Juniper Chinese "Strikta": descrição, plantio e cuidados
O zimbro é uma das culturas mais promissoras no design de jardins. As variedades cultivadas há várias décadas são especialmente atraentes. No entanto, cada uma dessas plantas deve ser tratada separadamente e o zimbro "Strickta" não é exceção.
Peculiaridades
A variedade de zimbro Strickta foi desenvolvida na Holanda na década de 1950. A geometria de aparência elegante da coroa e as cores atípicas das agulhas permitiram que a cultura ganhasse grande popularidade em todo o mundo. O zimbro chinês é uma árvore anã. O cone delgado é coroado por uma coroa simétrica densa. Consiste em galhos finos crescendo em um ângulo agudo. As agulhas finas e afiadas são macias e de cor verde-azulada.
Na estação fria, muda para uma cor azul acinzentada. Na descrição do zimbro "Estrito", não se pode deixar de mencionar a diferença entre seus exemplares machos e fêmeas. No primeiro, a coroa se parece mais com uma coluna, e no segundo é caracterizada por espalhamento. No final do verão - início do outono, muitos cones azuis escuros amadurecem no "Strict".
Estas bagas são cobertas por um revestimento ceroso esbranquiçado. O diâmetro do fruto é de cerca de 8 mm, 3 sementes estão escondidas dentro dele. Importante: As bagas estritas têm apenas valor decorativo, não podem ser consumidas.
Existe uma cultura relacionada à variedade descrita - "Strickta Variegata"... A altura de uma árvore chinesa pode ser de 2,5 m, enquanto o tamanho da copa chega a 1,5 m. Essas dimensões permitem o uso de plantas como parte de sebes. Uma característica da planta é o seu sistema radicular desenvolvido. Graças a ela, a cultura é excelente para reforçar solos propensos à erosão. Mas deve-se ter em mente que as raízes de uma planta conífera são extremamente sensíveis. No ar, eles morrerão rapidamente; portanto, para o plantio, é aconselhável selecionar plantas que cresceram em recipientes.
O zimbro chinês ajuda a purificar o ar e eliminar patógenos... Não é de admirar que seja usado ativamente em sanatórios e centros de saúde. Mas devemos lembrar que as agulhas, como as frutas, contêm uma certa quantidade de toxinas. Conseqüências desagradáveis podem ocorrer com a exposição direta da pele e das mucosas ao suco do “Estrito”. É por isso recomenda-se trabalhar com zimbro estritamente com luvas e sujeito a outras precauções.
É melhor proteger os menores do contato com ele em geral. Isso não quer dizer que o zimbro "Strickt" esteja crescendo rapidamente. Mas as árvores maduras têm uma taxa de crescimento mais rápida do que as mudas jovens. No entanto, mesmo no pico do desenvolvimento, o crescimento anual não pode ultrapassar 0,05-0,07 m, mas uma pequena altura não é tão fundamental - nas condições do nosso país, a resistência à geada desta cultura é muito valiosa.
Uso em paisagismo
As composições florais em estilos orientais raramente são criadas sem o zimbro chinês. Mas a beleza desta planta permite que caiba no jardim, decorado de acordo com os clássicos cânones europeus. "Stricta" é usado em:
slides alpinos;
- jardins ornamentais;
- tênias;
- conjuntos graciosos.
O uso da madeira em sebes é facilitado pelas amplas possibilidades de conformação de copas. Mas há outra opção - plantar "Strickta" no terraço ou na varanda, onde não parecerá menos atraente.Voltando ao paisagismo de jardins, é importante notar que o uso clássico de zimbro envolve combiná-lo com barberries ou cotoneaster.
Como plantar?
O pouso do Stricta não causa nenhuma dificuldade particular. No entanto, devemos lembrar que a escolha do terreno e sua preparação são muito importantes. O zimbro é fotófilo. Além disso, suas agulhas não toleram luz solar direta. Eles podem criar muitos problemas especialmente para as plantas jovens, e é por isso que uma sombra parcial bem ventilada é considerada o melhor lugar. A "Strickta" deve ser plantada em solo neutro ou ligeiramente ácido.
É necessário escolher com cuidado a própria muda. Os melhores espécimes são cultivados em viveiros e centros de jardinagem. Recomenda-se levar ali material de plantio com complexo de raiz fechada. Não necessariamente uma cultura de contêiner - uma versão simples "irregular" é suficiente.
Uma boa muda sempre tem brotos jovens visíveis. Mas a presença de ramos secos e quebradiços é inaceitável. Além de seções deformadas e secas do tronco, são inaceitáveis. A época ideal para o desembarque são os meses de primavera e outono.
O material de plantio com raízes abertas, se não houver outra escolha, é plantado imediatamente após a compra. Isso reduzirá o risco de secar demais o sistema raiz. Mas as mudas de zimbro recipiente são menos exigentes nesse sentido e podem esperar um pouco. A ordem de trabalho é a seguinte:
- escolhem imediatamente o local final (já que os zimbros não respondem bem ao transplante);
- prepare um buraco 2 a 3 vezes maior do que um pedaço de terra;
- no plantio de 2 ou mais zimbros, as covas são separadas por uma distância de 1,5 a 2 m;
- colocar a drenagem em uma fossa (seixos ou tijolos servirão);
- aprofundar a muda, certificando-se de que o colo da raiz não vá para o subsolo;
- polvilhe "Strickta" com uma mistura de turfa e grama de areia;
- proteja as plantações do sol e da água em abundância.
Como cuidar bem dele?
A variedade chinesa "Strickta" não tem requisitos especiais de umidade e pode tolerar bem a seca. Mas nos primeiros 2-3 meses após o plantio, é necessária rega sistemática, com muita água. Se vier um verão seco, 30 litros de líquido são gastos em cada árvore. Mas a irrigação excessiva é perigosa para o zimbro. Portanto, ao cultivá-la em plantios em grupo, ou apenas esta variedade é utilizada, ou então são selecionadas plantas com regime hídrico semelhante.
Para que os cuidados dêem o resultado adequado, "Estrito" deve ser protegido do contato com o ar seco. Se a umidade for baixa, muitas vezes você precisa borrifar a coroa com um borrifador. Mas, ao mesmo tempo, a entrada de água nas agulhas é inaceitável. Aconselha-se a pulverizar de manhã ou à noite, quando não há sol forte.
Os fertilizantes precisam ser aplicados apenas uma vez durante a estação de crescimento. As datas ideais são os últimos dias de abril ou início de maio. Os especialistas aconselham o uso de conjuntos universais de minerais para culturas de coníferas. Não é necessário aplicar cobertura morta em "Strickta". Se a terra começar a secar muito rapidamente, a frequência de irrigação é ligeiramente reduzida e as ervas daninhas são removidas com cuidado. A cobertura morta de retenção de umidade só é aplicada quando essas medidas não ajudam.
A melhor opção de cobertura morta é lascas de pinheiro ou casca de árvore... Uma vez que as raízes se desenvolvem fortemente, o solo deve ser solto apenas perto dos rebentos jovens e, a seguir, a uma profundidade rasa. Um corte em forma de coroa dá bons resultados. Em plantios paisagísticos, a poda é necessária regularmente. Das sebes, se nenhuma outra tarefa for definida, apenas os ramos secos são removidos. A época ideal para um corte de cabelo é o início da primavera, antes que os sucos se movam. Você não precisa remover mais do que 1/3 de cada tiro.
Galhos doentes e secos são a única exceção. Para evitar que as incisões se tornem canais de entrada para infecções fúngicas, a coroa é tratada com fungicidas convencionais. Apesar da resistência geral ao inverno, você ainda precisa se preparar para ele.
Quando o tempo frio se aproxima, os círculos do tronco são cobertos de turfa, a camada torna-se mais espessa. As mudas jovens são aconselhadas a cobrir com ramos de abeto até ao topo. Para evitar quebrar os galhos sob a carga de neve, eles são amarrados ao tronco. Se o tempo frio muito severo é esperado, agrospan ou serapilheira é usado para isolar as plantações. É aconselhável limpar o abrigo antes da metade de abril.... Vale a pena escolher por este Hoje o dia está desagradável, então a adaptação à luz natural será melhor.
O cuidado com a cultura ambiente dos zimbros merece uma discussão separada. Imediatamente após a compra, a muda é imediatamente transplantada para um recipiente um pouco maior. O solo deve ser projetado apenas para coníferas. A drenagem é derramada no fundo da panela. Se isso não for feito, ocorrerá uma estagnação prejudicial da umidade. Um pouco de cobertura morta é espalhado no topo da terra e fertilizante líquido para coníferas é derramado. "Strickta" em vaso não é regado muito ativamente. Nos meses de verão, a rega é realizada à medida que a terra seca, e no inverno - no máximo duas vezes por mês.
Pulverizar a copa de uma árvore doméstica com um borrifador é obrigatório. Você pode fazer isso 2-3 vezes ao dia. Durante os meses de inverno, os vasos de zimbro são removidos, tanto quanto possível, dos aparelhos de aquecimento. Os fertilizantes são aplicados de março a agosto, com intervalo de 14 dias. A melhor opção é dissolver fertilizantes minerais na água de irrigação.
Os vasos são mantidos em janelas ensolaradas. Nos meses de verão, a luz solar direta deve ser excluída da coroa. Na sala onde o zimbro é cultivado, de junho a agosto inclusive, a temperatura deve ser mantida até +25, e no inverno - até +13 graus. Conforme as plantas crescem, elas são transplantadas para vasos maiores a cada primavera. Mas, ao mesmo tempo, eles estão observando de perto para que o sistema radicular permaneça intacto, caso contrário o zimbro pode desenvolver doenças graves.
Métodos de reprodução
Somente agrônomos ou criadores profissionais têm chances de criar zimbro Strickt com sementes. Jardineiros comuns precisarão usar mudas. O estoque de material de reprodução ocorre na primavera. Pegue os galhos com 1 ano de idade e, após a separação, eles são enraizados em uma mistura de turfa arenosa. Se "Stricta Variegata" for selecionado, é melhor propagá-lo por camadas. Os ramos baixos que rastejam ao longo do solo são colocados nos sulcos.
Para preencher esses sulcos, uma mistura de turfa e areia é usada. Solo comum é derramado por cima. Os topos das mudas estão presos. Se tudo for feito corretamente e os jardineiros mostrarem a devida diligência e paciência, os ramos logo se transformarão em brotos de zimbro independentes.
Doenças e pragas
A despretensão dos zimbros "Strickt" agrada, mas, mesmo assim, essas plantas resistentes em geral podem ser muito doentes. As infecções fúngicas são especialmente perigosas. No momento, os agrônomos conhecem cerca de 30 a 40 tipos de fungos que infectam o zimbro. Além de manifestações específicas, todas as lesões fúngicas têm uma característica comum - primeiro o meio fica amarelo, as agulhas crescendo ali. Logo eles vão secar e começar a cair, e então afetará galhos inteiros.
Pode parecer que a planta está secando por falta de umidade. Mas se a rega já for suficiente (ou se a sua ativação não ajudar), é necessário um tratamento especial da árvore. É específico para cada tipo de patógeno. Teremos que nos livrar de todas as partes infectadas. Árvores doentes são tratadas com fungicidas adequados. Os mesmos medicamentos são recomendados para o tratamento preventivo do local.
A ferrugem se expressa no aparecimento de crescimentos marrons, recobertos por uma camada laranja-dourada. Eles são encontrados não apenas no tronco, mas também nos brotos e nas fissuras internas da casca. À medida que a doença piora, as partes afetadas secam, as agulhas ficam marrons e esfarelam.
Combater a ferrugem é possível com a ajuda de "Arcerida"... É utilizado 4 vezes consecutivas, com intervalos de 10 dias entre os tratamentos. O tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível.Caso contrário, as chances de sucesso diminuem rapidamente. Você também deve ter cuidado para não secar os galhos. Por causa dessa doença, tanto a casca quanto as agulhas secam. As principais medidas para combatê-lo:
- corte e queima de brotos doentes;
- desinfecção de seções com sulfato de cobre;
- tratamento adicional das incisões com verniz de jardim ou com uma preparação pastosa "Ranet".
Para prevenção, é aconselhável usar Mistura bordalesa na concentração de 1%. Ele pode ser substituído por drogas sintéticas. Hom, Pico da Abiga. A infecção com casca marrom é expressa no amarelecimento de agulhas velhas, enquanto as agulhas não se desintegram. Os ramos afetados terão que ser cortados. As plantas são tratadas da mesma forma que quando os rebentos secam - geralmente na primavera e no outono, e com um forte desenvolvimento da doença também no verão. É necessário ter medo do aparecimento de um shute no contexto de um clima úmido e frio. É por isso, se houver dias chuvosos, o zimbro deverá ser inspecionado diariamente.
A necrose da casca, também conhecida como nectriose ou câncer não crítico, afeta árvores danificadas mecanicamente. A manifestação externa da doença será o aparecimento de morte parcial e anular de ramos, troncos. Isso não altera a cor da superfície.
Ajuda a conter a propagação da necrose:
- remoção de partes doentes;
- desbaste de plantações espessadas;
- tratamento com composições contendo cobre.
Se a planta tiver que ser destruída, todos os resíduos da planta terão que ser removidos do solo. Além disso, a terra é cultivada por meio de "Quadris" e "Tilt". O câncer de biorella se desenvolve da mesma forma que a nectriose, porém, leva a lesões profundas da madeira, a úlceras laceradas em degraus. O tratamento consiste em cortar as partes doentes e tratá-las com antifúngicos, principalmente nas áreas cortadas.
Das pragas de "Stricta" são principalmente perigosas:
- ácaros da aranha;
- insetos cochonilhas de zimbro;
- pulgões.
Para evitar que os pulgões cheguem ao zimbro, ele deve ser mantido longe das rosas do jardim. O tratamento com inseticida deve ser feito assim que forem encontrados insetos nocivos. Os especialistas aconselham tratar as árvores e arbustos próximos para que não se tornem um trampolim para "agressores". As borboletas zimbro são destruídas com Kinmix ou Bi-58. Além disso, aconselhar desenterre o círculo do tronco, lute manualmente com as larvas e ninhos de insetos.
Para informações sobre como cuidar adequadamente do zimbro chinês "Strickta", veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.