.
A poda higiênica é realizada no outono, com a retirada de brotos doentes, danificados e secos.
Controle de doenças e pragas
O zimbro é resistente à maioria das doenças, mas devido ao alagamento e à estagnação da água, é suscetível a danos por ferrugem. É uma doença fúngica, cujos sinais são protuberâncias marrom-alaranjadas que aparecem nos galhos. Por causa disso, a planta vai perdendo gradativamente a cor verde e, se você não agir, depois de alguns anos ela pode morrer completamente. O tratamento consiste em podar os ramos afetados com uma faca esterilizada ou tesoura e, em seguida, pulverizá-los com um agente fungicida.
Não existem doenças menos insidiosas características desta variedade.
- Traqueomicose, provocada por fungos ascomicetos anamórficos Fusarium, levando ao murchamento do zimbro. Isso se deve ao fato de que os esporos dos fungos se instalam no sistema radicular da planta, como resultado da sua secagem. Os sintomas típicos são murcha da parte superior da árvore, galhos individuais e, em seguida, toda a cultura. Outros fungos patogênicos também podem fazer com que os brotos sequem, por isso é importante inspecionar a copa regularmente. Quando esporos cinzentos e outros sinais aparecem nele, você precisa fazer o mesmo que no caso da ferrugem - livrar-se dos ramos doentes e tratar a planta com fungicidas.
- Mealybug - outro incômodo que pode ser encontrado ao cultivar um zimbro comum. Esses insetos parasitas sugam a seiva da árvore, deixando em sua copa uma flor semelhante à do algodão. Você pode eliminar o problema com a ajuda de remédios populares - infusão de alho, solução alcoólica, tintura de calêndula, sabão verde, que é um sal de potássio marrom de ácido graxo com cheiro de sabão. Para pulverizar, tomar 15 g do produto por 1 litro de água. Antes do processamento, a placa deve ser cuidadosamente limpa dos galhos com uma escova.
Além disso, o zimbro tem muitos outros inimigos - os agentes causadores são vários fungos e muitos insetos - cochonilhas, mariposas, pulgões, moscas-serra e até formigas.
Para prevenir doenças, é importante realizar tratamentos preventivos com antecedência, para fertilizar o solo sob a planta em tempo hábil com imunomoduladores, agentes contendo potássio, nitrogênio e fósforo necessários para isso.
O cumprimento das regras de tecnologia agrícola e a desinfecção regular de ferramentas de jardim com desinfetantes ajudarão a evitar problemas.
Muitas vezes, a causa das doenças é o solo muito ácido, portanto, no momento do plantio, é importante neutralizá-lo com cal apagada. UMA também jardineiros experientes recomendam embeber raízes de zimbro em soluções antibacterianas e antifúngicas das preparações "Vitaros", "Maxim", "Fitosporin", que reduzem significativamente a possibilidade de contrair infecções.
É igualmente importante cuidar da planta na primavera, de fevereiro a março, quando o sol está particularmente ativo, causando queimaduras na copa do zimbro. Nesse momento, é sombreado com um pano não tecido de polímero, e o solo próximo ao tronco é regado com água morna para derreter o gelo, o que evita que as raízes absorvam água e regulem a troca de umidade.
Como se preparar para o inverno?
Os arbustos adultos têm resistência suficiente a baixas temperaturas, mas as plantas jovens de até 3 anos e aquelas cuja copa está em constante formação precisam de cuidadosa preparação para o período de inverno, caso contrário, com o peso da massa de neve, seus galhos podem se danificar e até quebrar. . Junto com isso, devido à geada, os brotos de zimbro ficam marrons, o que significa o processo de morte.
Você pode salvar um arbusto saudável se amarrar os galhos no final do outono após um corte sanitário e construir o abrigo necessário para ele:
- o solo perto de pequenos arbustos é coberto com agulhas e coberto com galhos de abetos coníferos, e galhos de abetos e pinheiros podem ser amarrados a galhos, cobertos com madeira morta, o que retardará a massa de neve;
- você pode usar uma moldura de madeira e proteger a planta do lado sul - refletindo dela, os raios do sol aquecerão a parte aérea do zimbro;
- se for usada fibra de fibra ou pano de saco, a parte inferior é deixada aberta e a coroa é completamente embrulhada em tecido.
- existe a opção de simplesmente amarrar os galhos ao tronco e, quando cair neve, encher o mato com ela, é claro, se não estiver úmido e pesado, mas seco e quebradiço.
Filme de zimbro não é usado, assim como estopa, se o inverno está previsto para ser quente - ambos os materiais podem causar debate, murchamento e queda de agulhas e levar a doenças fúngicas.
Reprodução
O zimbro comum pode ser propagado de várias maneiras, mas deve-se notar que isso é feito mais facilmente com a ajuda de estacas e estacas. Mas se você quiser obter uma planta com o formato ideal e tolerar bem a poda, terá que usar enxertia. É verdade que esse método, assim como o cultivo de sementes, consome mais tempo. Vale a pena descobrir como cultivar corretamente uma cultura.
A propagação da semente envolve a coleta de cones - deles se retira a casca, se extraem as sementes, que ficam de molho em água por uma semana com reposição constante. A estratificação inclui manter o material de plantio em areia úmida, recipiente com o qual é colocado na parte inferior da geladeira. Em abril, as sementes são tratadas com Epin extra e semeadas em estufas até 2 cm de profundidade, para isso a mistura de solo é preparada a partir de húmus, solo folhoso, agulhas e turfa. À medida que crescem, os arbustos são plantados, fertilizam o solo, ventilam constantemente a sala e umedecem o solo; as plantas jovens estarão prontas para serem transplantadas para o solo aberto em três anos.
O zimbro pode ser plantado com mudas que são cortadas em maio ou junho. São cortados com tesoura de poda, mas pode-se quebrá-los delicadamente com as mãos para não danificar a planta principal, cujos ramos podem então secar e morrer.
É melhor fazer cortes em um dia nublado e na ausência de sol.
O tamanho das estacas é de 15-20 cm; os rebentos são retirados de plantas em miniatura ainda menos. As plantas são plantadas em substrato com a mesma composição das sementes, construindo uma estufa. Uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo do recipiente, e a parte inferior com o "calcanhar" é tratada com um bioestimulador de crescimento, é aconselhável borrifar com pó de Fundazol para evitar danos por fungos.
Profundidade de plantio - 2 cm, após a compactação o solo é borrifado com turfa, a estufa é fechada. É importante ventilar regularmente a planta, hidratar à medida que o solo seca e borrifar. O zimbro criará raízes até o inverno, após o qual é coberto e plantado na primavera.
A cobertura do solo e as variedades rasteiras são fáceis de propagar por camadas - depois que os ramos laterais são separados, o caule é imerso em um buraco preparado, coberto com terra solta e fixado com arame ou grampos. De cima, cubra a camada com material de cobertura por 15-20 diase, em seguida, remova a tela, solte a terra e polvilhe com palha. É importante remover as ervas daninhas das mudas emergentes, remover as ervas daninhas e irrigar, se necessário. Eles precisarão ser separados da planta-mãe em um ano e plantados em um local permanente no jardim.
Para obter uma planta padrão com uma coroa lacrimosa ou esférica, faz-se a enxertia. Como porta-enxerto, utiliza-se o zimbro de caule regular, do mesmo tamanho da muda. A enxertia consiste em cortes oblíquos da estaca e do porta-enxerto, que são combinados e fixados com grama de jardim e polietileno.
Belos exemplos em paisagismo
O principal objetivo dos diferentes tipos de zimbro é paisagismo e uso de elemento decorativo em conjuntos que decoram áreas suburbanas:
- a planta é adequada para a criação de composições rochosas, jardins ornamentais;
- variedades subdimensionadas combinam bem com plantas perenes brilhantes com inflorescências pequenas e médias;
- grandes variedades com uma coroa verde escura geometricamente correta podem ser usadas para criar um jardim inglês;
- em composições orientais, qualquer variedade de zimbro comum é usada - eles enfatizam perfeitamente detalhes coloridos e flores brilhantes, e também ficam lindos ao lado de pedras;
- a cultura é plantada ao longo de becos, caminhos e escadas, os gramados são enquadrados em grupos.
Um zimbro despretensioso e espectacular, plantado com gosto e habilidade, é capaz de dar ao jardim um encanto estético especial, tornar-se a decoração principal, ou é vantajoso realçar os elementos mais brilhantes da composição paisagística.
Para dicas sobre o plantio de zimbro comum, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.